Carregando...

Como se Locomover em Porto Seguro? Confira as Dicas

Está planejando uma viagem e não sabe como se locomover em Porto Seguro? Te ajudamos com diversas dicas neste artigo.

Anúncios

Aqui contemplamos os principais meios de transporte de que você pode precisar durante a sua estadia.

Anúncios

Sabemos que nem todos os turistas conseguem vir dirigindo seus próprios carros ou conseguem alugar um veículo chegando em Porto Seguro.

Assim, o natural é que os viajantes acabem fazendo uma mistura de tipos de transporte considerando os destinos que desejam visitar.

Para quem está viajando para Porto Seguro com um orçamento bastante apertado, é interessante conhecer o máximo de possibilidades, pois esse conhecimento permite fazer cálculos e escolher as viagens que apresentam tanto um bom custo e benefício quanto conforto e comodidade.

Com isso em mente, confira com calma nosso conteúdo com todas as opções para encaixar os melhores meios de transporte ao seu roteiro de viagem a Porto Seguro!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



Conheça os 6 jeitos possíveis de se locomover em Porto Seguro (Porto Seguro região central)

Vindo você de carro, ônibus ou avião, a locomoção em Porto Seguro é relativamente limitada a 6 meios de transporte principais se você quer se estamos falando de como se locomover em Porto Seguro – Porto Seguro sem considerar todos os seus distritos, como Trancoso e Arraial D’Ajuda, para citar alguns exemplos.

O trajeto Porto Seguro – Arraial D’Ajuda ou Porto Seguro – Trancoso apresenta outras possibilidades, mas aqui nos concentramos na região central, urbana e litorânea associada aos pontos turísticos específicos de Porto Seguro.

Dito isso, confira as informações que selecionamos logo abaixo!

1. Se deslocar de carro trará muita liberdade para a sua viagem

Porto Seguro de carro
Fonte: Bruno Rodrigues (Flickr)

Em primeiro lugar, precisamos destacar a liberdade que dirigir com um carro próprio ou alugado dará a você em Porto Seguro.

Por ser uma cidade com tantos pontos que chamam a atenção dos turistas, como o centro histórico e as praias, além de estar relativamente próxima dos distritos de Porto Seguro (Trancoso e Arraial D’Ajuda são os melhores exemplos), viajar de carro confere a você e seus acompanhantes muita liberdade geográfica.

Para fazer a viagem de carro, você deve tomar alguns cuidados, no entanto. Se você está com o seu carro próprio, considere assegurar o veículo e garantir pelo menos uma manutenção.

Não há nada pior que viajar e ficar parado na estrada esperando assistência ou ter que lidar com os gastos de um acidente.

Por outro lado, viajando com um carro alugado, considere os custos com combustível e também com o aluguel, para ver se o conforto compensa o valor que será investido.

2. Você consegue ver muito de Porto Seguro andando de bicicleta

Porto Seguro de bicicleta
Fonte: FernandoPaoliello (Flickr)

Se você viajará com poucas pessoas te acompanhando, saiba que é possível ver muito de Porto Seguro andando de bicicleta ou a pé. Na verdade, tanto locais quanto turistas gostam de se deslocar pela cidade assim.

Vale destacar que estamos considerando distâncias curtas.

Por exemplo, se você está a passeio no centro de Porto Seguro e quer dar “um pulo” em uma praia próxima, sem pegar um ônibus ou chamar um motorista por aplicativo, pode ir de bike ou a pé até a praia de Curuípe, que fica a apenas 3 quilômetros de distância.

Até para quem viaja de carro essa informação é relevante, já que nem sempre temos vontade de dirigir ou de gastar combustível.

Para alguns trajetos, é possível ver a cidade e aproveitá-la de uma forma mais econômica e até mais saudável, dada a exposição ao sol e o exercício físico que essa modalidade de transporte exige.

3. Vá aos locais mais distantes usando os serviços de táxi e dos motoristas de aplicativo

 

Opções óbvias para quem está procurando como se locomover em Porto Seguro são os táxis e os serviços de motoristas por aplicativo.

A cidade é relativamente bem servida nesse aspecto, mas você precisa considerar algumas questões.

Os serviços de táxi e transporte por aplicativo ainda são conflitantes em Porto Seguro. Isso significa que os taxistas e os motoristas de aplicativos como o 99 ou Uber disputam clientes na cidade, o que resulta em uma quantidade menor de motoristas por aplicativo circulando livremente pela cidade.

