Cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão Vale a Pena? Descubra!

Se você aprecia uma boa cerveja e está planejando seu próximo destino turístico, a Cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão é uma excelente escolha.

Ao realizar esse passeio, não deixe de aproveitar para experimentar o mais célebre rótulo local, a deliciosa cerveja Baden Baden.

Ademais, para intensificar a sua experiência, aproveite para incluir uma visita guiada na Fábrica Baden Baden (também chamada de “Baden Baden Tour”).

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais informações sobre essa sensacional atração. Boa leitura!

Localização

Onde fica?

A Cervejaria Baden Baden fica na Av. Matheus Costa Pinto, 1653, Vila Santa Cruz, Campos do Jordão, São Paulo.

Lugares próximos

  • Pico do Itapeva;
  • Santo Antônio do Pinhal;
  • São Bento do Sapucaí;
  • Museu Felícia Leirner.

Posts Relacionados

As origens da Cervejaria Baden Baden

Cervejaria Baden Baden
Fonte: Natalia Lott (Flickr)

A cervejaria Baden Baden surgiu da união de 3 empresas: a “Choperia Baden Baden”, “The Beer Store” e “Sheps do Brasil”.

O restaurante, especializado na culinária alemã, pertencente à primeira, foi fundado em 1895 por José Vasconcelos.

O empresário era um dos clientes principais da Sheps do Brasil, organização voltada à construção de marcas e à distribuição seletiva das cervejas gourmet de procedência canadense e inglesa, de propriedade de Aldo Bergamasco e Alberto Ferreira.

Desse modo, a criação da fábrica da Baden Baden ocorreria em 1999, quando 4 amigos decidiram investir em uma unidade produtiva modelo para a produção das cervejas artesanais, seguindo as diretrizes de pureza das bebidas alemãs (região da Baviera) e, ainda, o movimento internacional “The Craft Beer Renaissance” (ou “renascimento da cerveja artesanal”, em tradução livre).

Naquele período, a cotação do dólar estava em alta, de modo que a exportação de cervejas se tornava inviável.

Logo, os fundadores, sentados na choperia, dialogavam acerca do desenvolvimento e criação de um segmento específico para as cervejas gourmet no mercado nacional.

Nesse instante, tiveram a ideia da fabricação de sua própria marca de cerveja artesanal, utilizando, como referência, as bebidas importadas pela companhia Sheps do Brasil.

Fábrica Baden Baden

Cervejaria Baden Baden
Fonte: Chiara Turismo (Flickr)

Verdadeiro ícone de Campos do Jordão, a fábrica Baden Baden faz parte, há tempos, dos roteiros turísticos da cidade. Nela, ocorre a fabricação da primeira cerveja considerada “gastronômica” do Brasil.

Aliás, a fábrica representa a concretização do sonho de quatro amigos, produzindo, na atualidade, diversos rótulos de cerveja – todos com extrema qualidade.

Por serem agendadas, as visitas devem ser confirmadas com a chegada antecipada dos turistas e a realização dos pagamentos.

Quanto à estrutura, a fábrica Baden Baden é moderna e bonita. Mediante o Baden Baden Tour, curiosos e amantes de cerveja podem conhecer de perto as formas de produção da bebida, assim como os rótulos comercializados pela marca.

Existe um amplo estacionamento em frente à fábrica, porém, como as visitas guiadas incluem degustações de cervejas (somado ao fato de existir um bar agradável no lado externo), o melhor é ir de Uber ou táxi caso não seja possível acompanhar alguém que não irá beber.

Analogamente, aproveite para conhecer a loja da marca.

Lá, a Baden Baden oferece cervejas, souvenirs e, também, camisetas. Assim, você pode selecionar alguns rótulos e compor diferentes kits.

No local, você encontra boas alternativas para presentear, embora os preços não sejam muito acessíveis.

Seja como for, caso queira iniciar os trabalhos enquanto aguarda o horário da visita, bastará pedir a sua cerveja Baden Baden gelada.

