Comidas Típicas de Porto de Galinhas: 12 Delícias Para Provar

As comidas típicas de Porto de Galinhas são atrações à parte, que deixam as viagens ainda mais agradáveis.

Sendo um distrito de Ipojuca, no litoral de Pernambuco, o ambiente conta com muitas praias, mas não é apenas isso.

Então, se você está com planos de viajar para a região, não deixe também de conhecer o melhor da sua culinária. Confira!

12 Comidas Típicas de Porto de Galinhas

Porto de Galinhas oferece realmente paisagens belíssimas, como as praias e as piscinas naturais, mas não é apenas o contato com a natureza que chama a atenção por lá.

Sendo um dos destinos de turismo mais visitados do país, o lugar consegue agradar também pelo paladar, com uma gastronomia fenomenal.

Dá para encontrar sempre um bom restaurante à beira-mar e fazer as refeições olhando para a praia.

A cozinha pernambucana como um todo é algo realmente muito chamativo, com diversas opções de peixes, carnes, frutas, sobremesas, farofa e um ambiente espetacular.

Locais como o João Restaurante, o Munganga Bistrô e o Barcaxeira são algumas opções que servem comida local para turista nenhum botar defeito.

1. Bolo de rolo

O bolo de rolo é um doce típico do estado de Pernambuco e que agrada bastante os turistas que visitam a região.

Ele é bem similar ao rocambole, que é um rolo suíço, mas apenas em relação à aparência mesmo.

Afinal, trata-se de um doce que mistura uma massa e uma cobertura de goiabada, ambas bem finas, e enroladas em muitas camadas.

A massa é bem simples, utilizando apenas a farinha de trigo, manteiga, ovos e açúcar, e a goiabada é derretida.

O sabor é realmente único, sendo uma das receitas mais tradicionais do estado e uma das comidas típicas de Porto de Galinhas que é impossível não provar.

Além da goiabada, há também muitas outras variações de recheio, fazendo com que o doce consiga agradar ainda mais pessoas.

2. Carne de sol com macaxeira

A carne de sol é por si só um tipo de carne muito comum no Nordeste, ligado a uma tradição realmente centenária da região.

E a macaxeira também não fica de fora dessa disputa, sendo uma prima-irmã da mandioca, mas que não é tóxica e pode ser consumida cozida ou assada.

Assim, é justamente dessa mistura que nasce um dos pratos mais queridos de Pernambuco e de Porto de Galinhas: a carne de sol com macaxeira.

A delícia já conseguiu chegar em diversas outras regiões do país e vai muito bem como prato principal durante as refeições do dia.

3. Bolo Souza Leão

Outro doce que também não pode ficar de fora da lista de quem visita Porto de Galinhas é o Bolo Souza Leão. Essa é uma receita muito tradicional de Pernambuco, sendo um dos doces mais antigos do Brasil.

Desde 2007 é parte integrante do Patrimônio Cultural e Imaterial do estado, assim como o bolo de rolo.

O ingrediente principal da massa é a mandioca, que passa por um processo para pubar e, por isso, é tradicionalmente chamada de “puba”.

Além disso, a massa leva também manteiga, leite de coco, ovos e açúcar, tendo um preparo realmente bem simples.

A receita data ainda desde antes do século XIX, sendo uma criação da família Souza Leão, que morava no estado nesse período.

4. Frutos do mar

Sendo uma região litorânea, os frutos do mar também estão entre as comidas típicas de Porto de Galinhas.

O bobó de camarão, por exemplo, encanta os turistas que fazem uma viagem para o local. Além disso, a caranguejada e a lagosta são outros pratos que não podem ficar de fora da lista culinária para provar.

5. Cuscuz

O cuscuz é um dos pratos que carregam a essência do povo nordestino como um todo, sendo um alimento muito consumido em diversos estados, como o Piauí.

E Porto de Galinhas também não fica atrás dessa disputa, utilizando a receita como café da manhã, brincando bastante com as variações.

Cuscuz com ovo, carne de sol… todas são alternativas perfeitas para provar e levar para a vida, ao fim da viagem.

A receita é à base da massa do milho moído, e posteriormente cozida no vapor da água.

6. Buchada

Assim como em toda a região Nordeste do Brasil, a buchada é também uma das comidas típicas de Porto de Galinhas.

O prato é um daqueles que é impossível ficar sobre o muro, já que ou se ama ou se odeia. E o motivo é justamente os ingredientes que a receita utiliza: as entranhas do bode (ou também do carneiro).

