Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro: Vale a Pena? Como Aproveitar?

O Centro Histórico de Porto Seguro, que fica na chamada “cidade alta”, é um dos pontos turísticos mais importantes de todo o município de Porto Seguro.

Mas será que o local realmente merece a sua atenção? Isso é o que veremos agora!

Localizado na zona turística da Costa do Descobrimento, Porto Seguro guarda em suas construções e ruínas a cultura colonialista portuguesa.

Igrejas, fortes em ruínas e outras pequenas construções levam os turistas para uma viagem a eras remotas, ou seja, quando o país ainda era conhecido como Terra do Brasil.

Apesar de fantástica à primeira vista, é preciso compreender todo o local e suas particularidades. Então, vamos lá?

Localização

Onde fica?

O Centro Histórico de Porto Seguro fica localizado na Rua Dr. Antônio Ricaldi, 100 – Porto Seguro/BA.

Aliás, por se tratar de um espaço público, o Centro Histórico não requer dias nem horários específicos para visitação.

Locais próximos

  • Gringo Burgers (600 metros);
  • Churrascaria Bentivi (800 metros);
  • Vovó Bela Restaurante (900 metros).

Centro Histórico de Porto Seguro: tudo o que você precisa saber

Centro Histórico de Porto Seguro
Fonte: Lázaro Roberto de Menezes (Flickr)

O Centro Histórico de Porto Seguro é uma pequena região que divide espaço com construções históricas, formando um “único” ponto turístico.

Por exemplo, entre os pontos turísticos presentes no local estão o Farol Porto Seguro, o Museu de Arte Sacra, a Igreja Matriz Nossa Sra. da Pena, entre outros.

A região serviu de palco para os primeiros anos dos portugueses em solo nacional, por isso, conta com um acervo histórico incrível presente nas construções e obras de arte presentes no local.

Aliás, sua importância foi reconhecida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que tombou o local como Patrimônio Histórico Nacional, em 1973, e pela UNESCO que o tombou como Patrimônio Natural da Humanidade, no ano de 2000.

Você também vai encontrar, no centro, diversos locais para apreciar as comidas típicas, além de acessórios e objetos para levar como lembrança da sua viagem.

Principais pontos no Centro Histórico de Porto Seguro

Porto Seguro tem locais muito legais para visitar e não seria diferente com o Centro Histórico, onde você poderá explorar as raízes e nuances da história do Brasil.

Vamos ver, em seguida, os principais pontos para você conhecer quando estiver na região.

Igreja de São Benedito

Igreja de São Benedito
Fonte: Marcia Rosa (Flickr)

Construída em meados do séc. XVI pelos jesuítas, a Igreja de São Benedito, igualmente conhecida como Igreja dos Escravos, é uma das construções mais antigas de Porto Seguro.

A igreja já abrigou o que seria a primeira escola do Brasil, além de servir de palco para inúmeros conflitos.

Em grande parte, aliás, os colonos eram considerados como os principais causadores das intrigas locais, seja contra os indígenas, seja contra os próprios jesuítas.

O monumento histórico, localizado na Rua Dr. Antônio Ricaldi, recebe hoje a visita de diversos turistas e profissionais formados em História e Pesquisas.

Igreja Nossa Senhora da Pena

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Pena é uma das construções mais belas presentes no Centro Histórico.

O monumento de arquitetura barroca recebe esse nome em homenagem à padroeira da cidade.

Seu interior também abriga uma grande quantidade de imagens sacras.

No meio das obras encontradas em seu interior está a imagem de São Francisco de Assis, construída no século XVI.

Marco do Descobrimento

Marco do Descobrimento
Fonte: cesar kato (Flickr)

O principal monumento que destaca a presença e influência portuguesa no Brasil está presente no município da região sul da Bahia, o Marco do Descobrimento.

Localizado na Cidade Histórica de Porto Seguro, o monólito que recebe o brasão português esculpido em sua face é um dos objetos históricos mais importantes do país.

O objeto foi trazido pelos portugueses no ano de 1503, ou seja, um dos mais antigos monumentos presentes no país.

Após anos de abandono, o monumento ganhou uma série de cuidados no dia 27 de março de 2021 pelo IPHAN.

Passarela do Descobrimento

Passarela do Descobrimento
Fonte: Porto Seguro (Flickr)

Também conhecida como Passarela do Álcool durante a noite, a Passarela do Descobrimento é um dos mais belos cartões postais de Porto Seguro.

