Barreira do Inferno, em Natal: Vale a Pena? Como Aproveitar?

Em Natal, no Rio Grande do Norte, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno é um dos pontos que chama atenção de turistas e até de pessoas que moram na região.

Anúncios

Apesar de ter um nome peculiar, é um lugar cheio de história. Mas será que vale a pena conhecer?

Anúncios

Descubra se vale a pena visitar a Barreira do Inferno e saiba como aproveitar esse destino que está no roteiro de viagem de muitas pessoas que visitam o Rio Grande do Norte.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Visita à São Miguel do Gostoso
  • Várias praias maravilhosas para relaxar e curtir
  • Surk, Windsurf, Kitesurf e passeio de Buggy para quem procura atrações únicas
Ver Passeio →
Parrachos de Maracajaú
  • Considerado como o "Caribe brasileiro", por sua beleza
  • Pratique mergulho e diversos outros esportes aquáticos
Ver Passeio →
Praia de Pipa
  • Suas incríveis praias fazem de Pipa um dos principais pontos turísticos do Brasil
  • Sinta-se em um estúdio cinematográfico ao visitar o centro de Pipa
Ver Passeio →
Passeio de Buggy em Genipabu
  • Dirija seu buggy pelas principais dunas de Natal
  • Encontra no passeio águas quentes, lagoas tranquilas de água doce e brias suaves
Ver Passeio →
City Tour por Natal
  • Ideal para quem deseja conhecer a cidade com mais calma
  • O City Tour busca, e lhe leva de volta, até sua hospedagem
Ver Passeio →
Passeio à Barra do Cunhaú
  • Praias, piscinas naturais e passeios de barcos para quem ama ficar na água
  • Para quem gosta de esportes radicais, Windsurf e Kitesurf são as opções certas
Ver Passeio →



Localização

Onde fica?

RN-063, km 11 – Ponta Negra, Natal, Rio Grande do Norte.

Lugares próximos

  • Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT);
  • Praia Barreira do Inferno;
  • Praia de Pium;
  • Espaço Di Trento;
  • Parque do Jiqui;
  • Jiqui Country Club.

O que é o Centro de Lançamento Barreira do Inferno?

Barreira do Inferno
Créditos de imagem: MTur Destinos (Flickr)

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno é um local que fica em Natal, RN, e é centro de lançamento de foguetes. Sendo assim, é algo que gera muita curiosidade e por isso se tornou um ponto turístico.

Além disso, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno tem muitos anos de funcionamento. Afinal, foi fundado no ano de 1965 para que pudesse haver a coleta de dados do espaço aéreo brasileiro.

Isso faz com que tenha grande contribuição histórica para a Força Aérea Brasileira. Ou seja, há muito informativo, tanto em relação a testes de lançamento, quanto de conteúdo de foguete de sondagem.

América do Sul

As instalações desse centro ficam situadas na Rota do Sol e foram as primeiras instalações criadas na América do Sul para a finalidade de base área de lançamento de foguetes.

E isso aconteceu justamente no Brasil, no Rio Grande do Norte, o que é motivo de orgulho e comemorações para a população como um todo. Isso porque as pesquisas feitas são essenciais para o crescimento da FAB e também de Natal.

Coletas de dados

Nesse local também são realizadas análises dos dados coletados, sendo algo importante para o avanço da ciência no país.

Nesse sentido, escolheu-se a região para lançamentos de foguetes porque ela tem vasta área de impacto no oceano, bem como fica perto do Equador Magnético.

O centro fica em um local muito estratégico, pois nos períodos do ano em que ocorrem atividades aéreas envolvendo foguetes ou sondas, elas se favorecem pelas condições climáticas, principalmente em relação aos ventos.

Foguetes lançados

Muitos foguetes já foram lançados da Barreira do Inferno. Até mesmo em comemoração aos 50 anos do centro, teve lançamento de um foguete que saiu diretamente de lá.

