Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Centro Cultural Recoleta Vale a Pena? Prós & Contras em 2024
centro cultural recoleta

Centro Cultural Recoleta Vale a Pena? Tudo o que você precisa saber sobre o passeio em Buenos Aires!

Para conhecer Buenos Aires, você precisa passar pelo Centro Cultural Recoleta, um dos mais divertidos e bem estruturados do país.

O bairro de Recoleta abriga inúmeros pontos turísticos, o que gera uma quantidade grande de paradas obrigatórias, por assim dizer. A verdade é que a região proporciona ao turista diversas oportunidades para se distrair e se divertir.

Se você puder escolher apenas um local, vá ao Centro Cultural Recoleta, cuja importância histórica e artística atrai pessoas de toda a América do Sul.

Localização

🚗 Onde Fica?

O Centro Cultural Recoleta está localizado na Junín 1930, C1113 AAX, Buenos Aires.

📍 Lugares Próximos

  • Jardim Botânico de Buenos Aires (2,9 km);
  • El Rosedal (4,8 km);
  • Buenos Aires Design Center (3,3 km);
  • Obelisco de Buenos Aires (2,9 km).

A importância história de Recoleta e toda a sua cultura em um único lugar

O Centro Cultural Recoleta foi inaugurado em 1980. Por sua estrutura passaram um convento, um asilo e uma prisão, o que lhe proporciona a aura de um lugar cheio de história.

Quando o prédio foi construído, em 1948, Buenos Aires estava prestes a passar por um longo e tortuoso período histórico e político.

Felizmente, porém, ao completar quatro décadas o local deixou sua amarga história para trás e se tornou parte de um ambicioso plano de reestruturar a cidade através da arte e da cultura.

O resultado deu tão certo que hoje passam, por ali, espetáculos de música, dança e teatro, além de mostras de cinema e de artes visuais.

Para completar, há diversos cursos e oficinas, um laboratório de investigação e produção musical com excelente tecnologia, 27 salas de exposições de artes plásticas, recitais, um micro cinema, anfiteatro e auditório.

Como aproveitar ao máximo o Centro Cultural Recoleta?

Apesar de o local ter uma estrutura grande o suficiente para você passar o dia por lá, o primeiro passo recomendável é conhecer o entorno desse Monumento Histórico Nacional.

Como o bairro de Recoleta oferece inúmeras atrações para você curtir a região, você pode aproveitar para conhecer, por exemplo, a Igreja do Pilar, onde toda a construção começou.

Em seguida, que tal aproveitar para curtir a arquitetura do Convento dos Monges Recoletos? Você também pode ir ao Cemitério da Recoleta, onde estão diversos ícones argentinos, tanto das artes quanto da política.

Enquanto a igreja foi inaugurada em pleno século XVIII, toda a sua história começou com a pequena construção branca, facilmente identificável à distância.

Se você quer curtir tudo isso e ainda passar o dia no Centro Cultural Recoleta, pense em começar pelo cronograma, o qual você consegue na recepção do local.

Vá em uma de suas exposições, conheça os artistas argentinos que estão construindo suas histórias junto a este ponto tão marcante para a cidade.

Veja se haverá uma roda de debate no auditório local, o El Aleph, ou se o Fuerza Bruta estará em cartaz.

Se você nunca ouviu falar, prepare-se para experimentar uma gigantesca viagem sensorial em uma peça musical, circense e teatral bem diferente de tudo o que você já viu.

Para finalizar parte de seu passeio, no mesmo hall de entrada você vai curtir a lojinha local, algo que é recomendável que o faça após sua visita, pois assim você já conhece o centro cultural e sabe o que quer levar de lembrança para casa.

Centro Cultural Recoleta 2
Centro Cultural Recoleta – Eduardo Paiva (Flickr)

Onde fica e qual é o horário de funcionamento?

É muito fácil localizar o Centro Cultural Recoleta, tendo em vista que o bairro está praticamente em seu entorno, e sua construção na cor salmão ajuda a identificação.

Para chegar até lá, você pode ir de metrô e descer na estação Las Heras, além de ter diversos pontos de ônibus ao seu redor. Seu endereço é: Junín, 1930.

Seu horário de funcionamento é de terça a sexta, das 13:30 às 22:00 horas, e de sábado e domingo, das 11:30 às 22:00.

Quanto custa e como comprar ingresso?

Para curtir o passeio, você não precisa pagar nada. A entrada é livre e diversas atividades também.

Caso queira curtir um evento exclusivo ou que faça parte de uma mostra, um ingresso poderá ser cobrado, podendo ser pago na própria bilheteria.

O Centro Cultural Recoleta é bom? Confira os prós e os contras!

Para decidir se o Centro Cultural Recoleta vale a pena mesmo, você precisa colocar na ponta do lápis quanto tempo tem e como quer ocupá-lo em seu roteiro por Buenos Aires.

Se você considera um passeio histórico pelo bairro mais interessante, então talvez não queira utilizar o tempo dessa forma.

Se quer aproveitar a história do próprio edifício do centro cultural e conhecer suas exposições e diversas informações relacionadas a atividades artísticas, este é o lugar.

Difícil decidir, não é mesmo? Para te ajudar, preparamos duas listas com pontos positivos e negativos. Confira em seguida.

Pontos positivos

  1. É o centro cultural mais interessante da cidade, pois agrega diversas expressões artísticas à arquitetura de seu edifício e à história de toda a região, que data do século XVIII;
  2. A entrada é gratuita, então você pode circular por diversos espaços desse centro cultural, aproveitando, inclusive, a parte externa, com igreja, convento e o cemitério mais famoso da cidade;
  3. Dá para aproveitar e adquirir suas lembrancinhas de Buenos Aires na lojinha localizada no hall de entrada.

Pontos negativos

  1. É um passeio que ocupará pelo menos metade de seu dia, então é o caso de você pensar o quanto um centro cultural vai influenciar de maneira positiva sua estadia em Buenos Aires;
  2. Muitas das maiores curiosidades estão do lado de fora do edifício, em seu entorno, que abriga diversas partes da história da Argentina, como a igreja e o cemitério locais;
  3. Apesar do fácil acesso, há detalhes do Centro Cultural Recoleta que você só conseguirá saber se adquirir um guia físico ou pagar para que alguém te leve e te apresente as informações mais importantes.
Centro Cultural Recolet
Centro Cultural Recoleta – PeterCH51 (Flickr)

O Centro Cultural Recoleta vale a pena mesmo?

O Centro Cultural Recoleta está em uma das regiões mais interessantes de Buenos Aires, e ele por si só conta boa parte da história da cidade. Só por isso, já vale muito a visita.

Além de tudo o que uma rápida visita conta, esse centro cultural também apresenta diversas exposições temporárias, além de espetáculos únicos, como o Fuerza Bruta.

O seu entorno é um show para os olhos, com diversas áreas verdes para descansar enquanto você aprecia a região. É um passeio e tanto para se fazer em Buenos Aires.

Perguntas e Respostas

Quais são os hotéis mais próximos do Centro Cultural Recoleta?

Os hotéis mais próximos do Centro Cultural Recoleta são: Sileo Hotel (1,2 km); Ulises Recoleta Suites (1,6 km) e Voyage Recoleta Hostel (0,7 km).

Quais são os restaurantes mais próximos do Centro Cultural Recoleta?

Os restaurantes mais próximos do Centro Cultural Recoleta são: La Rambla (1,5 km); La Pecora Neta (1,4 km) e Aramburu (1,5 km).