Como Chegar em Arraial d’Ajuda? Veja as Melhores Maneiras

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

No artigo de hoje, reunimos as principais informações para você saber como chegar em Arraial d’Ajuda.

Anúncios

Arraial D Ajuda é um dos destinos mais procurados por quem está à procura de belos dias de verão tipicamente nordestinos, com muito calor, águas boas para banho e uma visão arrebatadora.

Caso esteja planejando uma viagem para lá, provavelmente você deseja saber como chegar em Arraial D’Ajuda já que o meio de transporte escolhido (ou os meios) interferirá diretamente no orçamento que você separou para a viagem.

Para quem quer economia no planejamento, vale a pena comparar os preços do deslocamento utilizando transportes distintos para encontrar o melhor negócio, pensando principalmente no custo benefício.

Neste artigo, abordamos diferentes pontos dos quais você pode sair para chegar em Arraial D’Ajuda. Entre eles estão Porto Seguro, Trancoso, Salvador e São Paulo.

Dessa forma, você tem condições de avaliar melhor ainda o que escolher para se deslocar até o distrito.

Dado que os pontos de saída podem variar de turista para turista, consideramos a viagem de carro (próprio ou alugado), de ônibus, de táxi, de transfer e com o auxílio de um motorista por aplicativo. Confira o que temos a dizer!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



Onde fica o distrito de Arraial D’Ajuda, um dos destinos favoritos das celebridades para passar o Réveillon?

Arraial D’Ajuda é um distrito do município de Porto Seguro (Bahia), assim como Trancoso – outro destino bastante considerado quando falamos em praias nordestinas.

Ou seja, tecnicamente, Arraial não é uma cidade, mas faz parte de uma divisão administrativa que organiza alguns locais dentro de Porto Seguro.

Por essa razão, o distrito conta com praias próprias, um centro histórico para chamar de seu e atrações exclusivas, não associadas com a cidade de modo geral, mas localmente.

Em termos de distância, Arraial D’Ajuda fica a cerca de 70 quilômetros de Porto Seguro, distância essa que pode ser percorrida tranquilamente em menos de 2 horas a depender do trânsito e do meio de transporte escolhido por você.

Falando em meios de transporte, vamos então ao que interessa? Descubra já como chegar em Arraial D’Ajuda partindo de diferentes localizações dentro e fora da Bahia!

Como chegar em Arraial D’Ajuda?

Estrada para Arraial D Ajuda
Fonte: Gustavo Caum (Flickr)

As maneiras de ir até Arraial D’Ajuda mudam um pouco a depender de onde você vai partir – de dentro ou de fora do estado da Bahia.

Se você está na Bahia, é possível viajar de carro, transfer, táxi e ônibus, majoritariamente, sendo que parte do percurso pode ser feita de balsa. Falaremos sobre cada uma dessas alternativas mais adiante.

Estando fora da Bahia, você pode chegar ao estado principalmente pelo aeroporto de Porto Seguro ou pela rodoviária, vindo de ônibus.

Há também quem goste de fazer trajetos longos de carro, então não excluímos essa possibilidade. Ela está sempre implícita em todas as considerações que fazemos aqui.

Como ir para Arraial D’Ajuda partindo de Porto Seguro?

Se você está em Porto Seguro, você pode ir para Arraial D’Ajuda de várias maneiras.

Caso vá para o distrito de carro próprio ou alugado, você tem duas opções: pode fazer parte do trajeto pela estrada (BR 367), passar pelo centro de Porto Seguro e depois pegar uma balsa para Arraial D’Ajuda por mais 4 quilômetros.

Essa balsa corta o Rio Buranhém e deixa você no centro de Arraial.

Caso você não faça a viagem dirigindo, existem algumas opções interessantes saindo do centro ou do aeroporto da cidade: táxis e motoristas por aplicativo podem levá-lo até a estrada da balsa, enquanto as empresas de ônibus e transfer oferecem um serviço em que você desembarca no destino final.

Preços das passagens saindo de Porto Seguro

Os preços dos serviços variam bastante considerando meios de transporte distintos.

Por exemplo, viajando de carro é importante pensar no valor do combustível ou de um bom seguro para que ele não te deixe na mão caso enfrente problemas na estrada, além do valor do aluguel de um carro caso você não viaje com o seu.

Os valores do táxi e o transfer sempre serão mais salgados que o do motorista por aplicativo e o do ônibus, mas é importante pensar no tipo de viagem que você quer fazer e no conforto que deseja proporcionar para a sua família.

Esses são critérios importantes para fazer uma boa escolha.

