Para conhecer Buenos Aires, você precisa passar pelo Centro Cultural Recoleta, um dos mais divertidos e bem estruturados do país.
O bairro de Recoleta abriga inúmeros pontos turísticos, o que gera uma quantidade grande de paradas obrigatórias, por assim dizer. A verdade é que a região proporciona ao turista diversas oportunidades para se distrair e se divertir.
Se você puder escolher apenas um local, vá ao Centro Cultural Recoleta, cuja importância histórica e artística atrai pessoas de toda a América do Sul.
Localização
🚗 Onde Fica?
O Centro Cultural Recoleta está localizado na Junín 1930, C1113 AAX, Buenos Aires.
📍 Lugares Próximos
- Jardim Botânico de Buenos Aires (2,9 km);
- El Rosedal (4,8 km);
- Buenos Aires Design Center (3,3 km);
- Obelisco de Buenos Aires (2,9 km).
A importância história de Recoleta e toda a sua cultura em um único lugar
O Centro Cultural Recoleta foi inaugurado em 1980. Por sua estrutura passaram um convento, um asilo e uma prisão, o que lhe proporciona a aura de um lugar cheio de história.
Quando o prédio foi construído, em 1948, Buenos Aires estava prestes a passar por um longo e tortuoso período histórico e político.
Felizmente, porém, ao completar quatro décadas o local deixou sua amarga história para trás e se tornou parte de um ambicioso plano de reestruturar a cidade através da arte e da cultura.
O resultado deu tão certo que hoje passam, por ali, espetáculos de música, dança e teatro, além de mostras de cinema e de artes visuais.
Para completar, há diversos cursos e oficinas, um laboratório de investigação e produção musical com excelente tecnologia, 27 salas de exposições de artes plásticas, recitais, um micro cinema, anfiteatro e auditório.
Como aproveitar ao máximo o Centro Cultural Recoleta?
Apesar de o local ter uma estrutura grande o suficiente para você passar o dia por lá, o primeiro passo recomendável é conhecer o entorno desse Monumento Histórico Nacional.
Como o bairro de Recoleta oferece inúmeras atrações para você curtir a região, você pode aproveitar para conhecer, por exemplo, a Igreja do Pilar, onde toda a construção começou.
Em seguida, que tal aproveitar para curtir a arquitetura do Convento dos Monges Recoletos? Você também pode ir ao Cemitério da Recoleta, onde estão diversos ícones argentinos, tanto das artes quanto da política.
Enquanto a igreja foi inaugurada em pleno século XVIII, toda a sua história começou com a pequena construção branca, facilmente identificável à distância.
Se você quer curtir tudo isso e ainda passar o dia no Centro Cultural Recoleta, pense em começar pelo cronograma, o qual você consegue na recepção do local.
Vá em uma de suas exposições, conheça os artistas argentinos que estão construindo suas histórias junto a este ponto tão marcante para a cidade.
Veja se haverá uma roda de debate no auditório local, o El Aleph, ou se o Fuerza Bruta estará em cartaz.
Se você nunca ouviu falar, prepare-se para experimentar uma gigantesca viagem sensorial em uma peça musical, circense e teatral bem diferente de tudo o que você já viu.
Para finalizar parte de seu passeio, no mesmo hall de entrada você vai curtir a lojinha local, algo que é recomendável que o faça após sua visita, pois assim você já conhece o centro cultural e sabe o que quer levar de lembrança para casa.
Onde fica e qual é o horário de funcionamento?
É muito fácil localizar o Centro Cultural Recoleta, tendo em vista que o bairro está praticamente em seu entorno, e sua construção na cor salmão ajuda a identificação.
Para chegar até lá, você pode ir de metrô e descer na estação Las Heras, além de ter diversos pontos de ônibus ao seu redor. Seu endereço é: Junín, 1930.
Seu horário de funcionamento é de terça a sexta, das 13:30 às 22:00 horas, e de sábado e domingo, das 11:30 às 22:00.
Quanto custa e como comprar ingresso?
Para curtir o passeio, você não precisa pagar nada. A entrada é livre e diversas atividades também.
Caso queira curtir um evento exclusivo ou que faça parte de uma mostra, um ingresso poderá ser cobrado, podendo ser pago na própria bilheteria.
O Centro Cultural Recoleta é bom? Confira os prós e os contras!
Para decidir se o Centro Cultural Recoleta vale a pena mesmo, você precisa colocar na ponta do lápis quanto tempo tem e como quer ocupá-lo em seu roteiro por Buenos Aires.
Se você considera um passeio histórico pelo bairro mais interessante, então talvez não queira utilizar o tempo dessa forma.
Se quer aproveitar a história do próprio edifício do centro cultural e conhecer suas exposições e diversas informações relacionadas a atividades artísticas, este é o lugar.
Difícil decidir, não é mesmo? Para te ajudar, preparamos duas listas com pontos positivos e negativos. Confira em seguida.
Pontos positivos
- É o centro cultural mais interessante da cidade, pois agrega diversas expressões artísticas à arquitetura de seu edifício e à história de toda a região, que data do século XVIII;
- A entrada é gratuita, então você pode circular por diversos espaços desse centro cultural, aproveitando, inclusive, a parte externa, com igreja, convento e o cemitério mais famoso da cidade;
- Dá para aproveitar e adquirir suas lembrancinhas de Buenos Aires na lojinha localizada no hall de entrada.
Pontos negativos
- É um passeio que ocupará pelo menos metade de seu dia, então é o caso de você pensar o quanto um centro cultural vai influenciar de maneira positiva sua estadia em Buenos Aires;
- Muitas das maiores curiosidades estão do lado de fora do edifício, em seu entorno, que abriga diversas partes da história da Argentina, como a igreja e o cemitério locais;
- Apesar do fácil acesso, há detalhes do Centro Cultural Recoleta que você só conseguirá saber se adquirir um guia físico ou pagar para que alguém te leve e te apresente as informações mais importantes.
O Centro Cultural Recoleta vale a pena mesmo?
O Centro Cultural Recoleta está em uma das regiões mais interessantes de Buenos Aires, e ele por si só conta boa parte da história da cidade. Só por isso, já vale muito a visita.
Além de tudo o que uma rápida visita conta, esse centro cultural também apresenta diversas exposições temporárias, além de espetáculos únicos, como o Fuerza Bruta.
O seu entorno é um show para os olhos, com diversas áreas verdes para descansar enquanto você aprecia a região. É um passeio e tanto para se fazer em Buenos Aires.
Perguntas e Respostas
Quais são os hotéis mais próximos do Centro Cultural Recoleta?
Os hotéis mais próximos do Centro Cultural Recoleta são: Sileo Hotel (1,2 km); Ulises Recoleta Suites (1,6 km) e Voyage Recoleta Hostel (0,7 km).
Quais são os restaurantes mais próximos do Centro Cultural Recoleta?
Os restaurantes mais próximos do Centro Cultural Recoleta são: La Rambla (1,5 km); La Pecora Neta (1,4 km) e Aramburu (1,5 km).