Campos do Jordão com Crianças: 9 Ideias de Passeios e Atrações

Esse destino turístico é muito procurado por casais, mas será que dá para aproveitar Campos do Jordão com crianças? Pois a resposta é um sonoro sim!

Localizada na Serra da Mantiqueira (SP), a cidade de Campos do Jordão é um famoso destino turístico de São Paulo.

A região é repleta de belezas naturais, enquanto a cidade em si guarda casas e construções com uma bonita inspiração na arquitetura suíça – e é justamente por isso que ela é conhecida como “a Suíça brasileira”.

Como você verá a seguir, a cidade é muito bem servida de opções para as crianças.

E o mais legal de tudo é que praticamente todas as atrações pensando nelas, seja para um fim de semana, seja para o período de férias escolares, também irão agradar facilmente a toda a família.

Os lugares que separamos aqui são todos ao ar livre. E nem poderia ser diferente.

Afinal, boa parte da cidade integra o Parque Estadual de Campos do Jordão, composto por florestas de araucárias e montanhas que servem de abrigo para diversas espécies de animais, incluindo pumas e jaguatiricas, que estão ameaçadas de extinção.

Assim, é de se esperar que a viagem seja aproveitada com tudo o que a natureza tem para oferecer.

Por serem a céu aberto, praticamente todas as atividades para se fazer em Campos do Jordão com crianças demandam dias de céu aberto. Por isso, vale a pena pesquisar a previsão do tempo uns dias antes da viagem.

De modo geral, o clima não apresenta muitas surpresas. Assim, o período de verão costuma registrar maior precipitação, mas as chuvas não costumam ser uma constante.

E então, que tal? Vamos conhecer?

O que fazer em Campos do Jordão? As Principais Atrações para Curtir a Cidade com Crianças

Agora que já apresentamos a cidade, vamos então para as nossas dicas de passeios.

Como dissemos, essa região do estado de São Paulo se destaca pelos aspectos naturais, e por isso todos os passeios que sugerimos são voltados a aproveitar a vista e o ar puro.

Mas é claro que não se trata apenas de ecoturismo.

Há diversão também poderá ser feita em brinquedos tradicionais, como uma roda gigante, uma bicicleta ou um pula pula.

O ponto é: seja para você, seja para os pequenos, opções certamente não faltam!

Ah, e se você acha que deixamos de fora uma dica imperdível, deixa ela na nossa caixa de comentários!

1. Mostrar a região pelo alto com a roda gigante do Parque Capivari

Parque Capivari
Fonte: Mayara Velberto Lourenço (Flickr)

O Parque Capivari é uma tradicional atração turística de Campos do Jordão. Os primórdios do local remetem a 1914, e com o passar dos anos ele se tornou em ponto de passagem obrigatória para quem vai à cidade.

O parque conta com diversas atrações para os adultos, como o teleférico e os pedalinhos no lago. Além disso, uma das mais interessantes atrações certamente irá agradar a quem vai a Campos do Jordão com crianças: a roda gigante!

A atração possui 22 metros de altura e fica em frente ao lago. Lá do alto, você e os pequenos terão uma vista incrível para o Morro do Elefante e para o bairro Capivari.

A roda gigante possui 16 cabines totalmente iluminadas. Cada uma delas comporta até quatro pessoas.

Às quartas-feiras, a atração conta com desconto promocional. Ah, e os menores de seis anos não pagam!

Certamente, a diversão está garantida!

2. Respirar o ar puro e aproveitar a tranquilidade do Parque Amantikir

Amantikir
Fonte: Joanilo Viana (Flickr)

Inaugurado em 2007, o Parque Amantikir é outro dos tradicionais passeios a se fazer em Campos do Jordão.

Também chamado de Amantikir Jardins – ou ainda de jardim botânico -, o local ocupa uma área de 60 mil metros quadrados, que abriga mais de 700 espécies diferentes de plantas!

Elas formam jardins exuberantes, capazes de encantar aos olhos de todas as idades.

Prova disso é que, desde 2013, o local tem sido escolhido pelo site especializado TripAdvisor como o melhor passeio a se fazer em Campos do Jordão.

Todo o projeto Amantikir – do tupi “a montanha que chora”, e que os portugueses passaram a chamar de Serra da Mantiqueira – se apoia na diversidade, sustentabilidade e educação.

