A Cachoeira da Fumaça no Jalapão é um ponto turístico belíssimo e muito conhecido pela região.
Apesar disso, o público externo ainda não conhece tanto o local, uma vez que ele não integra o “roteiro tradicional” de exploração do Jalapão.
Quer saber mais sobre o atrativo? Então confira mais informações, seus prós e contras e se vale a pena conhecer o local.
Boa leitura!
Localização
🚗 Onde fica?
A Cachoeira da Fumaça fica próxima à região do Parque Estadual do Jalapão, dentro da Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins (Serras Gerais).
De forma mais específica, trata-se de uma área da zona rural da cidade de Almas/TO, estando nas proximidades dos municípios de Pindorama do Tocantins e de Ponte Alta do Tocantins.
📍Lugares Próximos
- Lagoa do Japonês;
- Cânion Encantado;
- Cidade das Pedras;
- Cachoeira dos Pelados;
- Pedra Furada;
- Cachoeira do Urubu Rei;
- Arco do Sol;
- Cachoeira do Soninho.
🚗 Como chegar?
O acesso mais facilitado acontece através de Almas, por meio da TO-477. Nesse caso, a cachoeira fica a 62 km de distância do município, bem ao lado da rodovia, restando apenas um trecho de trilha até o local.
Outra opção é sair de Pindorama, com acesso pela TO-040, sentido Almas, mas com um desvio próximo à região do Cânion Encantado, passando pelo Arco do Sol e pela Cachoeira do Soninho, totalizando 102 km.
No entanto, a alternativa mais atrativa é saindo de Ponte Alta do Tocantins, sentido Rio da Conceição, passando pela região da Pedra Furada e pela Cachoeira do Rio Soninho. Nesse caso, são 90 km de distância.
Conheça a Cachoeira da Fumaça no Jalapão
Sendo uma das principais cachoeiras do estado do Tocantins, a Cachoeira da Fumaça é um ponto turístico que vale a pena conhecer no roteiro pelo Jalapão.
O local chama a atenção por suas quedas de mais de 30 metros de altura e cerca de 35 metros de largura. Além disso, a força das águas é impressionante, com um volume gigantesco, saindo do Rio das Balsas.
É devido a essa imponência, aliás, que a cachoeira possui esse nome, uma vez que a água cria uma nuvem de “fumaça” ao cair, causada pelo vapor.
O efeito visual gerado por esse fator é realmente destacável e demonstra bem o quão potente é o atrativo.
O local lembra bastante a Cachoeira da Velha, no Jalapão, que também encanta pela força de suas correntezas. Essa similaridade, aliás, não se limita apenas a aparências.
Isso porque, assim como na Cachoeira a Velha, a Cachoeira da Fumaça também não possibilitam o acesso para banhos. O lugar é inadequado para essa prática, devido às características e força das quedas.
Assim, trata-se apenas de um passeio de contemplação, mas que possibilita uma exploração significativa de sua área.
Estrutura do local
A Cachoeira da Fumaça no Jalapão é um dos atrativos mais rústicos e naturais da região. Por isso, não conta com qualquer estrutura turística no local.
Nada de restaurantes, bares ou lugares mais simples para comprar água, bebidas ou comida. É apenas a cachoeira, a natureza e nada mais.
Como conhecer a Cachoeira da Fumaça?
Embora seja muito conhecida pela região, e belíssima, o turismo na Cachoeira da Fumaça no Jalapão é praticamente inexistente junto às agências de turismo locais.
Ou seja, ela não integra os pacotes de viagens organizados por essas empresas, sendo possível conhecer o atrativo apenas em explorações por conta própria, o que também é muito comum na região.
O ponto positivo de tudo isso é que a concorrência pelo atrativo é bem menor, sendo possível contemplar as belezas do local com bastante calma.
Prós e contras da Cachoeira da Fumaça no Jalapão
Pontos positivos
A Cachoeira da Fumaça chama a atenção realmente por sua beleza e imponência, que são únicas na região. E esse é, sem dúvidas, o seu ponto positivo mais significativo.
O contato com a natureza é intenso, e o cenário criado pela queda d’água é de tirar o fôlego, mesmo visto de cima. Trata-se de um passeio de contemplação surreal, que encanta qualquer um e sempre proporcionada incríveis fotos.
Além disso, não é um ponto turístico tão visitado quanto outros destaques do Jalapão, como é o caso de praticamente todos os fervedouros. Assim, quem visita o atrativo tem muito mais espaço e tempo para explorar à vontade.
Dentre as opções de roteiro, dá para conhecer a Cachoeira da Fumaça junto a Cachoeira do Soninho e a própria Pedra Furada. E a possibilidade dessa junção é realmente um dia de passeios incríveis.
Pontos negativos
Como as agências não costumam incluir esse ponto turístico nos pacotes de viagens pelo Jalapão, fica um pouco mais difícil de conhecer o atrativo. A opção, nesse caso, é para quem está conhecendo a região por conta própria.
Ademais, é importante lembrar que a estrutura do local é inexistente. Assim, é preciso se organizar antes de visitar a região, levando água e alguns alimentos leves, para se precaver.
Além disso, a forma de acesso mais atrativa, pensando em todo o roteiro, é através de Ponte Alta do Tocantins, que é justamente o percurso mais difícil, por assim dizer, devido à estrada e falta de sinalização.
Por fim, outro ponto negativo e que vale a pena destacar é que a cachoeira não conta com pontos de banho.
É claro que a contemplação é uma atividade satisfatória também, mas esse fator pode pegar os desavisados de surpresa e levar a um desapontamento para quem pretendia nadar em suas águas.
A Cachoeira da Fumaça no Jalapão vale a pena?
É claro que o acesso à Cachoeira da Fumaça no Jalapão não é dos mais simples, e também não dá para se banhar no local, o que acaba tornando o passeio ainda menos atrativo para algumas pessoas.
No entanto, para quem curte uma exploração intensa e um maravilhoso passeio de contemplação, com o melhor que a natureza tem a oferecer, vale a pena o esforço para conhecer o local.
A dica, nesse caso, é complementar o roteiro com outros atrativos de destaque, como a Cachoeira do Soninho e a Pedra Furada.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais ou por e-mail!
Confira também muitas outras informações e materiais sobre destinos do Brasil e do mundo aqui no Viagem Club.
Até a próxima!