Campos do Jordão em Setembro: 5 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Com o fim do inverno e o começo da primavera, Campos do Jordão em setembro começa a ganhar um novo cenário.

Embora ainda seja possível aproveitar o clima frio típico da região, nesse mês a cidade está menos cheia e as flores começam a decorar as ruas.

Assim, você pode conhecer os pontos turísticos com tranquilidade.

Vai viajar para Campos do Jordão em setembro? Então veja a seguir as 5 melhores passeios para curtir o mês!

Como aproveitar Campos do Jordão em setembro da melhor maneira possível?

Campos do Jordão é um destino incrível para viajar a dois ou em família.

Mas, por ser tão famosa, visitá-la durante o inverno pode ser complicado, pois os preços sobem e as ruas, atrações turísticas e restaurantes ficam lotados.

Contudo, fora da alta temporada, Campos do Jordão é bastante tranquila. Em setembro, por exemplo, o movimento na cidade é bem menor.

Embora seja o comecinho da primavera, o clima da região ainda é frio e chove pouco. Então, você conseguirá aproveitar a cidade com muito mais tranquilidade.

Veja algumas atrações para aproveitar o mês!

1. Temporada de Sabores e Cervejas da Mantiqueira

Cervejaria Baden Baden
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

Durante o mês de setembro e outubro, a Associação Cozinha Mantiqueira promove um dos eventos mais deliciosos da Suíça brasileira, o festival Temporada de Sabores e Cervejas da Mantiqueira.

Durante o festival, os bares e restaurantes que fazem parte da associação criam pratos especiais, harmonizando-os com as cervejas artesanais de Campos do Jordão. Atualmente, há 32 estabelecimentos que fazem parte do evento, incluindo cervejarias e chocolaterias.

Os clientes que consomem a cerveja e o prato em um dos restaurantes que estão participando do evento ganham um copo de cerveja com selo comemorativo e uma embalagem com espaço para mais três copos que retratam os pontos turísticos mais famosos de Campos do Jordão, como a Pedra do Baú, o Horto Florestal, a Vila Capivari e a Roda d’Água).

Além das receitas especiais, o festival possui uma programação exclusiva de eventos, concursos e lives. Vale a pena conferir!

2. Caras de Malte

Caras de Malte
Fonte: Caras de Malte (TripAdvisor)

A cervejaria Caras de Malte é um excelente lugar para fazer degustação de cervejas em setembro. O estabelecimento, que também participa do festival, é pequeno, mas é um bom passeio para quando está chovendo.

Atualmente, a Caras de Malte oferece dois pacotes de degustação: um com 5 tipos de cervejas, e outro com 6. As bebidas são servidas em um copo tipo tulipa de 120ml. Estas são as opções de cerveja no cardápio:

  • American IPA;
  • Belgian Dark;
  • Brown Porter;
  • Chocolate Brown Porter com Cacau;
  • Double IPA;
  • Munich Helles;
  • Vienna Lager;
  • Witbier.

Além disso, a cervejaria Caras de Malte tem uma loja temática e um restaurante. De fato, é um paraíso para quem gosta de uma boa cerveja!

3. Parque Amantikir

Amantikir
Fonte: Joanilo Viana (Flickr)

O Parque Amantikir é considerado pelos usuários do TripAdvisor a melhor atração de Campos do Jordão. Ele possui mais de 700 espécies de plantas, distribuídas em 60 mil metros quadrados.

Lá você vai encontrar 28 jardins inspirados em culturas de tradições de países de todas as partes do mundo.

Durante o mês de setembro, as plantas começam a florir e deixam o parque ainda mais exuberante. Se quiser tirar as melhores fotos, a dica é visitar o Amantikir no início da manhã ou no final da tarde, que é quando a luz fica melhor.

Além dos jardins, o Parque Amantikir também possui dois labirintos: um com grama baixa e formato circular, inspirado nos antigos jardins Celtas do século 4 a.C., e outro em tamanho natural, com 14 caminhos errados e apenas um certo.

Apesar do ingresso para o Parque Amantikir ser um pouco mais caro, a visita vale a pena!

4. Pedra do Baú

Pedra do Baú
Fonte: Rodrigo P. C. (Flickr)

Se você procura por um pouco mais de aventura, visitar a Pedra do Baú é um dos melhores lugares para visitar em Campos do Jordão em setembro.

Ela é considerada um Monumento Natural Estadual (MONA) e está localizada em uma área de proteção ambiental, a APA Sapucaí-Mirim.

No total, são 3.154 hectares de área preservada.

A Pedra do Baú possui quase 2 mil metros de altura e, para chegar ao topo, você precisará percorrer uma trilha de 3 km e escalar 307 degraus cravados ao longo da rocha.

Embora exija bastante esforço físico, a aventura vale a pena.

No alto da Pedra do Baú você poderá observar Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, a Serra da Mantiqueira, algumas cidades do Vale do Paraíba e até a divisa com Minas Gerais.

Se o seu condicionamento físico não é tão bom, ou simplesmente quer fazer um passeio mais tranquilo, você pode visitar as outras formações rochosas que fazem parte do Complexo do Baú: a Bauzinho, que possui altura de 1.760 metros; e a Ana Chata, de 1.670 metros.

As duas são acessíveis por meio de caminhada.

5. Borboletário Flores que Voam

Borboletário Flores que Voam
Fonte: Flora M (TripAdvisor)

O Borboletário Flores que Voam é um dos únicos do Brasil abertos ao público. Ele foi criado em 2007 como um instituto de educação ambiental, pesquisa e lazer.

Lá você pode observar todas as fases da vida das borboletas, desde os ovos até o estágio adulto.

Atualmente, o instituto abriga em uma estufa 35 espécies de borboletas nativas. O Borboletário Flores que Voam também possui um jardim de 500 m² com flores e plantas exóticas e ornamentais.

Apesar de setembro ser um bom mês para ver as borboletas voando, é importante conferir a previsão antes de visitar o instituto, pois elas só voam quando está sol.

Posts Relacionados

Como fica a cidade de Campos do Jordão em setembro?

O clima de Campos do Jordão em setembro ainda é frio, pois esse é o último mês de inverno. Em média, as temperaturas variam entre 7°C e 21°C.

Apesar desse ser o mês de inverno com maior precipitação, a chance de chuva ainda é bem baixa. Por isso, você consegue aproveitar as atividades ao ar livre com tranquilidade.

A vantagem de viajar para Campos do Jordão em setembro é que nesse mês está acabando a alta temporada. Por esse motivo, a cidade já está mais vazia.

Embora os finais de semana e o feriado de 7 de setembro ainda deixem a cidade um pouco movimentada, dificilmente você enfrentará filas nos restaurantes ou nos pontos turísticos.

Agora que você já conhece as melhores atrações para curtir o mês de setembro, conheça os 15 melhores restaurantes de Campos do Jordão!