Cidades Próximas a Campos do Jordão: Conheça as 9 Principais

A Suíça brasileira é um dos destinos mais incríveis da Serra da Mantiqueira, com boa gastronomia, baixas temperaturas e estilo europeu, mas não é a única: há outras cidades próximas a Campos do Jordão que valem muito a pena conhecer.

Ainda que muitos turistas vejam Campos do Jordão como referência em turismo na região serrana, ainda mais por ser a cidade do circuito de inverno, há outros municípios que merecem destaque, mas acabam esquecidos na hora de fazer um roteiro de viagem.

Eles estão localizados no Vale do Paraíba, entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e trazem um pedaço da Europa para dentro da Serra da Mantiqueira, uma cadeia montanhosa exuberante que fica entre a Mata Atlântica e a Mata das Araucárias. Natureza pura!

Então, se você planejou sua viagem de três ou mais dias em Campos do Jordão e tem curiosidade em conhecer as cidades próximas, é só acompanhar nossas dicas e seguir rumo a novos destinos no país!

Cidades próximas a Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira

A busca por novos sabores de comida, aventuras, descobertas e o clima frio, faz com que muita gente considere Campos do Jordão um dos melhores roteiros do mundo para viajar.

Afinal, com toques europeus e diversas opções de entretenimento, hospedagens e atrativos, os turistas tendem a focar em Campos.

Mas, para além dessa cidade, existem outras pertinho, com clima bem parecido para você incluir em suas viagens. Veja quais as principais, abaixo:

  1. São Bento do Sapucaí;
  2. Santo Antônio do Pinhal;
  3. São Francisco Xavier;
  4. Monte Verde;
  5. Monteiro Lobato;
  6. Visconde de Mauá;
  7. Pindamonhangaba;
  8. Penedo;
  9. Piquete.

São Bento do Sapucaí, a cidade mais próxima a Campos do Jordão

São Bento do Sapucaí
Fonte: Ronaldo Vieira de Carvalho (Flickr)

Vamos começar nosso roteiro pelas cidades mais próximas a Campos do Jordão, como São Bento do Sapucaí.

Esse município está localizado na região serrana de São Paulo, a apenas 30km de Campos e a 458,6 km de Belo Horizonte.

Inclusive, é a única cidade da lista mais próxima da capital de Minas Gerais, e chama atenção pelo seu principal cartão-postal: a Pedra do Baú.

A Pedra do Baú, nada mais é do que um complexo que abriga as montanhas Ana Chata e Bauzinho, lugares perfeitos para aventureiros de plantão.

Isso porque, em seus 1950 metros de altitude, é possível praticar esportes radicais, como trekking, mountain bike e voo livre, além de escaladas com 30 rotas diferentes.

Então, haja fôlego e preparo físico para ter uma vista privilegiada nos mirantes da Pedra do Baú!

Mas, se você não é adepto a tanta aventura, não pense em abandonar os principais pontos turísticos de São Bento do Sapucaí!

Ainda dá para curtir o Cinema Paraíso, um espaço gratuito criado pelo cinegrafista e cinéfilo Manuel Coutinho nos fundos da casa.

Para quem é fã de cinema, arte e cultura, vai amar a coleção de filmes antigos, cartazes e até projetores de 35 milímetros.

Santo Antônio do Pinhal: o destino da tradicional festa do pinhão

Santo Antônio do Pinhal
Fonte: Admilson Santos (Flickr)

A gastronomia e a agenda cultural de Santo Antônio do Pinhal chamam a atenção de quem desvia a rota para esse município da Serra da Mantiqueira.

Além de um custo de vida mais econômico, os turistas encontram muitas comemorações culturais na região, tais como:

  • Carnaval;
  • Festa Junina;
  • Festa de Artesanato;
  • Temporada de Jazz;
  • Festival da Orquídea;
  • Festa do Pinhão;
  • Festival da Viola.

Pinhão é uma tradicional festa da cidade e quando chega a época, os restaurantes entram em disputa para ver quem consegue preparar o melhor prato com a semente.

Além da rota gastronômica, Santo Antônio do Pinhal é um dos destinos procurados por turistas durante a alta temporada (inverno), devido aos preços mais acessíveis, tanto em restaurantes quanto em hospedagens.

São Francisco Xavier, a cidade do artesanato

São Francisco Xavier
Fonte: Sergio Goncalves (Flickr)

Outro roteiro que faz parte da lista de cidades próximas a Campos do Jordão é São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos.

Os maiores destaques neste lugar são os mirantes e as cachoeiras, mas, principalmente, por ser o principal centro econômico, industrial e tecnológico do Vale do Paraíba.

Apesar de ser uma cidade pequena, São Francisco Xavier também se destaca como destino dos artesãos.

Isso porque, muitos artistas locais já fizeram exposições internacionais, mostrando que o artesanato vai muito além de bijuterias e bordados.

