Como Chegar em Trancoso? Carro, Avião, Ônibus e Mais

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

Está planejando uma viagem dos sonhos para um destino entre os favoritos da Bahia, senão do Brasil? Trancoso é um lugar encantador, mas fica relativamente distante tanto do centro de Porto Seguro quanto da capital da Bahia. Assim sendo, é relevante se questionar sobre como chegar em Trancoso.

Anúncios

Neste artigo, você verá que viajar para lá é relativamente tranquilo independentemente do tipo de transporte escolhido por você e do lugar de onde você está partindo.

Existem várias maneiras de chegar. O que varia é o valor a ser investido e as comodidades oferecidas por cada uma das formas de deslocamento.

Sem mais delongas, então, confira algumas informações gerais sobre o distrito baiano e as várias maneiras de chegar lá!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



Onde fica Trancoso, um dos destinos mais encantadores do Brasil?

Trancoso, assim como Arraial D’Ajuda, é um dos distritos do município de Porto Seguro, que fica no sul da Bahia.

Porto Seguro é uma cidade turística de enorme importância para o país, já que marca o local de descoberta do Brasil pelos portugueses.

Ainda que você encontre praias na região central, elas também ficam sob o cuidado e a organização de alguns distritos. Eles funcionam como junções de bairros que ficam próximos uns dos outros e contam com um núcleo funcional próprio.

Por exemplo, tanto Trancoso quanto Arraial contam com um centro histórico próprio, praias e outras atrações características.

Essa é uma organização que faz sentido, já que a distância entre o centro de Porto Seguro e Trancoso ou Arraial não é pouca coisa.

Dividir a cidade em distritos com funcionamento local é bom até para o turismo, já que hospedagens, barracas de praia, restaurantes, festas e outras atrações se tornam cartão postal e convite para partes específicas da cidade, ajudando o turista a escolher qual parte da cidade conhecer e priorizar.

Como chegar em Trancoso?

Estrada para Trancoso
Fonte: peter nylen (Flickr)

Trancoso não é um local que fica no centro do município em que está, Porto Seguro, muito menos no centro do estado da Bahia.

Logo, a viagem para lá é mais longa e requer um certo conforto.

Por essa razão, os meios de transporte escolhidos precisam suportar uma viagem que será razoavelmente longa independentemente do lugar de onde você partir.

Bicicletas e mototáxi, por exemplo, são menos aconselháveis que um carro (próprio ou alugado), um ônibus, transfer ou táxi para essa viagem, principalmente se você leva mais que uma mochila como bagagem.

Sabendo disso, confira agora como chegar lá saindo de diferentes destinos!

Como chegar em Trancoso a partir de Porto Seguro?

Um dos destinos mais comuns de onde você pode partir para chegar a Trancoso é Porto Seguro. Você pode fazer esse trajeto saindo tanto do Aeroporto de Porto Seguro quanto do terminal rodoviário.

Do aeroporto, você pode pegar um transfer e fazer a viagem ou ainda tomar um ônibus.

Por outro lado, alugar um carro é uma opção interessante e você também pode fazer isso por lá.

Eis o que você deve considerar nesse caso: indo de carro, você pode escolher se quer dirigir cerca de 70 quilômetros pela estrada ou se quer percorrer 15 quilômetros de balsa até Arraial D’Ajuda e, de lá, dirigir cerca de 15 quilômetros por uma estrada de terra.

De táxi ou com um motorista por aplicativo, transportes ideais para percursos mais curtos, talvez seja mais interessante fazer o trajeto até a balsa, não até Trancoso já que a distância é muito grande.

Preços das passagens de ônibus saindo de Porto Seguro

Para descobrir o valor das passagens de ônibus para Trancoso partindo de Porto Seguro, faça a sua com antecedência em um buscador de sua confiança.

Há várias plataformas que, além de compararem os preços, ainda indicam o melhor valor, oferecem descontos e também contam com a possibilidade de reservar passagens.

Então, é melhor deixar tudo organizado antes de chegar a Porto Seguro, onde imprevistos podem acontecer e atrapalhar o andamento da sua viagem.

Como chegar em Trancoso a partir de Salvador?

Muitos turistas não vão direto para o aeroporto ou para a rodoviária de Porto Seguro no caminho para Trancoso. Há quem faça a viagem direto de Salvador, que é a capital do estado.

