Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Comidas Típicas do Paraná: 17 Delícias Para Você Provar em 2024

Comidas Típicas do Paraná: 17 Delícias Para Você Provar

A gastronomia brasileira é única, com influência de diversas culturas. E no Sul isso não é diferente! As comidas típicas do Paraná são uma mistura de receitas trazidas pelos imigrantes e da vivência e dos índios dos tropeiros do século 18.

O resultado foi uma série de pratos conhecidos em todo o país, como o arroz carreteiro, o feijão tropeiro, a carne de onça e o barreado.

A seguir, conheça os principais pratos típicos do Paraná!

Quais as principais comidas típicas do Paraná?

1. Carne de Onça

A Carne de Onça é um patrimônio cultural imaterial de Curitiba desde 2016. Ele foi inspirado no prato alemão Hackepeter e abre nossa lista de comidas típicas do Paraná.

Apesar do nome, o prato é preparado com carne bovina. Provavelmente, o prato recebeu esse nome por causa do mau hálito que ficamos depois de comê-lo, o famoso “bafo de onça”.

Basicamente, a Carne de Onça é composta por uma carne bovina magra crua arrumada sobre finas fatias de broa preta e muito tempero, como pimenta do reino, cebola branca, cebolinha, sal e bastante azeite de oliva.

Por isso, embora a carne esteja crua, o prato é saboroso, com gosto bem marcante, e combina muito bem com uma cerveja gelada. É muito fácil encontrar a Carne de Onça nos bares de Curitiba!

2. Barreado, o prato com carne e farinha de mandioca mais tradicional do estado

Outra comida típica do Paraná é o Barreado, uma receita com influência portuguesa que foi inventada por pescadores há mais de dois séculos.

Os principais restaurantes especializados no prato estão localizados em Morretes. Mas é fácil encontrá-lo em todo o litoral do estado.

O Barreado é um prato composto por várias carnes, como acém, patinho e músculo, e temperos. Eles são cozidos por cerca de 12 horas, cobertas com uma massa de farinha de mandioca e água.

Essa massa impede que o vapor escape, fazendo com que a água se transforme num delicioso molho. O resultado é uma carne extremamente macia e molhadinha.

Depois de pronta, o prato é servido com arroz, farinha de mandioca, banana e rodelas de laranja. Não deixe de experimentar!

3. Arroz carreteiro

O Arroz Carreteiro foi criado no início do século 18, quando os carreiros faziam longas viagens para levar as cargas do Rio Grande do Sul até São Paulo.

Por isso, eles precisavam de um alimento nutritivo e que não estragasse com facilidade. Assim, surgiu o Arroz Carreteiro.

Originalmente, a receita leva arroz e carne de charque (carne seca). Mas com o tempo cada região incrementou a receita à sua maneira. No Paraná, a receita também leva linguiça calabresa, cebola, tomate, cheiro verde e alho.

A receita é simples, mas muito saborosa! (confira uma receita)

4. Feijão tropeiro

Assim como o Arroz Carreteiro, o Feijão Tropeiro (ou Virado de Feijão) foi criado no século 18 pelos tropeiros para ser uma alimentação simples, fácil de preparar e que não estraga rápido.

Quando foi inventada, a receita levava feijão temperado, carne defumada ou seca e farinha de mandioca.

Atualmente, a receita também contém ovos, bacon, torresmo, linguiça calabresa e muitos temperos. Além disso, a couve é servida como acompanhamento.

Essa é uma das comidas típicas do Paraná de dar água na boca!

5. Pinhão

O pinhão é um dos ingredientes mais famosos do Paraná. Afinal de contas, a região é repleta de araucárias.

Por isso, enquanto em outras regiões do Brasil, o costume é comer o pinhão cozido com sal, no Paraná é fácil encontrar muitos pratos típicos que levam pinhão.

Por exemplo, há nhoque, escondidinho, risotos, bolinhos e outras receitas de pinhão. Uma das mais famosas é o Entrevero de Pinhão, uma comida típica do interior do estado.

Basicamente, esse prato é um cozido de carne suína e bovina, temperos, vegetais e o pinhão, que é o ingrediente principal.

Depois de pronto, ele é servido com arroz. Perfeito para aquecer os dias frios do inverno paranaense.