Por isso, além de ser um ótimo ponto para visitação de biólogos, botânicos e estudantes, o Parque Amantikir é uma bela opção de passeio em Campos do Jordão com crianças.

O local está aberto a visitação todos os dias, sendo que o acesso é permitido até às 16h.

Entre as facilidades oferecidas, estão estacionamento próprio (cobrado à parte) e local para lanches.

Ademais, em termos de acessibilidade, o disponibiliza cadeiras de roda convencionais para pessoas com mobilidade reduzida.

3. Interagir com os bichos da Fazendinha Toriba

Fazendinha Toriba
Fonte: Stefan Lambauer (Flickr)

Localizada ao lado do Hotel Toriba, a Fazendinha Toriba é uma ótima opção dentre os passeios em Campos do Jordão com Crianças.

Ela ocupa uma área de 300 mil metros quadrados, que se dividem em bosques formados por vegetação nativa, lago e horta orgânica.

Quando bater a fome, você poderá ir a algum dos quiosques para lanches ou sentar nas diversas mesas e fazer um piquenique em família.

Além disso, a Fazendinha Toriba contra com trilha que passa pelas quatro nascentes.

Mas o que vai fazer brilhar os olhos das crianças é o que citaremos agora: o local reúne diversos animais domésticos, que os pequenos poderão tocar e dar de comer.

Entre os bichos, há galinhas, patos, gansos, marrecos, ovelhas, vacas, porquinhos-da-índia e muitos outros!

É possível também entrar na casa dos coelhos – mas não é possível pegá-los no colo.

Não é preciso fazer reserva para ir à Fazendinha. Sobre o acesso, crianças de até três anos não pagam, e os pequenos de 3 a 6 pagam somente meia-entrada.

4. Conhecer as obras ao ar livre do Museu Felícia Leirner

Museu Felícia Leirner
Fonte: Museu Felícia Leirner (TripAdvisor)

O Museu Felícia Leirner existe desde 1979, mas foi oficializado apenas em 2001.

Ele é administrado pelo governo estadual e divide uma área de Mata Atlântica de cerca de 35 mil metros quadrados com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno.

O espaço reúne 85 obras de bronze, cimento branco e granito da artista Felícia Leirner, artista nascida na Polônia em 1904 e que se mudou para o Brasil em 1927. A distribuição das obras atendeu a critérios da própria Felícia Leirner.

O conjunto das obras revela a paixão da artista pela natureza e pelo local. Em 1987, uma das revistas de arte mais conceituadas do planeta considerou o museu um dos mais importantes do gênero no mundo.

Trata-se de uma atração para toda a família.

O preço do ingresso, aliás, é simbólico (R$ 10 inteira em 2021, sendo que crianças e idosos pagam meia). Além disso, menores de dez anos não pagam.

Aos domingos, o acesso é gratuito para o público em geral.

5. Brincar de pula pula e plantar mudas no Parque da Lagoinha

Parque da Lagoinha
Fonte: Priii (TripAdvisor)

Esta é outra atração que certamente merece entrar no passeio de quem vai a Campos do Jordão com crianças.

O Parque da Lagoinha é relativamente recente, ou seja, ele foi fundado oficialmente em 2019 após a revitalização de uma região que passou por décadas de diferentes processos.

O local abre as portas quase todos os dias – a exceção são as terças-feiras.

O Parque da Lagoinha conta com diversas atividades e projetos que se voltam à conscientização e à educação ambiental.

As crianças também poderão brincar no pula pula e plantar mudas de árvores.

Ademais, o espaço conta com quadras para a prática de beach tennis e mesas para piquenique.

6.  Aprender sobre o meio ambiente com o Projeto Peace Ambiental

O Projeto Educação Ambiental para Corações Ecológicos, conhecido como Peace Ambiental, surgiu há dez anos com o intuito de conscientizar pessoas de todas as idades sobre a importância de se proteger o meio ambiente.

Ao longo dos anos, ele se expandiu e teve várias fases, inclusive de parceria com o governo federal.

Há diferentes tipos de atuação, que vão da vivência para educadores até a de educação ambiental para as crianças. E, desde 2019, o projeto ganhou um núcleo no Parque da Lagoinha.

Além disso, entre as atividades estão projetos de desenvolvimento de hortas, plantio de mudas e ecoteatros.

Certamente, um bom atrativo para as crianças conhecerem em Campos do Jordão.

