Como se Locomover em Trancoso? Confira as Melhores Dicas

Se você quer saber como se locomover em Trancoso, chegou ao local certo!

Trancoso é um dos locais mais badalados da Bahia, principalmente nos meses de dezembro e janeiro. É nesses meses que boa parte dos turistas chegam para comemorar o Réveillon.

O Sul da Bahia, mesmo com as fortes chuvas que marcaram o final de 2021, continuou como um destino paradisíaco para visitar no final do ano, no verão.

O destaque fica para Porto Seguro e seus distritos (Trancoso e Arraial D’Ajuda são dois bons exemplos).

O motivo para a área ser tão querida pelas pessoas é o ar paradisíaco que toma conta das praias e dos centros históricos locais, estes marcados por uma simplicidade doce e característica do interior baiano e que transforma o ambiente em um local quase mágico.

Nesse contexto, é evidente a importância de saber como se locomover em Trancoso para planejar uma viagem sem transtornos, confortável e com os gastos controlados.

Confira quais são as maneiras de se deslocar logo abaixo!

Conheça os 8 jeitos possíveis de como se locomover em Trancoso

Lembre-se: o melhor transporte é aquele que você pode custear e deixa a sua viagem mais prática e confortável.

A praticidade, o conforto e o valor são critérios com pesos diferentes para perfis de viajantes distintos, o que significa que aqui não existe certo ou errado, melhor ou pior.

Considere cada uma das opções, a quantidade de trajetos que essas alternativas ajudam você a percorrer e traga para o seu roteiro aquela (ou aquelas) que mais se adéqua ao que você espera da sua viagem a Porto Seguro e Trancoso.

1. Viajar com carro próprio ou alugado pode ser muito prático

Se você está planejando uma viagem de carro, saiba que essa é uma excelente opção para quem vai a Porto Seguro e quer chegar em Trancoso com tranquilidade.

Entre todos os meios de transporte possíveis na região, o carro é um dos que mais confere autonomia ao viajante.

Com um carro, você não precisa esperar muito tempo para sair de onde está e ir para a sua hospedagem.

Além disso, não precisa se preocupar com conforto e ainda pode fazer quantas paradas quiser. Isso amplia bastante a quantidade de praias disponíveis para conhecer.

Por exemplo, além de conhecer as praias de Trancoso, você pode conhecer as belezas naturais de Arraial D’Ajuda, que fica a aproximadamente 30 quilômetros do distrito.

Ademais, pode chegar mais facilmente a praias que ficam mais distantes do centro de Trancoso, como é o caso da Praia do Espelho, que fica a cerca de 25 quilômetros de distância.

Além de todos os benefícios acima, o traslado do Aeroporto de Porto Seguro a Trancoso é confortável de carro.

Escolhendo ir pela estrada ou de balsa, você chega com tranquilidade e não precisa se preocupar com a perda de bagagens entre outros transtornos que a troca excessiva de tipo de transporte pode facilitar.

Entre as desvantagens da viagem com o carro, destacamos os gastos com combustível e com estacionamento, uma vez que a imensa maioria das praias da região não contam com um lugar apropriado para estacionar e, quando contam, você terá que desembolsar um valor combinado com os guardadores dos veículos.

2. Alugar um quadriciclo vai te ajudar a conhecer mais paraísos

Caso você vá a Trancoso com o interesse de conhecer uma boa quantidade de praias, não só as mais conhecidas, alugar um quadriciclo te ajudará com esse objetivo e ainda oferecerá alguns dos confortos que um carro ofereceria.

Para chegar em algumas praias, se locomover em Trancoso de carro não é suficiente porque o acesso se dá por meio de estradas de areia em que apenas o acesso a pé ou de quadriciclo é permitido.

Entre elas estão a Praia da Ponta do Rio dos Frades e a Praia de Itaquema.

Além de garantirem o acesso a essas praias, o passeio com esse transporte por si só já é divertido, principalmente para quem curte aventura.

Outro ponto positivo do aluguel de um veículo como o buggy é a possibilidade de viajar para locais um pouco mais distantes, como é o caso da Praia do Espelho, sobre a qual já falamos.