6. Pão com bolinho

O Pão com Bolinho é um dos pratos típicos de Curitiba. Ele é tão amado pelos curitibanos que existe até um festival dedicado ao sanduíche onde os restaurantes preparam diversas versões exclusivas.

Não se sabe ao certo como o Pão com Bolinho surgiu, mas ele ficou popular no período de hiperinflação no Brasil.

Nessa época, os estabelecimentos começaram a acrescentar pão molhado na receita de bolinho de carne para deixar a receita mais barata.

Mas o que foi um improviso acabou se tornando uma das principais características do sanduíche: sua consistência macia e úmida.

A receita tradicional do bolinho leva carnes gordas, cebolinha, alho, farinha de rosca, ovo, pimenta e sal.

Depois, ele é servido com pão francês ou pão d’água, maionese e cebolinha. A receita é simples, mas o sabor impressiona!

7. Rollmops

O Rollmops é uma receita alemã, ótima para acompanhar uma cerveja gelada ou um pão com salada, e que também está entre as comidas típicas do Paraná.

Originalmente, o Rollmops é preparado com arenque em conserva. Mas no Brasil sofreu algumas adaptações. Por exemplo, é comum que em vez de arenque seja usado sardinha, já que o peixe é mais comum por aqui.

Para preparar o Rollmops é necessário salgar o peixe e dessalgá-lo. Depois ele é enrolado em pepino ou cebola e curtido no vinagre. Como dizem, esse é um prato para os fortes!

8. Joelho de Porco (Eisbein)

O Eisbein, ou Joelho de Porco, como chamamos no Brasil, também é um prato típico do Paraná de origem alemã.

Ele pode ser encontrado com facilidade em cervejarias e restaurantes alemães do estado.

Apesar de chamarmos o prato de Joelho de Porco, na verdade a carne usada na receita fica entre o tornozelo e o joelho do animal.

Essa carne possui uma camada grossa de gordura. Por isso, depois de cozida e assada lentamente ela fica super macia por dentro e crocante por fora.

Não tem como resistir!

9. Pierogi

O Pierogi é um prato típico do leste europeu. Mas com a imigração, ele acabou se tornando um prato típico do Paraná também.

Os bolinhos são recheados com carne suína, batatas, requeijão ou ricota. Em seguida, eles são cozidos e depois assados ou fritos com cebolas e bacon.

Como acompanhamento é servido um molho de linguiça, que combina perfeitamente com o Pierogi.

Esse é um prato delicioso para comer no inverno!

10. Borsch

O Borsch também é um prato típico do leste europeu que ganhou o coração dos paranaenses. A receita tradicional da sopa leva repolho, beterraba, costelinha de porco defumada e smetana, um tipo de creme de leite.

Para os dias de inverno na capital mais fria do Brasil, esse é o prato perfeito!

11. Tereré

O Tereré na verdade é uma bebida. Mas por ser tão famoso no Paraná, ele merece um lugar na nossa lista. Inclusive, o Tereré é considerado patrimônio imaterial da humanidade.

Basicamente, a bebida é preparada com erva mate, limão e água.

A principal diferença entre o Chimarrão e o Tereré é que, enquanto o Chimarrão é feito com água quente, o Tereré é preparado com água fria.

Além disso, a erva mate usada no tereré precisa ficar em repouso por cerca de 8 meses e depois é cortada de forma mais grossa.

Segundo a tradição, o Tereré é servido em um recipiente feito com parte de um chifre de boi chamado Guampa.

Também é usada uma bomba para filtrar a bebida. Ela pode ser de aço inox, prata, ouro, alpaca, plástico ou Palo Santo.

Então, se estiver procurando uma bebida para se refrescar, o Tereré é uma boa pedida!

12. Carneiro no Buraco

Outra tradição do Paraná são os churrascos de chão. Esse costume foi inventado pelos índios.

Para assar as carnes, era cavado um buraco fundo no chão. Assim, o fogo não se espalhava pela floresta.

Atualmente, o churrasco de chão ainda é bastante comum em Campo Mourão, onde é realizada a festa O Carneiro no Buraco.

O prato que dá nome ao evento é feito com carne de carneiro temperada com vinho branco e ervas.

