Balneário Estrela do Formoso

Balneário Estrela do Formoso Vale a Pena? Conheça Esse Passeio de Bonito

O Balneário Estrela do Formoso vale a pena ser visitado, principalmente, por se tratar de uma alternativa mais tranquila e reservada para quem deseja descansar em sua viagem a Bonito/MS.

Logo, a estrutura do atrativo conta com lanchonete, restaurante, vestiário, pergolados privativos, decks de banho, dentre outras comodidades. Assim também, o Balneário consolidou-se, em Bonito, como o passeio mais indicado para os turistas de todas as idades.

Ao longo do percurso – que se estende até o célebre Rio Formoso – os visitantes podem desfrutar de vista privilegiada da exuberante natureza existente na Serra da Bodoquena.

As trilhas existentes (tanto ao redor quanto dentro da ilha) levam os turistas aos decks de banho – diretamente situados neste rio que, aliás, é amplamente reconhecida pelas suas águas cristalinas.

Vamos descobrir, neste conteúdo, se o Balneário Estrela do Formoso vale a pena e se você deve inclui-lo em seu roteiro.

Localização

Localizado a menos de 20 quilômetros da cidade de Bonito/MS, o Balneário Estrela do Formoso proporciona uma vista bastante privilegiada da região adjacente à Serra da Bodoquena.

Trata-se de um passeio ideal para viajantes de todas as faixas etárias, com trilhas pela natureza em diferentes pontos da ilha, capazes de levar os turistas a todas as áreas de banho do Rio Formoso.

Este rio, aliás, é nacionalmente reconhecido tanto pela pujante vida aquática quanto pelas suas águas cristalinas, contando com peixes de espécies típicas da região, como o dourado, o curimba e o piraputanga.

Todos esses fatores contribuem para transformar as margens do Rio Formoso no cenário perfeito para tomar os banhos mais refrescantes.

Sempre que um visitante, seja da Gruta São Mateus ou da Nascente Azul, busca contemplação da vida natural, requinte e privacidade, encontrará tanto nos pergolados quanto nos decks vivências diferenciadas.

Infraestrutura

Balneário Estrela do Formoso
Fonte: Balneário Estrela do Formoso (TripAdvisor)

Dotado de uma infraestrutura que assegura o conforto, tendo sido criada para atender comodamente a todas as necessidades dos visitantes, o Balneário é, de fato, o local ideal para que os visitantes passem os seus dias de descanso.

Ao avaliar, portanto, se o Balneário Estrela do Formoso vale a pena, tenha em mente que você disporá de:

  • Monitores que o acompanharão por todo o passeio, incluindo na prática de esportes populares na região, como o futebol de areia;
  • Vestiários, o que facilita a sua troca entre os passeios.
  • Sete decks para acessar o Rio Formoso, em Bonito;
  • Banheiros, para tornar mais prático retornar ao seu banho de sol;
  • Estacionamento;
  • Trampolim – exceto para certos espaços, como as piscinas naturais;
  • Tirolesa;
  • Bangalôs e pergolados para alugar, inclusive, às margens do rio;
  • Áreas de descanso;
  • Lanchonete;
  • Wi-Fi.

Isto é, você encontrará todos os elementos necessários para ter um dia relaxante no Balneário.

O passeio, realizado em uma ilha, propicia uma das experiências mais belas de todos os balneários, passando por matas ciliares preservadas e, evidentemente, as águas refrescantes do rio.

Antes que chegue ao local, convém estar ciente de que os únicos sons que você ouvirá serão provenientes dos cantos dos pássaros, do tranquilo mover das águas e do farfalhar de folhas.

Restaurante

O restaurante do Balneário conta com um cardápio repleto de inesquecíveis delícias regionais de Bonito.

Nesse sentido, você não pode deixar de experimentar a célebre “linguiça de Maracaju”, iguaria artesanal produzida, exclusivamente com especiarias e carnes nobres, como maminha, alcatra, contrafilé, coxão mole, patinho e picanha.

Como o próprio nome indica, a tradição do preparo desta linguiça provém do município vizinho de Maracaju, que fica a cerca de cento e oitenta quilômetros de distância do centro da cidade de Bonito/MS.

O surgimento desta receita remete às necessidades que as comitivas apresentavam de conservar os cortes traseiros do gado. À medida que as viagens avançavam, os tropeiros ficavam cada vez menos supridos de víveres.

