Bonito em março: como aproveitar durante o mês?

Bonito, que fica no Mato Grosso do Sul, é uma das belas cidades do Brasil. Tem um turismo forte, com ótimos passeios. A viagem pode ser feita durante o ano todo, inclusive em março, na baixa estação.

Então, vamos falar sobre como curtir Bonito em março ao máximo?

Confira!

Como aproveitar Bonito em março da melhor maneira possível?

Mesmo com a chuva, a cidade de Bonito possui diversas opções de passeios e pontos turísticos para o mês de março, que fecha o verão.

Portanto, para quem gosta de estar junto da natureza, a região possui muitos locais famosos e com belezas estonteantes.

Cachoeiras, balneários e rios, por exemplo… Bonito é rica em passeios e locais. Não sendo uma cidade de praia, ou com uma grande estrutura, o foco são as áreas naturais e não-urbanas, o chamado ecoturismo.

Assim, confira uma lista com as melhores atrações da cidade para você programar sua viagem.

1. A Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul
Fonte: Sidnei José Romano (Flickr)

Essa caverna é o principal cartão-postal da cidade de Bonito.

Uma fantástica formação de calcário e um belíssimo lago azul no fundo, com diversos estalagmites, colunas e estalactites. O lago chega a até 90 metros de profundidade e se encontra no final de uma escadaria com 300 degraus.

O que deixa esse lugar ainda mais impressionante é quando o sol bate na superfície do lago, deixando-o ainda mais azul.

Além disso, os guias comentam que existem diversos fósseis de animais no fundo do lago, como uma preguiça-gigante e um tigre dentes-de-sabre. Um destino que você não pode perder ao visitar Bonito.

É importante alertar que todos os passeios precisam de reservas, mesmo na baixa temporada de março, ou seja, faça a sua com antecedência para não perder a vaga devido às grandes demandas.

2. Visite as cachoeiras de Bonito/MS

Cachoeira Serra da Bodoquena
Fonte: evanfer (Flickr)

Uma das vantagens de se viajar em março para Bonito é que, após as chuvas, as cachoeiras estão cheias e se tornam ainda melhores de serem visitadas – e o que não faltam são opções.

Começando pelas Cachoeiras Serra da Bodoquena, se trata de uma trilha leve com 2,5km de extensão, passando por oito paradas para banhos, incluindo cachoeiras e piscinas naturais. De fato, é um ótimo passeio que fica a 70km de Bonito.

Além disso, outro ótimo destino é a Boca do Onça, uma trilha um pouco maior que a anterior, com 4 mil metros.

Este passeio oferece contato com a fauna e a flora local, além de 11 cachoeiras, incluindo a Boca da Onça, maior cachoeira do Mato Grosso do Sul (MS), com 156 metros de queda livre, tendo também um rapel disponível. É um lugar sensacional na região.

Por fim, existe ainda a Estância Mimosa, uma tradicional fazendo sul-mato-grossense, que conta com diversas aventuras.

A trilha interpretativa contém sete cachoeiras com banhos em piscinas naturais. Existe ainda uma plataforma para salto, um mirante e até mesmo pequenas grutas, com certeza uma opção que dará histórias inesquecíveis.

3. Nascente Azul

Balneário Nascente Azul
Fonte: Transmundi Operadora (Flickr)

A flutuação é uma das principais atividades de Bonito, com diversos destinos para se escolher. A atividade consiste em boiar na água de barriga para baixo, podendo observar o fundo cristalino e nadar em meio aos peixes.

Para ir em março, é preciso torcer para o clima estar agradável e não chuvoso, assim, você garante uma melhor experiência.

A primeira opção para se fazer a flutuação é a Nascente Azul, que fica a 29km da cidade, na nascente do Rio Bonito. São águas com lindos tons de azul turquesa.

No passeio, que dura em média duas horas e trinta minutos, você irá começar por uma trilha de 300m, que já conta com belas paisagens, para pegar o equipamento de flutuação.

Após isso, há outra trilha pela Floresta de Bacuri e chega-se à Nascente.

Por último, é feito um treinamento e o aguardado passeio é iniciado.

4. Rio Sucuri

Flutuação no Rio Sucuri
Fonte: mrkraposo (Flickr)

Outra opção, com belas águas para fazer flutuação, é o Rio Sucuri.

Considerado o mais cristalino do Brasil, ele tem um formato com muitas curvas, que lembra uma Sucuri, por isso ganhou este nome.

O passeio conta com uma duração de cerca de 1 hora, fluindo pelo rio e observando a natureza exuberante. O lugar é conhecido por ser um “jardim submerso”, com muitas plantas e um fundo branco por conta do calcário.

Também é possível fazer uma trilha que começa em uma fazenda e vai até as nascentes do rio, com belas paisagens. É um bom passeio fora d’água.

Por último, ainda é possível fazer um passeio de barco com toda a família, por um trecho de águas mais calmas e não menos exuberantes que as de outras partes do rio.

5. Rio da Prata

Flutuação no Rio da Prata
Fonte: silas luiz ferreira (Flickr)

Em seguida, os turistas devem ir ao Rio da Prata, também um dos mais famosos rios da região. O passeio começa no Rio Olho d’Água, com uma caminhada pelas matas ciliares, e a flutuação vai até o encontro dos dois rios, sendo muito contemplativo.

Diferente do Rio Sucuri, aqui a experiência conta com mais peixes, sendo possível observar uma bela fauna aquática durante a flutuação.

O conteúdo do passeio não para por aí. Além de tudo, ainda é possível fazer passeio a cavalo, mergulho com cilindros, e observação de aves.

