Campos do Jordão em Maio: 8 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Viajar para Campos do Jordão em maio é uma ótima forma de aproveitar o clima frio da cidade durante a baixa temporada.

Apesar de estarmos no meio do outono, a temperatura da “Suíça brasileira” já começa a ficar mais baixa e as chances de chuvas diminuem.

Além disso, nessa época do ano a paisagem fica ainda mais impressionante com as folhas avermelhadas dos plátanos cobrindo as ruas. O melhor é que, como ainda é baixa temporada, você ainda vai encontrar boas promoções em hotéis e restaurantes.

Ficou com vontade de conhecer Campos do Jordão em maio? Então, confira as principais atrações para curtir o mês!

Como aproveitar Campos do Jordão em maio da melhor maneira possível?

Sem dúvidas, Campos do Jordão é uma das cidades mais visitadas do inverno. Porém, se você quer aproveitar o clima frio da região sem a aglomeração da alta temporada, uma boa alternativa é visitar a cidade em maio.

Apesar de ainda ser outono, já faz frio e chove pouco em Campos do Jordão em maio.

Por isso, o mês de maio é ótimo para fazer passeios ao ar livre, observar a bela paisagem da cidade do outono e conhecer a gastronomia típica da região. Veja a seguir 8 passeios incríveis para fazer em Campos do Jordão em maio!

1. Cervejaria Baden Baden

Cervejaria Baden Baden
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

Existem duas coisas que quem visita Campos do Jordão não pode deixar de fazer: uma degustação de cervejas e visitar uma boa chocolateria.

Atualmente, umas das melhores cervejarias e restaurantes da cidade é a Baden Baden. Além de conhecer o restaurante, você também pode fazer um tour pela fábrica da cervejaria, que fica um pouco mais afastada do centro.

Durante a visita na fábrica da Baden Baden você vai conhecer o processo de fabricação das cervejas, a história da marca e, por último, degustar alguns tipos de cervejas artesanais.

Na degustação, eles oferecem alguns rótulos sazonais e premiados, como a Cerveja Baden Baden Witbier, que foi eleita a melhor do mundo pela International Beer Challenge em 2015.

Depois disso, você também pode visitar o bar na área externa da fábrica para beber ou comer alguns petiscos, bem como comprar alguns produtos temáticos na loja da Baden Baden.

2. Parque Amantikir

Amantikir
Fonte: Joanilo Viana (Flickr)

O Parque Amantikir também vale a pena ser visitado em maio.

Como esse mês é o auge do outono, as plantas que se adaptam a esse clima estão ainda mais lindas. O parque fica em uma área de 60 mil m² e possui 28 jardins temáticos, todos inspirados em diferentes culturas e tradições.

Além dos jardins, o Parque Amantikir também tem dois labirintos, um ao lado do outro.

O primeiro e mais famoso é inspirado nos jardins Celtas do século 4 a.C., com formato circular e grama baixa.

O segundo tem tamanho natural, com 14 caminhos errados e um correto.

3. Voo livre de balão

Parque Tarundu
Fonte: MonicaCD10 (TripAdvisor)

Apesar de ser um dos passeios mais caros de Campos do Jordão, sem dúvida, vale a pena fazer o voo livre de balão do Parque Tarundu.

A aventura começa já na preparação do balão, onde você recebe instruções dos melhores pilotos de balonismo do Brasil. Nesse momento, você pode entrar no envelope e conhecer os mecanismos do balão.

Durante o voo, o balão alcança mais de 2.500 metros de altura. Por isso, você terá uma visão 360° da Serra da Mantiqueira. Lá de cima é possível ver o Pico do Diamante, a Pedra do Baú e o Pico do Itapeva, por exemplo.

Enquanto o balão se desloca, uma equipe de apoio e resgate acompanha a sua posição por meio do GPS do balão e monitoramento visual. Assim, eles podem encontrar com você no local do pouso e levá-lo de volta para a base.

Assim que você pousa, a equipe recebe você com um brinde de champanhe como uma forma de agradecer pela hospitalidade dos proprietários das terras onde o balão pousou, segundo a tradição francesa.

De acordo com o site oficial do Parque Tarundu, a temporada de balonismo começa em abril e termina em agosto. O voo livre tem duração média de 1 hora e pode ser feito por até 8 pessoas.

4. Horto Florestal

Horto Florestal
Fonte: Useradquem (Flickr)

Outro lugar para aproveitar Campos do Jordão em maio é o Horto Florestal. Durante o outono, o parque ganha uma paisagem ainda mais exuberante, com as folhas vermelhas dos plátanos forrando o chão.

O Horto Florestal também é um local importante de preservação da Mata Atlântica de Altitude e da Floresta Exótica de Pinus.

Em seus 8 ha², o Horto Florestal possui mais de 180 espécies de aves e animais ameaçados de extinção, como a jaguatirica, a onça-parda e o papagaio de peito roxo.