7. Fazer ecoturismo no Horto Florestal

Horto Florestal
Fonte: Useradquem (Flickr)

Conhecido simplesmente por Horto Florestal, o Parque Estadual dos Mananciais de Campos do Jordão (PEMCJ) é uma unidade de conservação de proteção integral que ocupa uma área de 503 hectares.

O espaço conta com todo tipo de atração voltada ao ecoturismo, e que certamente irá agradar a toda a família que for a Campos do Jordão com crianças.

Algumas atividades, entretanto, exigem uma altura mínima para as crianças – o ideal é você entrar em contato com antecipação para esclarecer eventuais exigências, inclusive por causa da pandemia.

Entre as atividades para a família está o passeio de bicicleta pelas trilhas. Há diferentes tipos, inclusive de nível fácil de dificuldade. As bikes podem ser alugadas no local, e há de diferentes tamanhos.

Além disso, outra atividade que as crianças poderão aproveitar é o arborismo, que consiste em um passeio por copas de árvores.

E já que você estará por lá, poderá aproveitar também as atividades voltadas para os maiores.

Uma das mais procuradas são as Tirolesas do Sapucaí, uma aventura sobre as araucárias da região. São 600 metros de tirolesa e duas travessias. Além disso, o passeio demora cerca de 1h30.

8. Conhecer as casas temáticas do Parque da Floresta Encantada

Parque da Floresta Encantada - Casa dos Gnomos
Fonte: Lucivaldo P (TripAdvisor)

A história do Parque da Floresta Encantada – ou Floresta Vale Encantado, como também é chamada – remonta há algumas décadas.

A antiga dona do espaço começou a construir casas temáticas para agradar aos sobrinhos, e quando as crianças cresceram elas decidiram ampliar o espaço e torná-lo aberto à visitação pública

Assim, quem for a Campos do Jordão com crianças não pode deixar de visitar essa floresta. Ela conta com sete espaços: a Casa dos Coelhos, a Casa das Bruxas, a Casa dos Gnomos, a Casa do Fantasma, a Casa dos Anjos, a Casa das Bonecas e a Casa do Papai Noel.

Essa floresta que certamente será inesquecível para as crianças ocupa uma área de 12 mil metros quadrados. Eles contam com árvores nativas, como o pinho-bravo e o manacá.

Além das casas, o espaço conta com boa infraestrutura e outras atrações, como lanchonete, carroças e casa de árvore.

Parte do dinheiro que é arrecadado nessa atração é usado pelos responsáveis para cuidar dos gatos de rua que são adotados e ficam no gatil existente por lá.

Legal, não é mesmo?

Certamente, vale a pena levar as crianças ao Vale Encantado quando você for a Campos do Jordão.

9. Ter um dia inesquecível no Tarandu

Tarundu
Fonte: Márcio Ribeiro (Flickr)

Deixamos para o fim da nossa lista uma das atrações mais incríveis para se passar o dia em família em Campos do Jordão.

O Passeio Tarundu se faz em meio à natureza preservada. Por lá, você encontrará bonitos jardins, trilhas, mirantes, a Casa na Árvore e Vila Hípica.

Para as crianças, opções é o que não falta. Elas poderão aproveitar um inesquecível passeio de pônei, jogar mini-golf, pular na cama elástica e muitas outras atrações.

Para os adultos, esse ponto da cidade também é bem generoso em diversão. Há a tirolesa, o bungee trampolim, paintball, tiro esportivo, tiro com arco, passeio a cavalo e por aí vai…

O local oferece também boas opções de alimentação. O Tainakan Gourmet, especializado na culinária mediterrânea, oferece pratos à la carte, aperitivos, sanduíches, salgados, chocolates, cafés especiais, cervejas artesanais e tortas caseiras.

E se depois de comer bater aquele soninho, dá para descansar em gostosas redes disponíveis no local. Super legal!

Estudantes, crianças de quatro a dez anos e moradores da cidade de Campos de Jordão pagam meia, enquanto menores de quatro anos de idade têm acesso livre.

O passaporte garante acesso universal a todas as atrações. Além disso, o ingresso dá direito a estacionamento, receptivo, fraldário, conexão wi-fi e seguro pessoal.

Quer curtir ainda mais sua viagem? Então veja, aqui, mais dicas de como aproveitar Campos do Jordão. Boa viagem e até a próxima!