Então, o embutido se tornou um verdadeiro sinônimo de fartura no estado do Mato Grosso do sul, precisamente em um período histórico no qual inexistia geladeira, permanecendo no gosto popular até os dias atuais.

Assim como a linguiça de Maracaju, o restaurante oferece, para os visitantes dos balneários, diversas alternativas de porções típicas e com preparos regionais, por exemplo, a costelinha de pacu, além de bebidas, drinks, lanches e pratos rápidos.

Área de banho

Uma vez que o Balneário fica na ilha que é cercada pelo rio, as áreas de banho, em Bonito/MS, representam os diferenciais mais relevantes deste passeio. No local, os turistas podem se refrescar em águas cristalinas e calmas.

Além disso, dá para apreciar a companhia de peixes das mais variadas espécies. Na totalidade, cada um dos 7 decks oferece experiências únicas. Você não se arrependerá.

Entretanto, vale lembrar que, para elevar os níveis de comodidade e segurança dos visitantes, o atrativo oferece, ainda, o aluguel de boias e coletes.

Por falar em aluguel, que tal saber, também, sobre a locação de GoPro em Bonito?

Pergolados e bangalôs

Os bangalôs e os pergolados são exclusivos, situados em meio à vida natural preservada do Balneário, em volta e dentro da ilha. Essas estruturas são ideais para os turistas que buscam privacidade e tranquilidade.

Para utilizar os bangalôs e pergolados, é necessário consumação mínima e reserva antecipada.

Originalmente, os pergolados (que, em algumas regiões do país, também são chamados de “pérgolas”) eram empregados nas áreas destinadas ao cultivo de uvas, à medida que asseguram que os galhos das plantas cresçam de forma horizontal, facilitando as tarefas de colheita.

Vale ressaltar que um pergolado consiste em uma construção baseada em colunas ou pilares que sustentam telhados com treliças ou vigas em filas paralelas.

Esses telhados podem ser cobertos com vidros ou outros tipos de materiais, o que é comum nos balneários.

A depender do local de sua instalação pode, até mesmo, permanecer aberto – como no Balneário – a fim de conferir iluminação natural aos espaços.

Enfim, já está dando para ter uma boa ideia de que o Balneário Estrela do Formoso vale a pena, não é? Mas tem mais para conferir.

Locação: salva-vidas, stand up e boias

Estrela do Formoso
Fonte: Estrela do Formoso (TripAdvisor)

O aluguel de salva-vidas, de stand up e de boias é uma proposta inovadora desse atrativo. Interessantemente, todas essas alternativas permitem uma descida cheia de aventura de trechos sinuosos do rio

Então, a locação dos equipamentos pode adicionar uma dose extra de adrenalina – condição essencial para completar um fantástico dia em família!

Diferentemente das aventuras oferecidas pelos passeios de bote no Balneário Eco Park, Balneário do Sol ou do Balneário Nascente Azul (para não mencionar os passeios de barco – tão comuns na região), descer o rio de stand up ou de boia é uma prática bastante divertida, principalmente para usufruir entre filhos e pais.

Isso se justifica pelo fato de que os trechos do rio nos quais as descidas de boia são realizadas podem ser considerados ideais para se fazer com crianças, dada a maior facilidade no controle do tempo e da velocidade.

O que levar?

Conforme mencionado, o Balneário possui uma impressionante quantidade de decks para que os visitantes de Bonito possam acessar o Rio Formoso – são sete estruturas desse tipo!

Você encontrará bangalôs ecológicos totalmente integrados à paisagem natural e estrategicamente espalhados pelo local. Isto é, a privacidade não será, de modo algum, um problema no Balneário Estrela do Formoso.

Enfim, coloque em sua mochila:

  • Câmera fotográfica;
  • Repelente de insetos;
  • Protetor solar;
  • Chinelos;
  • Vestimentas leves;
  • Roupas de banho.

Afinal, o Balneário Estrela do Formoso vale a pena?

Com certeza, o Balneário Estrela do Formoso vale a pena, principalmente se você está em busca de um passeio para relaxar e esquecer as preocupações.

Não precisa ir para lugares distantes e pouco conhecidos pelos brasileiros – como Coreia do Sul, Ilha de Man, Costa do Marfim ou Estados Federados da Micronésia – para curtir momentos inesquecíveis. Temos tudo isso, e muito mais, no Brasil!

E então, gostou das dicas? Tem algum comentário, dúvida ou sugestão? Mande um e-mail pra nossa equipe!

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença.

Até mais!