Gruta do Lago Azul

Bonito em Março: Melhores Passeios do Mês

Se você quer curtir Bonito em março, chegou ao lugar certo para obter as melhores dicas!

Bonito, que fica no Mato Grosso do Sul, a cerca de 300 km de Campo Grande, é uma das belas cidades do Brasil.

Tem um turismo forte, com ótimos passeios. A viagem pode ser feita durante o ano todo, inclusive em março, na baixa estação.

Então, vamos falar sobre como curtir Bonito em março ao máximo?

Confira!

Como aproveitar Bonito em março da melhor maneira possível?

Mesmo com a chuva, a cidade de Bonito possui diversas opções de passeios e pontos turísticos para o mês de março, que fecha o verão.

Portanto, para quem gosta de estar junto da natureza, a região possui muitos locais famosos e com belezas estonteantes.

Cachoeiras, balneários e rios, por exemplo… Bonito é rica em passeios e locais. Não sendo uma cidade de praia, ou com uma grande estrutura, o foco são as áreas naturais e não-urbanas, o chamado ecoturismo.

Assim, confira uma lista com as melhores atrações da cidade para você programar sua viagem.

1. A Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul
Fonte: Sidnei José Romano (Flickr)

Essa caverna é o principal cartão-postal da cidade de Bonito.

Uma fantástica formação de calcário e um belíssimo lago azul no fundo, com diversos estalagmites, colunas e estalactites. O lago chega a até 90 metros de profundidade e se encontra no final de uma escadaria com 300 degraus.

O que deixa esse lugar ainda mais impressionante é quando o sol bate na superfície do lago, deixando-o ainda mais azul.

Além disso, os guias comentam que existem diversos fósseis de animais no fundo do lago, como uma preguiça-gigante e um tigre dentes-de-sabre. Um destino que você não pode perder ao visitar Bonito.

É importante alertar que todos os passeios precisam de reservas, mesmo na baixa temporada de março, ou seja, faça a sua com antecedência para não perder a vaga devido às grandes demandas.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Visite as cachoeiras de Bonito/MS

Cachoeira Serra da Bodoquena
Fonte: evanfer (Flickr)

Uma das vantagens de se viajar em março para Bonito é que, após as chuvas, as cachoeiras estão cheias e se tornam ainda melhores de serem visitadas – e o que não faltam são opções.

Começando pelas Cachoeiras Serra da Bodoquena, se trata de uma trilha leve com 2,5km de extensão, passando por oito paradas para banhos, incluindo cachoeiras e piscinas naturais. De fato, é um ótimo passeio que fica a 70km de Bonito.

Além disso, outro ótimo destino é a Boca do Onça, uma trilha um pouco maior que a anterior, com 4 mil metros.

Este passeio oferece contato com a fauna e a flora local, além de 11 cachoeiras, incluindo a Boca da Onça, maior cachoeira do Mato Grosso do Sul (MS), com 156 metros de queda livre, tendo também um rapel disponível. É um lugar sensacional na região.

Por fim, existe ainda a Estância Mimosa, uma tradicional fazendo sul-mato-grossense, que conta com diversas aventuras.

A trilha interpretativa contém sete cachoeiras com banhos em piscinas naturais. Existe ainda uma plataforma para salto, um mirante e até mesmo pequenas grutas, com certeza uma opção que dará histórias inesquecíveis.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

3. Nascente Azul

Balneário Nascente Azul
Fonte: Transmundi Operadora (Flickr)

A flutuação é uma das principais atividades de Bonito, com diversos destinos para se escolher. A atividade consiste em boiar na água de barriga para baixo, podendo observar o fundo cristalino e nadar em meio aos peixes.

Para ir em março, é preciso torcer para o clima estar agradável e não chuvoso, assim, você garante uma melhor experiência.

A primeira opção para se fazer a flutuação é a Nascente Azul, que fica a 29km da cidade, na nascente do Rio Bonito. São águas com lindos tons de azul turquesa.

No passeio, que dura em média duas horas e trinta minutos, você irá começar por uma trilha de 300m, que já conta com belas paisagens, para pegar o equipamento de flutuação.

Após isso, há outra trilha pela Floresta de Bacuri e chega-se à Nascente.

Por último, é feito um treinamento e o aguardado passeio é iniciado.

Flutuação que não pode faltar no roteiro
Flutuação na Nascente Azul

O passeio é feito a partir da nascente do Rio Bonit, por meio de uma trilha de cerca de 300 metros que te leva até o local de se equipar para realizar a flutuação. Depois do passeio curta um delicioso almoço e aproveitar a estrutura do Balneário Nascente Azul.