Baden Baden Tour

Cervejaria Baden Baden
Fonte: Marcos Glicerio Admire a Beleza deste Mundo (Flickr)

Após a compra da Baden Baden pelo grupo da Schin, as visitas guiadas deixaram de incluir o tour aos processos artesanais de produção da cerveja. Tudo acontece em uma área externa que, inclusive, não permite que os visitantes tirem fotos.

Contudo, o chamado “Baden Baden Tour” é realizado em uma área especificamente destinada aos visitantes, no interior da fábrica.

Desse modo, os turistas podem agendar um horário e partirem em pequenos grupos, fazendo uma visitação completa – com degustações – em cerca de uma hora de passeio.

O começo do tour ocorre já na parte externa da fábrica. Há, do lado de fora, um bar com rótulos Baden Baden para beber e petiscar deliciosos aperitivos antes ou depois de cada passeio.

No horário marcado (pontualmente, aliás) os organizadores realizam a abertura dos portões da fábrica. O tour, então, divide-se em três etapas distintas:

  1. Exibição de filmes narrando a história da Baden Baden e suas cervejas;
  2. Visitação à parte interna e aos demais espaços da fábrica;
  3. Degustações de cervejas.

Muitos visitantes caminham até o final desses corredores para verem, através dos vidros, o funcionamento dos silos que integram o processo de produção das cervejas Baden Baden.

Degustação

Na última parte da visita, os turistas são encaminhados a uma sala especial, semelhante a um bar, no qual se realizam degustações das cervejas Baden Baden.

Certamente, antes de começar as atividades, você se encantará com a apresentação de todas as bebidas fabricadas no local e, ainda, com as dicas sobre harmonização.

Na sequência, os visitantes vão para a degustação. Nesse momento, a atração oferece duas opções de cerveja: Bock e Cristal.

A Baden Baden inclui alguns rótulos premiados e sazonais, tais como a célebre e laureada “Baden Baden Witbier”.

Conforme a programação da cervejaria, este é o momento em que ocorre a maior parte das visitas, com tempo para experimentar as bebidas, tirar dúvidas, fotos e conversar mais tranquilamente com os guias acerca dos tipos de cerveja, rótulos etc.

No final, todos os visitantes recebem um lindo brinde: a bela taça especial da marca Baden Baden!

Além disso, vale destacar que, da visita guiada, você parte diretamente para a loja da cervejaria, onde poderá comprar diversos produtos, incluindo todas as cervejas que são produzidas na fábrica, camisetas, copos e outros souvenires e itens vinculados ao mundo das cervejas.

Ingressos

O tour que inclui todas as áreas de visitação custa R$ 30, com brinde no final e degustações ao longo do trajeto. O tempo total é de cerca de uma hora.

Para visitar a fábrica Baden Baden, os agendamentos devem ser efetuados diretamente pelo endereço eletrônico da cervejaria.

Como as visitas saem a cada 1 hora, você pode realizá-las diariamente entre as 10h e as 17h. Dada a alta procura, é recomendável agendar com antecedência, chegando vinte minutos antes de as atividades começarem.

Os pagamentos são feitos no local e a cervejaria aceitam cartões de débito e de crédito.

Em função da pandemia do novo Coronavírus, o agendamento de visitas e o tour ficou suspenso por um bom tempo, sendo retomados paulatinamente, observando todos os cuidados sanitários para garantir a segurança dos turistas.

Conforme mencionado, não deixe de agendar o tour com antecedência. Principalmente, na alta temporada (inverno), as procuras pelos passeios são grandes, de modo que as vagas se esgotam rapidamente.

Antes de você chegar à cervejaria, pode fazer um tour online gratuito.

A chegada com antecedência mínima de vinte minutos servirá para que você receba todas as informações pertinentes à visita. As pessoas que chegam atrasadas, vale enfatizar, não conseguem entrar na fábrica.

Como os menores de dezoito anos não podem adquirir ingressos, para adolescentes e crianças, indicamos ir ao bar e restaurante da Baden Baden, no centro da cidade de Campos do Jordão.

Além disso, nesse local, eles encontrarão ótimas opções de bebidas não alcoólicas e pratos especiais.