No caso da balsa, o valor é fixo e os horários são frequentes todos os dias. De todas as preocupações que um meio de transporte pode oferecer, esta é a menor.

Como ir de Salvador para Arraial D’Ajuda?

Agora que já falamos sobre Porto Seguro, talvez você esteja na Bahia, mas em uma outra cidade mais distante, como é o caso de Salvador.

Nessa ocasião, você pode ir direto para Arraial D’Ajuda de carro sem nem passar por Porto Seguro.

Para isso, basta seguir pela BA 001 até Eunápolis e seguir até o Trevo do Vale Verde, no km 32. Lembre-se que este não é um trajeto curto e leva pelo menos 10 horas dirigindo.

Outra forma é chegar pela pista BR 101, vindo de Eunápolis, e então pegar a BR 376. ​

Você também consegue vir de Salvador para Arraial de ônibus, uma escolha que cansa bem menos o motorista, mas leva mais tempo considerando as paradas.

Preços das passagens saindo de Salvador

Para ir a Arraial D’Ajuda de ônibus, você desembolsará um valor considerável por pessoa.

Assim sendo, se quiser economizar e encontrar bons preços, é interessante procurar as passagens em um bom buscador que compare os valores com uma certa antecedência.

Evite fazer compras em cima da hora e direto na rodoviária, pois você certamente encontrará valores mais salgados.

Como ir para Arraial D’Ajuda de Trancoso?

Arraial D Ajuda para Trancoso
Fonte: Vi (Flickr)

Como mencionamos mais acima, é possível que você já esteja em Trancoso, outro dos distritos de Porto Seguro, mas queira estender a viagem até Arraial D’Ajuda.

Uma das maneiras mais práticas de fazer o trajeto é indo de carro pela Avenida Minas Gerais.

A viagem não durará mais que uma hora com um bom trânsito, já que os distritos ficam a apenas 30 quilômetros de distância um do outro.

Caso você não vá de carro para Trancoso, é possível fazê-lo de táxi ou ônibus. Você escolherá entre as opções considerando o seu orçamento e o tipo de conforto que deseja trazer para a sua experiência.

Preços das passagens saindo de Trancoso

As passagens de ônibus para Arraial D’Ajuda vindo de Trancoso têm um custo razoavelmente modesto.

Ainda assim, para fazer economia, use buscadores de passagem para comparar valores, escolher horários bons para você e reservar os seus bilhetes.

Essa pesquisa prévia confere à viagem tranquilidade e previsibilidade, e torna a sua experiência ainda mais em conta se feita com antecedência.

Como viajar de São Paulo para Arraial D’Ajuda?

Por fim, caso você não esteja na Bahia, e não viaje de carro ou de ônibus, terá que passar pelo aeroporto de Porto Seguro antes de seguir viagem para Arraial D’Ajuda.

De lá você pode pegar um ônibus, o transfer ou seguir para a balsa com um táxi ou motorista por aplicativo.

Há também a opção de alugar um carro e seguir viagem dirigindo. A partir de então, basta seguir as orientações acima, para quem parte de Porto de carro.

Preços dos voos para Arraial saindo de São Paulo

Tanto os preços dos voos para o aeroporto de Porto Seguro quanto o valor do ônibus ou transfer que pegará lá até Arraial D’Ajuda podem ser consultados e comparados com antecedência por meio de um bom buscador de passagens.

Pesquise todos os trajetos que precisará fazer com calma, consiga os melhores descontos possíveis e sempre faça suas reservas antes da viagem.

Isso, certamente, garantirá menos problemas e imprevistos para o seu trajeto.

Quando ir à Arraial D’Ajuda?

Arraial D’Ajuda, como a maior parte dos destinos turísticos nordestinos, é um local que você pode viajar para curtir uma praia em qualquer momento do ano. O calor é constante.

No entanto, é importante considerar os períodos de alta estação, em que o local está mais cheio que de costume.

Os meses em que há mais turistas na região são os de dezembro a março e correspondem ao verão brasileiro.

Além disso, é nessa época que costuma chover mais, o que a depender da quantidade de dias que você vai se hospedar no local, pode estragar a sua viagem.

Caso queira pegar praias mais vazias, dias menos chuvosos e uma temperatura mais amena, evite esses meses.

Lembre-se ainda de que julho e agosto são meses em que as pessoas costumam viajar para curtir as férias de inverno.

Logo, é possível encontrar bastante gente em Arraial nessa época também.

Nem sempre o problema é o excesso de pessoas, mas a demanda por hospedagem, que acaba encarecendo todos os preços.