6. Os balneários de Bonito

Balneário Municipal de Bonito
Fonte: Jack Knight (Flickr)

O ecoturismo é um dos principais atrativos e nunca está em falta, por isso, tomar um bom banho de rio é um dos principais passeios. Bonito conta com muitos balneários.

Existe o Balneário Municipal, que é o mais acessível, onde é possível banhar-se nas águas do Rio Formoso, sendo próximo ao centro da cidade.

Além deste, existe a Praia da Figueira, onde é possível nadar e ter contato com os peixes.

E há também outros locais, como o Balneário do Sol e o Balneário Nascente Azul, que oferecem flutuação e outros atrativos.

7. O Abismo Anhumas

Abismo Anhumas
Fonte: 1001 Dicas de Viagem (Flickr)

Esta deve ser uma das principais aventuras de Bonito. O passeio para esse lugar foi aberto após 30 anos de muitas pesquisas, mapeamentos e treinamentos. Uma gruta com 72 metros de profundidade, que possui um belíssimo lago azul turquesa no fundo.

Para ter acesso, é necessário um rapel, já começando a aventura. No final da descida existe um deck, onde é possível observar diversas estalagmites, estalactites que se formaram ao longo dos anos.

Após isto, se observa um verdadeiro paraíso subaquático, ocorrendo um passeio de bote com o guia (outra opção, é curtir o Rio Betione).

É também possível fazer flutuação. Além disso, para quem é certificado, o mergulho está disponível, com uso de cilindro.

Assim, a temperatura da água é de apenas 18 °C, um pouco gelada, e é possível observar diversos cones de calcário e outras belezas das profundezas.

Com certeza, é uma aventura indispensável para aproveitar o melhor que Bonito oferece em turismo.

8. Grutas de São Miguel

Gruta de São Miguel
Fonte: Max Saraiva (Flickr)

Se você se interessou pelo Abismo Anhumas e pela Gruta do Lago Azul, existe ainda o passeio para as Grutas de São Miguel. O passeio oferece uma caminhada por entre as árvores, através de passarelas suspensas a 5m do chão.

Dessa forma, após caminhar cerca de 500m e passar por 2 mirantes, com lindas paisagens do paraíso formado pelo encontro do cerrado e da Mata Atlântica, chega-se à Gruta, onde você poderá contemplar diversas formações de milhões de anos.

É um passeio muito bonito e contemplativo.

O percurso de volta é mais tranquilo, o qual ocorre em um carrinho elétrico.

9. Bóia Cross

Boia Cross
Fonte: José Luiz Gonzalez (Flickr)

O Rio da Prata e o Sucuri não são os únicos que rendem passeios incríveis.

Outra aventura imperdível é fazer Bóia Cross no Rio Formoso, cada pessoa em uma bóia cruzando o rio que contém pontos de calmaria e correnteza, garantindo bastante emoção.

10. A Lagoa Misteriosa

Lagoa Misteriosa
Fonte: Lucas Marinho (Flickr)

Outra atividade pouco conhecida em Bonito é a Lagoa Misteriosa, perfeita para se visitar em março. O passeio para a Lagoa Misteriosa pode passar despercebido, mas é algo impressionante.

De fato, a profundidade do local ainda é desconhecida. Um mergulhador chegou à marca de 220m, mas o fundo do local ainda não foi acessado.

Tendo uma água bem transparente, a flutuação e o mergulho aqui são experiências sensacionais.

Além disso, o passeio é bem completo e possui mirantes, uma trilha, sendo toda a região de tirar o fôlego.

11. O arvorismo

Arvorismo
Fonte: Jorge del Valle (Flickr)

As viagens precisam incluir o arvorismo em seu roteiro, com percursos desafiadores, nas alturas. Precisando se utilizar de força, equilíbrio e superar medos, andar pelas árvores é imperdível.

O Hotel Cabanas, que fica bem próximo à cidade, oferece opções noturnas e diurnas, onde o turista poderá se pendurar em passarelas sob as árvores, de até 5m de altura, além de cabos de aço para ficar suspenso.

12. Quadriciclos

Pilotar quadriciclo em Bonito
Fonte: Mari Finamore (Flickr)

Os quadriciclos oferecem uma experiência radical e agitada, para desfrutar o ambiente de outra maneira.

As viagens pela mata em alta velocidade, com segurança proporcionada pelos monitores que acompanham o trajeto, com certeza, são algo de tirar o fôlego.

13. O Buraco das Araras

Buraco das Araras
Fonte: Cristian Malevic (Flickr)

Em um passeio numa caverna que o teto desmoronou, chamado de dolina, com quase 1km de trajeto e 2 mirantes, é possível observar diversas araras vermelhas e outras mais de 150 espécies de aves.

O Buraco das Araras é um lugar muito impactante, que tem bastante profundidade, sendo um ótimo passeio contemplativo.

Posts Relacionados

O que está esperando para planejar sua viagem para Bonito?

Após o fim das férias escolares e do verão, começa a baixa temporada em março, contanto que o carnaval não seja nesse mês. As viagens e a hospedagem passam a ter preços mais baixos.

Em Bonito não seria diferente. Apesar do clima ser um pouco incerto, com a chuva podendo atrapalhar algum passeio, ainda é possível tirar bom proveito de tudo que a cidade oferece.

A temperatura é bem amena, possuindo mínima de 22 °C e máxima de 30 °C no mês de março.

Os serviços de passeio deixam a aventura completa, oferecendo bons equipamentos para os locais a serem visitados.

Por isso, aproveite as dicas dos locais, não perca tempo, planeje agora sua viagem para Bonito e tenha uma experiência inesquecível .