Se você está pensando em ir a Buenos Aires em agosto, saiba que a cidade está muito bem preparada para te receber.
Buenos Aires é uma cidade que é abraçada pelo inverno, cujos dias costumam ser frios e as noites ainda mais.
As árvores ficam secas e o cinza predomina boa parte do tempo, enquanto a população se torna mais elegante com suas roupas de inverno, desfilando por ruas e avenidas.
Para curtir a cidade, então, é preciso ter consciência de que o frio é levado a sério, o que pode ser remediado com uma boa taça de vinho e, é claro, com suas deliciosas parrillas.
Para te ajudar com isso, preparamos um guia com 8 dicas do que fazer nessa época do ano.
O que fazer em Buenos Aires em agosto?
Sempre ressalto que essas são apenas algumas sugestões específicas do mês – tanto de como é a temperatura, como algumas atrações legais para aproveitar.
Só que existe muito mais. Falamos tudo no guia sobre os passeios em Buenos Aires.
1. Como é o clima de Buenos Aires em agosto?
Em agosto o inverno está no auge, então Buenos Aires é uma cidade bastante fria, repleta de pessoas agasalhadas andando para cima e para baixo.
O vento vem do Rio de la Plata, o que deixa a sensação térmica ainda mais baixa.
Durante o dia, é comum uma temperatura média de 13 °C, mas à noite é muito fácil que a temperatura chegue a 1 °C.
Por outro lado, não há chuva, o que é ótimo para bater perna pela cidade.
As árvores, em sua maioria, estão começando a se preparar para o início da primavera, mas a aparência seca deixa a sensação de estar em um lugar muito mais frio.
2. Saiba como aproveitar os feriados e datas comemorativas
Apesar do frio, tudo o que você vai ver na cidade em relação a feriados é o dia 15, aniversário de morte do General José de San Martin.
O restante do mês é, como no Brasil, um longo período sem emendas.
Contudo, há uma festividade bastante importante e que ocorre na cidade de Buenos Aires em agosto: é o festival e o mundial de tango, dança que faz parte da cultura argentina e que, assim como suas casas de show, atrai milhares de turistas.
A cidade fica preparada para receber competidores de todos os cantos do país, sendo que alguns deles vêm até mesmo de outros lugares do mundo se arriscar.
Com o frio e o tango, a cidade vai se tornar mais interessante do que você pensava!
3. O que vestir e o que colocar em sua mala?
Como agosto é o último mês cheio do inverno, você deve ter em mente que o frio portenho é bastante parecido com o de algumas capitais europeias. Desta forma, você vai seguir o protocolo de levar agasalhos.
Leve bastante roupa de frio, com calças e até mesmo segunda pele, se for o caso, além de agasalhos grossos, cachecol, meias de lã e luva.
Deixe sua mala pronta para que você não precise se preocupar com o frio, mas sim com a sensação de andar confortavelmente em uma cidade com baixas temperaturas.
4. Aproveite a degustação de vinhos na cidade
Por ser um dos meses mais frios do ano, agosto é o convite que você precisava para se dedicar à degustação de bons vinhos pela cidade.
Tanto adegas quanto representantes de vinícolas oferecem degustação de diferentes rótulos, mas o mais interessante é você pesquisar sobre os vinhos argentinos e comprá-los no mercado.
Assim você tem a vantagem de degustar e realmente consumir a bebida.
Outra boa pedida para aproveitar que a Argentina é um dos produtores de vinhos mais elogiados do mundo e consumir a bebida em um bom restaurante, como os de parrillas (La Brigada é uma opção).
5. Experimente um jantar em uma das famosas parrillas
Por falar em parrillas, elas combinam muito bem com o inverno.
Parrillas são o correspondente às churrascarias brasileiras, então é claro que você vai encontrar cortes e sabores extraordinários.
Pesquise pelas parrillas famosas da cidade e reserve uma noite para conhecer a melhor. Desta forma, você vai se deliciar com os mais de 30 cortes assados lentamente em uma grelha especial.
6. Caminhe por Buenos Aires à noite e veja a magia acontecer
Apesar das baixas temperaturas à noite, a cidade te convida para caminhar por ela após o pôr do sol.
Suas ruas e avenidas principais ficam iluminadas e a qualquer momento você pode se aquecer em uma cafeteria.
Os bairros de Puerto Madero, San Telmo, Palermo e Recoleta são excelentes, com infraestrutura que te deixarão mais tranquilo para sair à noite.
Além disso, caso prefira trocar o café por uma pizzaria, você vai encontrar várias pela cidade.
7. Compras de inverno em Buenos Aires
As compras de inverno em Buenos Aires podem ser excelentes oportunidades para você adquirir peças de roupa a preços bastante convidativos. Como a estação está para acabar, as promoções começam a tomar conta das vitrines.
O que seriam das compras se não fossem as famosas outlets de Buenos Aires? Calle Florida e Villa Crespo concentram diversas lojas com descontos altos, seja por conta de coleções que estão saindo de circulação ou peças com pequenos defeitos de grandes marcas.
De qualquer forma, é uma excelente época para levar para casa, também, o seu vinho preferido e, é claro, o alfajor argentino.
Fique de olho no Tax Free, que algumas lojas podem oferecer.
8. Aproveite um final de semana para escapar para Bariloche
Justamente porque você estará em pleno inverno em Buenos Aires, que tal escapar da cidade para um lugar ainda mais frio?
Bariloche é a cidade argentina mais procurada por brasileiros que querem conhecer a neve e esquiar.
Não é à toa, pois a região é toda coberta de neve no inverno e, com isso, oferece excelente infraestrutura aos viajantes de plantão.
Apesar de excelente, é preciso planejar muito bem sua escapada. Bariloche fica a 1600 km de Buenos Aires, então você vai precisar de tempo para essa viagem, mas ela vale cada segundo.
Enfim, tem muita coisa para você curtir em Buenos Aires em agosto!
Prepare suas malas, contrate um bom seguro viagem e prepare-se para conhecer pontos turísticos de tirar o fôlego. Não se esqueça de registrar tudo para postar nas suas redes sociais.
Perguntas e Respostas
O que levar para Buenos Aires em agosto?
Buenos Aires estará em pleno inverno em agosto, então é preciso que sua mala esteja com itens fundamentais para não passar frio, como casaco, jaqueta, meias grossas, luvas, gorros, cachecóis e até mesmo segunda pele, se você é friorento.
Qual a estação em agosto em Buenos Aires?
Buenos Aires, assim como toda a Argentina, é regida pelas mesmas estações do ano que o Brasil, então a cidade estará em pleno inverno em agosto.
Como é o clima na Argentina em agosto?
Como é inverno em Buenos Aires em agosto, o clima é bastante convidativo aos amantes do frio.
De dia, as temperaturas costumam ficar entre 15 e 20 graus, tendo ocasiões que não passam de 10 graus. As noites são bem frias e o clima pode te fazer enfrentar o frio de 1 grau.