Bonito com Bebê: As 7 Atrações para Aproveitar sua Viagem!

A cidade de Bonito é um dos destinos mais famosos de Mato Grosso do Sul. Com inúmeros rios e cachoeiras, o município que fica a 297 km de Campo Grande é conhecido pela natureza exuberante. A cidade é apontada como a capital brasileira do ecoturismo. Por lá, praticamente todas as atividades são acessíveis a todas as idades. Todas mesmo. Por isso, hoje vamos mostrar lugares para ir a Bonito com bebê!

Como você já deve saber, uma das principais atividades de interesse do lugar é a prática da flutuação – quando você coloca roupas adequadas e snorkel e fica virado com a barriga para baixo para observar peixes e a flora aquática dos rios.

Ao ter um filho de colo, porém, a prática fica mais difícil. Mas, hoje mostraremos alguns passeios que possibilitam até mesmo que se faça essa famosa atividade!

Claro que, com um filho pequeno, nem todas as atrações são viáveis – afinal, você não vai querer fazer uma descida de rapel com uma criança no colo, não é?

Mas, acredite, é possível aproveitar muito bem o passeio, e com toda a tranquilidade do mundo, se você optar pelos atrativos certos

Quais são os 7 melhores passeios em Bonito com bebê?

Entre os passeios mais indicados estão os balneários. Há diversos pela região, todos super integrados à natureza e com oferta de equipamentos que deixarão todo mundo entretido.

Você pode, por exemplo, se banhar com os filhos pequenos em meio aos cardumes nas piscinas naturais ou descer de tirolesa.

Por falar em peixes, outro passeio muito indicado é pelo Aquário Natural.

Por lá, a observação da vida marinha se dá ao mesmo pode ser feita tanto com equipamento para flutuação quanto a partir de um barco de apoio. Vamos conhecer cada um deles?

1. Balneário do Sol

Balneário do Sol
Fonte: Sven Vietmeier (Flickr)

Como dissemos, entre as principais atrações para se levar crianças pequenas e aproveitar muito em família estão os balneários. Afinal, praticamente todos eles oferecem ótima infraestrutura, e tudo num ambiente integrado à natureza.

Um dos mais legais para quem quer, ao mesmo tempo, curtir e descansar é o Balneário do Sol.

A região onde ele fica é formada por muito verde e águas transparentes. Essa atração está localizada às margens do Rio Formoso, um dos mais famosos do estado, e com isso o atrativo oferece a chance de nadar nas piscinas de água corrente ou no próprio rio.

Se você optar por dar um mergulho no Rio Formoso, estará dividindo as águas com peixes como piraputangas, curimbas e dourados. E dividindo mesmo: os cardumes

A fauna fora da água também encanta. Por lá, você e os pequenos  contemplarão várias espécies de aves e macacos. Uma boa chance para tirar fotos incríveis!

Para entreter ainda mais o seu filho pequeno, o local oferece um parque infantil, que conta com brinquedos de diferentes tipos.

E na hora do almoço, se você quiser, o espaço oferece churrasqueiras para você mesmo assar aquela carne.

2. Balneário Municipal

Balneário Municipal de Bonito
Fonte: Alex da Silveira (Flickr)

O Balneário Municipal é o mais próximo da cidade. Ele fica a apenas seis quilômetros de Bonito.

Assim como o anterior, uma das vantagens de se escolher um local como esse é a boa infraestrutura. Você pode desde preparar o próprio churrasco até aproveitar uma das várias opções de restaurantes ou lanchonetes à disposição.

A ideia do balneário é ter um dia agradável e sossegado. É possível mergulhar, ficar descansando sob o sol ou sob as árvores.

A piscina natural que se forma com as águas do rio são rasas e ótimas para se entrar com os filhos pequenos, tudo com o máximo de segurança.

As águas têm diferentes tons, alguns muito cristalinos, ao melhor estilo de Bonito.

3. Parque das Cachoeiras

Parque das Cachoeiras
Fonte: Ricardo Zaviasky (Flickr)

A apenas 17 quilômetros do centro você e seus pequenos encontrarão um ótimo lugar para descanso, contemplação e um banho gostoso.

Você precisa saber de antemão que o passeio ocorre por uma trilha que se estende por 1,8 quilômetro. E com uma criança de colo isso pode se tornar cansativo, não é mesmo?

Pois, então, não!

Isso porque o parque conta com sete paradas para banho, seja em cachoeiras ou piscinas naturais do Rio Mimoso.

Vale ressaltar, contudo, que o acesso de crianças pequenas às quedas d’água é restrito por questões de segurança.

De qualquer modo, o atrativo vale muito a pena. Principalmente se você estiver por lá na hora do almoço.

