Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Fervedouro das Macaúbas, Jalapão: Saiba Tudo Sobre o Local
Fervedouro das Macaúbas

Fervedouro das Macaúbas, Jalapão: Saiba Tudo Sobre o Local

O Fervedouro das Macaúbas destaca-se entre todos os existentes no Jalapão, sobretudo por sua extraordinária beleza. Principalmente, todos os fervedouros são muito lindos, possuindo características interessantes e particulares.

Em suma, os turistas são atraídos para o Fervedouro das Macaúbas, em grande medida, pela tonalidade das águas e, também, pela forma única com a qual a nascente traz água diretamente do subsolo.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste conteúdo, as principais informações sobre o Fervedouro das Macaúbas, assim como a conceituação de fervedouro e aspectos gerais de outras atrações semelhantes na região – capazes de encantar, até mesmo, os mais exigentes visitantes. Boa leitura!

Principais características do Fervedouro das Macaúbas

Fervedouro das Macaúbas
Fonte: Fervedouro das Macaúbas (TripAdvisor)

Recentemente aberto para a visitação, o belíssimo Fervedouro das Macaúbas é, assim, o mais novo da região do Jalapão, tendo se consolidado como uma opção incrível de passeio para quem visita o Deserto das Águas.

Como resultado, Macaúbas é bem maior que os demais fervedouros. Portanto, a tonalidade de suas águas (deliciosamente cristalina, em coloração verde piscina) é única.

Dada as suas dimensões, o Fervedouro das Macaúbas tem capacidade para dez pessoas por vez.

Desse modo, todas as visitas são divertidas e, na baixa temporada, os turistas podem ficar no local por mais tempo.

Efetivamente, uma experiência incrível.

Em seguida veja algumas informações importantes a respeito do destino:

  • Localização: Fazenda Santa Luzia, na Zona Rural da cidade de Mateiros, Tocantins;
  • Atividades realizadas: banho;
  • Preço do ingresso: R$ 20,00;
  • Tipo de visitação: guiada;
  • Horário de funcionamento: todos os dias (incluindo finais de semana e feriados) entre 8h e 18h. A organização das visitas é pela ordem de chegada ao local;
  • Ponto de referência: o Fervedouro das Macaúbas está a menos de 40 quilômetros do centro do município de Mateiros (TO).

Afinal, o que é um fervedouro?

O fervedouro é uma nascente de rio subterrâneo.

De modo geral, possui uma rocha impermeável, impedindo que a vazão das águas encontre espaço e formando piscinas naturais, ou seja, fervedouros.

A partir desse fenômeno, as águas passam a brotar do solo com pressão intensa, sendo capaz de empurrar camadas finas de areia para a superfície.

Isto, por sua vez, faz com que a tonalidade das águas seja ainda mais bela e diferenciada.

Devido a essa pressão, os turistas são impedidos de afundar, ou seja, ao entrar no fervedouro, ficam “flutuando”.

Está é uma das mais agradáveis experiências o se banhar em um fervedouro, como o Fervedouro das Macaúbas.

Existem, em toda a região do Jalapão, mais de cem fervedouros. Porém, somente vinte deles estão abertos ao público.

Entretanto, esse número pode ser aumentado, uma vez que nem todos os fervedouros foram descobertos.

Além do Fervedouro das Macaúbas: conheça outros fervedouros da região

Conforme mencionado, os fervedouros presentes na região são atrações imperdíveis, oferecendo um visual deslumbrante: são piscinas naturais com águas transparentes, apresentando coloração variada entre o verde e o azul, e temperaturas agradáveis.

Essas características formam verdadeiros oásis encrustados na vegetação selvagem. Por isso, caso esteja planejando viajar para o Jalapão, os fervedouros são paradas obrigatórias!

Fervedouro do Ceiça

Fervedouro do Ceiça
Fonte: Manoel Rebello (Flickr)

Diferentemente do Macaúbas, o Fervedouro do Ceiça é amplamente reconhecido por ter sido o primeiro aberto à visitação pública – sem a necessidade de fazer reserva para o conhecer.

