Campos do Jordão em outubro: 11 dicas de atrações para curtir no mês

Sem dúvida, Campos do Jordão é uma cidade para quem gosta de frio. Afinal de contas, são nos meses de inverno que a cidade ganha o seu charme especial. Porém, se você não faz parte desse time que curte temperaturas tão baixas, uma boa opção é visitar Campos do Jordão em outubro, no começo da primavera.

Com as temperaturas mais agradáveis e a cidade bastante florida, você poderá aproveitar para fazer atividades ao ar livre e conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Além disso, mesmo em dias de chuva, é possível aproveitar a viagem, pois a região possui várias atrações internas e cobertas.

Em seguida, veja 11 dicas de atrações para curtir Campos do Jordão em outubro!

Como aproveitar Campos do Jordão em outubro da melhor maneira possível?

Quem viaja para Campos do Jordão em outubro vai encontrar uma cidade exuberante.

Além das temperaturas mais amenas da região serrana (10 °C a 21 °C), com o início da primavera, as ruas da “Suíça Brasileira” ganham vida com uma imensa variedade de flores. Por isso, esse é o mês ideal para quem quer relaxar e aproveitar passeios ao ar livre.

Apesar da probabilidade de chuva ser maior no mês de outubro do que nos meses de inverno, ainda chove menos do que nos meses de verão.

Além disso, nesse período a cidade está mais vazia, pois é baixa temporada (com exceção do dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida/Dia das Crianças). A cidade recebe bom número de turistas do estado de São Paulo.

Então, você poderá passear com mais tranquilidade pelos pontos turísticos e aproveitar várias promoções.

Confira a seguir 11 dicas de atrações para curtir Campos do Jordão em outubro!

1. Temporada de Sabores e Cervejas da Mantiqueira

Cervejaria Baden Baden
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

Uma das principais atrações de Campos do Jordão em outubro é o festival Temporada de Sabores e Cervejas da Mantiqueira. O evento acontece nos meses de setembro e outubro e é promovido pela Associação Cozinha da Mantiqueira.

Ao todo, o festival reúne mais de 30 restaurantes, bares, cervejarias artesanais e chocolaterias.

Esses estabelecimentos preparam pratos especiais com produtos de pequenos produtores. Além disso, a maioria das receitas é criada com cervejas artesanais da região.

O Temporada de Sabores e Cervejas da Mantiqueira também tem uma programação especial de concursos, eventos, lives, promoções e muito mais. Ou seja, vale a pena conhecer o festival.

2. Oktoberfest

Em 2021, o Parque da Cerveja realizou sua primeira edição do Oktoberfest de Campos do Jordão.

O tradicional festival de cerveja alemão ocorre no final de outubro e é o evento perfeito para os apreciadores da bebida.

O evento começa no PlayPub, onde você recebe uma camiseta e uma caneca exclusiva. Lá você já tem direito a apreciar um delicioso chopp. Depois, um transfer leva você até o Parque da Cerveja.

Além de chopp à vontade, o evento também possui um buffet completo de comidas típicas da Alemanha e diversas atrações, como apresentação de bandas típicas alemãs, desfiles, brincadeiras e gincanas.

Apesar de crianças também poderem participar do evento na companhia dos pais, existe um horário limite de permanência – geralmente até às 20h00.

3. Caras de Malte

Caras de Malte
Fonte: Caras de Malte (TripAdvisor)

A microcervejaria Caras de Malte é um dos estabelecimentos que participam da Temporada de Sabores e Cervejas da Mantiqueira. Ao visitar a cervejaria, você pode fazer uma degustação de bebidas.

Atualmente, o cardápio da Caras de Malte possui 8 tipos de cerveja. São eles:

  • Munich Helles;
  • American IPA;
  • Brown Porter;
  • Vienna Lager;
  • Belgian Dark;
  • Chocolate Brown Porter com Cacau;
  • Witbier;
  • Double IPA Goiaba.

Se optar pelo serviço de degustação você poderá experimentar 5 ou 6 tipos de chopp no copo tulipa de 120 ml, dependendo do pacote escolhido.

Além disso, a fábrica Caras de Malte também possui um restaurante e uma loja temática.

Apesar de ser um local pequeno, esse passeio é uma ótima alternativa para os dias de chuva. Sem contar que é indispensável para os amantes de cerveja!

4. Vila Capivari

Vali Capivari
Fonte: Uéslei (TripAdvisor)

Como as ruas de Campos do Jordão estão mais vazias em outubro, esse é um ótimo mês para conhecer o centro histórico da cidade, a Vila Capivari.

Esse bairro nobre de Campos do Jordão abriga as melhores lojas, restaurantes, chocolaterias e cervejarias.

O melhor é que tudo fica perto e você pode conhecer vários lugares a pé. Por isso, a Vila Capivari é um ótimo lugar para visitar em outubro quando não estiver chovendo.

O bairro também tem os melhores lugares da cidade para experimentar os famosos fondues e chocolates quentes da região.

Além disso, a Vila Capivari também é o lugar com maior variedade de lojas e shoppings. Então, aproveite para fazer suas compras!

5. Pedra do Baú

Pedra do Baú
Fonte: Rodrigo P. C. (Flickr)

Outro ponto turístico que vale a pena conhecer em Campos do Jordão em outubro é a Pedra do Baú.

