Campos do Jordão em Novembro: 9 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Com a chegada da primavera e a baixa temporada, Campos do Jordão em novembro se torna o lugar perfeito para quem quer conhecer a cidade, mas não gosta de frio ou de aglomeração.

Nessa época do ano, as ruas da cidade ficam repletas de flores e as temperaturas já estão mais agradáveis.

Então, confira a seguir 9 dicas de passeios imperdíveis para fazer em Campos do Jordão em novembro!

Como aproveitar Campos do Jordão em novembro da melhor maneira possível?

Apesar de Campos do Jordão ser um destino famoso de inverno, a cidade também tem muitas atrações interessantes durante o ano todo.

Em novembro, no meio da primavera, por exemplo, a “Suíça Brasileira” é ótima para fazer passeios ao ar livre e conhecer os principais pontos turísticos, já que as temperaturas começam a subir.

A partir da segunda quinzena de novembro, a cidade já começa a se preparar para o Natal. Mesmo assim, ela continua bastante tranquila na maior parte dos dias.

Confira a seguir as principais atrações para curtir em novembro.

1. Museu Felícia Leirner

Museu Felícia Leirner
Fonte: Museu Felícia Leirner (TripAdvisor)

O Museu Felícia Leirner foi projetado no meio de um remanescente da Mata Atlântica. Ele possui 35.000 m² e 84 obras da artista plástica, sendo 40 em cimento branco e 44 em bronze.

As obras estão expostas ao ar livre e representam as fases da trajetória artística de Felícia Leirner. Na primavera, o museu ganha uma aparência ainda mais especial, pois as árvores e as flores estão no auge da sua beleza e ajudam a enfeitar as esculturas.

Durante o passeio ao museu, é possível caminhar entre os jardins e as obras e apreciar ao fundo a bela vista da Pedra do Baú.

Além disso, como ele divide espaço com o Auditório Cláudio Santoro, você pode aproveitar para assistir a algum espetáculo.

2. Estrada de Ferro

Estrada de Ferro
Fonte: Center for Railroad Photography & Art (Flickr)

Diferente da maioria das ferrovias brasileiras, a Estrada de Ferro foi criada em novembro de 1914 como uma forma de facilitar o tratamento da tuberculose, uma doença que causou várias epidemias no Brasil nos séculos 19 e 20.

Atualmente, ela fica dentro da Estação Emílio Ribas, que faz parte do Parque Capivari, e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade.

Um dos passeios mais tradicionais da Estrada de Ferro em Campos do Jordão é o Bonde Turístico. Ele sai da estação Emílio Ribas e vai até o portal da cidade.

Ao todo, o tour dura cerca de 50 e percorre toda a área urbana, permitindo que você conheça diversos pontos turísticos da cidade, como o Morro do Elefante e a Vila Capivari.

3. Parque Amantikir

Amantikir
Fonte: Joanilo Viana (Flickr)

O Parque Amantikir é considerado o melhor passeio de Campos do Jordão pelos usuários do TripAdvisor. Ele possui 60.000 m² e mais de 700 espécies de plantas.

O objetivo da instituição é transmitir e incentivar a educação, a diversidade e a sustentabilidade.

O mais interessante é que o Parque Amantikir é dividido em sete setores, cada um com jardins diferentes inspirados em vários países. Ao todo, são 28 jardins temáticos.

Para garantir as melhores fotos, os melhores horários para visitar o parque é logo pela manhã ou no final da tarde, que é quando a luz fica ainda mais bonita.

Embora a atração seja melhor para os dias de sol, eles oferecem guarda-chuvas nos dias de chuva. Entretanto, se você preferir encerrar a visita, eles permitem que volte em outro dia ou horário sem nenhum custo adicional.

4. Pico do Itapeva

Pico do Itapeva
Fonte: Juliano Chaves (Flickr)

Segundo os moradores da região, é possível observar 15 cidades e até a Basílica de Aparecida no topo do Pico do Itapeva quando o dia está bem claro.

Além disso, lá de cima também dá para ver as montanhas da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba. Afinal de contas, esse é um dos pontos mais altos de São Paulo.

O Pico do Itapeva possui 2.030 metros de altura e fica na cidade de Pindamonhangaba. Entretanto, como só é possível acessá-lo por Campos do Jordão, o local também se tornou um ponto turístico importante da região.

Como o Pico do Itapeva fica dentro de um parque, ele tem uma boa estrutura para passar o dia, como banheiros, estacionamento e cafeteria. Mas, mesmo em dias quentes, é importante levar uma blusa de frio, pois a temperatura lá em cima é um pouco mais baixa.

Para a primavera, a principal atração é o Lavandário do Pico do Itapeva. Lá você vai encontrar um campo cercado de lavandas e poderá caminhar e relaxar enquanto sente o delicioso cheiro das flores.

Para completar o passeio, aproveite para admirar o pôr do sol do Pico do Itapeva, conhecer o lago mais alto do país e se deliciar na cafeteria que fica no Castelinho.