Nesse caso, você pode fazer o trajeto de carro ou de ônibus.

Mais uma vez desaconselhamos pensar em uma viagem de táxi ou com um motorista por aplicativo, já que estamos falando de quase 730 quilômetros de distância.

Preços das passagens de ônibus para viajar partindo de Salvador

Assim como recomendamos no caso da saída de Porto Seguro, para conseguir os melhores valores em uma viagem de ônibus de transporte público de Salvador a Trancoso é importante fazer a sua pesquisa com antecedência em um bom buscador de passagens.

Como chegar em Trancoso saindo de Arraial D’Ajuda?

Mais acima comentamos que Arraial D’Ajuda também é um dos distritos de Porto Seguro.

Caso já esteja curtindo uma viagem por lá e queira estender um pouco mais o descanso, é natural querer ir para Trancoso conhecer as belezas de lá.

Arraial D’Ajuda fica a apenas 30 quilômetros de distância de Trancoso, então este é um trajeto que você pode fazer com o seu carro tranquilamente ou, ainda é possível alugar um carro, pegar transfer ou fazer apenas este trajeto de táxi caso não tenha problemas com o valor.

Nesse caso, o preço da passagem de ônibus fica muito mais interessante do que seria se você saísse de Salvador ou de Porto Seguro, dado que os dois distritos são relativamente próximos um do outro.

Preços das passagens de ônibus de Arraial D’Ajuda para Trancoso

Os preços das passagens para Trancoso saindo de Arraial D’Ajuda você também pode consultar online, tanto em buscadores de passagem quanto em sites de órgãos oficiais da região.

Atente-se não só aos preços, mas na variedade de horários e nos lugares em que você deverá pegar o ônibus.

Em Arraial você encontrará um ponto de ônibus no terminal das balsas e é de lá que saem boa parte dos ônibus do distrito.

Como chegar em Trancoso vindo de São Paulo ou outros estados?

Estrada para Trancoso
Fonte: TheLatinMrsPeel (Flickr)

Por fim, considerando um trajeto mais longo, é possível que você queira ir para Trancoso vindo de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O comum nesses casos é que os turistas façam suas viagens de carro, de ônibus ou de avião.

Neste último caso, para além das escalas, é preciso parar no Aeroporto de Porto Seguro. Se você comprar passagens para Salvador para depois viajar para Trancoso, acabará gastando muito mais recursos.

Confira quais as companhias aéreas que fazem o traslado a Porto Seguro e poupe a sua viagem da perda de tempo e dinheiro.

De lá, você pode seguir as orientações que damos mais acima sobre como chegar a Trancoso saindo de Porto.

Preços das passagens aéreas para Trancoso

Para descobrir o valor das passagens aéreas do seu estado para o Aeroporto de Porto Seguro, use um buscador de passagens que comparem o que cada companhia aérea oferece.

Assim como ocorre com os ônibus, há buscadores que, além de compararem preços, contam com a comodidade de fazer reservas e oferecem descontos para os compradores.

Use o recurso sabiamente e, como sempre recomendamos, com antecedência para garantir as melhores condições de compra.

Quando visitar Trancoso?

Existem pelo menos três critérios a considerar para descobrir quando visitar Trancoso.

O primeiro deles é se você quer experimentar o melhor do agito da cidade, quando ela está hiper movimentada ou se quer aproveitá-la em períodos em que está mais vazia e tranquila.

Caso prefira o agito, os meses do verão e da alta temporada (considerando julho) são bons.

Porém, se prefere aproveitar a praia e os estabelecimentos sem filas ou desconfortos, viaje para lá em outros momentos do ano.

Um segundo ponto a considerar é a temporada de chuvas.

No verão elas tendem a ser mais intensas em algumas partes do litoral sul da Bahia e se estendem com frequência até o mês de julho, então em uma viagem de poucos dias a chuva pode acabar estragando o seu planejamento.

Idealmente, os meses de agosto a novembro são os melhores para visitar o distrito.

Por fim, mas não menos importante, considere o seu orçamento.

Em meses de alta temporada, a demanda por hospedaria, transporte e serviço aumenta, o que implica no aumento dos preços de praticamente todos os serviços da região.

Caso o dinheiro não seja um problema para você, desconsidere essa informação.

