Como se Locomover em Morro de São Paulo sem Carro, Ônibus ou Trem? 

Nada de carro, ônibus ou trem: veículos motorizados não entram em área preservada da Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, na Bahia. Sendo assim, como se locomover em Morro de São Paulo, então?

O destino turístico possui dois meios de transporte: a lancha e o catamarã, isto é, para se locomover no Morro de São Paulo é preciso atravessar o mar.

Isso não será problema nenhum, visto que o lugar, ainda que pequenino, reserva ótimos passeios, fora que é uma excelente forma de descansar.

A 2h30 do aeroporto de Salvador e também distante da Ilha de Itaparica (a maior da Baía de Todos os Santos), esse é um dos locais mais interessantes para curtir novas experiências.

Descubra, portanto, as melhores dicas para se locomover via marítima para esse destino no litoral.

Desembarcando no cais: como se locomover em Morro de São Paulo na Ilha de Tinharé?

Farol de Morro de São Paulo
Fonte: Anderson Barbieri (Flickr)

A melhor forma de se locomover no Morro de São Paulo é por via marítima, e você escolhe se prefere lancha (mais rápida) ou catamarã (mais tranquila, mas demorada).

Também é possível escolher uma outra forma de se locomover, mas é bem mais cara: táxi-aéreo.

Ou, ainda, optar por um transfer semi-terrestre, que alterna entre barco e carro até chegar ao nosso destino.

De um jeito ou de outro, o desembarque é no cais de Morro de São Paulo. Depois, basta caminhar um pouco até sua hospedagem e aproveitar para respirar o ar puro da região.

Claro que, se você reservou uma pousada ou hotel na chamada Quarta ou Quinta Praia, não vai precisar depender dos carregadores de malas do cais: os próprios hotéis contam com meios de transporte para buscar passageiros no cais de Morro.

De qualquer maneira, a taxa para viajar de catamarã é de R$ 97 (dez/2021) considerando apenas a ida.

Já o trajeto dura 2h30 para quem partir de Salvador, mas pode ser desconfortável para quem sofre de enjoo, pois o catamarã pode balançar tanto quanto a lancha.

Lembrando que outra forma de se locomover no Morro de São Paulo seria o táxi-aéreo, mas leva-se em conta que o preço sai bem mais salgado.

Posts Relacionados

É preciso pagar uma taxa de entrada?

Sim, é cobrada uma taxa de R$20 por pessoa para entrar na ilha, independente de quantos dias você vai ficar por lá.

O pagamento, de acordo com a prefeitura de Cairu, é uma forma de cobrir os custos com os serviços turísticos e com a preservação do patrimônio do Arquipélago de Tinharé.

A taxa de entrada na ilha fica isenta para crianças de até 5 anos e idosos acima de 60.

Já a meia entrada é destinada a estudantes, portadores de necessidades especiais e beneficiários de programas sociais, mediante comprovação do benefício.

Chegando nas principais praias de Morro de São Paulo: como se locomover?

Morro de São Paulo
Fonte: CuchoGOL (Flickr)

Vamos considerar que, antes de embarcar para a Bahia, você fez um roteiro de viagem e já conhece a região, pelo menos, alguns pontos turísticos. Ainda assim, vamos fazer um pequeno tour pelo lugar ainda neste post.

Por enquanto, vale destacar o quanto é agradável caminhar por esse lugar, já que nada fica tão longe um do outro. Mesmo assim, leve seu protetor solar e água para se prevenir.

Sobre a locomoção entre as praias, a preocupação deve ser zero: todas elas têm sinalização e nomes que ajudam a identificá-las:

O legal é que quando você termina de se locomover pelas praias da região, você percebe como é bom esse contato com a natureza e a sensação de liberdade longe da dependência de carros.

Por incrível que pareça, passar dias em um lugar pequeno, sem aquele trânsito caótico das grandes cidades e ainda admirar a natureza é, sem dúvidas, a melhor experiência de vida.

Afinal, como se locomover entre as praias em Morro de São Paulo?

Já sabemos que há sinalizações entre as praias do Morro de São Paulo e que, por isso, a locomoção não é das mais difíceis.

Contudo, vale a pena conhecer um pouco sobre cada uma delas para entender sua localização.

Primeira

Pertinho do centrinho, essa é a porta de entrada para os turistas que chegam ao Morro. Embora não haja uma grande estrutura de restaurantes, ela possui o final da tirolesa, garantindo um maravilhoso banho de mar.

Segunda

Diferente da porta de entrada do Morro de SP, essa aqui tem mais infraestrutura e, por isso, recebe mais visitas.

Assim que você chega, já percebe o movimento, a música tocando e muita gente jovem circulando.

Em qualquer época do ano é possível encontrar badalação no lugar, mas a coisa ferve mesmo é nos feriados.

Terceira

Aqui fica o meio termo entre a Primeira e a Segunda: há poucos restaurantes locais e menor movimento, mas é na Terceira que os passeios de barco acontecem.

Durante o passeio na maré baixa, inclusive, dá para admirar a formação de piscinas naturais.

Já na maré alta fica bem mais difícil apreciar o passeio, pois a água do mar invade toda a areia.

Aproveite as águas cristalinas e tenha cuidado ao caminhar, pois o lugar é cheio de pedras.

Quarta

Mais afastada do centrinho e repleta de piscinas naturais, esse é um dos lugares perfeitos para descansar, já que não tem tantos frequentadores.

Essa é, portanto, uma das praias mais vazias da ilha, ideal para um passeio a pé ou de bicicleta.

Quinta Praia ou Praia do Encanto

Dissemos que a Quarta é um dos destinos mais vazios do Morro de São Paulo, porque temos a Quinta, bem próxima a anterior.

Mais reservada ainda e com pouquíssimo comércio, a Praia do Encanto é mais longe da vila e, por isso, o acesso precisa ser feito a pé, bicicleta, charrete ou táxi.

Quando o mar recua, bancos de areia surgem deixando o cenário ainda mais bonito.

Viaje para o Morro de São Paulo!

Morro de São Paulo
Fonte: Antonio Carlos Bohnke (Flickr)

Agora que você sabe como se locomover em Morro de São Paulo e que o lugar dispensa carros, fica mais fácil aproveitar as belezas naturais da Bahia.

Prepare suas malas e viva novas experiências nesse destino que é puro sossego!

Caso queira conhecer outros lugares no sul da Bahia, não deixe de conferir mais artigos aqui, no Viagem Club.