Durante o mês de maio, uma ótima forma de aproveitar o Horto Florestal é fazendo trilhas.

Atualmente, o local conta com 4 trilhas de diferentes dificuldades: trilha dos Campos, trilha do Rio Sapucaí, trilha das 3 Pontes e trilha da Cachoeira.

Além disso, você também pode alugar bicicleta, fazer arborismo e andar de tirolesa. Para os menos aventureiros, a chocolateria do Horto Florestal vende cestas de piqueniques para você relaxar e aproveitar a natureza.

5. Palácio Boa Vista

Palácio Boa Vista
Fonte: Vitor Frost (Flickr)

Originalmente, o Palácio Boa Vista foi construído para ser a residência de inverno do Governador de São Paulo. Ele foi inaugurado em 1964 e é um patrimônio artístico e arquitetônico de Campos do Jordão.

Ao todo, o museu possui quase 3.000 m², dividido em 35 ambientes e 105 cômodos.

Agora, o Palácio Boa Vista contém mais de 2.000 peças dos séculos 17 a 20 e mais de 3.500 obras originais de Portinari, Tarsila do Amaral, Volpi, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, entre outros artistas renomados.

A visita guiada pelo Palácio Boa Vista é gratuita e acontece de quarta a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

Apesar de Campos do Jordão em maio ser bastante tranquila, vale a pena agendar a visita para garantir sua vaga.

6. Vista Chinesa (Belvedere)

Mirante Vista Chinesa
Fonte: Gilberto Mellace (Flickr)

Em maio, no auge do outono, o pôr do sol fica ainda mais bonito em Campos do Jordão. Por isso, não deixe de visitar o mirante Vista Chinesa, antigamente conhecido como Belvedere.

Esse mirante está localizado no acostamento da SP-123 (Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro), um pouco antes do Portal de Campos do Jordão.

Lá de cima, a cerca de 1.600 metros acima do nível do mar, é possível ver as montanhas do Vale do Lageado.

Apesar de não ser um ponto turístico com excelente infraestrutura, o Vista Chinesa tem uma das vistas mais lindas da cidade, especialmente durante o pôr do sol.

7. Bosque do Silêncio

Bosque do Silêncio
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

Com uma área verde de 120 mil metros quadrados, o Bosque do Silêncio é um ótimo lugar para visitar em Campos do Jordão em maio. Lá você poderá caminhar em contato com a natureza e descansar em algumas redes.

Há uma variedade grande de atividades, com bastante adrenalina, que você poderá realizar no Bosque do Silêncio. Por exemplo, você pode escolher entre praticar Mountain Bike, Paintball, Trekking, Mini Golf, Boia Cross, Montanhismo e Tirolesa.

Mas quando o assunto é observação da natureza, a atividade que mais se destaca é o arborismo. O Bosque do Silêncio conta com 2 quilômetros de arborismo para adultos e crianças.

Para sua segurança, todas essas atividades oferecidas pelo parque têm um condutor especializado para acompanhar você.

É importante mencionar que no Bosque do Silêncio há também prática de arborismo noturno. Porém, recomendamos que você agende esse passeio com antecedência. Com certeza vale a pena!

8. Spinassi

Spinassi Chocolate
Fonte: Spinassi Chocolate (TripAdvisor)

Você irá encontrar várias lojas da Spinassi Chocolate em Campos do Jordão. Ela é perfeita para quem gosta de chocolates em formatos diferenciados e outros produtos artesanais.

O melhor é que as lojas ficam localizadas nos pontos turísticos da cidade de Campos do Jordão.

Os formatos dos chocolates variam entre barras de diversos tamanhos, ramas, pastilhas, trufas, drágeas, bombons e gotas.

Eles podem ser encontrados em todas as variedades de chocolate, como chocolate branco, chocolate ao leite, meio a meio (chocolate ao leite e chocolate branco) e chocolate meio amargo.

Além disso, Spinassi combina os chocolates com ameixa, nozes, passas, caju, amêndoas, cereja, avelã, coco, damasco e laranja.

Além da grande variedade de chocolates, a Spinassi também tem uma linha completa só de chocolates diet, cachaças de diversos sabores diferenciados e uma enorme variedade de geleias artesanais.

Posts Relacionados

Como fica a cidade de Campos do Jordão em maio?

Com o clima mais ameno, Campos do Jordão em maio é um ótimo lugar para visitar.

Por ser baixa temporada, você encontrará preços mais acessíveis em comparação com a alta temporada. A cidade também não fica muito cheia, o que faz dela o destino perfeito para um passeio com a família e passeios românticos.

No mês de maio, as temperaturas variam entre 14 °C e -5 °C na cidade de Campos do Jordão. Porém, como a probabilidade de chuva nessa época do ano é mais baixa, você pode aproveitar para conhecer os principais pontos turísticos e fazer atividades ao ar livre.

Gostou de conhecer os melhores passeios de Campos do Jordão em maio? Então continue acompanhando o Viagem Club e receba as melhores dicas de turismo!