A arte no distrito de São José dos Campos também se encontra em óleos essenciais, sais, cosméticos naturais e comida.

Até porque, uma cidade situada na região serrana, cercada pelas belezas naturais abundantes, não deixaria de lado tudo o que a natureza pode oferecer, não é?

Monte Verde, o visual interiorano no sul de Minas Gerais

Monte Verde
Fonte: Rodrigo Vasconcellos (Flickr)

Para quem gosta de sentir o ar puro e o clima de uma cidade do interior que ainda preserva as ruas de terras e suas charretes, vale a pena fazer um passeio bate-volta em um dos melhores destinos de Minas: Monte Verde, a 140 km de Campos do Jordão.

O local é, na verdade, um vilarejo localizado no sul de Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Camanducaia, onde toda sua extensão é protegida como Área de Preservação Ambiental Fernão Dias.

Justamente por isso, é uma região que investe bastante em ecoturismo, a julgar pelas atividades locais, como as trilhas famosas, Pedra Redonda, Pedra Partida e Pico Selado, sendo que esta última é a mais alta: com 2080 metros de altitude.

Ah, mas se você quer fugir das atividades radicais, vá direto ao centrinho, como é chamado a Avenida Monte Verde.

Por lá, há muitas atrações para curtir, como lojas e restaurantes.

A propósito, o ponto alto de qualquer cidade interiorana é a comida, então aproveite a culinária mineira, porque esse trem é bão demais, sô!

Monteiro Lobato, o verdadeiro Sítio do Pica-Pau Amarelo em São Paulo

Monteiro Lobato
Fonte: Rafael Vianna Croffi (Flickr)

Uma das cidades próximas a Campos do Jordão é Monteiro Lobato, e esse nome não foi apenas uma homenagem a um dos maiores escritores da literatura brasileira; é lá, na Fazenda Buquira, onde Lobato viveu.

Foi nessa fazenda, inclusive, que o escritor escreveu as histórias de Jeca-Tatu e do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o que fez muita gente apontar a Fazenda Buquira como o verdadeiro Sítio.

A cidade inteira parece ter saído das histórias lendárias do nosso folclore brasileiro, como a lenda do Corpo Seco, cujo espírito vaga pelas ruas.

Há também os que dizem saber a morada do Saci: no bairro da Pedra Branca.

Verdade ou não, quem é fã do folclore e das histórias de Monteiro Lobato, precisa conhecer esse pedacinho de chão no interior de São Paulo.

Além de manter o contato com a natureza, as delícias do sítio são muito convidativas para passar uma manhã ou tarde por lá.

Visconde de Mauá, o charme e o mistério da Montanha Mágica no Rio de Janeiro

Visconde de Mauá
Fonte: Marcio Fabian (Flickr)

Apesar de muitos turistas procurarem a região serrana atrás de baixas temperaturas, vale dar uma chance para a parte carioca da Serra da Mantiqueira: Visconde de Mauá.

A cidade é propícia em qualquer época do ano, inclusive em épocas quentes, porque qualquer coisa que você faça termina em uma bela cachoeira.

Por outro lado, há quem viaja para Mauá atrás da famosa Montanha Mágica, que guarda misticismo e um grande potencial energético.

Por lá, você encontra três vilas turísticas, e uma delas é justamente a que dá nome à cidade, a que possui melhor estrutura.

Mas também dá para conferir a Vila de Maromba – rústica e próxima das cachoeiras – e a Vila de Maringá – com opções diversas de restaurantes.

Assim como outras cidades próximas a Campos do Jordão, Mauá também é um dos destinos dos aventureiros para a prática de boia-cross, trilhas, escaladas e cavalgadas ecológicas.

Para isso, entretanto, é preciso procurar uma agência de turismo.

Pindamonhangaba, uma das cidades mais próximas a Campos de Jordão

Pindamonhangaba
Fonte: CMC AgoraVale (Flickr)

Passear de trem pela Serra da Mantiqueira, saindo de Pindamonhangaba é uma das melhores atrações da cidade, que fica a cerca de 40 km de Campos do Jordão.

O passeio de trem leva os passageiros ao pé da Serra da Mantiqueira, tem duração de 1 hora e pode ser feito em um trem de metal ou de madeira.

Mas, não é só o passeio de trem que torna a cidade de Pinda um atrativo a parte; dá para “turistar” os parques e lugares históricos também. É charmoso e perfeito para a família toda!

Penedo, a Finlândia brasileira

Penedo
Fonte: Fernando Oliveira (Flickr)

Enquanto Campos do Jordão é a Suíça brasileira, Penedo, uma de suas cidades próximas, é a Finlândia do estado do Rio de Janeiro.

O local possui vários points perfeitos para uma foto, incluindo trilhas e cachoeiras, como as Agulhas Negras e os Picos das Prateleiras, bem como a Cachoeira Véu de Noiva.

São admiráveis!