Ver PasseioFalar com Especialista

4. Rio Sucuri

Flutuação no Rio Sucuri
Fonte: mrkraposo (Flickr)

Outra opção, com belas águas para fazer flutuação, é o Rio Sucuri.

Considerado o mais cristalino do Brasil, ele tem um formato com muitas curvas, que lembra uma Sucuri, por isso ganhou este nome.

O passeio conta com uma duração de cerca de 1 hora, fluindo pelo rio e observando a natureza exuberante. O lugar é conhecido por ser um “jardim submerso”, com muitas plantas e um fundo branco por conta do calcário.

Também é possível fazer uma trilha que começa em uma fazenda e vai até as nascentes do rio, com belas paisagens. É um bom passeio fora d’água.

Por último, ainda é possível fazer um passeio de barco com toda a família, por um trecho de águas mais calmas e não menos exuberantes que as de outras partes do rio.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Rio da Prata

Flutuação no Rio da Prata
Fonte: silas luiz ferreira (Flickr)

Em seguida, os turistas devem ir ao Rio da Prata, também um dos mais famosos rios da região. O passeio começa no Rio Olho d’Água, com uma caminhada pelas matas ciliares, e a flutuação vai até o encontro dos dois rios, sendo muito contemplativo.

Diferente do Rio Sucuri, aqui a experiência conta com mais peixes, sendo possível observar uma bela fauna aquática durante a flutuação.

O conteúdo do passeio não para por aí. Além de tudo, ainda é possível fazer passeio a cavalo, mergulho com cilindros, e observação de aves.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

6. Os balneários de Bonito

Balneário Municipal de Bonito
Fonte: Jack Knight (Flickr)

O ecoturismo é um dos principais atrativos e nunca está em falta, por isso, tomar um bom banho de rio é um dos principais passeios. Bonito conta com muitos balneários.

Existe o Balneário Municipal, que é o mais acessível, onde é possível banhar-se nas águas do Rio Formoso, sendo próximo ao centro da cidade.

Além deste, existe a Praia da Figueira, onde é possível nadar e ter contato com os peixes.

E há também outros locais, como o Balneário do Sol e o Balneário Nascente Azul, que oferecem flutuação e outros atrativos.

Curta a praia de água doce
Praia da Figueira

Destino de inúmeros turistas durante o ano inteiro, a Praia da Figueira em Bonito é na realidade uma praia de água doce artificial formada em volta de uma lagoa de água cristalina com 60.000 m de comprimento. Você pode até não conseguir pegar ondas, mas vai curtir bastante esse passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

7. O Abismo Anhumas

Abismo Anhumas
Fonte: 1001 Dicas de Viagem (Flickr)

Esta deve ser uma das principais aventuras de Bonito. O passeio para esse lugar foi aberto após 30 anos de muitas pesquisas, mapeamentos e treinamentos. Uma gruta com 72 metros de profundidade, que possui um belíssimo lago azul turquesa no fundo.

Para ter acesso, é necessário um rapel, já começando a aventura. No final da descida existe um deck, onde é possível observar diversas estalagmites, estalactites que se formaram ao longo dos anos.

Após isto, se observa um verdadeiro paraíso subaquático, ocorrendo um passeio de bote com o guia (outra opção, é curtir o Rio Betione).

É também possível fazer flutuação. Além disso, para quem é certificado, o mergulho está disponível, com uso de cilindro.

Assim, a temperatura da água é de apenas 18 °C, um pouco gelada, e é possível observar diversos cones de calcário e outras belezas das profundezas.

Com certeza, é uma aventura indispensável para aproveitar o melhor que Bonito oferece em turismo.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

8. Grutas de São Miguel

Gruta de São Miguel
Fonte: Max Saraiva (Flickr)

Se você se interessou pelo Abismo Anhumas e pela Gruta do Lago Azul, existe ainda o passeio para as Grutas de São Miguel. O passeio oferece uma caminhada por entre as árvores, através de passarelas suspensas a 5m do chão.

Dessa forma, após caminhar cerca de 500m e passar por 2 mirantes, com lindas paisagens do paraíso formado pelo encontro do cerrado e da Mata Atlântica, chega-se à Gruta, onde você poderá contemplar diversas formações de milhões de anos.

É um passeio muito bonito e contemplativo.

O percurso de volta é mais tranquilo, o qual ocorre em um carrinho elétrico.

Uma das mais belas grutas de Bonito
Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel propicia passeios contemplativos subterrâneos repletos de formações geológicas, principalmente, de espeleotemas formados há milhares de anos. Os passeios começam pelas pontes que ficam suspensas junto às copas das árvores. Desse modo, é um dos pontos turísticos mais próximos do município de Bonito

Ver PasseioFalar com Especialista

9. Bóia Cross

Boia Cross
Fonte: José Luiz Gonzalez (Flickr)

O Rio da Prata e o Sucuri não são os únicos que rendem passeios incríveis.