Ainda, na Barreira do Inferno são feitas atividades no espaço aéreo que auxiliam a aeronáutica do Brasil. Sendo assim, é um lugar com grande importância e relevância e com muitas atrações para o turismo.

Segunda Guerra Mundial

Na parte histórica do Centro de Lançamento Barreira do Inferno está a questão de que o desejo de avançar no reconhecimento e domínio do espaço aéreo aconteceu a partir da Segunda Guerra Mundial.

Nesse momento, Natal passou a ser a capital espacial do Brasil. Ou seja, foi algo revolucionário para o despertar aéreo no país e na América Latina como um todo.

Afinal, até esse momento, outros países já tinham desenvolvimento nesse sentido, mas os países sul-americanos não.

Foque no que Realmente Importa e Deixe Todo Resto Conosco…

Preparamos um guia completo, atualizado e 100% gratuito para você viajar com tranquilidade e não deixar passar nenhum detalhe. mockup natal
O que você encontrará no nosso Guia Completo de Viagem – NATAL/RN:

✅ A época ideal para realizar sua viagem
✅ Os melhores meios de locomoção
✅ Os principais eventos
✅ Passeios imperdíveis
✅ Atrações indispensáveis
✅ Seleção especial com os principais restaurante

Nós já fizemos todo trabalho por você…

Faça o download gratuito do material e planeje a sua viagem com muito mais facilidade e segurança

Sendo assim, o Centro de Lançamento Barreira do Inferno se tornou um aliado até mesmo para o desenvolvimento da segurança do país, se tornando um local de grande atividade da Força Aérea Brasileira.

Vale a pena conhecer a Barreira do Inferno?

Barreira do Inferno
Fonte: Gabriel Machado Werneck Barroca (Flickr)

Agora você já sabe um pouco mais da história e do funcionamento da Barreira do Inferno, será que vale a pena ir até lá e conhecer o local?

A resposta é sim, vale muito a pena incluir o lugar nas opções de viagem. Vamos ver alguns de seus pontos positivos em seguida?

Beleza exuberante

O primeiro ponto é que o lugar é muito bonito, é todo composto por paisagens belas. Além disso, existem dunas nas proximidades. Então, se você é alguém que gosta de natureza, esse já é um ponto muito positivo.

Peças de foguetes

Outro fator que faz com que seja muito interessante visitar a Barreira do Inferno é o fato de que lá você pode conhecer partes de aeronaves que foram importantes para o desenvolvimento aeronáutico no país.

Ademais, consegue ver de perto peças de foguete e até mesmo lançamentos, a depender das atividades desenvolvidas.

Levando em consideração que o Brasil não é um país muito ativo em lançamentos de foguetes, ter essa instalação que disponibiliza partes de foguetes e de aeronaves para que você veja como são feitas, tenha entendimento de tamanhos e maiores detalhes, é algo muito interessante.

Praia da Barreira

Ademais, perto desse destino tem praias, como a Praia da Barreira, o que permite que a viagem seja ainda mais completa. Você pode estender a visitação e aproveitar o que a região tem a oferecer de melhor.

Afinal, vale relembrar que Natal, especialmente na região da Barreira do Inferno, tem naturezas surpreendentes e você pode conhecer diferentes paisagens em um único local.

Ainda, vale muito a pena poder descobrir como é a história de lançamentos aéreos no país, principalmente em relação às sondas lançadas para medição e monitoramento da camada de ozônio.

E não se preocupe, porque o nome um pouco assustador não se reflete nas instalações.

O lugar apenas recebeu esse nome porque pescadores da região sempre viam reflexos de falésias com coloração avermelhada e que estão presentes no Centro de Lançamento da Barreira.

Além do mais, o lugar oferece conteúdo acessível em libras usando o VLibras, o que permite que um maior público consiga ter amplo acesso aos conteúdos.

Testes da FAB

Outra questão interessante para motivar a visita à Barreira do Inferno é que lá são feitos constantes testes da FAB, Força Aérea Brasileira.

