Carregando...

Como Chegar em Curitiba? As Principais Alternativas para Conhecer a Capital

Como chegar em Curitiba? Se você também tem o desejo de conhecer a capital paranaense, mas não tem ideia de qual a melhor maneira de se chegar ao destino, este é o artigo perfeito para você.

Anúncios

Curitiba é um dos destinos mais belos de todo o Brasil. Sua arquitetura marcante e suas praças encantadoras, rodeadas de árvores e vegetações de um verde intenso, são mais que o suficiente para encantar qualquer turista que passe por lá.

Anúncios

Apesar de toda a sua fama, ainda existem algumas pessoas que não tiveram o prazer de conhecer esse paraíso congelante e, consequentemente, não sabem qual a melhor maneira de se chegar até ele.

Se esse é exatamente o seu caso, então continue conosco e conheça as melhores formas de como chegar a Curitiba!

Curitiba/PR: conhecendo melhor a capital paranaense

Muitos veem Curitiba como um lugar saído das páginas de um livro de fantasia. Apesar disso não ser verdade, é realmente como se fosse.

O local conta com paisagens belíssimas que vão desde suas construções até suas belas ruas. É realmente impossível não se impressionar com a beleza do local.

Apesar da estética fantástica, outro ponto que também chama a atenção de diversos turistas são suas baixas temperaturas.

O clima ameno da região é quase como um ponto turístico por si mesmo, já que grande parte dos visitantes da região decide visitar a capital durante os meses de novembro a março, que marcam a alta temporada na cidade.

E então, você está preparado para saber como chegar em Curitiba e aproveitar várias de suas atrações? Vamos lá!

Como chegar em Curitiba: conheça os principais meios de transporte

Se você sonha em conhecer Curitiba, mas não tem a mínima noção de como chegar até lá, então você chegou ao lugar certo!

Em seguida, nós falaremos um pouco sobre os principais meios de transporte que o ajudarão a chegar à capital paranaense da melhor forma possível.

Portanto, prepare-se para fazer uma viagem e tanto!

Como chegar em Curitiba de avião?

Um dos meios mais eficientes de se chegar à Curitiba é de avião. O meio de transporte é o mais indicado para quem deseja realizar uma viagem mais rápida e segura.

Além disso, as passagens aéreas têm se tornado cada vez mais atrativas graças aos seus preços mais convidativos.

Se calculássemos a distância média entre Curitiba e algumas das principais capitais da região sudeste, obteríamos os seguintes resultados: Curitiba fica a 403 km de distância de São Paulo, 841 km de distância do Rio de Janeiro e 1.005 km de Belo Horizonte.

Além disso, Curitiba fica a cerca de 1.440 quilômetros de distância de Brasília.

Mas é claro que viajar de avião deixa tudo mais próximo.

Em média, as viagens aéreas para Curitiba duram cerca de 40 a 50 minutos (como partindo de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo). Já partindo de Brasília, o tempo médio estimado é de uma hora e meia.

Além das cidades citadas acima, Mato Grosso, Campinas, Cascavel, Marina, Porto Alegre, Campo Grande e Foz do Iguaçu também possuem voos diretos para a capital paranaense.

Como sair do aeroporto de Curitiba?

A velocidade e o conforto não são os únicos benefícios de se viajar de avião. Na verdade, outro ponto que pode potencializar a sua experiência de viagem é o posicionamento estratégico do Aeroporto Internacional de Curitiba.

Situado em São José dos Pinhais, o Aeroporto Afonso Pena está a apenas 18 quilômetros do centro da cidade. Sua boa proximidade faz com que os visitantes consigam se locomover com mais facilidade e segurança, poupando o tempo útil para curtir a capital.

Por se tratar de um local tão próximo do centro, é possível encontrar uma grande variedade de meios de transporte que o levarão até a sua hospedagem.

Entre os veículos mais comuns estão os ônibus, os ônibus executivos e os táxis. Além disso, também é possível chamar os famosos carros de aplicativo.

Ou seja, é muito fácil sair do aeroporto e chegar a praticamente qualquer lugar.

Como chegar em Curitiba de ônibus?

Mesmo que muitos visitantes ainda prefiram realizar suas viagens de avião, viajar de ônibus para Curitiba também é uma excelente opção.

A proximidade da rodoviária local com o Centro Histórico faz com que a locomoção pela capital paranaense seja feita de forma bastante simples e intuitiva.

Além da proximidade com o Centro Histórico, outro fator que também pode agradar boa parte dos turistas, inclusive você, são os excelentes preços das passagens, que contam com uma diferença bastante expressiva comparada com as passagens aéreas.

Porém, a escolha de economizar pode lhe cobrar um preço um tanto salgado.

Apesar de os ônibus executivos serem extremamente confortáveis, longas viagens tendem a ser bastante incômodas para a grande maioria das pessoas.

E bota bastante nisso.

Afinal, as viagens rodoviárias de São Paulo para Curitiba, por exemplo, duram cerca de 7 horas.

Por outro lado, se pegarmos o Rio de Janeiro como destino de origem, a viagem pode passar das 14 horas, tornando-se quase uma eternidade para quem não curte ficar preso em um ônibus.

Além da duração da viagem, outro ponto que pode prejudicar a sua experiência de viagem é a movimentação.

De acordo com a administração local, a média do movimento mensal gira em torno de 24,5 mil ônibus, com mais de 1 milhão de passageiros em trânsito.

Como dissemos acima, o custo-benefício cobra um preço alto. Ou seja, vale a pena que você avalie se essa é a melhor forma de se chegar a Curitiba de acordo com as suas expectativas.

Como chegar em Curitiba de carro?

E os motoristas de plantão, podem se aventurar na estrada e viajar até Curitiba de carro? É claro que sim!

Apesar da ampla comodidade disposta nos principais meios de transporte, nada nesse mundo substitui a autonomia de um carro (que pode ser alugado).

Sentir o volante nas mãos enquanto desbrava novos horizontes tende a despertar sentimentos incríveis nos motoristas.

Contudo, se por um lado a autonomia e o conforto compensam o longo trajeto, por outro, os gastos podem acabar comprometendo a sua viagem.

Além de se preocupar constantemente com o nível de combustível, é preciso realizar aquele exame geral completo no carro. Afinal, segurança é tudo, não é mesmo?

Uma viagem de carro partindo de São Paulo tem, em média, 400 km. Ou seja, você levaria cerca de 5h30m para chegar à cidade paranaense.

Vale lembrar que o trânsito de Curitiba costuma ser bastante fluido, por isso, convidativo aos visitantes de Estados próximos.

As principais vias de acesso à Curitiba são:

  • BR-116 – Ligação de Curitiba com Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Belo Horizonte e Brasília;
  •  BR-381 – Belo Horizonte;
  • BR-050 – Brasília;
  • BR-376 e BR-101 – Palhoça – SC;
  • BR-277 – Litoral paranaense.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Curitiba