O que Fazer em Arraial D’Ajuda à noite? 7 Dicas para Aproveitar a Cidade!

Praias paradisíacas, mar calmo, natureza exuberante e construções encantadoras são algumas das coisas que você encontra em Arraial d’Ajuda. Quem decide viajar para esta parte do litoral sul da Bahia é porque sabe que estará muito próximo da perfeição. Mas o que fazer em Arraial D’Ajuda à noite?

Anúncios

Afinal, é claro que esse local atrai milhares de turistas todos os anos, do mundo inteiro. Arraial oferece uma vida noturna agradável e capaz de satisfazer a todos os gostos. Por isso, hoje vamos mostrar o que fazer em Arraial d’Ajuda à noite!

Anúncios

Como você poderá conferir, o que não faltam são opções. Se a ideia é dançar, beber uns drinks legais e paquerar, há inúmeros locais.

Quer apenas apreciar as delícias da culinária local? Há restaurantes para diferentes bolsos.

E pratos da culinária internacional? Também tem.

Mas se você quiser simplesmente sair para caminhar e fazer compras, pode ficar tranquilo que também vai conseguir! Isso porque de uma coisa você pode ter certeza: tédio você não vai passar em Arraial.

Mas, antes de apresentar os locais, podemos dizer que esse pequeno distrito de Porto Seguro pode ser dividido em três grandes polos.

O mais badalado fica na Rua do Mucugê, que reúne bares, restaurantes, pubs e lojas. Outra área que atrai muitos turistas é a Ilha dos Aquários, entre Arraial e Porto Seguro. Por fim, há a região da Praça da Igreja, com opções mais populares.

Ficou curioso? Pois vamos conhecer!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



O que fazer em Arraial d’Ajuda à noite? As 7 atrações mais convidativas da região

Como todas as listas, esta não está imune a contestações. Mas estes sete lugares são os mais indicados por turistas que vão a Arraial. Tem outras dicas? Deixe na caixa de comentários!

1. Curtir os drinks e embalos do Morocha Club

Morocha Club
Crédito: Olho D Vidro (Flickr)

Se você gosta de aproveitar bem suas noites, não pode deixar de visitar este lugar. Isso porque o Morocha Club é o principal point de Arraial d’Ajuda à noite. No verão, então, a casa fica lotada até altas horas.

O Morocha Club existe há duas décadas. Ele começou como um pequeno bar que vendia coquetéis, mas logo fez sucesso e foi se expandindo. Atualmente, o lugar tem capacidade para mil pessoas e é, ao mesmo tempo, um pub, um restaurante e um disco bar.

Há atrativos para quem quer apenas comer em um lugar descontraído – e a sofisticação da culinária contemporânea é o principal convite – e para quem quer se divertir com boa música e muita paquera.

O bar faz o estilo rock, então é isso que você ouvirá na maioria dos dias. Ficar atento à programação também vale a pena, porque frequentemente há a apresentação de bandas.

O Morocha Club atrai turistas de todo o canto, então vá preparado para ouvir os mais diferentes idiomas – sim, os visitantes estrangeiros gostam muito desse bar. O perfil do público, porém, mudou com a pandemia e a consequente diminuição da viagem de estrangeiros para o Brasil.

Na alta temporada, o bar fica aberto todos os dias, enquanto que nos períodos de baixa temporada ele não abre apenas aos domingos – ah, e sempre a partir do fim da tarde.

Além do clima agradável do bar, outra boa razão para dar ao menos uma passadinha no Morocha Club é que ele fica na Rua do Mucugê, que como já mencionamos é um dos melhores endereços de Arraial d’Ajuda à noite.

2. Levar a família à Praça Caminho do Mar

Se você quer uma noite agradável, mas menos agitada do que promete aquela do Morocha, uma ótima opção fica ali perto: a Praça Caminho do Mar.

Ali a natureza se integra com a arquitetura, com o estilo das construções não deixando você esquecer que você está num lugar para relaxar e ter momentos leves e aprazíveis.

Na Praça Caminho do Mar tem um pouco de tudo: manifestações culturais, como roda de capoeira, apresentações musicais, diversos barzinhos que oferecem o melhor da culinária local e lojinhas para adquirir produtos da região. É uma boa opção para se fazer umas boas comprinhas.

