Se você está procurando informações sobre como chegar em Bariloche, está no lugar certo!
Bariloche é considerada uma das cidades mais interessantes da América do Sul, pois sua estrutura é excelente para receber turistas em todo o ano.
Além disso, a beleza da cidade ganha um interessante contraste entre o inverno e o verão, o que possibilita, ainda, o retorno com a sensação de ineditismo.
Uma das grandes dúvidas que surgem é: como chegar em Bariloche.
Há diversas opções, dentre as quais há 5 que são as preferidas.
Por outro lado, tem muita gente que prefere misturar as diferentes formas de viagem para conhecer um pouco mais sobre a Argentina. No final das contas, o que vale é justamente o melhor para você.
Para te ajudar a se organizar, vamos te apresentar as melhores 5 possibilidades e, então, você poderá se planejar para avaliar o que cabe no teu bolso e no teu perfil de viajante.
As 5 Formas de Como Chegar em Bariloche
Lembrando que essas são apenas sugestões.
Particularmente, tenho o perfil que prefere a praticidade. Portanto, no meu caso, seria a opção do avião.
Contudo, colocamos todas as principais opções, para você poder conhecer e definir por conta própria.
1. A praticidade do avião
Não há jeito mais rápido de como chegar em Bariloche.
Há diferentes caminhos, bem como diferentes companhias aéreas que viajam para lá (como a Aerolineas Argentinas e a LATAM), mas o principal e mais utilizado é o de Buenos Aires.
Se você tiver o Brasil como ponto de partida de sua viagem para Bariloche, é bem provável que sua ida tenha conexão em Buenos Aires e, então, partirá em um voo rápido, de 2 horas, até a cidade das montanhas nevadas.
Contudo, é preciso ter cuidado ao planejar sua ida, pois há dois aeroportos em Buenos Aires e eles não ficam próximos um do outro.
O Ezeiza, principal destino de voos internacionais, fica a mais de 30 km da cidade. O Aeroparque Jorge Newbery, próximo ao centro da capital, é de onde costumam partir os voos a Bariloche.
Achou confuso? Nem tanto.
O importante é que você se planeje para não deixar que sua conexão tenha menos de quatro horas entre a chegada de um voo e a partida de outro, pois precisará correr com malas e tudo de um aeroporto a outro.
Com a conexão em Buenos Aires, você poderá escolher entre a melhor companhia disponível a partir de seu aeroporto de origem, ainda no Brasil.
Seja como for, a passagem aérea sai, em baixa estação (nos meses que não cobrem o inverno), por cerca de R$ 1.500,00. Já durante o inverno ela pode dobrar.
2. As aventuras de quem aluga um carro
Entre Buenos Aires e Bariloche, há 1600 km. É uma jornada e tanto, caso queira ir de carro, alugando na capital e se aventurando pelo país.
As estradas são bem tranquilas e o caminho vai te proporcionar uma série de paisagens simplesmente inesquecíveis, como vales, montanhas e lagos – além, é claro, das paradas nos melhores pontos para abastecer e se alimentar.
Como a distância é grande, caso decida ir de uma só vez, sua viagem durará por volta de 22 horas.
Se tiver tempo, é altamente recomendável que aproveite a jornada para curtir a aventura e conhecer destinos que muitas vezes estão fora do circuito turístico, mas que se mostram inesquecíveis.
Há diversas empresas de aluguel de carro, mas você deve focar nas maiores e mais conhecidas, que lhe garantem seguros e veículos mais confortáveis e menos rodados, além de haver pontos estratégicos em todo o país.
O aluguel de um carro simples e compacto deve sair em torno de 110 pesos argentinos, mas o preço pode subir de acordo com o veículo.
Se alugar um carro somente para ir e outro somente para voltar, há uma ótima relação entre custo-benefício.
3. O clássico ônibus de Buenos Aires
Outra opção para ir de Buenos Aires até Bariloche pelas estradas da Argentina e curtir o visual das paisagens é o ônibus.