5. Vila Capivari

Vila Capivari
Fonte: Vila Capivari (TripAdvisor)

Que tal aproveitar o tempo fresco e a baixa temporada para caminhar com mais tranquilidade pelas ruas da Vila Capivari?

Esse bairro nobre de Campos do Jordão é o principal centro turístico da cidade. Porém, nos meses de inverno, é praticamente impossível conhecer bem a região sem esbarrar em centenas de pessoas.

Por outro lado, em novembro, as ruas estão calmas e floridas. Ou seja, a combinação perfeita para um passeio!

Na Vila Capivari você vai encontrar de tudo, desde restaurantes, cervejarias e chocolaterias, até atrações turísticas e lojas de artesanato.

Sem contar que o bairro possui uma arquitetura única, semelhante às cidades europeias, repleta de araucárias, plátanos e construções em estilo colonial.

6. Parque da Floresta Encantada

Parque da Floresta Encantada
Fonte: May Machado (Flickr)

O Parque da Floresta Encantada é o passeio perfeito para fazer em Campos do Jordão em novembro com as crianças.

Ele possui 12.000 m² e tem várias casas baseadas em contos infantis, como a Casa da Branca de Neve, a Casa do Papai Noel, a Casa dos Coelhos e muito mais.

Durante o passeio pelo Parque da Floresta Encantada, as crianças podem entrar em todas as casas e, aos finais de semana, os monitores do parque se fantasiam e tornam a brincadeira ainda mais divertida.

7. Borboletário Flores que Voam

Borboletário Flores que Voam
Fonte: Flora M (TripAdvisor)

O Borboletário Flores que Voam foi criado em 2007 e é um dos únicos do Brasil abertos para visitação do público.

Além de ser um instituto de pesquisa e educação ambiental, o borboletário também investe em lazer. Por isso, esse é um dos melhores passeios para fazer em Campos do Jordão em novembro.

Durante o passeio, os visitantes conhecem todos os estágios da vida das borboletas e podem admirá-las de perto.

Atualmente, o Borboletário Flores que Voam possui 35 espécies de borboletas nativas criadas em uma estufa. O jardim em que o instituto está localizado possui 500 m² e é repleto de flores e plantas ornamentais e exóticas.

Contudo, é importante conferir a previsão do tempo antes de visitar o borboletário, pois as borboletas só voam quando está sol.

8. Vista Chinesa (Belvedere)

Mirante Vista Chinesa
Fonte: Gilberto Mellace (Flickr)

O Vista Chinesa, antigamente conhecido como Belvedere, é um dos melhores mirantes de Campos do Jordão para quem gosta de admirar o pôr do sol. Ele fica no acostamento da SP-123 (Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro), bem próximo ao portal da cidade.

Apesar de ser um local pequeno e sem uma boa estrutura, a vista é realmente incrível. De lá é possível ver as montanhas do Vale do Lajeado, a vegetação nativa e até algumas pequenas vilas.

Acredite: mesmo em dias nublados, o mirante Vista Chinesa consegue nos encantar!

O local fica a 1.600 metros acima do nível do mar. Como ele não possui estacionamento, o recomendado é fazer uma parada rápida, de uns 20 minutos.

No local ainda há um comércio que vende algumas lembrancinhas de Campos do Jordão, compotas de doces, caldo de cana e milho cozido. Entretanto, o grande espetáculo fica por conta da paisagem!

9. Natal em Campos do Jordão

Natal em Campos de Jordão
Fonte: Milla Garofalo (Flickr)

A partir da segunda quinzena de novembro, Campo do Jordão começa os preparativos para o Natal. Por isso, as ruas da Vila Capivari ganham uma decoração especial e recebem vários eventos temáticos.

Por exemplo, logo antes do acender das luzes, a Carreta Papai Noel percorre a cidade convidando as pessoas para a abertura oficial da temporada de Natal.

A Fundação Lia Maria Aguiar, promove várias apresentações em seus núcleos sócio-sculturais.

Além disso, também há o desfile de carros alegóricos, chamado Parada de Natal na Montanha, o Concurso de Presépios, a Iluminação dos Plátanos, o Circuito Árvores de Natal e o Jantar na Cozinha de Natal Beneficente.

Posts Relacionados

Como fica a cidade de Campos do Jordão em novembro?

A cidade de Campos de Jordão em novembro fica praticamente vazia até a segunda quinzena do mês, pois é baixa temporada.

Apesar do movimento aumentar um pouco após o início dos eventos de Natal, a cidade ainda está bem tranquila e bastante florida por causa da primavera. Com exceção do feriado de 15 de novembro, dificilmente você enfrentará filas nos restaurantes e nos pontos turísticos da cidade.

O clima em Campos do Jordão em novembro é bastante agradável, com temperatura média de 28 °C durante o dia e 11 °C durante a noite.

Contudo, a probabilidade de chuva nesse mês é um pouco maior, com precipitação média de 206 mm. Mesmo assim, faz sol na maioria dos dias e dá para aproveitar bastante as atrações ao ar livre.

Quer receber mais dicas exclusivas de viagem? Então, continue acompanhando o Viagem Club!