Campos do Jordão em Março: 8 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Será que é uma boa ideia visitar Campos do Jordão em março? É exatamente sobre isso que falaremos hoje.

Sem dúvida, março é um dos meses mais tranquilos para visitar Campos do Jordão. Com o fim das férias escolares e das principais festas, a cidade fica bastante vazia.

Porém, como nessa época do ano ocorre a transição do verão para o outono, Campos do Jordão em março começa a ganhar uma paisagem muito especial.

Quer saber o que fazer em Campos do Jordão em março? Então, confira as principais atrações a seguir!

Como aproveitar Campos do Jordão em março da melhor maneira possível?

Geralmente, março é um dos meses em que a cidade de Campos do Jordão fica mais vazia. Por isso, muitas empresas de turismo e hospedagem oferecem descontos e promoções especiais.

Além disso, como as temperaturas não são tão baixas e a probabilidade de chuva é menor, essa é uma das melhores épocas do ano para conhecer os pontos turísticos da cidade e fazer passeios ao ar livre.

Confira a seguir o que fazer em Campos do Jordão em março!

1. Horto Florestal

Horto Florestal
Fonte: Useradquem (Flickr)

Com a chegada do outono no final de março, o Horto Florestal (Parque Estadual de Campos do Jordão) ganha uma paisagem linda.

Nessa época, as folhas das árvores começam a ficar avermelhadas e tornam o passeio ainda mais bonito. A folhagem dos famosos plátanos forra as trilhas do parque.

Ao todo, o Horto Florestal possui 8.000 hectares quadrados cobertos de Mata Atlântica e de Araucária. O local possui playground, área para piquenique, loja de artesanatos e chocolateria.

Para os mais aventureiros, o parque também possui atividades radicais, como tirolesa, trilhas, arborismo, aluguel de bicicleta e cachoeiras para banho (apesar da água ser bem gelada).

2. Teleférico

Teleférico
Fonte: Rodrigo Soldon (Flickr)

Outro passeio ótimo para admirar a paisagem de Campos do Jordão em março é o de teleférico. Ele sai do Parque Capivari e vai para o topo do Morro do Elefante, subindo mais de 1.500 metros em apenas 560 metros de extensão.

No total, o teleférico possui 74 cadeiras e suporta até 500 kg.

Apesar da subida ser rápida (cerca de 5 minutos), dá para aproveitar bem a vista de Campos do Jordão, especialmente da Vila Capivari.

No final do passeio, você ainda pode aproveitar para conhecer um dos mais tradicionais pontos turísticos da cidade, o Morro do Elefante.

Para andar de teleférico, você pode comprar o ingresso na bilheteria do local ou no site do Parque Capivari.

Além disso, embora crianças possam fazer o passeio, elas devem ter pelo menos 12 anos de idade, 1,40 metro de altura e estarem acompanhadas pelos pais ou responsável.

3. Bonde Turístico

Bondinho
Fonte: Rodrigo Soldon (Flickr)

Dentro do Parque Capivari, você pode fazer vários passeios turísticos tradicionais por Campos do Jordão, como o Bonde Turístico.

O tour com o Bonde Turístico é feito nos famosos veículos vermelho e amarelo da cidade. O passeio começa na estação Emílio Ribas e termina no Portal de Campos do Jordão.

O percurso demora cerca de 50 minutos para percorrer a área urbana e os principais pontos turísticos da região.

Quando for fazer esse passeio, aproveite para conhecer também a Estrada de Ferro e o Centro de Memória Ferroviária de Campos do Jordão. Lá você vai encontrar o único trem movido a gasolina que operou nessa ferrovia antes dela ser eletrificada.

4. Parque Tarundu

Parque Tarundu
Fonte: MonicaCD10 (TripAdvisor)

O Parque Tarundu é mais um lugar ótimo para visitar em Campos do Jordão em março. Ele fica a 1.700 metros de altitude e tem 500.000 m². Lá você encontra atividades tanto para quem quer relaxar, como para quem quer se aventurar.

De acordo com o site oficial do Parque Tarundu, o local oferece mais de 30 atividades ao ar livre e indoor. Ou seja, você não vai ficar sem ter o que fazer mesmo nos dias de chuva.

Para aproveitar bem, você pode investir em um ingresso VIP, que permite que você vá em todas as atrações quantas vezes quiser. Porém, se quiser economizar, você pode comprar as atrações separadamente e ir apenas nas que você gostar mais.

É importante lembrar que algumas atividades oferecidas pelo Parque Tarundu têm um limite diário. Mesmo o movimento sendo menor nessa época do ano, o melhor é agendar um horário assim que chegar ao parque.

Algumas atividades precisam ser agendadas são:

  • Passeio de pônei, cavalo e charrete;
  • Paintball;
  • Aula de equitação.

Apesar da precipitação média do mês de março em Campos do Jordão ser relativamente baixa, se por acaso chover algum dia da sua viagem, estas são algumas atividades indoor do Parque Capivari que você pode fazer:

  • Patinação no gelo;
  • Escorrega Boia;
  • Air games (camas elásticas gigantes);
  • Imagination Playground.

