Carregando...

Curitiba em Junho: 7 Atrações Para Aproveitar

Curitiba em junho é para aqueles que gostam de um bom friozinho!

Anúncios

A cidade é considerada a capital mais fria do Brasil e atinge facilmente temperaturas próximas de zero nessa época do ano.

Anúncios

O clima europeu, aliado à arquitetura, culinária e cultura dos países do velho continente, tornam Curitiba um dos pontos turísticos mais procurados durante os meses de inverno e junho.

Bem, não poderia ser diferente, não é mesmo?

Neste artigo, vamos descobrir algumas das atrações mais procuradas em Curitiba em junho. Assim, você pode montar o seu roteiro e curtir a viagem em cada detalhe!

Como aproveitar Curitiba no mês de junho?

A capital paranaense de quase dois milhões de habitantes possui um brilho especial no inverno.

Para quem gosta de curtir o clima frio, a cidade oferece diversos passeios e atrações que conquistam cada vez mais seus visitantes.

Em seguida, vamos descobrir quais são as principais atrações de Curitiba, para se curtir no mês de junho, quando começa o inverno.

1. Museu Oscar Niemeyer

Curitiba é uma metrópole que mistura diversas culturas de vários países diferentes.

Como não poderia ser diferente, a cidade conta com atrações culturais, como a construção projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu Oscar Niemeyer.

O local é conhecido também como Museu do Olho devido à sua estrutura.

Sem dúvida, o museu é um dos mais importantes da América Latina, tendo sido inaugurado em meados de 2002.

Nos dias de hoje, o museu conta com um importante acervo de obras contemporâneas, que incluem esculturas, pinturas, gravuras, fotografias e muito mais.

  • Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

2. Museu do Holocausto de Curitiba

Um dos passeios “indoor” interessantes de se fazer no frio mês de junho em Curitiba, certamente, é visitar os museus.

Pelo fato de ter recebido muitos imigrantes europeus, a maioria deles fugitivos da Segunda Guerra Mundial, Curitiba conta com um espaço especial para contar essa história.

Estamos falando do Museu do Holocausto.

Esse museu aborda diversos aspectos do Holocausto, ocorrido durante o período da guerra.

Trata-se do único Museu do Holocausto de todo o Brasil, e foi inaugurado em novembro de 2011. O objetivo, além de contar a história do Holocausto, é homenagear as histórias dos sobreviventes.

  • Endereço: R. Cel. Agostinho Macedo, 248 – Bom Retiro

3. Ópera de Arame

O Teatro Ópera de Arame é um dos principais pontos turísticos de Curitiba, construído em ferro tubular, numa estrutura semelhante à Ópera de Paris.

O local é designado a apresentações culturais e artísticas, ao lado do Espaço Cultural Paulo Leminski, no Parque da Pedreira, com capacidade para aproximadamente 60 mil pessoas.

São 4000 metros quadrados de área construída em três níveis, que abrigam 1800 lugares na plateia e 46 camarotes com capacidade total para 600 espectadores.

Toda a Ópera é cercada por um lago, que conta com diversas espécies de peixes, além de uma cascata, uma passarela aramada de entrada e um lindo paisagismo.

  • Endereço: R. João Gava, 920 – Abranches
  • Aberto de terça a domingo, das 10:00 às 18:00
  • O ingresso custa cerca de R$ 15

4. Rua 24 Horas

A Rua 24 Horas é uma excelente atração para se curtir no inverno de Curitiba, pois é totalmente coberta em vidro transparente.

Ela tem uma estrutura metálica de tubo em forma de arco e uma extensão de 116 metros, numa concepção futurista. Por ser coberta, você acaba não sofrendo com o frio do mês de junho.

Funcionando dia e noite, a rua fornece diversos serviços, visando revitalizar o centro da cidade fora do horário comercial, funcionando como uma espécie de mini shopping.

  • Endereço: Rua Visconde de Nácar, s/n – Centro

5. Mercado Municipal de Curitiba

O Mercado Municipal de Curitiba foi fundado em 1958 e é o principal e mais tradicional local de compras na cidade.

É também o principal centro gastronômico da cidade com vários restaurantes e lanchonetes. A praça da alimentação oferece restaurantes com pratos típicos de várias etnias.

O mercado tem também espaços para realização de vários eventos. Foi o primeiro mercado brasileiro a ter um setor exclusivo de alimentos orgânicos.

Lá você encontra um pouco de tudo, desde alimentos de procedências variadas, além de utensílios diversos.

  • Endereço: Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro
  • Abre de terça a domingo, das 8:00 às 18:00

6. Bairro Batel

Curitiba é um grande centro urbano, com diversas opções de restaurantes, possuindo uma grande variedade de cardápios para apreciar.

Nesse cenário, algumas áreas da capital se destacam, como o bairro Batel, onde se concentra um grande número de restaurantes, bares e shoppings.

O Bar do Alemão, localizado no centro histórico, é uma excelente opção!

Nada como curtir um friozinho e degustar as delícias da culinária local e europeia, não é mesmo? Portanto, se for à Curitiba em junho, vale a pena passear pelo bairro Batel.

7. Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba

A celebração do Festival marca a chegada do inverno na região central de Curitiba.

O festival acontece entre os meses de junho e julho e tem como principal intuito promover atrações que aqueçam o frio curitibano, com uma programação recheada de moda, gastronomia, cultura, serviços e bem-estar, que atraem turistas e curitibanos para a região.

Nesses dias acontecem também os circuitos da cerveja e o dia do chá. É uma grande festa que celebra a cidade de Curitiba, com toda a sua cultura e o que ela tem de melhor a oferecer.

  • Endereço: R. José Bonifácio, 33 – Centro (o Festival acontece no Centro Histórico de Curitiba)

Como é Curitiba em Junho?

Sem dúvida, uma das principais características da cidade de Curitiba em junho é o famoso frio. As temperaturas se aproximam facilmente da casa dos 0 graus.

Mas não é por isso que a cidade deixa de ter seus atrativos. Muitos a considerem até melhor entre os meses de junho a agosto.

Curitiba é uma cidade com uma grande infraestrutura, com diversas opções de passeios e atrações em ambientes fechados, para aqueles que não querem curtir o vento gelado dessa época do ano.

Algumas dessas opções nós vimos aqui nesse texto.

Se você quer conhecer mais sobre essa famosa capital paranaense, dê uma olhada na nossa área especial de artigos do Viagem Club e boa leitura! Ah, boa viagem também!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Curitiba