Antigamente, o lugar que abriga a praça era ocupado por uma pousada que levava o mesmo nome. O espaço atual foi inaugurado no verão de 2013. Hoje, reúne bares, restaurantes, choperias, cafés, creperias e lanchonetes

Com diversas opções de mesinhas e cadeiras, a Praça Caminho do Mar costuma levar muita gente que está em Arraial d’Ajuda à noite. E o lugar não escolhe idade, não. Por ser um ambiente aberto e com uma temática mais tranquila, o espaço recebe público de todas as idades.

A praça oferece suas atrações a partir do fim da tarde. As apresentações musiciais acontecem entre quinta-feira e domingo. MPB e rock são os estilos mais comuns de se encontrar.

É nesta mesma praça que fica o Mercado das Artes. O espaço serve para exposição de obras de artistas e trabalhos de artesãos. Sabe aquelas lembrancinhas que quase todo turista gosta de comprar sobre lugares que visitou? Pois é, no Mercado das Artes você vai encontrar de todos os tipos.

3. Cantar no Beco das Cores

Beco das Cores
Crédito: Prefeitura do Salvador (Flickr)

No centrinho de Arraial, na famosa Rua do Mucugê, você encontra outro lugar badalado: o Beco das Cores. Trata-se de uma viela com menos de 100 metros de extensão, mas capaz de abrigar as mais diversas atrações para quem quer explorar Arraial d’Ajuda à noite.

Há, inclusive, a possibilidade de você mesmo se tornar o artista!

Isso prque apresentações musicais acontecem a todo momento em um pequeno palco instalado ao longo da viela. E se você quiser, pode se apresentar. A ideia é estimular os artistas locais e mesmo os turistas que tenham vocação para a música. Não é legal?

Há também diversas opções de bares, pubs e restaurantes. A culinária, aliás, é diversificada. Por ali você encontra pratos típicos da região e também da culinária internacional. Os preços também variam – alguns são bem salgados, mas quem já provou diz que vale o que se paga.

Entre as opções de restaurantes, há aqueles com mais descontração, como no Morocha Club, e outros com temática mais intismista, próprio para jantares mais românticos (se estiver em lua de mel, não perca).

O beco também tem diversas pequenas lojinhas, onde é possível comprar roupas, biquínis e lembranças de Arraial.

Assim, o ambiente no Beco das Cores é ao mesmo tempo de badalação e sofisticação, mas sem nenhum tipo de exagero. É mais uma ótima opção de passeio por Arraial D’Ajuda à noite.

4. Apreciar as construções da Praça da Igreja

Igreja Matriz Nossa Senhora D'Ajuda
Crédito: Max (Flickr)

A gente sabe que nem todo mundo tem pique para curtir um agito depois de um dia de praia. E que também há aqueles que não são muito da badalação e preferem um programa mais sossegado. A boa notícia é que esses também têm sua vez em Arraial d’Ajuda à noite!

Uma das melhores opções é ir à Praça da Igreja, que fica no centro. O local é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda foi fundada ainda no século 16. Sua construção data do período que vai de 1549 a 1551. Além disso, seu entorno é formado por um casario colorido, todos devidamente preservados. Completa o cenário bucólico diversas árvores de galhos enormes.

A praça oferece uma vista maravilhosa durante o dia – não deixe de tirar muitas fotos! -, e faz da noite um lugar aconchegante.

Ali, você encontra bares, cafés e restaurantes. De todos os tipos, para todos os gostos e para os mais variados bolsos. Dá pra comer de peixe a assados, de comidas típicas a importadas. Há diversas opções de sobremesa. E se a ideia é se refrescar, pode escolher de sorvetes a açaí.

Vale também ficar atento à programação da região. Isso porque é na Praça da Igreja que acontecem as festas religiosas. A mais importante delas é em homenagem à padroeira, Nossa Senhora D’Ajuda, e é comemorada em 15 de agosto.

Ah, e como não poderia deixar de ser, além da paz, da tranquilidade e da gastronomia, você encontra boas opções do artesanato local.

Então, já sabe: se a ideia é aproveitar o melhor de Arraial d’Ajuda à noite, mas sem badalação, a dica é aproveitar os encantos da Praça da Igreja.

