O que fazer no Bosque Alemão? Como aproveitar um dos pontos turísticos mais fantásticos de Curitiba da melhor maneira possível? Confira as respostas para essas e outras perguntas no nosso artigo super completo!
Localizado no bairro de Vista Alegre, no coração de Curitiba, o Bosque Alemão é um dos locais mais fantásticos para se visitar durante uma visita à capital paranaense.
Desde atrações fantásticas até um excelente ambiente para quem deseja curtir um programa ao ar livre com a família, o Bosque do Alemão consegue a proeza de acomodar todo o público que passe por lá.
Mesmo com todas essas qualidades, o bosque ainda proporciona aos visitantes uma grande sensação de nostalgia, oferecendo atividades que remetem diretamente à nossa infância.
Ainda que seja impossível não criar uma afeição com o local com a perspectiva de nossa criança interior, o local também é uma ótima pedida para os adultos que desejem curtir um espaço urbano com uma vista belíssima.
Mas, afinal de contas, o que fazer no Bosque Alemão? Nós, do Viagem Club, decidimos trazer dicas incríveis de tudo o que você pode (e deve) fazer durante a sua visita ao local.
Sendo assim, vamos deixar os elogios de lado e tratar do que realmente interessa! Vamos lá?
O que fazer no Bosque do Alemão? Confira 5 dicas incríveis de atividades que você precisa fazer durante a sua visita
Casa da Bruxa e Trilhas Irmãos Grimm: essas são apenas duas das diversas atrações contidas no Bosque do Alemão.
O bosque de caráter encantador conta também com diversas atividades ao ar livre, ideais para aqueles que desejam fugir da agitação da cidade.
Já que o Bosque do Alemão conta com tantas atividades e atrações, decidir por onde começar pode ser uma missão bastante complicada.
Mas, não se preocupe. Neste artigo, decidimos trazer 5 dicas incríveis sobre o que fazer no Bosque Alemão.
Preparado?
1. Portal do Bosque Alemão
Localizado na entrada do bosque pela Rua Francisco Schaffer, está o Portal do Bosque Alemão, uma construção que nos remete diretamente à famosa construção do século XX.
O portal do bosque é um dos grandes chamativos do local, já que o mesmo representa a revitalização de uma das construções mais imponentes de Curitiba.
A Casa Mila, cuja fachada é representada pela construção situada no parque, foi uma construção germânica levantada no centro da capital paranaense ainda no século XX.
Hoje, é possível ter uma noção da dimensão da propriedade graças ao portal do Bosque Alemão.
Mas, acredite: tudo o que é bom pode ficar ainda melhor.
Isso se dá graças ao belo jardim Schaffer, composto de flores de diversas cores, tons e formatos, localizado na frente da imponente fachada amarela, dando origem à Praça da Poesia Germânica.
Ah! Só mais uma curiosidade super interessante. Na abertura superior central da fachada, é possível ver uma belíssima grade de ferro.
Pois essa grade foi retirada da construção original e reaproveitada no belíssimo monumento do Bosque Alemão.
2. Trilhas João e Maria
Que o Bosque Alemão é um dos lugares mais fantásticos de toda a capital do Estado do Paraná, isso nós já sabemos.
Contudo, toda a experiência de imersão do bosque se intensifica ainda mais quando conhecemos as famosas trilhas João e Maria.
João e Maria, dos irmãos Grimm, é um dos contos infantis mais memoráveis de todos os tempos.
Acompanhar a trajetória de duas crianças que foram abandonadas (ou se perderam, dependendo da versão), encanta, emociona e aterroriza pessoas de todas as idades até mesmo nos dias de hoje.
E se nós lhe contássemos que no Bosque do Alemão você pode viver toda essa experiência?
O início do trajeto para o Caminho dos Contos se dá pela descida das escadas da Torre dos Filósofos (um incrível ponto turístico que abordaremos mais para frente).
A trilha do bosque levará os visitantes para uma área dedicada à contação da clássica história.
No local, é possível avistar diversos painéis de azulejo, que se dedicam a recontar uma das histórias mais famosas dos irmãos alemães.
A trilha é altamente recomendada para adultos e crianças de todas as idades. Afinal de contas, é sempre bom revisitar as obras clássicas, não é mesmo?
3. Casa da Bruxa
É claro que o Caminho dos Contos não deixaria de fora um dos pontos mais importantes da história, a Casa da Bruxa.
Concluindo a belíssima trilha João e Maria, o visitante será levado diretamente até a Casa da Bruxa, que aqui não é feita de doces, infelizmente.