Assim sendo, para conseguir viajar com os melhores preços, evite também ir à Arraial nos meses em que boa parte da população estará de férias, principalmente estudantes e crianças.

Melhores passeios em Arraial D’Ajuda: eles valem mesmo a pena?

Falando agora das principais atrações de Arraial D’Ajuda, confira se elas valem a pena!

Rua do Mucugê

Rua Mucugê
Fonte: mospital (Flickr)

A Rua do Mucugê é um dos pontos altos da região.

Com casinhas coloridas e charmosas, uma iluminação bucólica e muitos restaurantes e lojinhas para visitar, o local se tornou facilmente um cartão-postal que atrai turistas interessados em boa gastronomia, boas fotos e até artesanato.

Praia do Mucugê

Praia do Mucugê
Fonte: CatEmery (Flickr)

Essa praia é avaliada como um local encantador. Não surpreende que ela seja mesmo, pois, como as boas praias nordestinas, além da faixa de areia branquinha e fina, ainda presenteia o turista com belos coqueiros e uma água azul que convida para o mergulho.

Centro histórico

Centro Histórico Arraial D Ajuda
Fonte: Andrei Krepsky de Melo (Flickr)

Para além dos banhos de mar, você aprende mais sobre a sua própria cultura e sobre o seu país no centro histórico.

Há belas construções para conhecer e ver as casinhas que circundam a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda nos transporta diretamente para o Brasil Colônia.

Por do sol no Rio Buranhém

Rio Buranhém
Fonte: Eduardo Luis Masiero (Flickr)

Outra atração muito conhecida na região é o momento de apreciar o sol se pôr no Rio Buranhém (ou rio Bunharém).

É certo que o fenômeno é encantador de vários locais no mundo todo, mas cada região tem um lugarzinho em que esse momento fica mais especial.

No caso de Arraial D’Ajuda, é o Rio Buranhém!

Caraíva

Caraíva
Fonte: Eder Braz (Flickr)

Caso esteja de carro, não deixe de visitar Caraíva se tiver tempo e a viagem couber no seu orçamento.

A vila fica a uma distância de aproximadamente 160 quilômetros de Arraial D’Ajuda, mas você não levará mais que 4 horas para completar o percurso e o esforço valerá a pena.

Essa região é belíssima e conta com uma fração extra de praias baianas famosas que você deve conhecer.

Entre elas estão a Praia do Espelho e a Praia de Caraíva.

Praia do Apaga Fogo

Praia do Apaga Fogo
Fonte: Aguinaldo Santos (Flickr)

Procurando uma praia com ares de ilha deserta e paraíso particular? Então não deixe de visitar a Praia do Apaga Fogo quando visitar Arraial.

O local é absolutamente encantador e paradisíaco.

Praia do Parracho

Praia do Parracho
Fonte: Felipe Dorneles (Flickr)

Está entre as praias mais agitadas da região e dispõe de uma estrutura que serve bem os turistas em termos de hospedagem, restaurantes e festas.

Baladas ao ar livre

Arraial D'Ajuda à noite
Fonte: Rômulo Ferreira (Flickr)

Falando em festa, não podemos deixar de destacar a quantidade de casas noturnas presentes em Arraial.

Há muitas baladas ao ar livre nas praias, que cativam a atenção e o desejo principalmente dos turistas mais jovens e com sede de diversão.

Observação de baleias jubarte

Baleia Jubarte
Fonte: Caio Schiavo (Flickr)

Por fim, se quiser vivenciar uma experiência verdadeiramente marcante e diferente, visite Arraial nos meses de junho a outubro.

Nesta época, as baleias jubarte estão presentes no alto mar e é possível pegar um barco para vê-las. Sem dúvida, é um grande espetáculo e o passeio é uma forma diferente de se conectar com a natureza.

Gostou de descobrir como chegar em Arraial d’Ajuda?

Para conferir mais conteúdos sobre Arraial D’Ajuda e o litoral nordestino, continue acompanhando outros artigos do Viagem Club!

Temos muitos guias, dicas e orientações que podem complementar o seu roteiro.

Perguntas e respostas

Tem como ir de ônibus para Arraial D'Ajuda?

Sim e de vários locais, como Porto Seguro, Salvador e Trancoso.

Quanto se gasta para ir a Arraial D'Ajuda?

Depende do meio de transporte escolhido para se deslocar e da distância que será percorrida.

Qual a maneira mais barata de viajar para Arraial D'Ajuda?

Saindo de um local próximo à região e comparando os valores do combustível e das passagens de ônibus para decidir o que sai mais em conta.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Arraial d’Ajuda