Assim, o local possui uma bela vista para o cais, logo em frente ao encontro do Rio Buranhém com as águas do Oceano Atlântico.

Durante a noite, a fileira de casas construídas no século XVII recebe o aquecido comércio de artesanatos do local. Assim, festividades, bebidas e um verdadeiro show gastronômico marcam presença na passarela.

Igreja Nossa Senhora da Misericórdia

Igreja da Misericórdia
Fonte: Joca0162 (Flickr)

A Igreja Nossa Senhora da Misericórdia é uma das igrejas mais antigas do Brasil, construída em 1526.

A construção de arquitetura barroca mantém suas paredes originais desde sua fundação, recebendo poucas manutenções, que apesar de importantes não descaracterizam a construção original.

Museu de Porto Seguro

Museu de Porto Seguro
Fonte: Marcel V. Alves (Flickr)

Situado entre as primeiras igrejas registradas do Brasil, o Museu em Porto Seguro conta com um grande número de artefatos da era colonial, retratando também a vida indígena anterior à chegada dos portugueses ao nosso país.

Ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia e da Igreja Nossa Senhora da Pena, o museu enriquece ainda mais o conceito histórico do local e de todo o país.

O local também serviu como uma prisão antigamente, a Casa da Câmara e Cadeia, considerado como o maior presídio da cidade.

Tamanha foi sua estrutura que as celas estão presentes até os dias atuais.

O Museu ainda mantém suas portas fechadas, devido ao surto da pandemia da Covid-19.

Contudo, ainda é possível visitar o paço central e a área externa, que divide espaço com grandes construções.

Farol de Porto Seguro

Farol de Porto Seguro
Fonte: jaque zattera (Flickr)

Apesar de ser uma construção mais moderna, o Farol de Porto Seguro conta com uma das vistas mais belas de toda a região.

Construído em 1927 no porto da cidade, o farol ainda possui algumas particularidades interessantes, como sua estrutura em ferro e a presença de uma escada na área exterior.

Entretanto, foi só no ano de 1947 que o monumento se tornou um ponto turístico, quando sua estrutura original foi substituída.

Prós e contras do Centro Histórico de Porto Seguro: será que o local é bom mesmo?

Centro Histórico de Porto Seguro
Fonte: Ana Paula Hirama (Flickr)

O Centro Histórico de Porto Seguro abriga diversas construções históricas que ajudam a contar um pouco mais sobre a história do nosso país.

Tanto que em meio às construções e pontos específicos está o Marco do Descobrimento, a “certidão de nascimento” do Brasil.

Uma das grandes vantagens de se visitar a região, sem dúvida, é aproveitar a viagem histórica proporcionada pelo lugar.

Contudo, o local também abriga praias e matas verdejantes para os amantes da natureza.

Mas, apesar de toda a riqueza histórica e cultural proporcionada pelo local, muitos de seus prédios encontram-se fechados por conta da terrível pandemia que assolou o planeta.

O museu e as igrejas são os principais afetados, permitindo apenas a vista externa do local.

Se você pretende visitar a Cidade Histórica de Porto Seguro na intenção de ver o interior de suas construções, como é comum em passeios desse tipo, poderá ficar um pouco frustrado.

Veredito

Imagine uma biografia. Um documento informativo que conta a história de algo ou alguém através de uma perspectiva singular.

Portanto, não seria exagero dizer que o Centro Histórico de Porto Seguro é uma das obras biográficas mais intuitivas do país.

Sua bagagem histórica, rodeada pelo panorama paradisíaco de Porto Seguro, conta em detalhes não só sobre os principais eventos históricos do país, mas as principais características que o definem.

Em meio a tantas possibilidades, sem dúvida, fica difícil classificar qual o ponto mais encantador da cidade: se são suas construções ou sua bela natureza.

Ainda bem que ambas se encontram no mesmo espaço, compartilhando suas principais qualidades para que uma verdadeira maravilha nasça dessa junção.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a história do país de uma maneira mais dinâmica e intuitiva, não hesite em visitar o Centro Histórico de Porto Seguro.

Certamente, você não irá se arrepender.

Aproveite, também, e confira outros conteúdos relacionados aqui no Viagem Club. Se tiver dúvidas, é só mandar uma mensagem por e-mail para a nossa equipe.

Até mais!