Campos do Jordão em Agosto: 6 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Não é à toa que Campos do Jordão é conhecida como a Suíça brasileira. Além da arquitetura europeia, em Campos do Jordão em agosto faz bastante frio.

Então, se você está pensando em viajar para lá nesse mês, confira a seguir as 6 melhores atrações!

Como aproveitar Campos do Jordão em agosto da melhor maneira possível?

O clima em Campos de Jordão em agosto ainda é bastante frio, com temperaturas médias entre 4 °C e 20 °C. Contudo, o bom é que chove muito pouco na cidade durante esse mês, já que a precipitação média é de apenas 60 mm.

Então, você pode aproveitar para fazer várias atividades ao ar livre e conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

A vantagem de viajar para Campos do Jordão em agosto é que nesse mês as Cerejeiras estão carregadas de flores, o que deixa a paisagem da cidade ainda mais bonita. E ainda, pode aproveitar o festival de inverno.

Além disso, apesar de ser alta temporada, esse é o mês de inverno em que Campos do Jordão está menos movimentada, com as férias escolares tendo acabado.

Confira em seguida algumas atrações para aproveitar o mês de agosto na Suíça brasileira!

1. Festa da Cerejeira em Flor

Festa da Cerejeira em Flor
Fonte: Paulo Roberto de Souza (Flickr)

Nos meses de julho e agosto as Cerejeiras atingem o auge da sua floração. Por isso, nos finais de semana acontece a Festa da Cerejeira em Flor.

A sede principal do evento é o Parque das Cerejeiras, que possui mais de 400 árvores da espécie. Ou seja, o parque por si só já é um verdadeiro espetáculo da natureza!

Durante a Festa da Cerejeira em Flor também ocorrem diversas atrações por toda Campos do Jordão.

Por exemplo, no Jardim Oriental ocorrem várias apresentações artísticas de música, dança e artes marciais.

Além disso, há uma praça de alimentação enorme repleta de pratos típicos da culinária oriental, como mochi, yakissoba, sushi e okonomiyaki.

O ingresso para entrar no Parque das Cerejeiras nos dias do festival é R$ 20,00.

2. Vila Capivari

Vila Capivari
Fonte: Uéslei (TripAdvisor)

A Vila Capivari é o coração de Campos do Jordão, mas também é o lugar mais movimentado. Lá você encontra os melhores restaurantes, bares, lojas, cervejarias, chocolaterias e hotéis.

Embora agosto ainda seja alta temporada em Campos do Jordão, a cidade está um pouco mais tranquila.

Por isso, você pode aproveitar para caminhar pelas ruas, observar a lindíssima arquitetura e se esquentar com os famosos chocolates quentes e fondues da região.

Além disso, à noite no Capivari também é bastante animada. Então, você sempre terá o que fazer por lá!

3. Casa da Xilogravura

Museu Casa da Xilogravura
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

A Casa da Xilogravura é um dos únicos museus do Brasil especializados em xilogravura (impressão de um desenho com molde de madeira).

Ele foi fundado em 1987 e possui mais de 6 mil obras expostas que foram feitas em cerca de mil gravadores diferentes.

As obras expostas são de autoria de 400 xilógrafos de diferentes partes do mundo, como Japão, Itália, China, Sudão, Espanha, França e Tailândia.

Além disso, a Casa da Xilogravura promove cursos, palestras e outros eventos culturais, e conta com biblioteca especializada, oficina tipográfica e atelier xilográfico.

Vale a pena reservar um tempo para conhecer mais sobre a história da xilografia no Brasil e no mundo!

4. Aventura no Rancho

Aventura no Rancho
Fonte: Aventura no Rancho (TripAdvisor)

Se você quiser fugir do tradicional e se aventurar em Campos do Jordão em Agosto, o Aventura no Rancho é uma boa opção.

Além de fazer algumas atividades mais tranquilas, como andar a cavalo e fazer trilhas com bicicleta, você também pode praticar arvorismo, boulder e tirolesa. Confira mais detalhes sobre essas atividades:

  • Arvorismo: o Aventura no Rancho possui duas modalidades de arvorismo. O arvorismo aventura possui travessias com até 35 metros de altura e tirolesas de 20 metros de altura e 220 metros de extensão. O circuito possui 5 etapas com diferentes dificuldades. Já o arvorismo radical é bem parecido, mas tem grau de dificuldade elevado.
  • Boulder: é uma modalidade de escalada praticada em pequenos blocos de até 6 metros de altura sem os equipamentos tradicionais de segurança, como mosquetões e cordas.
  • Tirolesa: o parque Aventura no Rancho possui a maior tirolesa da região serrana. Ela possui 800 metros de extensão. Durante a descida você passa sobre a copa das araucárias do Horto Florestal.
  • Passeio a cavalo: durante o passeio a cavalo você passará por estradas de terra, trilhas e montanhas com cavalos treinados para montaria. O passeio pode ser feito tanto por iniciantes como pessoas com mais experiência.
  • Bikepark: o parque conta com 17 trilhas de single tracks, somando mais de 20 km.
  • Paintball: o campo de paintball do parque Aventura no Rancho é em meio às araucárias e possui obstáculos e trincheiras naturais.

5. Passeio de balão

Passeio de Balão
Fonte: marcelomearim (Flickr)

O parque de aventuras Tarundu oferece 35 atividades radicais, como tirolesa, escalada, arvorismo, patinação no gelo, arco e flecha e muito mais.

Mas, se você quer ter uma vista completamente diferente de Campos de Jordão em agosto, que tal fazer um voo livre de balão?

O passeio oferecido pelo Parque Tarundu tem duração média de uma hora.

Durante o voo, o balão chega a 2.500 metros de altura, permitindo que você observe a Serra da Mantiqueira, a Pedra do Baú, o Pico do Diamante e o Pico do Itapeva e muito mais.

No final do voo, quando o veículo de monitoramento e resgate encontra com você no local do pouso, é feito um brinde com champanhe para agradecer pela hospitalidade dos donos das terras onde o balão pousou.

Contudo, lembre-se que esse passeio pode não estar disponível durante todo o mês de agosto, pois a temporada de balonismo vai de abril a agosto.

6. Horto Florestal

Horto Florestal
Fonte: Useradquem (Flickr)

O Parque Estadual de Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal, é uma opção de lazer para curtir a natureza.

Ele possui 8.300 hectares de natureza preservada, incluindo Mata Atlântica de Altitude e Florestal Exótica de Pinus, o que corresponde a um terço da cidade.

No Horto Florestal você pode fazer trilhas com diferentes níveis de dificuldade, praticar arborismo, andar de tirolesa e alugar bicicleta para fazer trilha.

O parque também possui uma cachoeira onde os visitantes podem tomar banho. Mas essa não é a atividade mais indicada para quem vai para Campos do Jordão em agosto!

Está pronto para visitar Campos do Jordão no inverno? Então, confira o que levar para Campos do Jordão.