Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Cachoeira da Roncadeira, Jalapão: Vale a Pena Conhecer?
Cachoeira da Roncadeira

Cachoeira da Roncadeira, Jalapão: Vale a Pena Conhecer?

A Cachoeira da Roncadeira é um dos principais pontos turísticos para quem vai conhecer o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins.

Ela fica no distrito de Taquaruçu (Palmas) próximo da capital, exatamente na rodovia de acesso ao parque, e por isso é um ponto de parada dos turistas, seja na ida ou na volta do Jalapão.

Trata-se de uma queda d’água de beleza única, com 70 metros de altura, e muito utilizada também para a prática do rapel. Então, se você quer saber mais sobre a Cachoeira da Roncadeira, basta continuar a leitura!

Localização

🚗 Onde fica?

A Cachoeira da Roncadeira fica dentro do distrito de Taquaruçu (Palmas), no estado do Tocantins, a cerca de 38 km de distância da capital.

O acesso acontece através da TO 030, sendo a linha principal que leva ao Parque Estadual do Jalapão.

📍 Lugares Próximos

Conheça a Cachoeira da Roncadeira

Cachoeira da Roncadeira
Fonte: Fabrício Azevedo (Flickr)

A Cachoeira da Roncadeira é um dos principais atrativos para quem conhece o Parque Estadual do Jalapão.

Isso porque a cachoeira fica exatamente em uma área próxima à TO 030, que liga a capital do estado de Tocantins, Palmas, ao parque.

Fora isso, também recebe muitas visitas de quem vai apenas para a capital fazendo um bate-volta para o destino, uma vez que é bem próximo.

De todo modo, o fato é que trata-se de um passeio muito visitado e conhecido, possuindo assim uma boa infraestrutura turística.

A Cachoeira da Roncadeira se destaca por sua beleza e também por sua impressionante queda d’água, com 70 metros de altura.

Além disso, outro ponto muito positivo é que, como bônus, os visitantes ainda podem observar a belíssima Cachoeira Escorrega Macaco, que fica na trilha para a Roncadeira.

Como chegar a Cachoeira da Roncadeira?

O acesso, como já mencionado, é a partir de Palmas. Basta pegar a TO 030 e seguir 38 km até a entrada do local.

O receptivo é muito bem estruturado, contando com serviços de estacionamento, loja de camisetas, banheiros e, inclusive, um restaurante.

Aliás, por ser uma Área de Proteção Ambiental (APA) e estar dentro de uma propriedade privada, todo o acesso é devidamente controlado, sendo preciso também pagar o valor da entrada, que é de R$ 18,00.

Vale lembrar ainda que não se permite levar comida para a área da cachoeira, por motivos de preservação, sendo preciso consumir as refeições antes ou depois do passeio.

Trilha de acesso

Após a parada no receptivo, o caminho até a Cachoeira da Roncadeira segue por meio de uma pequena trilha, com cerca de 1,5 km de extensão. Trata-se de um percurso de fácil execução, apesar da descida de escadaria na parte inicial, e muito bem sinalizado.

No geral, o caminho é em meio a uma mata bem fechada, o que acaba tornando tudo bem sombreado, facilitando o passeio.

Essa é uma oportunidade única também de aproveitar o que a natureza tem de melhor, com a observação das aves e das árvores nativas do local, que são bastante altas.

Como mencionado, além da Cachoeira Roncadeira, há também a Cachoeira Escorrega Macaco, que fica exatamente na mesma trilha. Por isso, é uma parada obrigatória para observação, mesmo que não seja o atrativo principal do passeio.

Seguindo a ordem da trilha, primeiro há a Escorrega Macaco e, cerca de 100 metros depois, está a Roncadeira.

Cachoeira do Escorrega Macaco

Embora não seja o atrativo principal, esse também é um ponto belíssimo e que vale a pena uns minutos de observação.

Infelizmente, devido às pedras escorregadias em seu entorno, o acesso e os banhos nessa cachoeira estão fechados, sendo apenas uma parada para contemplação.

De todo modo, há um pequeno mirante bem próximo, de onde é possível ver a queda d’água e fotografar o momento. Para se ter uma ideia, são incríveis 50 metros de altura, o que é algo muito significativo e faz compensar o tempo que se dedica a ela.

A título de curiosidade, o nome do lugar não deve-se às pedras escorregadias, mas sim a uma espécie de trepadeira comum nessa área, que cresce do chão ao topo das árvores.

Assim, como os macacos a utilizam para escorregar e descer para o solo rapidamente, a trepadeira ganhou esse nome, que acabou pegando também na queda d’água.

