carnaval em buenos aires

O Carnaval em Buenos Aires Vale a Pena?

Nada é comparável com o Carnaval do Brasil – e, claro, o Carnaval em Buenos Aires também não.

Não espere por blocos como os do Rio de Janeiro, desfiles como os das escolas de samba de São Paulo ou axé como o de Salvador. Uma das únicas semelhanças entre os “carnavais” dois países da América do Sul é que acontece em fevereiro.

No mais, é uma cultura a ser descoberta. Em Buenos Aires, o Carnaval é bem mais sossegado, mas não deixa de ter alegria, festa e fantasia.

Na Argentina, o Carnaval foi deixado de lado por um bom tempo até que sumiu por completo do calendário anual. Só na última década que os portenhos recuperaram o hábito de celebrar a tradicional festa.

Quando se celebra o Carnaval em Buenos Aires?

Isso muda todos os anos, mas a data é a mesma em todos os países. Tudo depende de quando se festeja a Páscoa.

A Páscoa sempre ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono (21 de março). Baseado nesse acontecimento, a terça-feira de Carnaval é realizada 47 dias antes da Páscoa.

Em 2021, a Páscoa foi comemorada em 4 de abril e o Carnaval aconteceu entre os dias 15 e 16 de fevereiro.

Em Buenos Aires, a festa é comemorada todo fim de semana de fevereiro e feriados do mês. O festejo é ao ar livre e acontece em diferentes bairros portenhos.

As Murgas são as protagonistas que animam com danças, assobios, tambores, pratos e bateristas, em diferentes locais da cidade.

Durante as noites de Carnaval de Buenos Aires, os grupos são avaliados pelas cores e suas fantasias, coreografias, ritmos e número de artistas no palco – nada comparado com os desfiles de samba, ok?

Carnaval em Buenos Aires
Carnaval em Buenos Aires

Qual é o Carnaval Argentino mais famoso?

O Carnaval mais famoso do país acontece na cidade de Gualeguaychú, na província de Entre Ríos, há 230 km de Buenos Aires. É o mais parecido com o Carnaval brasileiro.

Caso tenha folga no roteiro de viagem, pode conhecer a Capital Nacional do Carnaval Argentino, que fica em Corrientes, a 900 km da capital.

O que Buenos Aires oferece no Carnaval?

Se for ficar em Buenos Aires, quase todos os bairros da cidade se organizam em desfiles, chamados de Murgas, onde se apresentam as diversas comparsas (seria um aprendiz de escola de samba).

As apresentações começam no finalzinho da tarde e vão até meia-noite. Contudo, não espere aqueles desfiles típicos do Brasil: por lá é bem mais simples.

Durante o feriado, a cidade não fica totalmente paralisada. É comum fechar os bancos, casas de câmbio e algumas lojas comerciais, no entanto, nada que irá atrapalhar o seu roteiro, pois os pontos turísticos continuam abertos.

O que são Murgas Argentinas?

Não tem nada a ver com bloquinhos de Carnaval, trios elétricos, axé ou sertanejo universitário.

As Murgas são a expressão mais típica da folia argentina e representam o Carnaval à moda antiga, ao estilo europeu. São grupos musicais com instrumentos inspirados na Europa, especificamente Veneza (Itália).

Onde assistir a uma Murga?

Mais de 100 Murgas se prepararam ao longo do ano para este momento em toda a Argentina. Elas costumam se apresentar em palcos fixos, mas também percorrem as ruas e avenidas, inclusive próximas a pontos turísticos.

Os locais mais comuns de se encontrar as Murgas são: San Telmo, Villa Crespo, Puerto Madero e Plaza Serrano.

Você poderá ver como é o Carnaval em Buenos Aires conduzido por bandas de Murga, tais como Ressaca Murguera, La Gloriosa de Boedo, Los Elegidos del Dios Momo, Fantoches de Villa Urquiza e muitas outras.

O Carnaval Argentino é bom mesmo? Veja os prós e contras!

O Carnaval é uma expressão artística de uma cidade. Aqui no Brasil já é assim, ou seja, a festa de São Paulo não tem nada a ver com a que é realizada no Nordeste – e dentro de cada estado há também várias formas de expressar essa comemoração.

Na Argentina, também é assim.

Imagino que com tantas atividades para serem feitas, as dúvidas aparecem na hora de escolher o roteiro ideal.

Separei uma relação dos pontos positivos e negativos para ver se a festa se encaixa no que planejou para sua viagem.

Pontos Positivos

  1. É uma festa bem alegre, com fantasias e muita música;
  2. As apresentações das Murgas são nas ruas e gratuitas;
  3. É próximo ao que é comemorado no carnaval Europeu;
  4. Você pode aproveitar a cidade e as atrações turísticas, pois ela não para nesta época;
  5. É um passeio para toda a família.

Pontos Negativos

  1. É Carnaval, ou seja, vai ter muito gente se esbarrando e a cidade fica lotada, o que não é uma boa ideia para quem quer uma atração mais tranquila;
  2. Em fevereiro, a temperatura é alta. Não tem como fugir do calor, então, não esqueça o protetor solar;
  3. Se quiser uma festa mais aprimorada, terá que sair de Buenos Aires;
  4. Caso não curta a comemoração do Brasil, ou pelos menos as marchinhas, não irá gostar do Carnaval em Buenos Aires também;
  5. Não tem como fugir do barulho.
Carnaval em Buenos Aires
Carnaval em Buenos Aires

Carnaval em Buenos Aires vale a pena mesmo?

É uma expressão cultural totalmente diferente da nossa. Portanto, acredito que é uma possibilidade de conhecer e estar em contato com uma manifestação artística que carrega a história dos europeus.

Nada impede de dar um “alô” nas apresentações das Murgas e seguir com o seu roteiro normal. De antemão, certo é que terá muita festa, alegria e diversão. Disso, as famílias gostam. É um passeio para todos, sem qualquer distinção.