Além disso, é um dos mais bonitos e famosos da região do Jalapão.

O local é ladeado por bananeiras, o que garante um visual único no mundo! Ainda assim, os turistas encontram um pequeno corredor de águas cristalinas e azuis, propiciando um ambiente convidativo para as fotos.

Como o seu terreno é bem mais frágil, possui uma capacidade máxima de seis banhistas por vez, com uma duração máxima de passeio de vinte minutos.

Quando as filas estão muito grandes, o tempo pode ser reduzido para dez ou quinze minutos.

Fervedouro Alecrim

Fervedouro do Alecrim
Fonte: Sergio Schvezov (Flickr)

As águas do Fervedouro Alecrim apresentam uma linda coloração esverdeada.

A sua beleza e tamanho o tornam parecido ao Fervedouro Bela Vista, no qual também existe acesso de madeira para que os turistas cheguem à incrível piscina natural de um dos mais populares fervedouros do Jalapão.

Além das fontes menores, existe uma nascente principal de maiores dimensões. Nela, a experiência de flutuação é mais intensa.

Infelizmente, porém, não há uma boa estrutura de hospedagem e, tampouco, restaurantes nas proximidades de São Félix.

Fervedouro dos Buritis

Fervedouro dos Buritis
Fonte: André Medeiros (Flickr)

O Fervedouro dos Buritis sempre está cheio de bananeiras e, evidentemente, de buritis – árvores capazes de absorver grandes quantidades de água a partir das profundezas dos próprios fervedouros.

Embora não apareça com tanta frequência na publicidade online, o Fervedouro dos Buritis é uma atração que não pode faltar em seu roteiro de viagens pela região do Jalapão.

A depender da incidência de luz solar, as águas do local podem adquirir uma tonalidade deslumbrante de verde ou de azul, compondo um espetacular cenário entre a vegetação nativa ao seu redor.

Fervedouro do Buritizinho

Fervedouro do Buritizinho
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

Este é considerado o “irmão caçula” do fervedouro supracitado. Visto de cima, tem a forma de uma gota e também vale a pena visitá-lo, assim como o Fervedouro das Macaúbas.

Por esse motivo, as suas dimensões são consideravelmente inferiores em comparação às demais nascentes subterrâneas do Jalapão.

Da mesma forma, apesar de seu pequeno tamanho, o Fervedouro do Buritizinho impressiona os visitantes por seu visual grandioso!

As águas do local possuem uma incrível tonalidade azul turquesa, sendo consideradas as mais transparentes do Jalapão.

Fervedouro “O Encontro das Águas”

Fervedouro Encontro das Águas
Fonte: Cristina Kazumi Teranishi (Flickr)

Este fervedouro foi batizado em referência ao fato de ser localizado nas proximidades do encontro dos rios Formiga e Sono, assegurando um visual único para os visitantes.

Como as águas apresentam temperaturas, densidades e colorações diferentes, o encontro dos rios impede que as águas se misturem ao longo de um grande trajeto.

Fervedouro Rio Sono

Fervedouro Rio Sono
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

O cenário oferecido pelo Fervedouro Rio Sono é ideal para tirar fotos embaixo da água e, também, para o avistamento de belos peixinhos.

Dotado de uma linda tonalidade azul nas suas águas, o local conta com diversas nascentes – algumas mais fracas e outras mais fortes – e os turistas podem escolher em qual delas flutuar.

Fervedouro Bela Vista

Fervedouro Bela Vista
Fonte: Kátia Abreu (Flickr)

O Fervedouro Bela Vista é um dos mais bonitos e o maior do Jalapão – são quinze metros de diâmetro.

Frequentemente, suas águas extremamente azuis e a exuberante vegetação que o circunda contribui para encantar a todos os visitantes.

Vale a pena visitar o Fervedouro das Macaúbas?

Sim, vale a pena, pois é uma das opções mais interessantes do Jalapão.

Você vai se encantar com a beleza do local durante sua viagem!

E então, gostou das dicas? Tem algum comentário, dúvida ou sugestão? Mande um e-mail pra nossa equipe!

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença.

Até mais!