Porém, se economias forem bem-vindas em seu planejamento financeiro, evite os meses com sobrecarga de turistas em Trancoso.

Melhores passeios em Trancoso: o que vale a pena?

Agora que você sabe como chegar a Trancoso, confira algumas das atrações que você não pode deixar de incluir em seu roteiro de viagem!

Quadrado de Trancoso

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

Cartão postal de Trancoso, sem dúvida, é um dos locais mais charmosos de todo o Brasil.

Com muitos restaurantes exaltando a gastronomia local, música ao vivo, casinhas coloridas e luzes bucólicas, quem visita o local sente que foi teletransportado para um paraíso particular e reservado, livre dos problemas e transtornos do mundo real.

Praia do Espelho

Praia do Espelho
Fonte: Carlos Alberto Novelino de Amorim (Flickr)

Cercada por uma fauna exuberante, a Praia do Espelho é uma das mais bonitas de Trancoso.

Além da boa estrutura e da beleza, na praia se formam piscinas naturais boas de curtir com crianças e para tomar um banho de mar tranquilo.

Costa do Descobrimento

Costa do Descobrimento
Fonte: Priscila Rocha (Flickr)

A costa não fica apenas em Trancoso, mas vale a pena conhecer as partes que ficam na região.

Todas as praias que compõem esse roteiro contam com algumas características em comum: areia fofa e quentinha, águas mornas e um visual de arrebatar o coração dos turistas mais exigentes.

Praia dos Nativos

Praia dos Nativos
Fonte: Hayner Nascimento (Flickr)

Em Trancoso, a Praia dos Nativos é o refúgio favorito dos famosos e celebridades.

Apesar de ser visada por esse público mais famoso, ela fica próxima do Quadrado e, por esse motivo, é razoavelmente movimentada. Nem por isso ela perde seu ar de paraíso.

O movimento e a presença constante de pessoas não rouba do local seu encanto, sua natureza nativa ou a temperatura amena de sua fração de mar.

Praia de Taípe

Praia de Taípe
Fonte: Nailton Barbosa (Flickr)

Com uma enorme faixa de areia e falésias belíssimas, a Praia de Taípe é uma das mais belas da região de Trancoso.

Sem dúvida, ótima para fazer caminhadas românticas e tomar banho de mar, é uma excelente pedida para casais buscando um lugar para estimular a conexão.

Praia dos Coqueiros

Praia dos Coqueiros
Fonte: Max (Flickr)

Se tem uma praia de Trancoso que se assemelha aos paraísos nordestinos e caribenhos que vemos na televisão e na internet, é a Praia dos Coqueiros.

Cercada por vários coqueiros enormes e uma água cristalina e calminha, para onde quer que você olhe, ficará satisfeito com a paisagem.

Praia do Rio Verde

Praia do Rio Verde
Fonte: Paula e Dalton Parceiros na estrada (Flickr)

Caso você queira um pouco de paz em meio ao burburinho de Trancoso, a Praia do Rio Verde é uma das melhores para conseguir um dia de praia calmo em um lugar lindíssimo, como as outras praias, mas menos movimentado que elas.

Praia da Pitinga

Praia da Pitinga
Fonte: Carlos Reis (Flickr)

Por fim, a última praia que você deve incluir em seu roteiro de viagem para Trancoso é a Praia da Pitinga – um local que fica entre Trancoso e Arraial D’Ajuda e é extremamente badalado.

Inclusive, caso venha de Arraial para Trancoso, vale a pena fazer uma parada por lá para admirar as falésias e tomar um banho de mar.

Para ficar por dentro de mais conteúdos sobre destinos na Bahia, Arraial d’Ajuda e Trancoso, bem como outros lugares do Brasil, continue navegando pelo Viagem Club!

Temos uma série de posts e dicas que, certamente, te ajudarão a pensar em bons roteiros e economizar!

Perguntas e respostas

Tem como ir de ônibus para Trancoso?

Sim, você pode ir a Trancoso de ônibus saindo de Porto Seguro.

Quanto se gasta para ir para Trancoso?

Os gastos da sua viagem a Trancoso dependerão do transporte escolhido por você.

Qual a maneira mais barata de se viajar para Trancoso?

Depende de onde você vai partir a fim de chegar a Trancoso.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Trancoso