Por fim, depois de contemplar esse belíssimo ponto, basta seguir por mais 100 metros, para finalmente chegar na Cachoeira da Roncadeira.

Chegada à Cachoeira da Roncadeira

A parte final da trilha leva à Cachoeira da Roncadeira, que é onde a aventura realmente acontece.

Como mencionado, são 70 metros de altura em sua queda d’água, com uma estrutura natural encantadora, formada por paredões de rochas e a própria mata nativa.

O diferencial da cachoeira é que ela consegue agradar os mais variados gostos. Isso porque quem não gosta de águas profundas pode se banhar em um ponto mais raso do poço; já quem prefere mergulhar, basta entrar na parte mais funda.

Além disso, é possível passar atrás da queda d’água, sendo uma sensação única de visualizar a cachoeira por outro ângulo e sentir a água caindo diante dos olhos.

O espetáculo visual como um todo é realmente encantador, tanto pelo próprio local onde a cachoeira se encontra, como pela magnitude da queda.

E o melhor de tudo é que, além dos banhos, que já são muito atrativos, quem gosta de uma aventura ainda maior pode optar por realizar o rapel na cachoeira, que se destaca pela emoção e pela paisagem apreciada.

Essa, aliás, é uma oportunidade única de observar o lugar por mais um ângulo.

Rapel ao lado da cachoeira

Para praticar a atividade do rapel, é preciso fazer um pouco mais de esforço e subir para o topo da cachoeira, através de uma pequena trilha.

Porém, diferentemente da caminhada do acesso, esse é um percurso um pouco mais difícil, por ser íngreme. De todo modo, é um trecho bem curto e vale a pena o esforço.

Não é necessário ter experiência com essa prática e maiores de 12 anos de idade já podem participar tranquilamente.

A equipe responsável realiza um treinamento antes e dá suporte ao usuário com uma equipe posicionada na parte de cima e outra no solo. Os equipamentos também são super seguros, garantindo uma descida tranquila.

No total, são os mesmos 70 metros da cachoeira, o que leva uma média de 15 minutos de descida. E vale lembrar, é claro, que esse é um serviço que se paga por fora do valor do ingresso, sendo opcional para cada visitante.

Prós e contras da Cachoeira da Roncadeira

Pontos negativos

Diferentemente de outros atrativos ligados ao Jalapão, o acesso geral da Cachoeira da Roncadeira é mais facilitado. O trecho até Taquaruçu é tranquilo, o que torna esse aspecto um ponto positivo.

No entanto, a trilha final até a cachoeira é um pouco cansativa, principalmente na volta, onde é preciso subir a escadaria. O mesmo vale também para o acesso ao rapel, que é um pouco mais difícil.

Outro ponto que vale a pena mencionar, é claro, é que se trata de um atrativo pago. Assim, cada visitante deve desembolsar um valor de R$ 18,00 para seguir até a cachoeira.

Pontos positivos

Como pontos positivos, é impossível não citar a própria qualidade geral do passeio. É um local que busca se adequar para o público e, por isso, conta com uma boa estrutura de acesso.

Embora possa ser cansativa no retorno, há um trajeto bem sinalizado e com uma escadaria.

Os banheiros e o restaurante local também ajudam bastante a dar uma qualidade turística ao local. Assim, quem visita a Cachoeira da Roncadeira encontra um cenário interessante, com o básico de estadia.

Além disso, a própria cachoeira é belíssima. Com uma altura impressionante e uma localização, em meio a paredões e mata fechada, que torna o visual único.

Os banhos se apresentam de formas variadas e o rapel também ajuda a dar mais opções para os turistas.

Outro destaque é que ela está bem no acesso para o Jalapão. Assim, é possível curtir o atrativo tanto durante a ida quanto na volta do roteiro pelo parque.

A Cachoeira da Roncadeira vale a pena?

Dada todas as características da Cachoeira da Roncadeira, é inegável que o passeio vale muito a pena. E quem prefere um turismo mais de aventura, encontra um ambiente perfeito nesse atrativo, devido à prática do rapel.

O local faz jus ao título de um dos principais pontos turísticos próximos ao Jalapão, com trilhas envolventes e um banho revigorante.

Não à toa, recebe milhares de visitantes ao longo do ano, com centenas de pessoas por dia na alta temporada.

Quer saber mais sobre os atrativos de Taquaruçu e do Jalapão? Então, confira outros conteúdos aqui no Viagem Club.

Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!

FAQ

Quantos metros tem a Cachoeira da Roncadeira?

Sendo uma das principais cachoeiras do Tocantins e da região do Jalapão, a Cachoeira da Roncadeira tem uma queda du2019água com incríveis 70 metros de altura, sendo uma das mais altas do estado.