Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Cachoeira da Fumaça no Jalapão: Prós e Contras
Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça no Jalapão: Prós e Contras

A Cachoeira da Fumaça no Jalapão é um ponto turístico belíssimo e muito conhecido pela região.

Apesar disso, o público externo ainda não conhece tanto o local, uma vez que ele não integra o “roteiro tradicional” de exploração do Jalapão.

Quer saber mais sobre o atrativo? Então confira mais informações, seus prós e contras e se vale a pena conhecer o local.

Boa leitura!

Localização

🚗 Onde fica?

A Cachoeira da Fumaça fica próxima à região do Parque Estadual do Jalapão, dentro da Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins (Serras Gerais).

De forma mais específica, trata-se de uma área da zona rural da cidade de Almas/TO, estando nas proximidades dos municípios de Pindorama do Tocantins e de Ponte Alta do Tocantins.

📍Lugares Próximos

  • Lagoa do Japonês;
  • Cânion Encantado;
  • Cidade das Pedras;
  • Cachoeira dos Pelados;
  • Pedra Furada;
  • Cachoeira do Urubu Rei;
  • Arco do Sol;
  • Cachoeira do Soninho.

🚗 Como chegar?

O acesso mais facilitado acontece através de Almas, por meio da TO-477. Nesse caso, a cachoeira fica a 62 km de distância do município, bem ao lado da rodovia, restando apenas um trecho de trilha até o local.

Outra opção é sair de Pindorama, com acesso pela TO-040, sentido Almas, mas com um desvio próximo à região do Cânion Encantado, passando pelo Arco do Sol e pela Cachoeira do Soninho, totalizando 102 km.

No entanto, a alternativa mais atrativa é saindo de Ponte Alta do Tocantins, sentido Rio da Conceição, passando pela região da Pedra Furada e pela Cachoeira do Rio Soninho. Nesse caso, são 90 km de distância.

Conheça a Cachoeira da Fumaça no Jalapão

Cachoeira da Fumaça
Fonte: Anderson Paz (TripAdvisor)

Sendo uma das principais cachoeiras do estado do Tocantins, a Cachoeira da Fumaça é um ponto turístico que vale a pena conhecer no roteiro pelo Jalapão.

O local chama a atenção por suas quedas de mais de 30 metros de altura e cerca de 35 metros de largura. Além disso, a força das águas é impressionante, com um volume gigantesco, saindo do Rio das Balsas.

É devido a essa imponência, aliás, que a cachoeira possui esse nome, uma vez que a água cria uma nuvem de “fumaça” ao cair, causada pelo vapor.

O efeito visual gerado por esse fator é realmente destacável e demonstra bem o quão potente é o atrativo.

O local lembra bastante a Cachoeira da Velha, no Jalapão, que também encanta pela força de suas correntezas. Essa similaridade, aliás, não se limita apenas a aparências.

Isso porque, assim como na Cachoeira a Velha, a Cachoeira da Fumaça também não possibilitam o acesso para banhos. O lugar é inadequado para essa prática, devido às características e força das quedas.

Assim, trata-se apenas de um passeio de contemplação, mas que possibilita uma exploração significativa de sua área.

Estrutura do local

A Cachoeira da Fumaça no Jalapão é um dos atrativos mais rústicos e naturais da região. Por isso, não conta com qualquer estrutura turística no local.

Nada de restaurantes, bares ou lugares mais simples para comprar água, bebidas ou comida. É apenas a cachoeira, a natureza e nada mais.

Como conhecer a Cachoeira da Fumaça?

Embora seja muito conhecida pela região, e belíssima, o turismo na Cachoeira da Fumaça no Jalapão é praticamente inexistente junto às agências de turismo locais.

Ou seja, ela não integra os pacotes de viagens organizados por essas empresas, sendo possível conhecer o atrativo apenas em explorações por conta própria, o que também é muito comum na região.

O ponto positivo de tudo isso é que a concorrência pelo atrativo é bem menor, sendo possível contemplar as belezas do local com bastante calma.

Prós e contras da Cachoeira da Fumaça no Jalapão

Pontos positivos

A Cachoeira da Fumaça chama a atenção realmente por sua beleza e imponência, que são únicas na região. E esse é, sem dúvidas, o seu ponto positivo mais significativo.

O contato com a natureza é intenso, e o cenário criado pela queda d’água é de tirar o fôlego, mesmo visto de cima. Trata-se de um passeio de contemplação surreal, que encanta qualquer um e sempre proporcionada incríveis fotos.

Além disso, não é um ponto turístico tão visitado quanto outros destaques do Jalapão, como é o caso de praticamente todos os fervedouros. Assim, quem visita o atrativo tem muito mais espaço e tempo para explorar à vontade.

Dentre as opções de roteiro, dá para conhecer a Cachoeira da Fumaça junto a Cachoeira do Soninho e a própria Pedra Furada. E a possibilidade dessa junção é realmente um dia de passeios incríveis.

Pontos negativos

Como as agências não costumam incluir esse ponto turístico nos pacotes de viagens pelo Jalapão, fica um pouco mais difícil de conhecer o atrativo. A opção, nesse caso, é para quem está conhecendo a região por conta própria.

Ademais, é importante lembrar que a estrutura do local é inexistente. Assim, é preciso se organizar antes de visitar a região, levando água e alguns alimentos leves, para se precaver.

Além disso, a forma de acesso mais atrativa, pensando em todo o roteiro, é através de Ponte Alta do Tocantins, que é justamente o percurso mais difícil, por assim dizer, devido à estrada e falta de sinalização.

Por fim, outro ponto negativo e que vale a pena destacar é que a cachoeira não conta com pontos de banho.

É claro que a contemplação é uma atividade satisfatória também, mas esse fator pode pegar os desavisados de surpresa e levar a um desapontamento para quem pretendia nadar em suas águas.

A Cachoeira da Fumaça no Jalapão vale a pena?

Cachoeira da Fumaça
Fonte: MariaAlessandra07 (TripAdvisor)

É claro que o acesso à Cachoeira da Fumaça no Jalapão não é dos mais simples, e também não dá para se banhar no local, o que acaba tornando o passeio ainda menos atrativo para algumas pessoas.

No entanto, para quem curte uma exploração intensa e um maravilhoso passeio de contemplação, com o melhor que a natureza tem a oferecer, vale a pena o esforço para conhecer o local.

A dica, nesse caso, é complementar o roteiro com outros atrativos de destaque, como a Cachoeira do Soninho e a Pedra Furada.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais ou por e-mail!

Confira também muitas outras informações e materiais sobre destinos do Brasil e do mundo aqui no Viagem Club.

Até a próxima!