O melhor local para pedir um Uber ou 99 é no aeroporto, indo para a sua hospedagem.

Caso esteja em um restaurante ou em uma praia mais afastada, provavelmente sentirá dificuldades até encontrar algum motorista.

Por outro lado, há muitos pontos de táxi distribuídos pela cidade. Assim, encontrar um carro rapidamente é muito tranquilo, o que é ótimo principalmente em caso de emergência ou atraso para algum compromisso.

No que diz respeito aos taxistas, é importante verificar se eles estão usando o taxímetro para cobrar as corridas. Se não estiverem, é possível que você pague caro por trajetos curtos, o que não é interessante.

4. Para quem está sozinho, que tal o mototáxi?

Outra maneira de se deslocar em Porto Seguro é por meio dos moto-táxis.

Trata-se de um meio de transporte desconhecido em vários estados, principalmente no Sudeste e no Sul, mas muito conhecido no Nordeste brasileiro.

Em linhas gerais, consiste em se deslocar de um lugar para o outro no banco do “carona” das motos dos profissionais.

É uma escolha bacana para quem precisa se deslocar rapidamente de um lugar para o outro sem companhia.

Antes de confirmar a corrida, se certifique do valor estimado (pode sair tão cara quando uma corrida de táxi a depender do destino) e se o piloto conta com uma maquininha para pagamentos no cartão, caso você não possa pagar pelo serviço em dinheiro vivo ou via transferência.

5. Pegue a balsa para se deslocar para outros distritos

Balsa em Porto Seguro
Fonte: Taitana Gimenez (Flickr)

Caso queira saber como se locomover em Porto Seguro a fim de ir para locais mais distantes, como Arraial D’Ajuda ou o outro lado do Rio Buranhém, você pode usar a balsa. É muito fácil chegar até lá e há horários variados para fazer a viagem, que é rápida.

Você pode tomar a balsa a pé ou de carro, o que acrescenta ainda mais comodidade para o seu roteiro.

Os preços variam para pessoas e carros, mas são bastante comedidos se comparados ao combustível que você gastaria para chegar em algumas localizações sem cortar caminho pela água.

6. Transporte público sai mais barato e é sempre uma opção!

Ônibus em Porto Seguro
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Seguro (Flickr)

Por fim, caso o seu propósito realmente seja economizar em uma ou todos os seus trajetos na região central de Porto Seguro, há ônibus circulares transitando pela cidade e as tarifas são extremamente acessíveis.

Não há muito conforto – não conte com ar-condicionado, a certeza de viajar sentado ou tranquilidade para equilibrar suas bagagens.

No entanto, se nenhuma dessas questões é um empecilho para você e seus acompanhantes, o deslocamento de ônibus dentro de Porto Seguro ajudará bastante a enxugar o orçamento da sua viagem e cumprirá o essencial para um meio de transporte efetivo – levar pessoas de um lugar para o outro.

Gostou do nosso guia sobre como se locomover em Porto Seguro e arredores?

Esperamos que, com essas informações, você tenha em mente não só como se locomover em Porto Seguro, mas um roteiro para se divertir e aproveitar o local!

Coroa Vermelha, Praia do Espelho, Santa Cruz Cabrália… enfim, são tantos locais incríveis que você vai amar cada pedacinho de Porto Seguro.

Conversas entre amigos não faltarão depois dessa viagem inesquecível. Até a próxima!

Perguntas frequentes

Como se locomover de Porto Seguro a Trancoso?

O trajeto Porto Seguro - Trancoso pode ser realizado de duas maneiras: pela estrada ou cortando caminho pela balsa, via Arraial D'Ajuda.

Como faço para chegar ao centro histórico?

Chegando da rodoviária ou do aeroporto de Porto Seguro, ônibus, táxis, moto-táxis e motoristas por aplicativo estão à disposição para levar você ao centro.

Qual a distância entre o aeroporto de Porto Seguro e o centro da cidade?

A distância é de aproximadamente 10 quilômetros, o que corresponde a um trajeto de 15 a 20 minutos se você viajar de carro, táxi ou motorista por aplicativo.

Tem meio de transporte público em Porto Seguro?

Sim, como já indicamos mais acima, você pode se deslocar em Porto Seguro usando os ônibus circulares que transitam pela cidade.

Como ir de Porto Seguro a Arraial D'Ajuda

Basta tomar a balsa, a pé ou de carro. Se preferir, há ônibus e vans (transfers) que fazem o traslado direto para o distrito.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Porto Seguro