Isso porque, para completar a experiência, entre as dicas que podemos dar é aproveitar a passagem por lá para comer um típico almoço do Mato Grosso do Sul. O cardápio é servido na sede da fazenda que abriga o Parque das Cachoeiras.

4. Buraco das Araras

Buraco das Araras
Fonte: Cristian Malevic (Flickr)

O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas (depressão circular em forma de funil) do mundo! Para definir de forma mais simples, trata-se de uma “colina ao contrário”. E que colina!

A atração tem cerca de 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência. Sério, o ambiente é uma imensidade de beleza.

A visita por lá inclui uma caminhada por uma trilha de cerca de um quilômetro. Mais uma vez, estar com um bebê de colo em nada irá atrapalhar seu passeio. Afinal, a trilha é plana e a caminhada é bem tranquila. Pode ir sossegado com os pequenos.

O Buraco das Araras fica em uma área de preservação, e durante o percurso você passará por duas plataformas de observação. No total, são 100 hectares de cerrado, 29 dos quais destinados a uma Unidade de Conservação Federal.

As dolinas são habitadas por cerca de 135 espécies de aves. Como não poderia deixar de ser, as grandes atrações são as araras. Por lá, você verá tanto as vermelhas quanto as azuis. Elas são encontradas em grande número nessa “colina invertida” porque usam as fendas nas rochas da dolina para construir seus ninhos.

O tour pelo Buraco das Araras conta com ótima infraestrutura. Ele inclui receptivo, loja para aquisição de produtos e lembranças da região, banheiros e área de café.

Ah, e no receptivo também tem sinal de wi-fi. Ótimo momento para você mostrar ao mundo que está num paraíso com o bebê.

Para completar, o passeio conta com o acompanhamento de guias e monitores especializados. A gratuidade é para crianças de até sete anos.

5. Aquário Natural

Aquário Natural
Fonte: Fernando Quevedo (Flickr)

Esse é um excelente atrativo para ir com as crianças pequenas – e, assim como os demais, não há cobrança de ingresso para os filhos menores.

A nascente é o principal destaque do Aquário Natural. A vegetação aquática é bastante diversificada, e os cardumes de piraputangas impressionam.

O fato de a água ser bastante cristalina ajuda a tornar tudo mais bonito.

Um ponto a se ressaltar dessa atração é que você não pode ficar em pé dentro da água, para proteger o fundo. Assim, há duas opções: a flutuação ou a permanência no barco.

Uma coisa legal a se fazer se você estiver com uma criança de colo é revezar com seu companheiro ou companheiro: enquanto um fica com o bebê na embarcação, o outro aproveita para flutuar.

O receptivo também conta com uma área com muitas almofadas para descanso. Ótimo momento para recuperar as energias.

6. Nascente Azul

Flutuação na Nascente Azull
Fonte: Renata Mussano (Flickr)

A Nascente Azul é outro balneário, mas com uma pegada um pouco diferente. Por lá você irá se deparar com belas paisagens, piscinas naturais, praia com quiosques, capela e um lago cristalino de águas correntes vindas direto da nascente.

E olha que legal: crianças a partir de quatro anos já podem fazer flutuação!

Agora, se você estiver com um bebê de colo, o passeio pela nascente será restrito. Isso porque não há barco que faça o trajeto.

E por que, então, incluímos como opção de roteiro? A resposta se deve ao fato de que a estrutura do local é bastante aprazível e convidativa.

Se por um lado você vá deixar a flutuação de lado, por outro as opções de diversão de day-use são bastante diversificadas.

7. Praia da Figueira

Praia da Figueira
Fonte: Osni Lopes (Flickr)

A Praia da Figueira é outra atração que fica próxima à cidade de Bonito, por isso é um daqueles passeios que você pode decidir até mesmo de última hora.

O atrativo fica a apenas 14 quilômetros da cidade e oferece ótimas condições para quem estiver com um bebê de colo.

Instalada em uma área com mais de 60 mil metros quadrados, a Praia da Figueira tem areia branca e também é banhada por um lago artificial formado pelas águas do Formoso.

O local conta com bangalô, redário, restaurante, bar, lanchonete, playground e um belo parque aquático.

A água calma e de baixa profundidade é ideal para quem quer se refrescar com os filhos menores. E quando seu parceiro ou parceira estiver cuidando da criança, dá para dar uma escapada para aproveitar a tirolesa e se divertir à beça!

Um equipamento que compõe o lugar e é destinado a adultos e crianças é o Escorrega. Trata-se de uma rampa molhada que leva até dentro de uma piscina de baixa profundidade.

E então, gostou das dicas sobre o que fazer em Bonito com bebê? Continue acompanhando o Viagem Club, sempre com o melhor conteúdo sobre Bonito!