Baía Formosa

Baía Formosa, Natal, RN: Vale a Pena? Como Aproveitar?

Situada na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, a Baía Formosa é um dos destinos mais incríveis que você pode visitar.

Desde quando Ítalo Ferreira conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Baía Formosa, sua cidade natal, se tornou ainda mais famosa.

Com a presença de um grande número de praias, o panorama paradisíaco de tirar o fôlego de Baía Formosa é, sem dúvida, um dos pontos mais chamativos da região.

Portanto, se você quer curtir umas férias bem relaxantes em um dos locais mais belos do nosso país, precisa conhecer tudo sobre Baía Formosa.

Foto é o que não vai faltar para contar os momentos incríveis que você vai viver.

Tome um café da manhã reforçado e prepare-se para conhecer todos os atrativos de Baía Formosa!

Localização

Baía Formosa
Fonte: silene andrade (Flickr)

Como dito anteriormente, Baía Formosa está dividida entre duas capitais da região nordeste, sendo elas: Natal, capital do Rio Grande do Norte e João Pessoa, capital da Paraíba.

Devido à sua curiosa localização, é possível visitar a cidade a partir de qualquer um dos estados.

Não há uma diferença gritante de distância da cidade entre qualquer uma das duas cidades, possuindo 109 quilômetros de distância de Natal e 111 quilômetros da Paraíba.

Como chegar à Baía Formosa?

Sabemos sua localização e sabemos sua distância entre as duas capitais nordestinas. Mas como chegar à Baía Formosa?

Bom, antes de qualquer outra coisa, adiantamos logo que a melhor forma de chegar à cidade é de carro. Porém, não é o único meio de se chegar ao local.

Apesar de recomendarmos fortemente que você visite a cidade de carro, também é possível visitá-la de buggy. Sendo assim, existem três maneiras distintas de se chegar ao local:

Partindo de Natal

Partindo pela BR 101, vire à esquerda 3 quilômetros após passar Canguaretama, ao lado do posto de gasolina. Em seguida, pegue a estrada RN 062 e siga em frente por mais 17 km.

Partindo de João Pessoa

Parta pela BR 101, vire à direita no posto de gasolina, 3 quilômetros antes de Canguaretama. Em seguida, pegue a RN 062 e siga por mais 17 km.

Partindo pela praia

Em posse de um buggy ou um modelo 4×4, também é possível fazer o trajeto pelas praias. Antes de fazer o trajeto, confira a tábua das marés, pois o trajeto só pode ser realizado em marés secas.

O trajeto começa pela rota do Sol até Barreta, começando assim a rota das praias.

Passados 10 quilômetros, chegando à margem do Rio Guaraíras, pegue a balsa até Tibau do Sul e, ao chegar, siga até Pipa pela estrada.

Atravesse a cidade e siga até Sibaúma.

Chegando lá, pegue outra balsa até Barra de Cunhaú. Lá, você deverá pegar outra balsa até o outro lado do rio.

Siga pela praia do local por mais 10 quilômetros e você chegará à Baía Formosa.

Mas, lembre-se: a parte final do trajeto só poderá ser realizada durante a maré seca.

Como aproveitar a Baía Formosa: 5 coisas que você deve fazer na cidade

Situada em cima de uma imponente falésia, a pequena vila de pescadores de Baía Formosa conta com uma bela vista das praias do local.

Agora, chegou a hora de desfrutar do que há de melhor na cidade. Vamos lá?

1. Lagoa da Coca-Cola (Lagoa de Araraquara)

Lagoa da Coca-Cola
Fonte: Maria Cerny (Flickr)

Nomeada dessa forma por conta da cor de suas águas, a Lagoa Coca-Cola é um dos pontos turísticos mais visitados de Baía Formosa.

Lembrando bastante o refrigerante homônimo, a lagoa possui essa coloração devido à sua composição química, ou seja, à alta concentração de iodo de ferro no solo da lagoa.