Ou seja, é um local em que a FAB faz testes, rastreia objetos no espaço aéreo e aprimora sistemas de aeronaves que podem ser até mesmo pilotadas remotamente.

Portanto, se você gosta desse assunto e tem curiosidade sobre as atividades de domínio espacial, rastreamento espacial e testes aéreos, a Barreira do Inferno é o local mais indicado para visitar em solo brasileiro.

Como fazer a visita?

O lugar é aberto para visitação, desde que você faça um agendamento prévio para verificar a disponibilidade no dia que deseja.

Isso porque, como é um centro em funcionamento, determinadas atividades em operação podem impedir a abertura ao público.

Sendo assim, a primeira coisa a fazer é verificar a disponibilidade e agendar sua visita, o que pode ser feito por meio de agência de turismo para facilitar o contato e a organização do seu roteiro.

O que mais dá para absorver na visita à Barreira do Inferno?

Barreira do Inferno
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

Praia da Barreira

Você pode iniciar o roteiro indo ao Centro de Lançamento Barreira do Inferno, que fica na Rodovia RN-063, km 11. Esse trecho da rodovia está localizado em Parnamirim, cidade da Região Metropolitana em Natal.

Depois de conhecer todas as curiosidades das instalações, você pode obter informações sobre a Praia da Barreira, que é uma praia deserta que faz parte da base da FAB.

Infelizmente a praia não está aberta para o público. Entretanto, como faz parte da história do local, é possível conseguir muitas informações durante o passeio nas instalações da base.

As fotos do local já conseguem demonstrar muito bem a beleza das paisagens exuberantes da praia da base aérea.

Projeto Tamar

Outra forma de aproveitar ainda mais o passeio é descobrir mais sobre o Projeto Tamar, responsável pela preservação ecológica da praia.

No local existe um reduto muito preservado com tartarugas que ficam sob a supervisão do projeto. Sem dúvida, isso torna a região uma importante área de preservação ambiental.

Inclusive, esse é um dos motivos de não ser possível visitar pessoalmente. Afinal, o turismo pode comprometer o ecossistema da praia e prejudicar a preservação das tartarugas que vivem sob condições ricas do meio ambiente local.

Porém, por meio das fotos das tartarugas, você consegue perceber a importância da preservação do meio ambiente marítimo. Isso faz com que a visita tenha até um papel educativo.

Conclusão: afinal, vale a pena?

Barreira do Inferno
Fonte: Márcia Procopio Rocuet (Flickr)

Como você pode ver, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno é um ponto turístico muito interessante e vale sim ser visitado quando você for ao litoral sul do Rio Grande do Norte.

Por ter uma carga de informações de pesquisas, análises, partes de foguetes e ainda a questão ambiental, é um ótimo passeio para fazer com crianças. Os pequenos adoram a temática espacial e marinha.

Em uma breve busca na internet você consegue mensurar a beleza e as possibilidades existentes ao incluir a Barreira do Inferno no seu roteiro de viagem.

Além disso, você também pode agendar sua viagem justamente para um dia em que houver um lançamento.

Isso é algo que pode ser inspirador e que somente o Centro da Barreira do RN pode oferecer, pois se quiser ver de perto esse tipo de atividade sem ser nessa região, só buscando bases fora do Brasil, como o programa espacial americano.

Ademais, o conteúdo da visitação é sempre muito rico em detalhes sobre a história do local, história da FAB e das atividades que se desenvolvem na base aérea.

Ainda, o fato de o local como um todo fazer parte de um local de pesquisas e preservação de tartarugas marinhas, torna tudo ainda mais enriquecedor.

Sendo assim, é uma experiência incrível poder ter contato com histórias do comando da aeronáutica, com o programa espacial do Brasil e com toda a riqueza da cidade de Parnamirim.

Portanto, o Centro da Barreira do Inferno é uma das opções de viagens ao RN com atrações peculiares que você não pode encontrar em outras regiões. Isso torna Natal e a base locais ainda mais encantadores.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Natal