Mas não se preocupe, pois ao contrário do conto, dentro do estabelecimento não será encontrado nenhum forno monstruoso. Afinal, isso não seria bom para as crianças, não é mesmo?
Dentro do estabelecimento funciona uma aconchegante biblioteca infantil, recheada com diversos títulos de sucesso, incluindo outros contos dos ilustres Irmãos Grimm, como Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, O Flautista de Hamelin e muitos outros.
Se todos esses sucessos atemporais não fossem o suficiente, aos fins de semana, ocorre a Hora do Conto, um momento dedicado às crianças, onde uma pessoa selecionada lê alguns contos infantis.
O fato da pessoa selecionada estar vestida de bruxa durante a Hora do Conto é apenas um detalhe.
4. Torre dos Filósofos
Uma das maiores características do bosque é a sua mata nativa. A paisagem verdejante serve como um convite ao desbravamento de toda essa área encantadora.
Se você, assim como nós, também pensa dessa maneira, então é bem provável que você vá amar a Torre dos Filósofos.
Composta por uma torre de madeira de cerca de 15 metros e uma escadaria que o levará a diversos mirantes, a Torre dos Filósofos é um dos pontos mais marcantes de todo o Bosque Alemão.
De seus mirantes, é possível contemplar toda a beleza da vegetação do bosque, além de proporcionar um panorama de tirar o fôlego da cidade de Curitiba e da Serra do Mar.
A mescla perfeita entre cidade e vegetação é de tirar o fôlego e, dificilmente, você conseguirá conter a emoção de contemplar tal paisagem.
A Torre dos Filósofos é, facilmente, um dos pontos mais interessantes sobre o que fazer no Bosque do Alemão. Ainda assim, é possível contemplá-la como um ponto turístico à parte.
Ou seja, mesmo que você não tenha interesse em desbravar outras atrações do bosque, conhecer a Torre dos Filósofos é altamente recomendado.
5. Oratório Bach
Localizado próximo à entrada oficial do Bosque do Alemão, pela Rua Franz Schubert, o Oratório Bach surpreende pela sua bela construção e remete ao visitante uma verdadeira viagem no tempo.
O belo oratório foi construído aos moldes de uma antiga igreja presbiteriana, originalmente construída no bairro do Seminário, no ano de 1933.
A construção incorpora firmemente diversas características de decoração neogótica, nos remetendo a uma verdadeira viagem temporal.
Dentro da belíssima estrutura de madeira, há uma estrutura dedicada inteiramente a concertos e outras apresentações musicais e, assim como o próprio nome do local, essa área interna é dedicada ao músico alemão Johann Sebastian Bach.
Além da área principal, o oratório também conta com algumas lanchonetes e sanitários para os visitantes.
Já na parte de baixo do oratório, próximo à Torre dos Filósofos, há uma reconfortante cafeteria, que conta com lanches deliciosos para recarregar as suas energias.
Dica extra: não deixe de contemplar a incrível variedade da fauna e da flora do Bosque Alemão
Inegavelmente, a flora do bosque chama bastante atenção dos muitos turistas que passam por ali. A inquebrável área verde do local é um convite irresistível para piqueniques e outras atividades ao ar livre.
Por toda a incrível área verde do Bosque Alemão, é possível encontrar pinus, pitangueiras, paineiras, canela, esporas de galo, guabiroba, açoita-cavalo, timbó e muitas outras.
Ainda assim, por mais que a incrível vegetação local seja um de seus grandes diferenciais, ela pode ser jogada para escanteio graças às outras atividades presentes no bosque.
Mas é claro que isso não acontece com tanta frequência como com a fauna do local.
No bosque, é possível encontrar uma grande variedade de aves, como o beija-flor, o bem-te-vi, o sabiá e muitos outros. Além das aves, também é possível avistar outras espécies de animais, como o gambá e o morcego, que são bastante característicos da região.
Qual seu horário de funcionamento e quanto custa visitar cada uma de suas atrações?
O Bosque do Alemão abre todos os dias de 08h às 20h, sendo completamente gratuito.
Apesar de abrir todos os dias, a Casa da Bruxa possui seu próprio horário de funcionamento. O local funciona de terça à sexta, das 08h às 12h. Aos sábados, a atração funciona das 13h às 17h, enquanto aos domingos o estabelecimento funciona de 09 às 13h.
Apesar dos dias e horários distintos, a Hora do Conto funciona sempre aos fins de semana, nos horários de 11h, 14h e 16h.