Restaurante Baden Baden

Restaurante Baden Baden
Fonte: Edgar Petriccione (Flickr)

Na visitação ao restaurante Baden Baden, se levarmos em consideração o tempo necessário para tirar algumas fotos, beber, degustar e bater papo, você passará, pelo menos, uma hora no local.

Esse é o programa ideal para preencher o início da sua manhã ou fim de tarde, aproveitando o que há de melhor nas outras atrações de Campos do Jordão.

Lembre-se que o restaurante começa a funcionar às 11 horas e segue aberto até a noite.

Portanto, você poderá escolher por jantar, apreciar um chopp à tarde ou almoçar.

O mais conveniente é chegar cedo, uma vez que esse é um dos mais famosos – e concorridos – restaurantes de Campos do Jordão.

O menu de degustação pode ser a melhor opção para a sua visita.

Ele combina sobremesas, refeições e petiscos com diferentes tipos de cervejas. Além disso, a lojinha Baden Baden fica bem em frente ao local.

Nela, você poderá comprar, também, cervejas (que, surpreendentemente, não são muito mais caras do que na fábrica Baden Baden), souvenirs em geral e tulipas em formatos e tamanhos variados.

Principais diferenças entre cervejas especiais e cervejas artesanais

As cervejas artesanais são aquelas produzidas em escala doméstica, ou seja, com maquinário limitado e em pequenas quantidades. As cervejas especiais, por outro lado, não implicam, necessariamente, na produção em pequenas cervejarias.

Afinal, cervejas especiais são quaisquer cervejas que não sejam uma “American Lager” (ou “Pilsen”), tipo mais comumente produzido pelas grandes cervejarias do Brasil.

As cervejas da Baden Baden surgiram artesanalmente.

No entanto, a produção das bebidas não acontece mais de forma rudimentar sem, no entanto, comprometer o seu sabor inconfundível.

Quais são os prós e contras da Cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão?

Cervejaria Baden Baden
Fonte: suka m. (Flickr)

Fundada no final da década de 1990, a Baden Baden é uma das pioneiras na produção de cervejas artesanais em nosso país.

Desde 1999, a marca acumula prêmios internacionais e adquire cada vez mais espaço no mercado cervejeiro, sobretudo, com o rótulo Witbier (escolhida como a melhor cerveja do mundo, em 2015, pela “Internacional Beer Challenge) e o estilo Bock.

Atualmente, o público conhece a cervejaria, também, pela produção da primeira cerveja artesanal contendo lúpulo 100% nacional – cultivado no próprio município de Campos do Jordão.

Confira, em seguida, os prós e contras da visitação à fábrica da Baden Baden:

Prós

  • A loja que fica nas proximidades da fábrica disponibiliza peças incríveis;
  • Diferentemente de muitas cervejarias, a Baden Baden oferece diversão e alta tecnologia, com um staff profissional e bem treinado para proporcionar um atendimento de excelência aos turistas;
  • As visitas guiadas acontecem em uma sala com transmissões de vídeos, projeções dos processos de produção e a exposição das máquinas e dos ingredientes.

Contras

  • Quem deseja um tour mais lento e tranquilo pode se decepcionar, uma vez que as atividades são muito dinâmicas na fábrica Baden Baden;
  • Crianças não podem entrar. Infelizmente, não há locais próprios para deixá-las durante a visitação;
  • Os agendamentos devem ser feitos com antecedência. Muitos turistas que chegam sem tomar esse cuidado ficam decepcionados quando não encontram mais disponibilidade para o dia.

Afinal, vale a pena conhecer a Cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão?

Cervejaria Baden Baden
Fonte: kah inácio (Flickr)

Conforme mencionado, a visita guiada pela Cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão é menor e mais simples, em comparação às atividades semelhantes de outras cervejarias.

Todavia, os apreciadores de cervejas artesanais, certamente, ficarão encantados com o passeio. Logo, ele realmente vale a pena.

Os preços dos ingressos são compatíveis com as degustações ofertadas (o que inclui o famoso brinde final).

Em outras palavras, pelo que a fábrica Baden Baden oferece aos visitantes, os passeios não são excessivamente caros.

Gostou do artigo? Então, não perca a oportunidade de acompanhar os melhores conteúdos sobre viagens!