Por outro lado, em dias de sol, estas são as melhores atrações:

  • Tirolesa;
  • Boia cross;
  • Tiro esportivo;
  • Passeio de balão.

Além disso, o local também oferece várias atividades para as crianças e tem uma estrutura ótima para passar o dia, com fraldário, banheiro, estacionamento, redário, wi-fi, ambulatório e trilhas.

Vale a pena aproveitar a baixa temporada para conhecer o Parque Tarundu em Campos do Jordão!

5. Centro Turístico Vila Capivari

Vila Capivari
Fonte: Uéslei (TripAdvisor)

Quem visita Campos do Jordão não pode deixar de visitar o Centro Turístico Vila Capivari.

A vantagem de passear por lá em março é que as ruas e as atrações estão bem vazias. Além disso, com o começo do inverno, as folhas avermelhadas dos plátanos começam a decorar o bairro.

Como em março vários hotéis fazem promoções devido à baixíssima temporada, se puder, fique hospedado na Vila Capivari, pois é lá onde tudo acontece.

Nesse bairro, você pode conhecer os melhores restaurantes, cervejarias, chocolaterias e as melhores lojas. Além disso, como tudo fica perto, você pode passear por lá a pé e economizar na gasolina!

6. Mirante do Parque da Cerveja

Parque da Cerveja
Fonte: Rodrigo M (TripAdvisor)

O Mirante do Parque da Cerveja possui 140 metros de altura.

Depois que foi reformado, o observatório recebeu um guarda-corpo de vidro e uma passarela transparente. Assim, é possível observar todos os detalhes da paisagem cercada de Araucárias e pelas montanhas da Serra da Mantiqueira.

Além do Mirante, o Parque da Cerveja também tem uma estrutura bem bacana para passar o dia.

Por exemplo, você pode visitar a fábrica da Cerveja Campos, fazer uma degustação de cervejas direto do barril ou o Beernic, um piquenique com petiscos e cerveja.

Incrível, não é mesmo?

7. Pico do Imbiri

Pico do Imbiri
Fonte: Fábio de Freitas (Flickr)

Outro lugar para observar a bela paisagem do começo do outono em Campos do Jordão em março é o Pico do Imbiri.

Ele fica a poucos minutos da avenida principal da cidade, mas é completamente afastado do centro urbano. O melhor é que, como o Pico do Imbiri foi revitalizado recentemente, agora é possível acessá-lo de carro.

O Pico do Imbiri fica a 1.862 metros de altura. Lá de cima é possível ver várias regiões de Campos do Jordão, como a Pedra do Baú, e até as montanhas próximas do Sul de Minas Gerais.

Além disso, também é possível fazer algumas atividades de ecoturismo no local, como trilhas e passeio de bicicleta, moto, cavalo e quadriciclo.

8. Liege Chocolates

Liege Chocolates
Fonte: Liege Chocolates (TripAdvisor)

Chocolate é bom em qualquer época, não é verdade? Por isso, você pode aproveitar a baixa temporada para conhecer algumas chocolaterias famosas de Campos do Jordão, como a Liege Chocolates.

Apesar de ser pequena, a Liege Chocolates tem os melhores produtos artesanais de Campos do Jordão. Lá você encontra quase tudo de chocolate, desde chocolate quente e fondues até sorvetes. Então, faça chuva ou sol, esse é um ótimo passeio para fazer em março.

O melhor é que o estabelecimento tem um ambiente bastante aconchegante para passear em dois ou em família. Além disso, lá você também encontra chocolates para dietas com restrições, como os zero açúcar.

Posts Relacionados

Como fica a cidade de Campos do Jordão em março?

O mês de março em Campos do Jordão é um dos com menor movimento do ano.

Os principais feriados e as férias escolares já acabaram. Por isso, a cidade está muito tranquila e você poderá aproveitar os pontos turísticos e as principais atrações com bastante tranquilidade e preços mais baixos.

A paisagem de Campos do Jordão em março também já começa a mudar, pois o outono chega no final do mês. Então, prepare-se para ver as folhas dos plátanos forrando as ruas da cidade e dos parques.

Para melhorar, como o mês de março é um dos com menor movimentação no setor turístico, vários hotéis, restaurantes e outras atrações fazem promoções para atrair turistas. Então, você vai conseguir economizar bastante viajando para Campos do Jordão em março.

Em relação ao clima, o mês de março na “Suíça brasileira” tem temperaturas médias entre 12 °C e 23 °C. Porém, no final do mês, a tendência é que esfrie um pouco mais.

Já a precipitação média em março é de 194 mm. Ou seja, pode até ser que você pegue um dia ou outro de chuva, mas a probabilidade é muito menor que nos meses de verão.

Em resumo, visitar Campos do Jordão em março é tão incrível quanto nos meses de inverno, com a vantagem de ser menos movimentado, menos frio e mais barato.

Quer continuar recebendo as melhores dicas de viagem e turismo? Então, continue acompanhando o Viagem Club e fique por dentro de todas as novidades!