Carregando...

Canoa Havaiana em Salvador: Vale a Pena? Veja Prós e Contras

A Canoa Havaiana em Salvador (que também é chamada de “Canoa Polinésia”), consiste em um meio para o transporte que conta com cerca de 10 mil anos.

Anúncios

Em conclusão, com o passar do tempo, se tornou um esporte bastante procurado pelos moradores e turistas de Salvador. Todas as vezes que é praticado, os espectadores se impressionam com seu formato peculiar.

Anúncios

Porém, a Canoa Havaiana conta com um segundo casco que a confere a estabilidade necessária para singrar mares agitados.

Por exemplo, na atualidade, é muito famosa na capital baiana, de modo que você pode selecionar algumas escolas especializadas para iniciar nesse esporte ou, caso já tenha experiência, bastará cair na água para sair remando.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia de Itapuã
  • Lugar que serviu de inspiração para a música de Toquinho, com letra de Vinicius de Morais
  • O Farol da Praia de Itapuã é o mais belo cartão postal de Salvador
Ver Passeio →
Praia do Porto da Barra
  • Porto da Barra já foi eleito pelo The Guardian como a terceira melhor praia do mundo
  • Excelente opção de praia urbana, tranquila até nos fins de semana
Ver Passeio →
Zoológico de Salvador
  • Conta com espécies raras e ameaçadas de extinção
  • Mais de 700 mil metros quadrados, com cerca de 1500 animais
Ver Passeio →
Pituba
  • Município de maior variedade comercial de Salvador
  • São várias as atrações, desde Centro Histórico, praias e o Mercado Modelo
Ver Passeio →
Rio Vermelho
  • Um dos bairros mais movimentados da Bahia
  • Famoso por ser um excelente ponto gastronômico
Ver Passeio →
Praia das Neves
  • Melhor lugar de todos para apreciar o mar e pegar aquele bronzeado
  • Lugar ideal para quem gosta de tirar fotos maravilhosas
Ver Passeio →



Localização

Onde fica?

Para realizar o passeio de Canoa Havaiana em Salvador, o ponto de encontro fica na Praia “Preguiça”, ao lado do célebre Restaurante Amado, no Bairro do Comércio.

Lugares próximos

  • Camaçari;
  • Ponta “Nossa Senhora”;
  • Passagem dos Teixeiras;
  • Ilha dos Frades.

Destaques do passeio

Passeio de canoa havaiana
Fonte: rodrigopaulo (Flickr)

Pouco depois de chegar, você será informado de que o tempo de passeio não excede duas horas.

Sempre, os turistas passam ao Solar do Unhão, que fica de frente para o Bar da Mônica, situado na localidade chamada de Gamboa de Baixo.

De lá, é possível vislumbrar o píer Mahi Mahi, incluindo o prédio no qual reside a cantora Ivete Sangalo.

Quais são os pré-requisitos para a prática?

Em suma, o único requisito prévio para praticar a Canoa Havaiana consiste em saber nadar. Tal qual em outros esportes similares, essa necessidade é ainda mais relevante devido ao ambiente marítimo.

Portanto, os instrutores adotam o que chamam de “protocolo zero”, qual seja, ensinar os novatos a nadarem.

Ocasionalmente, a prática não é indicada para aqueles que não conseguem sair da água sem, para tanto, dar trabalho aos companheiros, uma vez que a Canoa Havaiana é praticada em local natural e, evidentemente, sujeita a imprevistos.

O surgimento da canoa havaiana

Apesar do nome, a Canoa Havaiana é de origem polinésia.

Ao contrário de outros esportes praticados no mar, ele é praticado mediante uma embarcação movida a remos, possuindo flutuador natural que confere estabilidade à própria canoa e aos seus praticantes.

Como praticar a canoa havaiana em Salvador?

Basta seguir as orientações dos instrutores. Raramente os visitantes a utilizam como esporte, uma vez que a maioria dos visitantes busca somente recreação.

Contudo, há limites de faixa etária para iniciar a prática da modalidade.

Quais são os prós e contras da Canoa Havaiana?

Canoa Havaiana
Fonte: Turismo Ilhabela (Flickr)

Bem como atividade física, a prática da Canoa Havaiana conta, como estrutura principal, o fato de ser considerada uma embarcação a remo, dotada de um flutuador lateral, a fim de conferir a estabilidade imprescindível aos adeptos.