Nesse ponto, o quadriciclo funciona como um carro e garante um deslocamento mais amplo com praticidade, conforto e dentro do planejamento da viagem.

No entanto, há que se considerar o valor da diária do aluguel do buggy, que pode ultrapassar os R$ 200.

3. Ter uma bicicleta para percorrer Trancoso é uma boa!

Uma maneira interessante de como se locomover em Trancoso sem desembolsar muito dinheiro é com uma bicicleta.

Ela não oferece o conforto que um carro traz para uma família com bagagem e crianças, mas certamente oferece uma grande praticidade e liberdade para andar pelo local.

Isso, principalmente se você estiver sozinho ou acompanhado por outras pessoas andando de bike.

A bicicleta não diminui em nada a sua experiência em Trancoso. Isto porque pelo menos as principais praias da região ficam bastante perto do ponto turístico mais comentado da região: o Quadrado de Trancoso.

Para citar dois exemplos, a Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos ficam a aproximadamente 10 minutos a pé de lá, minutos esses que podem ser encurtados se você for à praia de bicicleta.

Além disso, andando mais alguns minutos de bike você também chega rapidamente à Praia do Rio da Barra, à Praia do Rio Verde e à Praia da Itapororoca, entre muitas outras.

4. Táxis e motoristas de aplicativo estão à disposição do turista em pontos estratégicos

Não tem carro e não quer custear o aluguel de um para a sua viagem? Não se preocupe.

Em Porto Seguro e na região do aeroporto você encontra facilmente tanto táxis quanto motoristas por aplicativo para chegar em Trancoso.

Por outro lado, para se deslocar dentro de Trancoso, é importante ter o contato do motorista de táxi que te trouxe para a região a fim de combinar viagens se precisar dos serviços dele para te levar a praias que ficam mais distantes.

Nem todas as praias contam com pontos de táxi, por isso é importante ter o contato de um motorista de confiança.

Você pode conseguir esses contatos com os atendentes da hospedagem em que vai ficar, por exemplo.

Quanto ao deslocamento com motoristas de aplicativo dentro do distrito, é possível que você não consiga um carro com tanta facilidade, pois eles circulam com mais frequência trazendo e levando turistas ao Aeroporto de Porto Seguro.

De todo modo, você pode contar com taxistas e motoristas para conhecer praias em locais mais afastados, como Arraial D’Ajuda e a Praia do Espelho.

5. Transfer (van) é uma opção para a sua viagem

Chegando ao aeroporto, você verá que a viagem de transfer para Trancoso é uma opção viável.

Ela oferece um pouco do conforto de uma viagem de carro, ainda que você viaje com outras pessoas.

A viagem saindo do Aeroporto de Porto Seguro para chegar em Trancoso oferece bastante comodidade, mas cobra um preço relativamente salgado por isso.

Comparado à viagem de ônibus e ao aluguel de um veículo, as empresas de transfer cobram um valor muito elevado para fazer o translado.

6. O mototáxi é uma saída rápida e divertida

Já está em Trancoso, sem carro, e bateu aquela preguiça de ir de uma praia a outra, ainda que elas fiquem relativamente perto?

Encontre um ponto de mototáxi e peça para que o piloto te leve. O passeio é rápido, divertido e barato considerando outras opções pagas de transporte. Então, é outra boa forma de como se locomover em Trancoso.

Por exemplo, querendo se deslocar entre praias próximas, você pode pedir uma moto que te leve da Praia dos Coqueiros até a Praia dos Nativos, que fica próxima ao Quadrado de Trancoso e é uma opção para quem não quer caminhar.

7. Andar de ônibus será útil se quiser conhecer mais destinos encantadores

Quando falamos em viagem de ônibus em Trancoso, estamos falando de uma viagem para chegar em Trancoso e não do deslocamento interno entre as praias da região.

Você não encontrará ônibus que te levem de uma praia para a outra, como sugerimos nos outros meios de transporte apresentados acima.

