A Cachoeira das Araras no Jalapão é um atrativo belíssimo do parque e que normalmente integra o roteiro do último dia de viagem por esse paraíso tocantinense.
Afinal, o local conta também com um restaurante, sendo uma parada estratégica na viagem de volta para Palmas.
Então, se você quer saber um pouco mais sobre a Cachoeira das Araras no Jalapão, basta continuar acompanhando este conteúdo completo que o Viagem Club preparou, com dicas sobre o passeio.
Boa leitura!
Localização
🚗 Onde fica?
A Cachoeira das Araras no Jalapão fica localizada na zona rural de São Félix do Tocantins, a 22 km de distância do centro da cidade.
Seu acesso acontece pela TO-030, que liga o Parque Estadual do Jalapão a Palmas, capital do estado do Tocantins, Brasil.
📍 Lugares Próximos
- Serra da Catedral;
- Fervedouro Veredas;
- Fervedouro Bela Vista.
🚗 Como Chegar?
A rota principal para a Cachoeira das Araras no Jalapão é pela TO-030. Para isso, basta pegar a estrada na cidade de São Félix do Tocantins, rumo a Palmas, e seguir direto por 18 km.
Após isso, é preciso fazer um desvio à esquerda, na estrada que leva diretamente à cachoeira e seguir por mais 4 km até o destino.
Cachoeira das Araras no Jalapão
A Cachoeira das Araras no Jalapão é um atrativo muito visitado pelos turistas, por ser um local tranquilo, de beleza única e ideal para fotos.
Além disso, o lugar conta com uma localização privilegiada, no caminho entre a cidade de São Félix do Tocantins e Palmas.
Assim, é uma parada revigorante para afastar o calor do Jalapão e também para renovar as energias com o almoço no restaurante local.
Muitos visitantes, aliás, conhecem a cachoeira no último dia do roteiro, no retorno da viagem pelo Jalapão.
Cachoeira com duas quedas
A Cachoeira das Araras no Jalapão não encanta por sua imponência, mas sim por sua beleza e características. Afinal, são apenas 5 metros de altura, com uma correnteza calma.
Apesar disso, o destaque fica pelas duas quedas d’água alimentando a mesma piscina natural, sendo uma principal – mais forte – e uma secundária, que fica bem ao lado, sendo um pouco mais fraca.
São duas partes de um mesmo córrego.
Assim, os resultados visuais disso são incríveis, intensificado ainda pela beleza do próprio paredão da queda. A parede da cachoeira é repleta de musgos e samambaias, que dão um verde todo especial ao local.
Ponto ideal para banho
A água da Cachoeira das Araras no Jalapão, assim como as demais cachoeiras do parque – salvo a do Formiga -, é um pouco mais fria.
No entanto, é uma temperatura muito adequada para afastar o calor da região, que é bem forte.
Além disso, a cachoeira forma uma piscina natural de águas transparentes, com uma tonalidade verde esmeralda, perfeita para mergulhos.
A piscina possui um tamanho significativamente grande e os banhos no local são revigorantes e bastante variados, uma vez que dá para aproveitar a parte mais rasa do poço e também o ponto mais fundo.
Dentro da piscina natural, aliás, há o tronco de uma palmeira que atravessa toda uma parte do poço. Por isso, os banhistas a utilizam como passarela para caminhar sobre a água, ou então como banco, para descansar.
Outro ponto, que se deve às características de suas quedas d’água, é que é possível passar também por trás do véu da cachoeira.
Essa é uma oportunidade única de observar o local por um ângulo totalmente diferente.
Almoço no restaurante local
Outro diferencial da Cachoeira das Araras no Jalapão, e também o que a torna ainda mais atrativa, é a presença do restaurante local.
Trata-se de um local simples, com a cara do Jalapão, e que serve comidas caseiras saborosas.
O restaurante, nesse caso, pertence ao dono da propriedade e fica bem próximo à cachoeira.
Vale lembrar, no entanto, que os almoços funcionam com reserva, sendo preciso comunicar ao proprietário a intenção de almoçar no estabelecimento, para que os pratos sejam preparados adequadamente.
Quanto aos pratos, aliás, são os mais variados – dentro da culinária caseira -, inclusive com opções de comidas veganas. Esse é o caso da abóbora recheada com legumes, muito elogiada pelos turistas.
Praticamente todos os ingredientes são colhidos na própria propriedade, o que dá ainda mais sabor e qualidade à comida.
Prós e contras da Cachoeira das Araras no Jalapão
Pontos positivos
Os prós da Cachoeira das Araras no Jalapão deve-sem principalmente à beleza geral do lugar, que consegue transmitir muita tranquilidade.
A presença das duas quedas, a tonalidade da água e o tamanho da piscina natural também são incríveis. Além disso, como mencionado, dá inclusive para passar atrás do véu da cachoeira.
Fora a qualidade dos banhos em si, outro destaque muito positivo é a presença do restaurante local. Ele, embora simples, oferece refeições magníficas para o almoço.
Nada de pratos italianos, franceses ou portugueses, apenas saborosas refeições caseiras, com temperos típicos do Jalapão e ingredientes naturais.
Além disso, por ficar no retorno para Palmas, o local acaba se tornando um ponto de descanso na viagem de volta.
Pontos negativos
Apesar de ser um atrativo muito bonito, trata-se de uma cachoeira pequena, com apenas 5 metros de altura e com uma queda d’água sem tanta imponência.
Já o almoço funciona apenas com reservas.
A Cachoeira das Araras vale a pena?
Como foi possível observar, a visita a Cachoeira das Araras no Jalapão é um passeio que vale, sim, muito a pena. Afinal, além de ser uma parada estratégica, o local é muito bonito e conta com banho delicioso.
Para quem está em São Félix do Tocantins, a dica para o último dia do roteiro pelo Jalapão é passar pelo Fervedouro Bela Vista, pela Cachoeira das Araras e finalizar com a contemplação da Serra da Catedral.
Nesse caso, geralmente os turistas ficam na Pousada Bela Vista, onde tomam o café da manhã, aproveitam um pouco mais do banho no fervedouro e depois seguem para a cachoeira.
Quer saber mais informações sobre os passeios pelo Jalapão ou muitos outros lugares do Brasil e do mundo? No Viagem Club, temos de tudo!
Compartilhe também esse conteúdo com seus amigos, por e-mail ou nas redes sociais, e aproveite para deixar seu comentário aqui embaixo.
Boa viagem!
FAQ
Precisa reservar minha visita à Cachoeira das Araras com antecedência?
O acesso à Cachoeira das Araras no Jalapão não possui obrigatoriedade de reservas. No entanto, para almoçar no local, é preciso fazer uma reserva para que o proprietário prepare a refeição.