Você sabe quais são os melhores passeios disponíveis para fazer no Jalapão em setembro? Essa é uma ótima época para visitar a região porque ainda está no período da seca.
Isso significa que as chuvas são muito escassas e a grande maioria dos dias tem céu azul, sol e clima quente, perfeito para aproveitar as diversas opções de cachoeiras e belezas naturais do parque.
Quais os melhores passeios para fazer no Jalapão em setembro?
Criado em 2001, o Parque Estadual do Jalapão fica localizado no estado do Tocantins. Isso possibilitou que o destino se tornasse uma rota atrativa para turistas, que se deslocam até lá para desfrutar de paisagens e cenários únicos no Brasil.
Felizmente, a sua área de extensão ainda é extremamente preservada em termos de vegetação, com muitas veredas e plantas típicas do ambiente do Cerrado.
Os visitantes podem desfrutar de diferentes cachoeiras, trilhas e fervedouros, que são incríveis poços de água com areias finas em suspensão. Veja quais são os melhores passeios para quem decide visitar o Jalapão no mês de setembro!
Desfrutar dos cenários incríveis dos fervedouros
Os fervedouros naturais são um dos principais atrativos do Jalapão. E durante o mês de setembro ainda é bastante oportuno tentar conhecer a maior parte deles, por dois motivos.
Um é que como a estação de chuvas ainda não começou, eles ainda estão com águas cristalinas em cor azul-esverdeada, criando cenários de tirar o fôlego.
A outra vantagem é que esse é um dos meses mais secos de todos por conta do acúmulo de baixa umidade no ar e índice pluviométrico baixo nos meses anteriores. Então, mergulhar na água gelada é uma ótima oportunidade de se refrescar do clima seco.
A visita aos fervedouros costuma ter tempo de duração de 20 minutos e geralmente a entrada nos locais, que são privados, custa R$ 15 por pessoa. Se possível, não deixe de conhecer os fervedouros Alecrim, Bela Vista, Buritizinhos, Ceiça e Lino.
Conhecer as cachoeiras da região
Por conta da escassez das chuvas, no mês de setembro o volume de águas das cachoeiras está bem baixo. No entanto, elas seguem com águas claras e cristalinas, o que favorece o visual e a prática de mergulhos com snorkel, por exemplo.
Todos os roteiros pelo Parque incluem visita nas principais cachoeiras. Se você estiver viajando sozinho ou acompanhado de guia, pode pedir que ele inclua mais algumas nos roteiros.
Não deixe de visitar a Cachoeira da Velha, Cachoeira do Formiga, Cachoeira das Araras e Cachoeira do Roncadeira.
Aventura na Sussuapara
Você pode incluir no roteiro das cachoeiras uma visita ao canyon da Sussuapara, que termina na cachoeira de mesmo nome.
Contudo, esta é uma experiência mais aventureira porque precisa escalar rochas e copas de árvores. Se você tiver disposição, o visual compensa.
Trilha no Mirante da Serra do Espírito Santo
Esse é um dos tours mais imperdíveis, apesar de exigir preparo físico adequado. A saída para a trilha ocorre antes do dia amanhecer, para que os visitantes cheguem no mirante nas primeiras horas da manhã.
A vista, segundo muitos, é a mais bonita de todo o Parque do Jalapão. Ao todo, esse passeio dura em média 4h.
Pôr do sol no Mirante da Pedra Furada
Setembro é o último mês da época de seca, melhor época para ir ao Jalapão, então, é um período de transição para a próxima estação que virá.
Por isso, é bastante comum que já ocorram as queimadas naturais, que fazem parte das renovações da vegetação do Cerrado.
Hoje em dia, as queimadas no Parque Estadual são controladas, de modo que não prejudicam a extensão do ecossistema.
Na verdade, as queimadas até contribuem com um grande atrativo do lugar.
O pôr do sol no Jalapão, que já é espetacular, chega ao seu auge com as luzes naturais das queimadas, que deixam o céu vermelho, criando uma verdadeira aquarela no entardecer.
Uma ótima sugestão é apreciar o pôr do sol no mirante da Pedra Furada, que está localizado a 30 km da cidade de Ponte Alta do Tocantins. O tour geralmente está incluso na maior parte dos roteiros das agências de turismo local.
Visita à Comunidade da Mumbuca na colheita do Capim Dourado
O Capim Dourado é uma espécie de Sempre-Viva típica dessa região do Cerrado, muito usado na confecção de artesanato local. Ela recebe esse nome por conta de sua coloração, que tem incríveis tons naturais de dourado.
Quem decide ir ao Jalapão no mês de setembro tem a oportunidade única de acompanhar a época de colheita do Capim e vê-lo no auge de sua cor.
A visita à comunidade é ótima para comprar artesanatos e tirar muitas fotos.
Qual é a melhor estação para ir ao Jalapão?
De modo geral, é mais recomendável visitar o Jalapão na estação seca porque é possível desfrutar mais os atrativos da região, especialmente as cachoeiras.
No entanto, ele pode ser visitado em qualquer época do ano. As diferenças grandes entre as estações são uma característica marcante do clima do Cerrado.
Estação seca
A época de seca ocorre de maio a setembro. Nesses períodos do ano, há um predomínio de sol e calor durante o dia, com temperaturas que podem chegar aos 35 °C.
À noite, a sensação térmica diminui e o clima é mais ameno. Quase não chove.
Como o mês de setembro é a transição para o período de chuvas, é o momento em que a umidade do ar está mais baixa. Assim, os viajantes devem ficar atentos para não se desidratar.
Estação chuvosa
De outubro a abril, acontece a estação chuvosa. O sol não aparece todos os dias na época de chuva, no entanto, a sensação térmica é agradável.
O ar se torna mais respirável. O período de chuvas mais intensas ocorre a partir do mês de janeiro.
Quem decide ir ao Jalapão nesses meses pode ter dificuldades para realizar algumas trilhas e passeios nas cachoeiras, por conta do volume das águas.
Contudo, a locomoção pelas estradas de terra se torna mais fácil porque as estradas de areia estão mais compactas.
De qualquer forma, quem ama fazer viagens para estar em contato com a natureza vai amar conhecer este incrível destino brasileiro.
Então, se você planeja tirar suas férias no segundo semestre, saiba que ir ao Jalapão em setembro é uma ótima ideia!
Bem, assim concluímos nosso assunto de hoje. Gostou? Tem sugestões, dúvidas ou comentários? É só mandar um e-mail pro Viagem Club.
Ajude a espalhar essas dicas valiosas compartilhando o nosso artigo nas suas redes sociais.
Boa viagem e até a próxima!