Carregando...

Alta Temporada em Porto Seguro: 6 Coisas para Aproveitar

Nesse artigo, vamos mostrar dez coisas para você aproveitar na alta temporada em Porto Seguro, um dos lugares mais procurados pelos turistas no litoral baiano.

Anúncios

A cidade de Porto Seguro fica no litoral sul do estado da Bahia e possui um clima constante na maior parte do ano, sem períodos muito mais chuvosos que outros.

Anúncios

Sem dúvida, isso acaba facilitando um pouco na hora de escolher a época da sua viagem.

Por ser uma cidade praiana, o que determina a alta temporada consequentemente está relacionado aos meses mais quentes, bem como eventos como o Réveillon e o Carnaval, que acontecem nesse mesmo período.

Portanto, a alta temporada em Porto Seguro vai do mês de dezembro até março.

Mas você sabe o que fazer na alta temporada de Porto Seguro? Pois é sobre isso que vamos falar em seguida! Então, boa leitura!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



Como aproveitar a Alta Temporada em Porto Seguro?

Famosa pelas praias e pela agitação noturna, Porto Seguro também é um dos destinos mais interessantes aos turistas pelo baixo custo com relação à estadia, passeios e alimentação, principalmente se comparado a outros pontos turísticos do Brasil.

Reunimos as principais atrações de Porto Seguro nos períodos de alta temporada, para que você não perca nada em sua estadia por lá.

Em seguida, estão alguns locais e eventos que você precisa conhecer para aproveitar tudo o que a cidade baiana oferece. E então, preparado?

1. Passarela do Álcool

Passarela do Álcool
Fonte: Procura Horizontes (Flickr)

A Passarela do Álcool, cujo nome oficial é Passarela do Descobrimento, sem dúvida, é um local obrigatório para se visitar em Porto Seguro.

Situada no centro da cidade, o local chama a atenção pela arquitetura ao estilo colonial, com várias casinhas coloridas, e oferece aos turistas os melhores restaurantes, bares e lojas da região.

A Passarela é um ponto turístico que tem como foco os passeios à noite, que é quando as barraquinhas de artesanato local, de drinks e de comidas aparecem por lá.

Nas barracas de bebidas você tem a oportunidade de provar o famoso “capeta”, que é uma bebida com vodka, gelo, guaraná, canela e cacau em pó.

Entre as barraquinhas espalhadas por lá, você também encontra opções de comidas típicas, por exemplo, acarajé, tapioca, vatapá e sarapatel.

Além disso, algumas delas vendem peças de artesanato, sendo uma ótima oportunidade para levar uma lembrancinha da sua viagem.

Os restaurantes possuem menus diversificados, desde a culinária portuguesa, até pratos típicos e até alguns fast foods.

No Carnaval os bares e barracas ficam cheios e, além de curtir as comidas e drinks, você se diverte com as atrações musicais que acontecem por lá nessa época.

Para os solteiros, é um prato cheio!

2. Centro Histórico

Centro Histórico de Porto Seguro
Fonte: Ana Paula Hirama (Flickr)

Localizado no alto de uma colina, o Centro Histórico fica numa região conhecida como Cidade Alta e oferece uma linda vista do mar aos visitantes.

Ou seja, lá você tem a oportunidade de conhecer o Marco do Descobrimento, trazido pelos portugueses em 1506, usado para demarcar as terras conquistadas pelos lusitanos.

O Museu de Porto Seguro também é uma atração imperdível do Centro, onde ficam expostos artefatos portugueses e indígenas históricos.

Aproveite para dar uma passadinha na Igreja de Nossa Senhora da Pena (construída em 1535), padroeira da cidade.

Nas casas coloniais coloridas que você encontra por lá, funcionam lojas que vendem artesanato.

Já se encaminhando para o final do Centro Histórico, você conseguirá avistar o Farol de Porto Seguro, com mais de 12 metros de altura. Lá você tem uma visão magnífica do mar e do horizonte.

3. Parque Marinho de Recife de Fora

Parque Marinho de Recife de Fora
Fonte: Marcio Bianchi (Flickr)

O Parque Marinho de Recife de Fora fica localizado a 5 milhas da costa de Porto Seguro, sendo considerado o terceiro centro de biodiversidade marinha do país.

Na reserva você consegue observar vários animais marinhos, como ouriços, raias, estrelas do mar, peixes e todas as espécies de corais presentes no Brasil, sendo que algumas delas correm risco de extinção.

Essa atração é uma das mais procuradas em Porto Seguro durante a alta temporada, portanto, procure fazer reservas com antecedência para realizar esse passeio, que recebe apenas quatrocentos turistas diariamente.

O passeio vale muito a pena, então, aproveite as piscinas naturais que lá estão presentes e faça mergulhos de snorkel.

Uma excelente opção para tirar lindas fotos!

4. Praias: o ponto essencial na alta temporada em Porto Seguro

Praia de Taperapuã
Fonte: Antonio Carlos Bohnke (Flickr)

Ir a Porto Seguro automaticamente significa curtir as belas praias da região. Se você não gosta de praia, sugerimos procurar outro ponto turístico no Brasil!

As principais praias de Porto Seguro são: Taperapuã, Ponta Grande, Mundaí, Itacimirim, Mutá e Curuípe. Isso sem contar Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva, que também fazem parte do distrito.

A mais conhecida é a Praia de Taperapuã, onde ficam as barracas de praia, onde você pode comer petiscos e tomar bebidas. Além disso, o local possui palcos e apresentações de dança, principalmente de axé.

Para quem procura um mar mais calmo, a Praia de Mutá é uma boa opção.

As praias de Itacimirim e Ponta Grande têm como destaque as belas piscinas naturais que se formam no local.

5. Reserva da Jaqueira

Reserva da Jaqueira
Fonte: Paola Carmello (Flickr)

A Reserva da Jaqueira é uma ótima oportunidade para conhecer melhor os costumes e tradições indígenas. O local fica a dez quilômetros de Porto Seguro, sendo uma aldeia da tribo Pataxó.

Além de conhecer a aldeia, você poderá se aventurar na mata (sempre com o auxílio dos nativos) e terá a chance de provar um peixe assado na folha de patioba.

Pintar o rosto, usar trajes indígenas e vivenciar a aprendizagem de algumas palavras da linguá pataxó (o idioma patxchoã) também fazem parte do passeio.

6. Memorial da Epopéia do Descobrimento

Memorial da Epopéia do Descobrimento
Fonte: Andre Silva (Flickr)

O Memorial da Epopéia do Descobrimento tem como tema o desbravamento dos portugueses pelos mares à procura de novas terras, e expõe mosaicos, desenhos em azulejos, esculturas e até uma oca indígena.

O passeio é feito com o auxílio de um guia, para que você não perca nenhuma informação.

O ápice do passeio fica por conta de uma réplica em tamanho real da caravela usada por Pedro Álvares Cabral em sua chegado ao território brasileiro.

Lembrando que Porto Seguro foi o primeiro local onde os portugueses pisaram no Brasil.

Vale a Pena ir para Porto Seguro no período de Alta Temporada?

Se você gosta de lugares fervilhando de gente, com muita badalação e curtição, a resposta certamente é sim!

Principalmente no Carnaval e no Réveillon, a cidade fica cheia de turistas e atrações, sendo um prato cheio para quem gosta de calor humano.

Como se trata de uma época bastante concorrida, procure fazer reservas antecipadas nos hotéis e pousadas da região. Assim, você garante seu lugar e pode economizar também nos pacotes.

De resto é só relaxar e curtir todas as atrações da alta temporada em Porto Seguro!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Porto Seguro