Essa formação rochosa faz parte do Complexo do Baú, que é formado por 3 grandes pedras: a Pedra do Baú, com 1.950 metros de altura; a Bauzinho, com 1.760 metros de altura; e a Ana Chata, com 1.670 metros de altura.

Tanto a Ana Chata como a Bauzinho podem ser acessadas caminhando. Já o acesso à Pedra do Baú precisa ser feito por meio de escadas cravadas na pedra. Ao todo, são 307 degraus e 602 ganchos cravados na rocha.

Apesar do esforço, a vista vale a pena! Do topo da Pedra do Baú, é possível ver Campos do Jordão e as montanhas de Minas Gerais.

É importante ressaltar que o melhor é fazer esse passeio quando estiver sol, pois a estrada que vai até lá é de terra é preciso fazer uma trilha de cerca de 3 km para chegar até a base da Pedra do Baú para depois subir.

6. Museu Felícia Leirner

Museu Felícia Leirner
Fonte: Museu Felícia Leirner (TripAdvisor)

Outro passeio para fazer ao ar livre em Campos do Jordão no mês de outubro é visitar o Museu Felícia Leirner. Ele está localizado no jardim do Auditório Cláudio Santoro, que sedia o Festival de Inverno.

Atualmente, o museu ocupa uma área de 35 mil m² de mata. No total, há 85 obras da artista Felícia Leirner expostas. As esculturas são esculpidas em granito, cimento branco e bronze.

No alto do Museu Felícia Leirner também possui um mirante e um palco de apresentações. Além disso, no topo é possível observar a Pedra do Baú.

O melhor, certamente, é que esse passeio é gratuito!

7. Parque Tarundu

Tarundu
Fonte: Márcio Ribeiro (Flickr)

Para quem quiser aproveitar as temperaturas mais amenas do início da primavera para praticar algumas atividades radicais, o Parque Tarundu é o lugar certo.

Ele fica a 1.700 metros de altura e possui 500 mil m² de mata preservada.

Entre as atividades oferecidas pelo Parque Tarundu, estão:

  • Patinação no Gelo;
  • Balonismo;
  • Tirolesa
  • Passeio a cavalo, pônei e charrete;
  • Arco e flecha;
  • Boia Cross;
  • Tiro Esportivo;
  • Orbit Ball.

Ao todo, são 35 opções!

Além disso, o Parque Tarundu também possui redes de descanso, casa na árvore, café e lindos jardins. Para os dias de chuva, o local também possui brinquedos em áreas internas.

No geral, a estrutura do parque é muito boa. Ao pagar a taxa de entrada, você tem direito a Wi-Fi, estacionamento, banheiros, seguro pessoal, refeitório e trilhas.

Caso você queira realizar alguma outra atividade, é possível contratar pacotes com uma ou mais atrações.

8. Fazendinha Toriba

Fazendinha Toriba
Fonte: Stefan Lambauer (Flickr)

Se estiver passeando para comemorar o dia das crianças, com certeza você precisa visitar a Fazendinha Toriba. Apesar de pertencer ao Hotel Toriba, não-hóspedes também podem visitá-la.

O local possui 300 mil m² de vegetação nativa, lago, riacho e horta orgânica, além de vários animais domésticos que podemos tocar e alimentar.

Durante o passeio, os pequenos poderão ver galinhas, gansos, coelhos, ovelhas, marrecos, javalis, entre outros animais.

Para as crianças de 5 a 12 anos de idade, a Fazendinha Toriba oferece o Toriba Kids.

Esse programa inclui diversas atividades, como acampamento, festas temáticas, oficinas de culinárias e de artesanato, e cinema.

Sem dúvida, esse é um ótimo passeio para fazer em Campos do Jordão em outubro, mesmo quando estiver chovendo.

11. Chocolate Araucária

Fábrica de chocolate Araucária
Fonte: moniquemagaldi (Flickr)

Por fim, não tem como viajar para Campos do Jordão e não visitar pelo menos uma chocolateria, não é verdade?

Nesse sentido, a Chocolate Araucária é a mais conhecida da cidade. Ela é famosa por produzir chocolates de altíssima qualidade e muito gostosos.

Atualmente, a fábrica possui duas lojas, uma na Vila Isabela e outra na Vila Jaguaribe, além de uma loja online.

Lá você encontra uma variedade enorme de produtos, como bombons, trufas, chocolate para fondue, creme de avelã, entre outras delícias.

Ao visitar a Chocolates Araucária, além de comprar os melhores chocolates, você também pode conhecer a fábrica. Esse passeio é gratuito e pode ser realizado todos os dias da semana a partir das 10h00 da manhã.

Posts Relacionados

Pronto para curtir Campos do Jordão em outubro?

De fato, Campos do Jordão em outubro tem o seu charme.

Como o clima não é mais tão frio, você pode aproveitar melhor os passeios ao ar livre. Porém, como o verão ainda está um pouco longe, as noites ainda são frias e você pode apreciar a gastronomia típica da região.

O melhor de tudo é que outubro é baixa temporada, então, a cidade está mais vazia e é muito mais provável que você encontre boas promoções em hotéis e restaurantes.

Continue acompanhando o ViagemClub e fique por dentro das melhores dicas de turismo!