5. Ver as arraias e tubarões da Ilha dos Aquários

Ilha dos Aquários
Crédito: fernanda. naue (Flickr)

A Ilha dos Aquários fica no caminho a Porto Seguro. A ilha é mais uma ótima pedida para quem quer curtir muito Arraial d’Ajuda à noite.

O lugar conta com extensa área verde, que tem desde vegetação nativa até plantas exóticas. Por ali você encontra palmeiras, coqueiros, bromélias, manguezais e restinga. Tudo isso ajuda a formar trilhas e labirintos que vão deixar sua experiência ainda mais interessante.

Mas não é somente esse o atrativo da ilha – muito pelo contrário. O local conta com diversos ambientes e bares, que oferecem ao visitante diversos tipos de música. Tem para todos os gostos, com apresentações musicais e de DJ’s.

A Ilha dos Aquários, contudo, não é apenas uma boa opção gastronômica ou para se fazer uma festa. O local é, na verdade, um grande centro de lazer.

Além dos bares e restaurantes, ali você encontra diversas atividades ecológicas. Há um museu dedicado ao mar, teatro e, claro, os enormes aquários que dão nome à ilha. E neles você pode ver de arraias a tubarões!

As opções são tantas que até crianças podem ir ao local, mas evidentemente acompanhadas pelos responsáveis.

Outra dica importante é: com ou sem pandemia, informe-se sobre a programação semanal. Ela varia muito e você pode se programar de acordo com suas preferências. Ah, e fique atento que é preciso pagar ingresso para acessar a ilha.

6. Se reunir com a galera na feirinha da Praça São Braz

Arraial D'Ajuda a noite
Crédito: Trent Blomfield (Flickr)

A Praça São Braz é outra opção para quem quer saber o que fazer em Arraial d’Ajuda à noite, mas bem diferente de tudo o que apresentamos até agora. Não é exatamente um ponto de badalação, mas é uma opção para quem não quer gastar muito.

O lugar não é exatamente bonito, mas devido a sua localização funciona como grande ponto de encontro. Então por aí você econtrará uma feirinha com venda de produtos e artesanatos, com muita opção ligada à cultura indígena.

Nessa praça também se realizam diversos eventos ao ar livre – mais uma vez, vale ficar atento à programação. Há também diversas opções de comércio no entorno.

7. Conhecer as lojinhas da Broadway

Lojinhas da Brodway
Crédito: Adam Reeder (Flickr)

É a partir da Praça São Braz que você chega a outras opções para aproveitar Arraial d’Ajuda à noite: explorar as lojinhas da Rua São Pedro, mas que todo mundo em Arraial chama de Broadway.

A rua se expande por cerca de 100 metros e, no fim das contas, é formada por apenas uma quadra. Mas, mesmo assim, há inúmeras opções de lojas para se comprar um pouco de tudo, de artesanato a produtos ligado à praia.

Outra coisa legal é que, ao chegar ao fim desse rua, você chega.. à Praça da Igreja, que nós indicamos anteriormente! Então, como você pode ver, opção é o que não falta e dá para aproveitar mais de uma na mesma noite!

Continue acompanhando o conteúdo no Viagem Club, sempre com novidades e muita informação de qualidade! 

Perguntas e Respostas

Onde comer em Arraial d'Ajuda à noite?

Opção para comer em Arraial d'Ajuda à noite não falta. Aliás, além de ter de decidir qual prato você quer, vai ter que escolher entre as diversas opções de bares e restaurantes...

Mas, se tiver que escolher de bate-pronto, a nossa dica é ir à Rua do Mucugê ou ao Beco das Cores. Isso porque a região é repleta de opções, uma coladinha na outra. Basta passar em frente e decidir na hora o que pedir!

Onde ir à noite em Arraial d'Ajuda?

Pode-se dividir Arraial d'Ajuda em três regiões se a ideia é se divertir à noite. A mais badalada é na região da Rua do Mucugê, onde você encontra o Morocha Club, a Praça Caminho do Mar e o Beco das Cores.

Outra área, menos famosa hoje em dia, mas ainda assim bastante interessante, é a parte centra de Arraial, na região da Praça da Igreja e na Praça São Braz. E, por fim, entre Arraial e Porto Seguro você encontra a famosa Ilha dos Aquários, com todo tipo de atração.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Arraial d’Ajuda