Campos do Jordão em Abril: 8 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Pensando em visitar Campos do Jordão em abril, mas sem a certeza de que é uma boa ideia?

Pois saiba que abril é um dos melhores meses para visitar Campos do Jordão.

Nessa época do ano, a cidade está mais tranquila do que nos meses de inverno, mas os dias já são frios. Então, você consegue aproveitar tudo de melhor que a “Suíça brasileira” tem a oferecer, como famosos chocolates e cervejas artesanais.

Além disso, em Campos do Jordão em abril, também há um dos eventos mais deliciosos do ano, a Festa do Pinhão.

Quer saber o que fazer em Campos do Jordão em abril? Então, confira a seguir as melhores atrações para aproveitar o mês.

Como aproveitar Campos do Jordão em abril da melhor maneira possível?

O clima frio e as maravilhosas paisagens de outono de Campos do Jordão em abril são a combinação perfeita para conhecer os principais pontos turísticos.

Como nesse mês as temperaturas são mais baixas e chove pouco, você pode aproveitar as principais atrações da cidade sem se preocupar com o tempo ruim.

Confira algumas opções de passeios para fazer em Campos do Jordão em abril.

1. Horto Florestal

Horto Florestal
Fonte: Useradquem (Flickr)

Apesar dos dias serem um pouco mais frios em Campos do Jordão em abril, vale a pena investir em passeios ao ar livre, pois chove pouco. Por isso, esse é um ótimo mês para visitar o Horto Florestal, oficialmente chamado de Parque Estadual de Campos do Jordão.

O parque tem mais de 8 mil ha² e é composto pela Mata Atlântica de Altitude e a Floresta Exótica de Pinus.

Durante o mês de abril, no começo do outono, o parque ganha uma paisagem linda com a mudança de cor e a queda das folhas dos plátanos. Por isso, você pode aproveitar para fazer trilhas e admirar a natureza.

Atualmente, o Horto Florestal conta com quatro trilhas para caminhada, com dificuldades diferentes, e duas trilhas para fazer de bicicleta.

Além disso, no Horto Florestal também é possível praticar algumas atividades radicais, como arborismo e tirolesa.

Mas se você quiser apenas relaxar, aproveite a área verde para fazer um piquenique e admirar a natureza. Você até mesmo pode comprar uma cesta de piquenique na chocolateria do Horto Florestal se não quiser se preocupar com a comida.

2. Festa do Pinhão

No mês de abril, na cidade de Campos do Jordão, acontece a Festa do Pinhão. Durante esse evento, vários pratos criativos e deliciosos são elaborados com as sementes, como massas, hambúrgueres, peixes e até sorvete de pinhão.

Além da gastronomia diferenciada no mês de abril, nos dias do evento ocorrem várias atrações musicais, como shows de rock, sertanejo e MPB, e apresentações de dança e teatro. Ademais, a Festa do Pinhão também promove um concurso para eleger a maior semente.

Em Campos do Jordão, o evento acontece na Praça São Benedito, na Vila Capivari.

Atualmente, a Festa do Pinhão é realizada pela Associação Comercial em parceria com a Prefeitura e o Conselho Municipal de Turismo.

Além disso, a festa é patrocinada pelo Fundo Municipal de Turismo e outros estabelecimentos locais, como a Fundação Lia Maria Aguiar.

Vale a pena conferir a programação do evento e reservar um dia da viagem para aproveitá-lo.

3. Parque Amantikir

Amantikir
Fonte: Joanilo Viana (Flickr)

O Parque Amantikir é outro lugar incrível que você pode visitar em Campos do Jordão em abril. Segundo os usuários do TripAdvisor, esse é o melhor passeio para fazer na “Suíça brasileira”.

Durante o outono, os jardins do Parque Amantikir ficam ainda mais bonitos.

Ao todo, no local há mais de 700 espécies de plantas e 28 jardins temáticos inspirados em tradições e culturas de diversos países.

Além disso, lá você vai encontrar dois labirintos: um em formato circular e com grama baixa, inspirado nos jardins Celtas do século 4 a.C., e outro em tamanho natural, com apenas um caminho certo e 14 errados.

O objetivo da instituição que fundou o parque é promover a sustentabilidade, a educação e a diversidade. Sem dúvida, vale a pena conhecer, principalmente no final da tarde, que é quando a luz fica ainda mais bonita!

4. Pedra do Baú

Pedra do Baú
Fonte: Rodrigo P. C. (Flickr)

Em abril, você pode aproveitar o tempo mais seco para conhecer a Pedra do Baú. Essa formação rochosa possui 1.950 metros de altura e faz parte de um grupo de três grandes pedras chamado Complexo do Baú.

Para acessar a Pedra do Baú é preciso um certo condicionamento físico, pois você terá que subir até o topo por meio de escadas cravadas na rocha. No total, são 307 degraus e 602 ganchos, além de uma trilha de cerca de 3 km para chegar até a base!

Apesar do esforço, a vista do topo da Pedra do Baú vale muito a pena. Lá de cima é possível ver de Campos do Jordão até as montanhas que fazem divisa com o sul de Minas Gerais.

