Campos do Jordão em Dezembro: 5 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Campos do Jordão em dezembro é famoso por suas festas. Por isso, quem viaja para lá nessa época do ano vai poder aproveitar várias atrações especiais.

Já com as temperaturas mais elevadas, a cidade encanta os turistas com a decoração de Natal e Ano Novo.

Apesar da maior probabilidade de chuva, Campos do Jordão em dezembro está mais vazia e é uma ótima opção de viagem para quem quer passar as festas de fim de ano com a família em um clima mais agradável, sem a aglomeração de pessoas que geralmente acontece nas praias.

Está pensando em viajar para Campos do Jordão? Então, confira 5 passeios para fazer na “Suíça brasileira” durante o mês de dezembro.

Como aproveitar Campos do Jordão em dezembro da melhor maneira possível?

Apesar de Campos do Jordão ser uma cidade famosa pelas suas atrações de inverno, durante o verão também há muitas opções interessantes de passeios para fazer por lá.

Mesmo não fazendo tanto calor, ainda é possível realizar atividades ao ar livre e experimentar as famosas cervejas artesanais da região.

A vantagem de visitar Campos do Jordão em dezembro é que a cidade inteira fica decorada para o Natal e sedia vários eventos especiais de fim de ano.

Ficou com vontade de viajar para a “Suíça brasileira” em dezembro? Então, confira a seguir os 5 melhores passeios!

1. Natal em Campos do Jordão

Natal em Campos de Jordão
Fonte: Lary Leal (Flickr)

Sem dúvida, a principal atração de Campos de Jordão em dezembro é a decoração e os espetáculos de Natal.

Durante os meses de novembro e dezembro, toda a cidade se prepara para um dos feriados mais importantes do mundo. Por isso, as ruas ganham uma decoração especial, com luzes e músicas.

A partir da segunda quinzena de novembro, a programação do Natal em Campos do Jordão começa com a abertura oficial da Decoração de Natal, que dura até a primeira semana de janeiro. Durante esse período, ocorrem os seguintes eventos:

  • Carreta do Papai Noel: percorre a cidade toda convidando as pessoas para o tão esperado acender das luzes;
  • Natal dos Sonhos: promove apresentações nos núcleos sócio-culturais da Fundação Lia Maria Aguiar;
  • Parada de Natal na Montanha: desfile com carros alegóricos que parte do portal de Campos do Jordão e termina no Capivari, onde a população tem 30 minutos para interagir com os artistas e tirar fotos;
  • Concurso de Presépios: por meio de voto público, os melhores presépios são escolhidos e os 3 primeiros ganham prêmios em dinheiro;
  • Circuito de Árvores de Natal: conta com mais de 100 árvores decoradas, apadrinhadas por empresas locais. Ele é montado na Vila Capivari e na Praça Pinho Bravo;
  • Iluminação dos Plátanos: cerca de 400 planatus do eixo central da cidade são iluminados, o que inclui o Portal de Campos do Jordão, na Praça de Abernéssia e na Praça Vila Capivari;
  • Jantar na Cozinha de Natal Beneficente: realizado pelos 32 associados do Grupo Cozinha Mantiqueira, o evento arrecada fundos para as Entidades Assistenciais de Campos do Jordão.

2. Horto Florestal (Parque Estadual de Campos do Jordão)

Horto Florestal
Fonte: Useradquem (Flickr)

Além de comemorar o Natal em Campos do Jordão, dezembro também é um ótimo mês para aproveitar os parques da cidade, já que faz mais calor.

Nesse sentido, um dos melhores lugares que você pode visitar é o Horto Florestal, ou o Parque Estadual de Campos do Jordão.

O parque possui 8 mil ha² e abrange a Floresta Exótica de Pinus e a Mata Atlântica de Altitude.

Apesar de ser um passeio que vale a pena o ano inteiro, durante o mês de dezembro e janeiro, as hortênsias atingem o auge da sua floração. Além disso, o Horto Florestal oferece algumas atrações ótimas para o verão.

Trilhas

Vamos começar com as trilhas:

  • Trilha dos Campos: para essa experiência você precisará de um pouco de condicionamento físico e conhecimento de trekking, mas vale a pena o esforço. No final da trilha você verá uma floresta de araucárias;
  • Trilha do Rio Sapucaí: enquanto caminha, você passará por campos e matas e, ao mesmo tempo, poderá ver e ouvir as correntezas do Rio Sapucaí. Para as pessoas que gostam de natureza, essa é uma trilha relaxante e agradável;
  • Trilha das 3 Pontes: diferente das outras trilhas, esse trajeto é bem mais tranquilo. Assim, as crianças podem ir acompanhadas de adultos, porque você encontrará pelo caminho pontes suspensas sobre o Rio Sapucaí;
  • Trilha da Cachoeira: pessoas com menos preparo físico vão gostar dessa trilha, pois ela é plana, o que a torna muito mais fácil se comparada às outras. Ela possui 4,5 quilômetros de distância.

Mais aventuras

Além de trilhas, o parque conta também com áreas para crianças e lugares para fazer piqueniques. Mas o Horto Florestal ainda oferece mais opções de lazer e aventura.