Apesar de não agradar muito de cara, o gosto é realmente único e consegue encantar quem se permite apreciar o prato.

Uma característica que não se altera no preparo é a utilização do estômago (bucho) para formar uma bolsa. Assim, os demais ingredientes são cozidos dentro desse compartimento.

O recheio, nesse caso, é com os próprios pedaços restantes do bucho, e também as tripas, sempre bem picadas e devidamente higienizadas, é claro.

Mas há também a opção com outras vísceras, como o rim, fígado, coração ou até mesmo com uma mistura de tudo um pouco.

7. Sarapatel

Assim como a buchada, o sarapatel também é uma das comidas típicas de Porto de Galinhas – e da gastronomia nordestina – que vale a pena experimentar.

Tradicionalmente, utiliza-se as vísceras e o sangue do porco, embora existam também variações com essas mesmas partes, só que do bode.

No Nordeste é realmente uma receita muito tradicional, e que também não deixa ninguém sobre o muro.

O acompanhamento mais comum é a farinha de mandioca, mas o arroz também cumpre muito bem essa função.

8. Cartola

Se tem uma coisa que Pernambuco possui, além de toda a beleza natural, é a enorme quantidade de doces e sobremesas típicas.

Além do Souza Leão e do bolo de rolo, outra que também costuma agradar bastante é o cartola. Essa é uma sobremesa à base de banana e queijo. Manteiga, açúcar e canela também entram no preparo.

As bananas são fritas no óleo ou então na manteiga, e o queijo coalho é derretido sobre as frutas. Por fim, adiciona-se uma cobertura de canela e açúcar, polvilhados sobre o prato.

No entanto, outras opções também já são bem comuns, como a cobertura de calda de chocolate.

Quem viaja para Porto de Galinhas não pode deixar de conferir essa delícia, que é de apaixonar quem prova.

9. Chambaril

O chambaril é um corte do boi, retirado da parte da coxa traseira do animal e que também é muito típico na culinária pernambucana.

Essa é uma parte acima da canela e se assemelha bastante com o ossobuco, já que possui a carne do músculo e também o osso com o tutano. O preparo, porém, é o que vai diferenciar essas duas receitas.

O chambaril é muito bem cozido, já que a carne é mais rígida, sendo servido com caldo de pirão e outros legumes. Veja uma receitinha de Chambaril aqui.

10. Tapioca

E novamente a mandioca ganha sua vez entre as comidas típicas de Porto de Galinhas, agora com a tapioca.

Essa é uma comida típica brasileira, mais especificamente do Nordeste, e que ainda possui uma enorme importância na cultura indígena. Fora isso, foi também uma das principais formas de alimentação no período colonial brasileiro.

O nome correto do prato é realmente beiju, sendo tapioca ou goma a nomenclatura dada para a massa em si.

Com um preparo simples, a goma se transforma em um tipo de panqueca mais seca e a criatividade é quem comanda os recheios.

Diversos destinos pernambucanos, como o próprio Porto de Galinhas, em Ipojuca, possuem pontos de vendas nas ruas, realmente, quase como um fast-food.

Alguns recheios comuns são com ovo e também com diversas opções de carnes e outras opções veganas.

Essa é uma receita que vai muito bem no café da manhã, dando toda a energia necessária para aproveitar o dia nesse paraíso brasileiro.

11. Dobradinha

Se a buchada leva o bucho do bode, a dobradinha segue o mesmo rumo, mas agora com o bucho do boi. O modo de preparo é bastante variado e também é possível utilizar essa parte de outros animais.

Para isso, o bucho é cortado em pedaços bem pequenos e leva uma grande quantidade de outros ingredientes e condimentos.

Assim como o sarapatel e a própria buchada, chegou no Brasil por meio da cultura portuguesa, mas hoje já está tão atrelada à culinária brasileira que é impossível separar uma da outra.

Em Pernambuco, é comum que a receita leve também linguiça e o restante das tripas do animal, além do feijão branco. Como acompanhamento, o arroz ou então a farinha de mandioca são os mais tradicionais.

Muitos restaurantes de Porto de Galinhas contam com o prato, e vale a pena experimentar.

12. Nego bom

Mais um doce pernambucano que está entre as comidas típicas de Porto de Galinhas e que agrada muito os turistas é o nego bom.

Ele também é à base de banana, mas leva o limão e o açúcar como complemento.

O gosto é algo inconfundível, sendo uma sobremesa tradicional do estado no almoço e também no jantar.

Quer saber mais sobre Porto de Galinhas? Aproveite para conferir outros conteúdos que o Viagem Clube preparou sobre a região!