Contudo, se preferir fazer um passeio mais leve, você pode visitar as outras duas formações rochosas do Complexo do Baú: a Bauzinho (1.760 metros de altura) e a Ana Chata (1.670 metros de altura). Ambas podem ser acessadas caminhando.

5. Centro Turístico Capivari

Vila Capivari
Fonte: Vila Capivari (TripAdvisor)

Independente da época do ano, quem viaja para Campos do Jordão sempre passa pela Vila Capivari. Afinal de contas, é lá onde acontecem os principais eventos e onde ficam as melhores lojas e restaurantes da cidade.

Além disso, de lá saem diversos passeios turísticos.

A vantagem de visitar a Vila Capivari em abril é que as ruas estão tranquilas e contam com a decoração natural das folhas avermelhadas dos plátanos.

Se não estiver viajando no feriado, é possível que você encontre várias promoções em hotéis na Vila Capivari.

A Vila Capivari também é um ótimo lugar para passear a noite. Como tudo fica perto, você pode aproveitar para caminhar um pouco e experimentar o famoso fondue da região ou um delicioso chocolate quente.

Além disso, o bairro possui diversos bares e restaurantes bem agitados. Lá você encontra atrações para todos os gostos!

6. Parque da Cerveja

Parque da Cerveja
Fonte: Rodrigo M (TripAdvisor)

O Parque da Cerveja oferece atrações interessantes para quem quiser passar o dia por lá. Por exemplo, você pode fazer o Beernic (um piquenique com cerveja e petiscos), fazer uma degustação de cervejas direto do barril e admirar a paisagem no mirante.

Contudo, geralmente o passeio preferido de quem vai ao Parque da Cerveja é o tour pela fábrica da cerveja Campos.

Durante a visita você tem a oportunidade de conhecer melhor sobre a fabricação da cerveja artesanal e a história da bebida. No final, você tem direito a degustar 4 rótulos diferentes de cervejas artesanais Campos.

Se você optar por fazer o tour antes das 16h, o passeio custará R$ 78,00. Depois desse horário, o estabelecimento passa a servir petiscos e conta com música ao vivo. Por isso, o valor sobe para R$ 108,00.

7. Parque Tarundu

Tarundu
Fonte: Márcio Ribeiro (Flickr)

Como chove pouco em Campos do Jordão em abril, esse é um bom mês para conhecer o Parque Tarundu.

A principal atração desse parque são as atividades de aventura que ele oferece.

Segundo o site oficial deles, o local conta com mais de 30 atividades ao ar livre e indoor. Veja alguns exemplos:

  • Air games (camas elásticas gigantes);
  • Arco e flecha;
  • Aula de equitação.
  • Boia cross;
  • Imagination playground;
  • Orbit ball;
  • Passeio a cavalo, pônei e charrete;
  • Paintball;
  • Passeio de balão;
  • Patinação no gelo;
  • Tiro esportivo;
  • Tirolesa.

Para quem prefere descansar, o Parque Tarundu também possui casa na árvore, redes de descanso, cafeteria e lindos jardins. Além disso, pagando a taxa de entrada, você também tem direito a wi-fi, estacionamento, banheiro, refeitório e seguro pessoal.

Vale a pena reservar um dia da sua viagem para conhecer o parque!

8. Chocolates Araucária

Fábrica de chocolate Araucária
Fonte: moniquemagaldi (Flickr)

Por fim, que tal combinar o frio de Campos do Jordão em abril com um delicioso chocolate? Para isso, você pode visitar uma das chocolaterias mais famosas da cidade, a Chocolates Araucária.

Atualmente, a empresa possui outras duas lojas em Campos do Jordão: uma na Vila Isabel e outra na Vila Jaguaribe.

Lá você vai encontrar uma variedade enorme de produtos, como trufas, chocolates para fondue, bombons, creme de avelã, petit gateau, bolos, sorvetes, tortas doces e salgadas, cafés variados — tudo da maior qualidade.

A fábrica da Chocolates Araucária também é aberta ao público para visitação. O tour é gratuito, não precisa ser agendado (grupos menores de 15 pessoas) e pode ser realizado todos os dias da semana.

Durante o passeio você poderá observar partes do processo de produção dos chocolates da fábrica e saber mais sobre a história de um dos doces mais amados do mundo.

Posts Relacionados

Como fica a cidade de Campos do Jordão em abril?

Apesar de ser baixa temporada em Campos do Jordão em abril, a cidade costuma ficar um pouco mais cheia por causa dos feriados e da Festa do Pinhão. Contudo, se você marcar a viagem para dias da semana, é mais provável que o local esteja mais tranquilo e você encontre várias promoções.

Por outro lado, como já é outono em abril, o clima de Campos do Jordão começa a ficar mais frio. As temperaturas médias variam entre 8 °C e 21 °C, o que pode ser bastante frio para quem não está acostumado.

Mas a boa notícia é que nesse mês a precipitação média é baixa (100 mm), por isso a chance da chuva atrapalhar seus passeios é baixa.

Gostou de conhecer as principais atrações de Campos do Jordão em abril? Então, continue acompanhando o Viagem Club para receber as melhores dicas de turismo.