Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Prainha do Rio Novo no Jalapão: Como é? Vale a Pena?
Prainha do Rio Novo

Prainha do Rio Novo no Jalapão: Como é? Vale a Pena?

A Prainha do Rio Novo no Jalapão é um atrativo que não pode ficar fora do roteiro de quem viaja para esse paraíso do Tocantins.

Afinal, é a principal praia de água doce do Rio Novo, com uma areia branquinha e águas transparentes, e que já foi cenário, inclusive, para obras do cinema nacional.

Em 2003, a Prainha do Rio Novo fez parte das cenas do filme Deus É Brasileiro, estrelado por Wagner Moura e Antônio Fagundes, o que demonstra bastante a imponência do lugar.

Então, quer saber mais sobre o destino e se realmente vale a pena? Confira o que o Viagem Club preparou para você!

Boa leitura!

Localização

🚗 Onde fica?

A Prainha do Rio Novo fica localizada na cidade de Mateiros – Tocantins, no território do Parque Estadual do Jalapão, se destacando por estar bem próxima à Cachoeira da Velha.

O atrativo está a cerca de 120 km de distância de Mateiros e a 100 km de Ponte Alta do Tocantins. Já o acesso acontece inicialmente pela TO-255, que faz a ligação entre os dois municípios.

📍 Lugares Próximos

  • Cachoeira Champanhe;
  • Dunas do Jalapão;
  • Cachoeira da Velha;
  • Sede ex-fazenda Pablo Escobar.

🚗 Como chegar?

Para chegar à Prainha do Rio Novo no Jalapão, é possível fazer o trajeto tanto de Mateiros quanto de Ponte Alta do Tocantins.

Nesse caso, basta pegar a TO-255 até chegar ao trevo Cachoeira da Velha, onde há uma estrada específica para levar à cachoeira e à prainha.

Nessa estrada, são mais 29 km de percurso, passando pela sede da ex-fazenda do Pablo Escobar.

Vale lembrar, é claro, que dá para ir diretamente para a Prainha do Rio Novo, ou então ir para a Cachoeira da Velha e depois pegar a trilha ou fazer rafting até a praia.

Como é a Prainha do Rio Novo no Jalapão?

Prainha do Rio Novo
Fonte: Manoel Rebello (Flickr)

A Prainha do Rio Novo no Jalapão é uma atração excelente para relaxar e também para curtir o melhor que a natureza tem a oferecer.

O ambiente do lugar é muito calmo e a areia da praia de água doce é incrivelmente branca, abrangendo uma longa área.

A transparência da água é outro ponto forte, sendo possível observar os peixinhos até mesmo quando se está fora do rio.

E para quem quer um contato ainda maior, basta utilizar uma máscara para enxergar tudo com mais qualidade.

O verde ao entorno do atrativo é também muito chamativo e combina bastante com o local.

Mas, além da beleza, o que chama realmente a atenção são os banhos e mergulhos nas águas do Rio Novo, que dá nome ao lugar.

Esse é um dos maiores rios de água potável de todo o planeta, e conta com muitas correntezas ao longo de seu leito.

Na área da prainha, porém, ela se acalma consideravelmente, o que permite banhos revigorantes, mesmo para quem não sabe nadar.

Importante: na outra margem do rio, as águas são bem mais fortes. Por isso, é de suma importância permanecer próximo à praia e seguir as orientações dos guias.

Um fator que chama muito a atenção para a Prainha do Rio Novo no Jalapão, aliás, é que ela é o complemento perfeito da Cachoeira da Velha, um dos mais importantes e conhecidos destinos turísticos do parque.

Passeio na Cachoeira da Velha

A Cachoeira da Velha fica a pouco mais de 1 km de distância da Prainha do Rio Novo e é realmente muito visitada pelos turistas.

O local se destaca por ser a maior cachoeira do Jalapão, em magnitude, uma vez que são 15 metros de altura com incríveis 100 metros de largura.

Além disso, a força de suas quedas d’água é muito intensa, o que lhe rendeu, inclusive, o apelido de “Mini Foz do Iguaçu”.

A beleza do lugar é única, no entanto, seu único ponto negativo é que ela não possui pontos para banho.

Trata-se apenas de um passeio de contemplação, uma vez que as águas não oferecem a segurança necessária para os banhistas.

Por isso, após apreciarem a cachoeira, muitos turistas seguem até a prainha, onde podem se deliciar em suas águas calmas e transparentes.

Para seguir da Cachoeira da Velha até a Prainha do Rio Novo, além de uma trilha em meio à mata, de cerca de 1,5 km de extensão, também é possível optar pelo rafting e curtir uma aventura única no Jalapão.

Rafting até a Prainha do Rio Novo no Jalapão

O rafting, em termos práticos, é uma atividade esportiva que baseia-se na descida de corredeiras com o uso de botes.

E como a Cachoeira da Velha tem as condições ideais para essa prática, quem quer conhecer a prainha costuma seguir até lá pelo próprio rio, curtindo toda a emoção do passeio e ganhando como prêmio um banho revigorante na principal praia de água doce do Jalapão.

Prós e contras da Prainha do Rio Novo

Pontos positivos

Os pontos positivos da Prainha do Rio Novo no Jalapão devem-se, principalmente, à própria beleza do lugar. Os banhos no local são revigorantes, com uma grande qualidade atrativa em sua areia e água.

Além disso, como observado, o atrativo faz uma dupla perfeita com a Cachoeira da Velha, que apesar de ser belíssima não conta com uma piscina natural adequada para o banho, devido à força da correnteza.

Pontos negativos

Já os pontos negativos ficam por conta do próprio acesso à praia, que conta com estradas de chão batido.

Além disso, o atrativo também peca quando o assunto é infraestrutura turística, embora existam alguns banheiros nos seus arredores.

A Prainha do Rio Novo no Jalapão vale a pena?

Prainha do Rio Novo
Fonte: Manoel Rebello (Flickr)

Dada toda a beleza e qualidade de banho que a Prainha do Rio Novo no Jalapão oferece, trata-se de um passeio que vale muito a pena conhecer.

A dica de ouro, nesse caso, é conferir também a Cachoeira da Velha, que fica bem próxima e traz ainda mais pontos positivos para a viagem.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais ou por e-mail!

Aproveite e confira também muitos outros conteúdos sobre o Jalapão, Brasil e o mundo aqui no Viagem Club!