Campos do Jordão em Fevereiro: 9 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Está procurando por um lugar mais tranquilo e com clima mais fresco para viajar no verão? Então, que tal conhecer Campos do Jordão em fevereiro?

Apesar de ser o auge do verão, em fevereiro, o clima em Campos do Jordão é ameno.

Além disso, por ser baixa temporada na cidade, as ruas e atrações turísticas estão mais vazias, o que torna esse o destino perfeito para quem fugir da muvuca das praias no verão.

Ficou com vontade de viajar para Campos do Jordão em fevereiro? Então, confira a seguir as melhores atrações para curtir o mês.

Como aproveitar Campos do Jordão em fevereiro da melhor maneira possível?

Quando falamos em viajar para Campos do Jordão, logo pensamos no frio e nas ruas lotadas de turistas.

Porém, essa é uma cidade que pode (e deve) ser visitada o ano inteiro. Afinal de contas, a famosa “Suíça brasileira” possui atrações para todas as estações do ano, inclusive para o verão.

Por exemplo, Campos do Jordão tem vários parques de aventuras, mirantes e cervejarias que podem ser melhor aproveitados quando está quente.

Então, confira a seguir as principais atrações da cidade para curtir o mês de fevereiro!

1. Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão

Festival de Inverno Campos de Jordão
Fonte: Deni Williams (Flickr)

A partir de 2021, a cidade de Campos do Jordão passou a realizar o Festival de Verão nos meses de janeiro e fevereiro. Assim, como tradicional Festival de Inverno, esse evento conta apresentações musicais por toda a cidade.

A diferença é que, no verão, o foco é a música contemporânea e popular.

A sede do Festival de Verão de Campos do Jordão é o Auditório Cláudio Santoro. Contudo, também ocorrem apresentações na Praça Capivari, no Palácio Boa Vista, na Igreja São Benedito, na Igreja de Santa Teresinha e na Sala São Paulo.

O mais interessante é que, além das apresentações, o festival também oferece bolsas de estudo para os cursos de composição, canto popular e instrumento. Vale a pena conferir!

2. Farrapos XCO de Mountain Bike

Moutain Bike
Fonte: Fabio Inoue (Flickr)

Para os aventureiros, em Campos do Jordão em fevereiro acontece o Farrapos XCO de Mountain Bike. Esse evento tem como objetivo incentivar, promover e aprimorar essa modalidade esportiva de ciclismo.

Segundo o site oficial do evento, os participantes podem escolher entre três percursos com diferentes níveis de dificuldade:

  1. Pró: percurso de nível difícil, com 38 km de comprimento e 1.100 metros de ganho de elevação (altimetria);
  2. Sport: percurso de nível intermediário, com 27 km de comprimento e 800 metros de ganho de elevação;
  3. Light: percurso de nível fácil, com 11 km de comprimento e 300 metros de altimetria.

O Farrapos XCO de Mountain Bike acontece no Prana Bike Park, o parque com as trilhas mais altas do Brasil.

3. Bosque do Silêncio

Bosque do Silêncio
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

Como o verão em Campos do Jordão tem temperaturas amenas, você pode aproveitar para fazer algumas atividades radicais ao ar livre no Bosque do Silêncio.

Além de descansar nas redes do parque e caminhar em contato com a natureza, no Bosque do Silêncio você pode praticar mountain bike, trekking, tirolesa, paintball, boia cross, arborismo e montanhismo.

Atualmente, o parque possui o maior circuito de arvorismo de Campos do Jordão, com 28 travessias e mais de 2 km. Ao todo, a atividade dura cerca de 3 horas.

No final da aventura, você pode visitar a cafeteria do Bosque do Silêncio e relaxar enquanto repõe as energias.

4. Museu Felícia Leirner

Museu Felícia Leirner
Fonte: Museu Felícia Leirner (TripAdvisor)

Em dias de sol em Campos do Jordão em fevereiro, um ótimo lugar para visitar é o Museu Felícia Leirner, um museu a céu aberto que ocupa uma área de 35 mil metros quadrados em meio a um remanescente da Mata Atlântica de Altitude.

Atualmente, o museu Felícia Leirner possui 84 obras da artista plástica, sendo 44 esculpidas em bronze e 40 em cimento branco.

Além disso, o local também possui um palco de apresentações e um mirante, onde é possível observar a Pedra do Baú.

Como o museu fica no mesmo local que o Auditório Cláudio Santoro, você pode aproveitar para assistir às apresentações do Festival de Verão antes ou depois do passeio.

5. Ducha da Prata

Ducha de Prata
Fonte: Eduardo | (Flickr)

Outro lugar para aproveitar os dias mais quentes de Campos do Jordão em fevereiro é a Ducha da Prata. Apesar de vários passeios turísticos passarem pelo local, vale a pena reservar um tempo extra para conhecê-lo.

A Ducha da Prata é formada por várias quedas de água e cachoeiras artificiais. Você poderá observá-las quando estiver caminhando nas passarelas de madeira, em meio à natureza.

Se tiver coragem de enfrentar a água gelada, você também pode se banhar nas cachoeiras artificiais e nas águas do Rio Perdizes.