Por outro lado, em Trancoso você pode pegar um ônibus para se deslocar até destinos que ficam mais distantes, como Arraial D’Ajuda, Caraíva e a Praia do Espelho.

8. Tenha uma experiência inesquecível em Trancoso conhecendo destinos de lancha

Por fim, uma das melhores maneiras de aproveitar Trancoso e suas praias é fazendo viagens de lancha.

A visão da orla e das praias do mar é completamente distinta da perspectiva de quem passeia pela terra.

Além disso, ir de uma praia a outra fica muito mais rápido e a oferta de atrações para os turistas aumenta.

Por exemplo, com uma lancha, além de curtir as praias mais conhecidas, você pode visitar e aproveitar praias desertas, com menos pessoas – ou seja, mais privacidade e conforto.

Para analisar o orçamento com os traslados feitos na lancha, você precisa considerar duas possibilidades: a de que o valor seja fechado por lancha ou com base na quantidade de pessoas fazendo o passeio – cada uma paga um valor.

A fim de garantir a sua segurança e um passeio com uma excelente reputação, opte contratar lanchas com agências especializadas nesse tipo de traslado.

Também dá para fazer muita coisa a pé…

Para encerrar nossa lista de opções sobre como se locomover em Trancoso, vale lembrar que os meios de locomoção que indicamos acima não são a única maneira de se deslocar em Trancoso durante a sua viagem.

É possível fazer muita coisa a pé.

Se você estiver no Quadrado de Trancoso, por exemplo, com 10 minutinhos de caminhada você chega às praias mais badaladas da região.

A Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos, além de ficarem muito perto de um dos pontos turísticos de maior destaque da região, também são praias próximas uma da outra. Para ir de uma para a outra, basta caminhar, se você assim quiser.

O que é importante lembrar é que, com exceção das viagens com carro ou quadriciclo, muito provavelmente os seus deslocamentos em Trancoso serão uma mistura de transportes variados.

Assim sendo, é importante considerar os locais que deseja ir, os transportes de que precisará para chegar e quantas pessoas estarão com você para montar roteiros de viagem ótimos e que não te deixem na mão.

Pesquise também a média dos valores dos serviços, que sofrem alterações com alguma regularidade. Dessa forma, sua organização garantirá uma viagem bem aproveitada e a melhor experiência possível em Trancoso.

Para conferir mais informações relevantes para o planejamento da sua viagem, indo você para Trancoso ou Arraial D’Ajuda, confira outros de nossos materiais aqui no blog!

Posts Relacionados

Perguntas frequentes

Como se locomover de Trancoso a Porto Seguro?

Para ir de Porto Seguro a Trancoso você tem uma oferta enorme de serviços. Transfer, táxi, motorista por aplicativo, carro alugado e ônibus são os principais.

Tem Uber em Trancoso?

Você pode pedir um Uber ou motoristas de aplicativo de outras empresas para chegar em Trancoso. No entanto, dentro do distrito a circulação dos motoristas fica bem mais restrita e é muito difícil encontrar um carro para deslocamento interno.

Como faço para chegar à Praia do Espelho?

Saindo de Trancoso, você pode chegar à Praia do Espelho de carro, de quadriciclo, de ônibus e táxi.u00a0

Qual a distância entre Trancoso e Porto Seguro?

A distância entre Trancoso e Porto Seguro depende do tipo de traslado que você vai fazer. De carro, pela estrada, a distância é de aproximadamente 80 quilômetros. Porém, o trajeto pode ser feito de balsa também e, nesse caso, a distância é de cerca de 50 quilômetros até chegar em Trancoso.

Tem meio de transporte público em Trancoso?

Você não conseguirá se deslocar entre os principais pontos turísticos e praias de Trancoso com transporte público. Os ônibus não passam por esses lugares e levam os turistas para regiões mais distantes, como Arraial e Porto Seguro.

Como ir de Arraial D'Ajuda a Trancoso?

Você pode fazer esse trajeto de carro, ônibus, táxi, quadriciclo e motorista de aplicativo. Arraial fica a aproximadamente 30 quilômetros de Trancoso. A viagem não chega a durar uma hora.