Há também um trecho muito bonito, que simula uma colônia finlandesa, com casas coloridas, sorveterias, cafés, e demais opções de souvenires.

É um dos roteiros mais charmosos e próximos a Campos do Jordão, para quem quer ir além do interior de São Paulo e Minas Gerais.

Piquete, a cidade escondida no interior paulista

Piquete
Fonte: Luciana Yamamoto (Flickr)

Por último, vamos desbravar outra atração na lista de cidades próximas a Campos do Jordão: Piquete.

A 110 km de Campos do Jordão, esse município recebeu, no século XIX, o apelido de “Cidade Paisagem”, por estar situado no sopé da Serra da Mantiqueira.

Com cara de cidade perdida, não é estranho que os visitantes de outras cidades próximas a Campos do Jordão nunca tenham ouvido falar: Piquete fica escondida em relação aos outros destinos mais badalados.

Contudo, vale a experiência de conhecer o Pico dos Marins, com seus 2420 metros de altitude, se consolidando como uma das montanhas mais altas do Brasil.

Posts Relacionados

Quais cidades para se hospedar perto de Campos do Jordão?

São tantas cidades para visitar, mas será que em cada destino têm opções de hospedagens próximas a Campos do Jordão? A resposta é sim!

Para conferir de perto as belezas naturais que emolduram o cenário dessas cidades da Serra da Mantiqueira, as regiões investem em hotéis, pousadas e sítios para comportar a “turistada”.

Portanto, vale conhecer melhor onde se hospedar pertinho de Campos do Jordão. Veja só:

São Bento do Sapucaí

  • Pousada Caminho da Mata;
  • Pousada Lua Bonita (pet friendly);
  • Refúgio Mantiqueira (pet friendly).

Santo Antônio do Pinhal

  • Sítio Tesouro da Serra;
  • Pousada Vale das Araucárias (pet friendly);
  • Pousada do Cedro.

São Francisco Xavier

  • Pousada Muriqui;
  • Pousada A Rosa e o Rei (pet friendly);
  • Quintal da Prosa (pet friendly).

Monte Verde

  • Spa Mirante da Colyna;
  • Pousada Águia Dourada;
  • Pousada Toca da Coruja.

Monteiro Lobato

  • Pousada Aconchego do Caboclo;
  • Pousada Suíça Mineira;
  • Kuriuwa Hotel.

Visconde de Mauá

  • Pousada da Gruta;
  • Pousada da Carmem;
  • Mauá Brasil Hotelaria.

Pindamonhangaba

  • Hotel Colonial Plaza;
  • Hotel Fazenda Pé da Serra;
  • Intercity Patio Pinda.

Penedo

  • Casa Encantada Hotel & Suites;
  • Pousada Rainha da Mata;
  • Pousada Sítio Itaúna.

Piquete

  • Pousada Vale do Gigante (no município vizinho, Cachoeira Paulista);
  • Pousada Cidade Paisagem;
  • Hotel Brasil.

Gostou de conhecer as principais cidades perto de Campos do Jordão?

Tudo bem que Pindamonhangaba, Mauá, Monteiro Lobato e Piquete, não são as principais cidades vizinhas a Campos do Jordão. Mas viu só como tem atrativos em cada uma delas?

Imagine um fã de Monteiro Lobato descobrir que existe uma cidade que inspira e respira histórias, com um sítio que mais parece saído do livro do escritor? Fantástico, não?

Você pode fazer um bate-volta pelas cidades próximas a Campos do Jordão, como São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, no distrito de São José dos Campos (São Francisco Xavier) e Monte Verde, e esticar a viagem para outros municípios.

Inclusive, esse tipo de viagem pede um roteiro de três dias ou mais pela Suíça brasileira, já que além dos passeios, há eventos culturais, excelente gastronomia e diversas atividades para toda a família.

Uma observação: devido à pandemia no país, vale a pena verificar se todas as atrações estão liberadas e quais são os protocolos de segurança.

Aproveite e veja as mesmas informações em hotéis, pousadas e restaurantes.

Afinal, ainda temos pandemia no país, então é melhor se informar antes de planejar suas viagens e hospedagens em hotéis.

Portanto, não deixe de fazer check-in, tirar fotos e curtir todos os atrativos da região serrana, entre montanhas, cachoeiras e festivais de Campos do Jordão e arredores.

Invista nessas belezas do turismo e boa viagem!

Perguntas frequentes

Qual a cidade mineira mais próxima de Campos do Jordão?

Monte Verde fica mais ou menos a 140 km de Campos do Jordão, pertencente à Camanducaia, em Minas Gerais.

Qual a praia mais próxima de Campos do Jordão?

A praia Alto da Vila Inglesa fica a 11 minutos de Campos do Jordão, se for de carro pela Av. Dr. Januário Miraglia, e 52 minutos de transporte público, via R. Benedito Abel Filho.