Há opções com leito, o que te garante o máximo de conforto entre um ponto e outro.
No caminho, há algumas paradas e, por ir em velocidade menor do que a de um carro, você chegará em cerca de 35 horas. Se não tiver pressa e preferir curtir a paisagem sem se preocupar com a direção, esta é uma boa opção.
A passagem custa em torno de 3000 pesos, mas vale o conforto e a segurança.
4. Alternativa pelo Chile
Uma das opções para chegar em Bariloche, que saem do óbvio, é ir do Brasil à Santiago, no Chile, ao invés de Buenos Aires, pois a proximidade entre Bariloche e o país vizinho é de menos de 100 km.
Desta forma, você poderá ir do aeroporto de um lugar até o centro da outra cidade de ônibus ou também alugando um carro.
Ao descer no aeroporto chileno, o Puerto Montt, é possível fazer a travessia até Bariloche pelos lagos andinos, indo de Cruce Andino, e ainda curtir o visual de um país para o outro em meio à cordilheira dos Andes.
É uma experiência e tanto.
O passeio custa em torno de 700 pesos argentinos, o que, se for demais para o seu bolso, pode ser trocado pela ida de ônibus de Puerto Montt até Bariloche, por cerca de 300 pesos.
Você terá a oportunidade de curtir uma aventura, viajar de avião e ainda mergulhar de cabeça nas culturas de ambos os países bem no meio da divisa.
5. Viagem para Bariloche, direto do Brasil
Chegamos à última forma de “como chegar em Bariloche”.
Apesar de ser mais comum ir do Brasil a Buenos Aires e, então, até Bariloche, há voos brasileiros que vão direto para a cidade da neve e do chocolate.
Os voos costumam sair de São Paulo, então talvez você precise fazer uma conexão no Brasil, o que no final das contas pode dar no mesmo.
Tudo vai depender de seu objetivo, então, se este é o seu favorito, por ir direto a Bariloche, você encontrará voos ligeiramente mais caros, que partem de R$ 2.000,00 e que, em baixa temporada, são raros de se encontrar.
Durante o inverno, como Bariloche é um dos principais destinos internacionais dos brasileiros, eles são mais constantes, durando, em média, 4:30 horas, e, também, custando o dobro.
Perguntas e Respostas
Qual a melhor forma de ir para Bariloche?
A melhor forma de ir para Bariloche vai depender de seu perfil como viajante, pois há cinco opções diferentes, sendo que cada uma delas pode ser combinada com a outra de forma livre.
Contudo, se você prefere rapidez a preços mais em conta, é a versão com conexão em Buenos Aires, indo de avião.
Apesar de precisar ir de um aeroporto a outro, é mais rápido e mais barato.
Agora, se o seu estilo é aventureiro, vá de carro a partir de Buenos Aires. A natureza e a estrutura das cidades argentinas não vão te decepcionar.
Como ir do Brasil para Bariloche?
Há cinco diferentes opções de ir do Brasil a Bariloche, quase todas com conexão em Buenos Aires. A principal delas é sair do solo brasileiro, descer e Buenos Aires e pegar outro avião até Bariloche.
Se preferir, faça a sua conexão no Chile, pois o aeroporto de Puerto Montt é muito mais próximo de Bariloche. De lá, você pode ir de carro, ônibus ou atravessando os lagos andinos.
Quantas horas de voo do Brasil para Bariloche?
A partir de São Paulo, de onde costumam sair os voos diretos do Brasil para Bariloche, você vai levar cerca de 4:30 horas de um ponto a outro, além do tempo de embarque e desembarque.
Como ir de ônibus para Bariloche?
Há duas formas principais de ir de ônibus a Bariloche.
A primeira delas é ir de Buenos Aires, em um ônibus que leva cerca de 35 horas para chegar, pois, ele tem paradas e, também, vai em velocidade reduzida em relação aos carros.
A segunda é do Chile, do aeroporto Puerto Montt, que leva cerca de 2 horas.