Depois de marinar por três horas, a carne é colocada em uma panela de ferro, intercalando-a com camadas de cebola, tomate, pimentão, cebola, batata doce, abobrinha, vagem, chuchu, maçã e banana.

Em seguida, a panela vai para um buraco de 1,8 metros de profundidade com lenha.

Depois de assar por cerca de seis horas, a carne fica extremamente saborosa e macia. Então, basta saborear com um pouco de pirão, arroz e uma salada simples.

13. Costela ao Fogo de Chão

Outro prato típico do Paraná é a Costela ao Fogo de Chão. A costela é um corte muito popular em todo o estado.

Nesse prato ela é temperada com cachaça e bastante sal. Depois a carne é colocada em um espeto na posição vertical, para preservar a água da carne, deixando ela mais macia.

O ideal é que o fogo seja uniforme e constante. Por isso, é importante colocar a lenha ao redor de toda a carne.

Também é importante borrifar cerveja na carne durante o cozimento, para mantê-la sempre hidratada.

Depois de aproximadamente seis horas no fogo, a Costela ao Fogo de Chão fica bem assada, macia e suculenta. Por fim, é só servir com cuscuz com ovos ou pirão de leite.

14. Pachola

A Pachola é um prato típico da cidade de Jacarezinho, localizada no Norte Pioneiro do Paraná. A receita tradicional é simples, vai apenas arroz, frango refogado e vários temperos.

Ele é servido todos os anos no sábado depois da sexta-feira santa, no Sábado de Aleluia.

A tradição começou por volta dos anos 50, quando alguns jovens que estudavam em cidades maiores voltavam para passar o feriado de Páscoa com a família em Jacarezinho.

Mas, como os mercados estavam fechados, eles roubavam aves dos vizinhos para preparar uma refeição.

Assim foi criado a Pachola, um prato simples, mas muito saboroso. Vale a pena experimentar!

15. Pintado na Telha

O Pintado na Telha é um prato típico do Paraná bastante popular em Guaíra. O peixe que dá nome ao prato, o pintado, é encontrado com facilidade no Rio Paraná. Além disso, sua carne é bastante saborosa.

Atualmente, existem duas maneiras principais de fazer o Pintado na Telha: com o filé do peixe (burguês) e com as outras partes do peixe, exceto a cabeça (popular). Contudo, as duas receitas são preparadas quase da mesma forma.

Basicamente, a carne do pintado é temperada com sal e alguns temperos espanhóis, e depois cozido na telha de barro. Depois de pronto, o prato é servido com pirão, arroz e farofa.

16. Porco no Rolete

O Porco no Rolete é um dos pratos mais famosos da cidade de Toledo. Até existe um festival gastronômico dedicado ao rato, a Festa do Porco.

A receita do Porco no Rolete é trabalhosa, mas vale a pena. Um pouco antes do abate, o porco, que deve ter no máximo seis meses, recebe uma alimentação especial para perder gordura sem perder peso.

Então, na hora de assar a carne, ela é temperada com alecrim, vinho branco e noz moscada e recheada com carne moída, linguiça calabresa, ervilha, molho, cogumelos e palmito.

Em seguida, o porco inteiro é colocado em rolete e fica assando por cerca de 20 horas.

Depois de pronto, o Porco no Rolete macio e suculento por dentro e crocante por fora.

17. Quirera Lapeana

Por fim, a Quirera Lapeana é um prato típico da cidade de Lapa. Ele foi inventado pelos tropeiros, que precisavam de refeições nutritivas e que não estragassem com facilidade.

A Quirera Lapeana é preparada com milho quebrado e suã de porco, costelinha ou alguma carne salgada ou defumada.

Os ingredientes são cozidos até ficarem com aparência de mingau.

Apesar de ser um prato simples, ele é único e é ideal para comer apenas com uma salada simples. Vale a pena experimentar!

Sem dúvida, a gastronomia do Paraná é bastante variada. Os pratos típicos do estado têm influência de diversas culturas, principalmente a indígena e a europeia.

Mas, com o toque brasileiro, esses pratos ganham um sabor único. Então, não deixe de experimentar as comidas típicas do Paraná!

Gostou das nossas dicas? Então, continue navegando pelo Viagem Club e receba o melhor conteúdo de turismo!

Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!