Além de observar a natureza, na Ducha da Prata você pode praticar algumas atividades radicais, como arco e flecha, tirolesa e arborismo.

No local também há alguns comércios para você reabastecer suas energias e fazer algumas compras, como cafeteria, chocolateria e loja de roupas.

Assim que você chega a Ducha da Prata, os fotógrafos tiram uma foto sua. Então, no final, se quiser levar uma lembrança do passeio, você pode comprar a foto com uma moldura personalizada ou em forma de chaveiro.

6. Aventura no Rancho

Aventura no Rancho
Fonte: Aventura no Rancho (TripAdvisor)

Apesar de ser um destino famoso pelas atrações de inverno, Campos do Jordão tem várias opções de parques de aventura.

Uma opção para você que vai viajar para lá em fevereiro é o Aventura no Rancho. O parque fica dentro do Rancho Santo Antônio, uma tradicional fazenda e área de proteção ambiental da cidade.

A vantagem de conhecer o Aventura no Rancho em fevereiro é que nesse mês é possível fazer o Water Trekking. Essa atividade só é realizada pelo estabelecimento entre os meses de setembro a março. Ela dura cerca de 2 horas e inclui escalada, rapel e caminhada com obstáculos pelo leito do riacho.

Além disso, o Aventura no Rancho também tem a tirolesa mais longa de Campos do Jordão, com 800 metros de comprimento e 100 metros de altura.

É pura adrenalina!

7. Parque Tarundu

Tarundu
Fonte: Márcio Ribeiro (Flickr)

Como chove bastante em Campos do Jordão nesse mês, é sempre bom ter uma opção de passeio que pode ser realizado mesmo quando o tempo não estiver bom.

Por isso, a última indicação de parques de aventura para você visitar em fevereiro é o Parque Tarundu.

Eles oferecem 35 atividades indoor e outdoor para adultos e crianças.

Para os dias de chuva, algumas atividades que você pode fazer no Parque Tarundu são:

  • Air games (camas elásticas gigantes);
  • Escorrega Boia;
  • Imagination Playground;
  • Patinação no gelo.

O Parque Tarundu também tem uma ótima estrutura, com wi-fi, redes de descanso, banheiros, fraldário, estacionamento e ambulatório.

De fato, esse é um ótimo lugar para passar o dia!

8. Cervejaria Baden Baden

Cervejaria Baden Baden
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

Outra opção de passeio para os dias de chuva é o tour pela Cervejaria Baden Baden.

Apesar de ficar um pouco mais afastada do centro, na fábrica você conhece mais sobre o processo de fabricação da cerveja, a história da bebida e recebe algumas dicas de como comprar, consumir e armazená-la.

Depois de conhecer a fábrica, os visitantes têm o direito de fazer uma degustação de cervejas artesanais.

Nesse momento, você vai experimentar alguns rótulos sazonais e premiados, como a Witbier, que foi eleita a melhor cerveja do mundo em 2015 pela International Beer Challenge.

Para os apaixonados por cerveja, esse é um passeio obrigatório em Campos do Jordão em fevereiro!

9. Teleférico e Bonde Turístico

Teleférico
Fonte: Rodrigo Soldon (Flickr)

Como fevereiro é baixa temporada em Campos do Jordão, os principais passeios turísticos da cidade estão mais vazios, como acontece com o teleférico e o bonde turístico.

Os dois passeios saem do Parque Capivari e os ingressos podem ser comprados no local ou no site oficial do parque.

O teleférico de Campos do Jordão tem 560 metros de extensão e sobe mais de 1.500 metros. O seu destino é o Morro do Elefante, um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade.

Para andar de teleférico, é necessário ter mais de 12 anos de idade e, pelo menos, 1,40 metro de altura.

Por outro lado, o bonde turístico percorre as principais atrações de Campos do Jordão, terminando seu percurso no portal da cidade. Ao todo, o passeio dura 50 minutos.

Essa é uma ótima forma de conhecer a cidade, especialmente se a viagem for curta.

Posts Relacionados

Como fica a cidade de Campos do Jordão em fevereiro?

Apesar do número de turistas aumentar durante o feriado de Carnaval, a cidade de Campos do Jordão em fevereiro é tranquila, pois não é mais época de férias escolares. Entretanto, pode ser mais difícil encontrar promoções de hospedagem durante o feriado.

A dica para quem quer aproveitar a cidade sem aglomeração durante o mês de fevereiro é viajar fora do Carnaval ou se hospedar em uma pousada mais afastada do centro.

Campos do Jordão em fevereiro é um ótimo destino para quem quer fugir do calor intenso do verão. Em média, as temperaturas na cidade variam entre 13 °C e 23 °C.

Embora o clima seja agradável, esse é um dos meses que mais chove na cidade, com precipitação média de 266 mm. Por isso, é bom incluir no roteiro passeios que podem ser realizados mesmo em dias de chuva.

Em dias ensolarados, pode ser uma boa conhecer o Pico do Itapeva.

Agora que você já sabe o que fazer em Campos do Jordão em fevereiro, chegou a hora de fazer as malas!