Carregando...

Curitiba em Maio: 7 Atrações Para Aproveitar o Mês

Curitiba em maio fica ainda mais charmosa, principalmente pelo fato das temperaturas já atingirem mínimas de 10 °C graus e máximas de 20 °C. Com isso, o clima e atmosfera europeia se mostram cada vez mais presentes na capital paranaense.

Anúncios

A cidade é considerada uma das melhores para se viver no Brasil, com uma qualidade de vida invejável, bom nível de segurança e diversas atrações para você e sua família curtirem.

Anúncios

Apesar de ser um grande centro urbano, a cidade também conta com diversas áreas verdes e muitas opções de parques para quem procura respirar um “ar puro”.

Curitiba mantém a presença marcante de culturas e tradições de imigrantes europeus, sendo algo bastante normal observar em sua arquitetura, em suas festas e até em sua culinária.

Principalmente, na capital do Paraná, nos deparamos com a influência dos povos alemães, italianos, ucranianos e poloneses.

Em seguida, vamos falar sobre algumas das atrações que você pode aproveitar durante sua passagem por lá no mês de maio. E então, vamos lá?

Como Aproveitar Curitiba no Mês de Maio? 7 Coisas Legais Para Fazer

Apesar de Curitiba ser considerada uma das capitais mais frias do país, não é apenas no inverno que a cidade oferece atrações.

Durante o outono, principalmente no mês de maio, a cidade possui uma temperatura agradável, que não chega a incomodar quem não gosta muito de frio.

Além disso, existem alguns passeios que você consegue curtir melhor com esse clima mais ameno.

Vamos descobrir quais são esses passeios e atrações?

1. Jardim Botânico de Curitiba

Um dos principais pontos turísticos da capital do Paraná, o Jardim Botânico de Curitiba conta com uma área de 245.000 metros quadrados, com uma estufa inspirada nos palácios de cristal ingleses do século passado.

No Jardim Botânico você encontra plantas originárias dos mais diferentes pontos do território brasileiro. Além disso, o local conta também com jardins em estilo francês e trilhas que cortam o bosque e um lago com passarela.

Por se tratar de uma área ao ar livre, com bastante verde, se torna ideal para visitar nessa época do ano, pois os ventos gelados não são tão presentes e você consegue curtir um dia agradável sem sentir muito frio.

  • Endereço: R. Engo. Ostoja Roguski
  • Aberto todos os dias, das 6:00 às 18:00
  • Entrada gratuita

2. Parque Barigui

O Parque Barigui é um dos maiores da cidade de Curitiba, com uma área de 1.400.000 metros quadrados.

Possui uma grande área de bosque, onde você encontra também diversas churrasqueiras que ficam à disposição do público. É munido também com um Centro de Exposições e estacionamento.

O parque disponibiliza, ainda, pistas de bicicross e aeromodelismo, quadras de futebol e voleibol, trilha para trekking ou cooper, parque de diversões, Estação da Maria Fumaça, um lago com pedalinhos, academia de ginástica e lanchonete.

Por fim, o parque conta também com o Museu do Automóvel, que possui um acervo com dezenas de veículos antigos.

  • Endereço: Av. Cândido Hartmann, S/N
  • O acesso ao parque é gratuito

3. Parque Tanguá

Além de ser um ótimo lugar para os turistas visitarem, o Parque Tanguá também opera como uma área de preservação das matas próximas à nascente do Rio Barigui.

O parque possui uma área total de 235 mil metros quadrados e oferece como atrações uma cascata, lagos, ciclovia e pista exclusiva para caminhadas, mirante e uma lanchonete.

É uma ótima opção para passar uma tarde de outono com a família e crianças.

  • Endereço: Rua Oswaldo Maciel, 97
  • Entrada franca

4. Torre Panorâmica

A Torre Panorâmica é outro passeio ideal para se fazer no mês de maio, quando o clima ainda não está frio e o visual com “céu limpo” é mais comum.

O lugar está localizado na parte mais alta de Curitiba, a aproximadamente 1050 metros de altitude.

A Torre da Telepar, como também é conhecida, é um dos locais mais interessantes para se visitar na cidade.

Com cerca de 109 metros, a torre disponibiliza um mirante com uma visão panorâmica de Curitiba, além do museu do telefone.

  • Endereço: Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191

5. Rua das Flores (calçadão da Rua XV)

Mais um passeio ao ar livre do roteiro, aproveitando o clima ameno do mês de maio, a Rua das Flores é formada por um calçadão localizado na região central de Curitiba. Ele se estende desde a Praça Osório até a Rua Presidente Faria.

Hoje em dia o local é um grande jardim e um ponto de encontro da capital paranaense.

O calçadão é decorado com árvores e flores, composto por diversos bancos, além de ser um centro comercial, com restaurantes, lanchonetes, cinemas, iluminação apropriada e alguns edifícios antigos bastante conservados.

Completando esse cenário secular da Rua das Flores, encontram-se monumentos como um bonde e o Palácio Avenida.

6. Memorial da Imigração Ucraniana

No interior do Parque Tingui, você tem a possibilidade de visitar o Memorial Ucraniano.

Esse memorial é um dos trabalhos feitos para manter a memória da colonização da cidade, homenageando os imigrantes ucranianos que fizeram parte da construção de Curitiba.

No Memorial da Imigração Ucraniana, todas as construções foram feitas no estilo ucraniano, com madeiras que se encaixam.

O local foi inaugurado em 1995 para homenagear o centenário da chegada dos imigrantes na cidade.

  • Endereço: R. Dr. Mbá de Ferrante, s/n – Parque Tingui

7. Praça do Japão

A Praça do Japão é uma atração da cidade de Curitiba criada para homenagear os imigrantes japoneses. O lugar fica localizado entre altos edifícios.

Trinta cerejeiras do Japão estão espalhadas pela praça, bem como pequenos lagos artificiais nos moldes dos japoneses, um Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa de Chá.

  • Endereço: Av. Sete de Setembro, s/n

Como é Curitiba no mês de Maio?

Como já mencionamos no texto, no mês de maio a cidade de Curitiba possui um clima ameno e agradável, longe daqueles dias congelantes dos meses de inverno.

É uma época propícia para se realizar passeios ao ar livre, já que as temperaturas ainda não são tão frias.

Os turistas que não gostam de calor e também não são muito adeptos ao frio extremo vão curtir bastante as atrações que a cidade oferece no mês de maio.

Se você quer saber mais informações sobre uma das cidades com maior qualidade de vida no Brasil, acesse o Viagem Club e leia mais conteúdos relacionados.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Curitiba