Talvez não seja possível fazer tudo em um único dia!

  • Arborismo: você poderá andar pelas copas das árvores, desfrutar de uma bela paisagem e ter um ponto de vista diferente da natureza. Para essa atividade há 14 pontes sobre as copas e uma tirolesa de 130 metros de extensão. Em média, a atividade de arborismo dura 35 minutos;
  • Aluguel de bicicleta: com esse serviço você pode alugar bicicletas tipo Mountain Bike para fazer duas trilhas: uma que leva até a cachoeira (1 hora de duração) e outra que vai até o Bosque Vermelho (2 horas de duração);
  • Tirolesa do Sapucaí: após uma caminhada de aproximadamente 25 minutos em trilha, conhecendo a floresta de araucárias, campos de altitude e nascentes, você poderá se aventurar em uma tirolesa de 450 metros de extensão e 60 metros de altura sobre o Cânion do Rio Sapucaí. Para finalizar a aventura, você descerá mais uma tirolesa de 150 metros para retornar à base;
  • Cachoeira: embora seja pequena, é possível se banhar na cachoeira do Horto Florestal. Ela possui 2 quedas e 3 poços para banhos. Porém, a água é bem gelada.

Depois de tanta aventura, você ainda pode aproveitar e comprar uma cesta de piquenique na chocolateria do Parque Estadual de Campos do Jordão e relaxar o resto do dia.

3. Iceland

Iceland
Fonte: Fabiula Romão (TripAdvisor)

Que tal aproveitar o calor de dezembro para conhecer o Iceland, um bar feito totalmente de gelo? Ele fica localizado na Vila Capivari, dentro do Mercado São Bento.

Segundo o site oficial do estabelecimento, foram usados mais de 38.000 kg de gelo para construir o local. Desde as paredes até o balcão e os sofás, tudo é feito de gelo. Por isso, a temperatura lá dentro é de cerca de -20 °C.

O menu do Iceland inclui chocolate quente, sucos, chopes, cervejas, refrigerantes, bebidas à base de vodka e outros drinks criados pelos bartender.

O único ponto negativo é que, devido à baixa temperatura, o tempo máximo de permanência é de apenas 15 minutos, mesmo com as roupas especiais oferecidas pelo estabelecimento.

Mesmo assim, vale a pena a experiência!

4. Ducha da Prata

Ducha de Prata
Fonte: Eduardo | (Flickr)

Outra forma de aproveitar os dias ensolarados de Campos do Jordão em dezembro é na Ducha de Prata, um dos pontos turísticos mais antigos da cidade.

O local possui diversas cachoeiras e quedas d’água artificiais que podem ser acessadas por meio de pequenas pontes em meio a natureza.

Esse passeio é perfeito para quem quer relaxar e entrar em contato com a natureza.

Durante a caminhada, é possível ouvir o barulho das águas correndo e o canto dos pássaros. Se quiser, você pode tomar um banho nas águas geladas da cascata ou na Ducha da Prata.

Além disso, se quiser se aventurar um pouco mais, o local ainda conta com uma tirolesa.

5. Parque da Cerveja

Parque da Cerveja
Fonte: Rodrigo M (TripAdvisor)

O Parque da Cerveja é cercado de araucárias e as montanhas da Serra da Mantiqueira. Lá dentro fica uma das melhores atrações para quem é apaixonado por cerveja, a fábrica da cerveja Campos.

Se optar por fazer o tour pela fábrica, você vai conhecer a história da cervejaria e a fabricação da cerveja artesanal. Além disso, você terá direito a degustação de quatro tipos de cervejas diferentes no final do passeio.

Contudo, esse não é um dos passeios mais baratos.

Quem fizer o tour até as 16h, pagará R$ 78,00, contando com o valor da entrada.

Depois desse horário, o valor sobe para R$ 108,00. Porém, o estabelecimento também serve um chopp da casa e petiscos, além da música ao vivo.

Para aproveitar bem o Parque da Cerveja, é melhor reservar um dia inteiro. Além do tour e da degustação, o local possui um mirante com mais de mil mudas de plantas nativas reflorestadas.

Sem dúvida, vale a pena o investimento!

Posts Relacionados

Como fica a cidade de Campos do Jordão em dezembro?

Apesar do verão ser baixa temporada em Campos do Jordão, no mês de dezembro a cidade costuma ficar mais cheia por causa dos eventos de Natal. Porém, não chega a ficar tão movimentada como no mês de julho.

Além disso, os preços de hospedagem e alimentação costumam subir um pouco nesse mês, especialmente na semana das festas.

Já o clima em Campos do Jordão em dezembro costuma ser bastante agradável, com temperatura média de 22 °C durante o dia, e 12 °C durante a noite.

Contudo, nessa época do ano costuma chover bastante na cidade. Por isso, a dica é investir em um hotel com boa infraestrutura, caso você não consiga sair quando estiver chovendo, ou em passeios que não são afetados pelo mau tempo.

Gostou de conhecer as principais atrações de Campos do Jordão em dezembro? Então, continue acompanhando o Viagem Club para receber as melhores dicas de turismo!