Aproveite para tirar muitas fotos, porque o visual é realmente muito legal!

2. Praia do Sagi

Praia do Sagi
Fonte: RuiBritto (Flickr)

Ideal para aqueles que buscam por paz e sossego, a Praia do Sagi é uma das praias mais charmosas de Baía Formosa.

Rodeada de belas falésias e coqueiros lindíssimos, a praia possui areias brancas e águas em um tom azul-esverdeado bastante interessante.

A praia é extremamente vazia e, em alguns pontos mais distantes, é quase impossível dizer que alguém já tenha passado por ali de tão tranquilo.

E se você adora um bom banho de rio, talvez deva conhecer o Rio do Sagi, também localizado na praia de mesmo nome.

3. Mata da Estrela

Mata da Estrela
Fonte: Vívian Marçal (Flickr)

Considerada como uma Reserva Natural do Patrimônio Ambiental, a Mata da Estrela (ou Mata Estrela) é o passeio ideal para aqueles que querem um contato mais aprofundado com a natureza.

O local conta com uma trilha bastante tranquila que passa por dentro da reserva de Mata Atlântica do local.

Logo após caminhar pelos 14 quilômetros de extensão da trilha e contemplar as diversas espécies de plantas presentes no local, o visitante será levado até a Lagoa Araraquara, que marca o fim do passeio.

4. Baía dos Golfinhos

Baía dos Golfinhos - RN
Fonte: Rafael Vianna Croffi (Flickr)

Situada próxima à vila de pescadores do local, ao norte de Baía Formosa está a Baía dos Golfinhos, considerada uma das 10 praias mais lindas de toda a América do Sul.

A bela praia conta com um panorama simplesmente fantástico, composto por belas falésias e o que há de mais lindo da Mata Atlântica do local acima delas, bem como areias brancas e uma água cristalina de encher os olhos.

Há também um mirante de observação, ideal para ver os golfinhos que constantemente visitam o local e decidem fazer um showzinho para os visitantes.

5. Praia da Cacimba

Praia da Cacimba
Fonte: Sergio Falcetti (Flickr)

A Praia da Cacimba é uma das praias mais procuradas pelos turistas de Baía Formosa.

Localizado no centro da vila de pescadores, a praia conta com um visual incrível. As pedras presentes no local possibilitam a criação de piscinas naturais quando a maré está baixa.

Além das piscinas naturais, a praia conta com uma ótima infraestrutura, possuindo diversas barraquinhas em sua extensão.

Veredito: vale a pena visitar Baía Formosa?

Baía Formosa
Fonte: Carolina Araujo (Flickr)

Possuindo uma beleza estonteante e passando uma energia bastante tranquila, a Baía Formosa é um dos locais mais incríveis de Natal.

Todo o longo trajeto enfrentado para chegar ao local é compensado com as belas praias presentes na região.

As belas falésias de tons terrosos emolduram o local, ao lado dos coqueiros e das árvores características da Mata Atlântica.

Tudo isso para criar uma verdadeira obra de arte assinada pela natureza.

Portanto, não há dúvidas de que a Baía Formosa é, sim, muito digna de receber a sua visita.

Na verdade, temos certeza que você viverá momentos inesquecíveis no local.

Gostou dessas dicas? Confira mais guias de viagem aqui no Viagem Club!

Perguntas frequentes

Qual a melhor praia de Baía Formosa?

Cada uma das praias presentes em Baía Formosa possui suas particularidades, o que as tornam únicas. Por isso, não há como compará-las, julgando qual delas é, de fato, a melhor.

Como chegar à Baía Formosa?

É possível chegar à Baía Formosa de 3 jeitos diferentes: por Natal, por João Pessoa ou pelo trajeto das praias. O mais recomendado é fazer o trajeto de carro, seguindo pela BR 101 até chegar à RN 062.

Quantos quilômetros de Natal à Baía Formosa?

109 km de distância separam Natal de Baía Formosa.