Campos do Jordão em Janeiro: 6 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Apesar de ser um destino famoso de inverno, Campos do Jordão em janeiro também oferece experiências incríveis.

Por exemplo, você pode aproveitar a temperatura mais alta para conhecer os parques da cidade e praticar algumas atividades radicais.

Como a cidade está um pouco mais vazia do que nos meses de inverno, você também pode conhecer os melhores pontos turísticos e restaurantes de Campos do Jordão sem muita aglomeração e ainda aproveitar algumas promoções especiais da baixa temporada.

Ficou com vontade de viajar para Campos do Jordão em janeiro? Então, confira a seguir as principais atrações da cidade durante esse mês!

Como aproveitar Campos do Jordão em janeiro da melhor maneira possível?

Mesmo não sendo um dos meses mais tranquilos para viajar para Campos do Jordão, janeiro é uma ótima época para quem quer conhecer a cidade sem passar tanto frio.

Como é o auge do verão, durante o dia a temperatura é bastante agradável, porém, chove bastante.

Por isso, os melhores programas para janeiro são os passeios ao ar livre para os dias de sol, e visitas a fábricas, cervejarias, restaurantes e bares temáticos para os dias de chuva.

Confira a seguir algumas opções de atrações para aproveitar a cidade de Campos do Jordão em janeiro.

1. Iceland

Iceland
Fonte: Iceland (TripAdvisor)

O Iceland é um bar feito totalmente de gelo, desde as paredes até os copos dos drinks. Ele fica dentro do Mercado São Bento, na Vila Capivari, e pode ser visitado o ano inteiro. Porém, no verão, ele é uma ótima alternativa para os dias de chuva.

Segundo o site oficial do Iceland, para construir o bar de gelo foi preciso mais de 38 mil quilogramas de gelo. Por isso, a temperatura lá dentro varia entre -15 °C e -20 °C.

Antes de entrar no bar de gelo, você recebe uma roupa especial para o frio, o que inclui casaco e luvas. Porém, é recomendado que você leve um gorro, cachecol e um sapato fechado e quentinho.

Apesar de você só poder ficar dentro do bar de gelo por 15 minutos, por questões de segurança, é possível aproveitar bastante a experiência. Lá dentro tem um escorregador de gelo, uma loja de souvenirs e, obviamente, um bar.

Ao comprar o ingresso você tem direito a duas bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Caso você faça aniversário no mês de janeiro, você terá direito a três bebidas!

O menu do Iceland inclui bebidas frias e quentes, como chocolate quente, bebidas à base de vodka, cervejas, chopes, sucos, refrigerantes e outros drinks.

2. Fazendinha Toriba

Fazendinha Toriba
Fonte: Stefan Lambauer (Flickr)

A Fazendinha Toriba fica ao lado do Hotel Toriba. O local possui 300 mil metros quadrados de bosques com vegetação nativa, horta orgânica, lago, trilhas e animais domésticos que podem ser alimentados e tocados.

Lá também há espaço para piqueniques e quiosques para lanches.

Por causa das férias escolares, a Fazendinha Toriba é o passeio ideal para quem vai viajar para Campos do Jordão com as crianças. Afinal de contas, os pequenos terão a oportunidade de conhecer vários animais de perto e aprender muito na horta.

Para entreter as crianças o dia todo, a Fazendinha Toriba oferece o Toriba Kids. Esse programa é composto por várias atividades exclusivas para as crianças de 5 a 12 anos.

Além os pequenos poderem brincar nas dependências do Hotel Toriba, usando a piscina, o playground, a brinquedoteca, a sala de jogos, o cineminha e a sala de recreação indoor, eles também vão participar de festas temáticas, oficinas de culinárias e artesanato e até acampamento, tudo com o acompanhado de um monitor qualificado.

3. Ducha de Prata

Ducha de Prata
Fonte: Eduardo | (Flickr)

Outro atrativo de Campos do Jordão em janeiro é a Ducha de Prata. Ela fica próximo ao portal da cidade e faz parte de alguns passeios turísticos da região, como o City Tour Campos do Jordão.

A Ducha de Prata é composta por várias cachoeiras e quedas de água artificiais. Por isso, você pode aproveitar os dias mais quentes do verão para se refrescar nas águas do rio Ribeirão das Perdizes e nas cachoeiras. Mas vale a pena lembrar que a água é bastante gelada.

O passeio pela Ducha de Prata é feito por meio de pequenas passarelas de madeira. Além de admirar as quedas de água, você também pode praticar algumas atividades radicais, como tirolesa, arco e flecha e arborismo.

Para os menos aventureiros, o local também conta com cafeteria, loja de roupas, malhas e produtos artesanais, e chocolaterias.

Além disso, a Ducha da Prata também possui um quiosque com fotógrafos. Logo no começo do passeio, eles tiram uma foto sua. Depois, eles vendem com uma moldura personalizada ou em forma de chaveiro.