Em suma, há alguns tipos diferentes de Canoas Havaianas, variando conforme a quantidade de assentos – desde o OCA1 (individual), passando pelas canoas duplas, as canoas de 4 lugares (que são as mais tradicionais) e as canoas de 6 lugares.

Nesse sentido, existem, ainda, os catamarãs – a articulação de 2 camadas de seis lugares, compondo uma embarcação dotada de casco duplo e comportando até doze lugares.

Prós

Por vezes, a Canoa Havaiana é altamente recomendável às pessoas com determinadas necessidades de exercício, por se tratar de uma atividade cuja estrutura central é a de uma embarcação movida a remo e, conforme mencionado, com um flutuador essencial para a estabilidade.

Apesar disso, existem diferentes tipos, variando conforme a quantidade de lugares.

Similarmente, no que tange às vantagens físicas, ela age diretamente na perda do excesso de peso corporal, melhorando o condicionamento, tonificando os músculos e aprimorando o senso de equilíbrio.

Portanto, praticar a Canoa Havaiana em Salvador reflete em ganhos imediatos à qualidade de vida, pois, muitas vezes, o esporte ocorre logo de manhã, com o nascer do sol.

E é claro que, somado a tudo isso, há também as vantagens de se praticar esse esporte em um dos lugares mais lindos do Brasil, que é a cidade de Salvador.

A saber, alguns pontos específicos que geralmente abrigam o stand up paddle (outro nome para “Canoa Havaiana”), em Salvador, são:

  • Porto da Barra;
  • Praia de Itapuã;
  • Forte São Marcelo.

Contras

Os pontos negativos da prática de Canoa Havaiana em Salvador serão tratados a seguir. Então, um dos primeiros aspectos a considerar consiste em respeitar os seus próprios limites, isto é, evolua no esporte respeitando o seu próprio ritmo e limites.

Do mesmo modo, é necessário ficar atento com a sua alimentação e com as suas condições físicas. Em síntese, os cuidados com seu corpo são muito importantes.

Nesse meio tempo, você terá de se alimentar com comidas naturais, capazes de assegurar a energia imprescindível para a prática do esporte.

Raramente, os praticantes de Canoa Havaiana têm sucesso sem manter o organismo devidamente hidratado com isotônicos, sucos e, sobretudo, muita água.

Da mesma forma, esses itens são indispensáveis para repor os nutrientes perdidos ao longo das atividades.

Acima de tudo, assegure-se de incluir alguns dias de descanso em sua sequência de treinamentos, segundo as suas preferências e necessidades pessoais. Sobretudo, alongue-se, também, nos seus dias de descanso.

De maneira idêntica, as Canoas Havaianas exigem equilíbrio e foco nas remadas, a fim de evitar desnecessárias sobrecargas físicas.

Sob o mesmo ponto de vista, ao ser praticado em grupo, o esporte demanda companheirismo, paciência e dedicação – sem os quais, a execução síncrona dos movimentos pode ser prejudicada.

Afinal, o passeio de Canoa Havaiana em Salvador vale a pena?

Logo após chegar ao local, você terá certeza de que o passeio de Canoa Havaiana em Salvador realmente vale a pena. Atualmente, entrar em contato direto com a natureza é um privilégio para poucos.

Juntamente a isso, considere que o mar representa vida saudável, equilíbrio mental, harmonia e muita alegria.

Segundo, exercitar os músculos em um esporte realizado ao ar livre transcende os cuidados com o corpo: trata-se de um modo de se desconectar da rotina diária e se reconectar com os seus próprios sentimentos e pensamentos.

Posteriormente, as Canoas Havaianas completas comportam, como mencionado, até seis pessoas, porém, há modelos para quatro, dois e, até mesmo, um único remador.

Apesar disso, dependendo das ondas, elas podem ultrapassar a velocidade de vinte quilômetros por hora.

Às vezes, os adeptos iniciantes podem ter algum receio.

Se esse for o seu caso, fique tranquilo: o flutuador mantém a embarcação bem estável, permitindo passeios tranquilos e lindos, inclusive, para os principiantes.

Enfim, não precisa ser um mestre em canoagem ou fazer aulas de stand up paddle para se aventurar nas águas de Salvador, na Bahia. Basta saber nada e estar disposto a viver essa experiência cheia de aventura!

Agora, vá em busca do endereço e do telefone do seu hotel favorito em Salvador, encontre sua praia favorita e escreva mais uma página incrível da sua história com essa atração imperdível. Boa viagem!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Salvador