Outra aventura imperdível é fazer Bóia Cross no Rio Formoso, cada pessoa em uma bóia cruzando o rio que contém pontos de calmaria e correnteza, garantindo bastante emoção.

Passeio radical para toda a família
Boia Cross

O Boia Cross consiste em descer as corredeiras e cachoeiras do Rio Formoso de boia, e pode ser realizado a partir dos 12 anos de idade. Ou seja, mesmo sendo considerado um passeio radical, e super divertido, ele é perfeito para ser feito por toda a família!

Ver PasseioFalar com Especialista

10. A Lagoa Misteriosa

Lagoa Misteriosa
Fonte: Lucas Marinho (Flickr)

Outra atividade pouco conhecida em Bonito é a Lagoa Misteriosa, perfeita para se visitar em março. O passeio para a Lagoa Misteriosa pode passar despercebido, mas é algo impressionante.

De fato, a profundidade do local ainda é desconhecida. Um mergulhador chegou à marca de 220m, mas o fundo do local ainda não foi acessado.

Tendo uma água bem transparente, a flutuação e o mergulho aqui são experiências sensacionais.

Além disso, o passeio é bem completo e possui mirantes, uma trilha, sendo toda a região de tirar o fôlego.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

11. O arvorismo

Arvorismo
Fonte: Jorge del Valle (Flickr)

As viagens precisam incluir o arvorismo em seu roteiro, com percursos desafiadores, nas alturas. Precisando se utilizar de força, equilíbrio e superar medos, andar pelas árvores é imperdível.

O Hotel Cabanas, que fica bem próximo à cidade, oferece opções noturnas e diurnas, onde o turista poderá se pendurar em passarelas sob as árvores, de até 5m de altura, além de cabos de aço para ficar suspenso.

Curta o arvorismo no Hotel Cabanas
Hotel Cabanas

Outra atividade para quem ama viver nas alturas é o Arvorismo. Para quem deseja a atividade, deve-se dirigir até o Hotel Cabanas. O Hotel possui um circuito de aventura que pode também ser oferecido para pessoas que não estão hospedadas no local. Vale destacar o incrível café da manhã!

Ver PasseioFalar com Especialista

12. Quadriciclos

Pilotar quadriciclo em Bonito
Fonte: Mari Finamore (Flickr)

Os quadriciclos oferecem uma experiência radical e agitada, para desfrutar o ambiente de outra maneira.

As viagens pela mata em alta velocidade, com segurança proporcionada pelos monitores que acompanham o trajeto, com certeza, são algo de tirar o fôlego.

13. O Buraco das Araras

Buraco das Araras
Fonte: Cristian Malevic (Flickr)

Em um passeio numa caverna que o teto desmoronou, chamado de dolina, com quase 1km de trajeto e 2 mirantes, é possível observar diversas araras vermelhas e outras mais de 150 espécies de aves.

O Buraco das Araras é um lugar muito impactante, que tem bastante profundidade, sendo um ótimo passeio contemplativo.

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

O que está esperando para planejar sua viagem para Bonito?

Após o fim das férias escolares e do verão, começa a baixa temporada em março, contanto que o carnaval não seja nesse mês. As viagens e a hospedagem passam a ter preços mais baixos.

Em Bonito não seria diferente. Apesar do clima ser um pouco incerto, com a chuva podendo atrapalhar algum passeio, ainda é possível tirar bom proveito de tudo que a cidade oferece.

A temperatura é bem amena, possuindo mínima de 22 °C e máxima de 30 °C no mês de março.

Os serviços de passeio deixam a aventura completa, oferecendo bons equipamentos para os locais a serem visitados.

Por isso, aproveite as dicas dos locais, não perca tempo, planeje agora sua viagem para Bonito e tenha uma experiência inesquecível.

Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.

Até a próxima.

FAQ

Como é Bonito em março?

Bonito em março é baixa estação, ou seja, não é alta temporada. As águas de março fecham o verão e é tudo mais calmo na capital do ecoturismo. As temperaturas variam de 22 a 30 u00b0C e os passeios não costumam estar muito lotados, exceto quando o Carnaval coincide com o mês.

Março é um mês cheio de surpresas e aventuras para quem visita Bonito. A cidade oferece diversas opções de passeios para todos os gostos, desde trilhas ecológicas, mergulhos em rios cristalinos, passeios de barco e muito mais. Se você está planejando uma viagem para Bonito em Março, não deixe de aproveitar as melhores atrações que a cidade tem a oferecer. Aproveite para conhecer as belezas naturais e desfrutar de momentos inesquecíveis com a família e amigos. Bonito em Março é sinônimo de diversão e aventura!