O melhor de tudo é que a entrada na Ducha da Prata é gratuita, você só precisa pagar pelas atividades que realizar.

4. Pico do Itapeva

Pico do Itapeva
Fonte: Fernando Stankuns (Flickr)

Como sabemos, em Campos do Jordão faz frio quase o ano inteiro. Por isso, alguns passeios podem ser difíceis de fazer durante o inverno devido à sua altitude e baixa temperatura, como é o caso do Pico do Itapeva.

O Pico do Itapeva tem mais de 2 mil metros de altitude. Por isso, lá sempre faz mais frio. Contudo, em janeiro, com o clima em Campos mais quente, pode ser mais agradável conhecer esse ponto turístico.

Por ser um dos lugares mais altos de São Paulo, o Pico de Itapeva possui uma vista privilegiada da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba.

Lá de cima é possível observar diversas cidades, como Pindamonhangaba, São José dos Campos, Taubaté, Cachoeira Paulista e Caçapava, por exemplo. Em dias limpos, você poderá ver até 15 cidades!

Além do mirante, o Pico do Itapeva também possui um lavandário, que atinge o auge da sua floração no início do verão, uma fonte dos desejos e um castelinho, onde funciona uma cafeteria e uma loja.

Para quem gosta de esportes radicais, o Pico do Itapeva também pode ser atrativo no mês de janeiro, pois lá você pode andar a cavalo e praticar trekking e motocross.

Sem dúvida, vale a pena reservar um dia da sua viagem para conhecer a região!

5. Aventura no Rancho

Aventura no Rancho
Fonte: Aventura no Rancho (TripAdvisor)

O Rancho Santo Antônio é uma fazenda tradicional de Campos do Jordão e uma área de proteção ambiental. Desde 2003, ele também se tornou o Aventura no Rancho, um local onde adultos e crianças podem praticar esportes de aventura.

Atualmente, o Aventura no Rancho possui a tirolesa mais longa de Campos do Jordão, com 800 metros de comprimento e 100 metros de altura.

Lá você também pode praticar o arvorismo-aventura, uma atividade que inclui travessia de pontes de madeira, redes, cabos e tirolesas de diferentes dificuldades.

Entre os meses de setembro e março, o Aventura no Rancho oferece o Water Trekking. Essa atividade inclui caminhada pelo leito de um riacho com a água nos joelhos, obstáculos, escalada e rapel. Ao todo, ele dura aproximadamente duas horas.

Além disso, o Aventura no Rancho também tem um campo de paintball, cavalos para passeios em trilhas, estradas e montanhas, e boulder (um tipo de escalada realizada sem os equipamentos convencionais de segurança).

6. Fazenda Baronesa Von Leithner

Fazenda Baronesa Von Leithner
Fonte: Flavio_e_Sueli (TripAdvisor)

Por último, outro passeio interessante para fazer em Campos do Jordão em janeiro é na Fazenda Baronesa Von Leithner. Esse é o tipo de lugar onde você pode comer bem e apreciar a natureza.

Atualmente, a Fazenda Baronesa Von Leithner é uma área importante de preservação da Mata Atlântica de Altitude.

Além disso, ela possui uma das maiores áreas de floresta de araucárias do Brasil e abriga o Refúgio dos Sauás, a maior reserva ambiental do país de macacos da raça Suá, que estão em extinção.

Todos esses projetos são sustentados com a renda obtida com a visitação e os serviços de gastronomia oferecidos no local.

Por exemplo, o complexo Fazenda Baronesa Von Leithner tem um empório, chamado Landscape, e um bistrô, chamado Baronesa Von Leithner Café. Nesses estabelecimentos você encontra diversos produtos orgânicos caseiros, como geleias e pães.

Ao visitar o complexo você também tem oportunidade de ajudar na preservação de espécies em extinção enquanto aprecia a natureza e uma boa comida. Sem dúvida, vale a pena!

Posts Relacionados

Como fica a cidade de Campos do Jordão em Janeiro?

Apesar de ser baixa temporada em Campos do Jordão em janeiro, a cidade fica um pouco movimentada por causa das férias escolares.

Na primeira semana do ano ainda é possível aproveitar a decoração de Natal tradicional da cidade, o que também atrai alguns turistas. Mesmo assim, em janeiro você consegue encontrar ótimas promoções em hotéis, passeios, restaurantes e lojas, principalmente se você for comprar roupas de inverno.

Por outro lado, apesar do clima ser mais agradável em Campos do Jordão em janeiro (13 °C a 27 °C), esse é um dos meses que mais chove na cidade, com precipitação média de 306 mm.

Contudo, se você quer fugir do calor intenso do verão ou ir para um lugar mais tranquilo do que os típicos destinos de verão, visitar a “Suíça brasileira” pode ser uma boa opção de viagem.

Não deixe de visitar o tradicional Morro do Elefante também.

De fato, essa é uma cidade que oferece ótimas atrações durante o ano inteiro. Por isso, você não vai se arrepender de visitar Campos do Jordão em janeiro!