As Dunas do Jalapão são um dos principais pontos turísticos do Parque Estadual do Jalapão, no estado do Tocantins, e chamam a atenção por formarem um cenário magnífico, repleto de uma areia dourada, que serve como mirante para outros cartões postais da região, como a Serra do Espírito Santo.
E se você quer saber tudo sobre esse passeio, basta continuar a leitura desse material completo que o Viagem Club preparou. Boa leitura!
Localização
🚗 Onde fica?
As Dunas do Jalapão ficam localizadas dentro do Parque Estadual do Jalapão, a cerca de 37 km de Mateiros, Tocantins. Para chegar nas dunas, é preciso seguir através da TO-255.
Como a rodovia é sem calçamento e conta com bastante areia em seu trajeto, é fundamental viajar em um veículo 4 x 4.
📍 Lugares Próximos
- Serra do Espirito Santo;
- Morro do Saca Trapo.
Conhecendo as Dunas do Jalapão
As Dunas do Jalapão representam um dos principais pontos turísticos do Parque Estadual do Jalapão, no estado do Tocantins.
O local chama a atenção por sua areia dourada, sendo um ponto perfeito para observar a beleza das serras locais, tirar belíssimas fotos e também curtir o pôr do sol.
As dunas formaram-se pela areia originária da erosão das rochas de arenito que integram a Serra do Espírito Santo.
Assim, devido à ação do vento e também de outros fatores, toda essa areia foi se depositando sempre em um mesmo lugar, originando a primeira e única formação de dunas de toda a região do Cerrado brasileiro.
Como chegar nas Dunas do Jalapão?
Para visitar as Dunas do Jalapão, será necessário seguir para o Parque Estadual do Jalapão. Nesse caso, o único meio disponível de realizar essa viagem é pela via terrestre, preferencialmente em carros 4 x 4.
Saindo da capital do estado, Palmas, a opção é seguir para a cidade de Ponte Alta do Tocantins e depois pegar a estrada de areia que leva até as dunas.
Devido à dificuldade de acesso, a melhor alternativa, sem dúvidas, é contar realmente com o apoio de uma agência de viagens/turismo, facilitando bastante a viagem.
Qual o melhor horário para visitar as Dunas do Jalapão?
As Dunas do Jalapão são um verdadeiro espetáculo visual. No entanto, é inegável que o melhor momento para conhecer esse paraíso é nas horas finais do dia.
Isso porque esse é um momento onde a temperatura da areia estará mais baixa, o seu próprio visual estará mais bonito, e também é a oportunidade de observar um dos pores-do-sol mais incríveis do Jalapão.
O que fazer nas Dunas do Jalapão?
Dunas de areia magníficas, que servem como mirante para o pôr do sol e para a paisagem que cerca o local. Isso é um atrativo que apenas as Dunas do Jalapão oferecem dentro do Cerrado brasileiro.
Observar o cenário local
As dunas apresentam uma altitude que varia entre os 200 e os 400 metros. Assim, além de sua própria beleza, que já é algo bastante especial, ela ainda serve como um mirante para a região que a cerca.
De cima das dunas, é possível observar a vegetação do Cerrado, com destaque para os buritizais, lagos e rios, o Morro do Saca Trapo e a Serra do Espírito Santo, que ficam nas proximidades.
Além disso, a presença do capim dourado nesse cenário também é um destaque muito importante.
Esse capim, de hastes douradas, é a matéria-prima para a confecção dos mais variados produtos, como bijuterias, bolsas e outros objetos decorativos, que são conhecidos por todo o país. Por isso, é conhecido também como “ouro do Jalapão”.
O cenário formado é realmente incrível e combina bastante com o “deserto” criado pelas dunas, com sua areia dourada única.
Apreciar o pôr do sol
Quem conhece as Dunas do Jalapão não pode perder a oportunidade de apreciar o pôr do sol por lá.
Para se ter uma ideia, esse é um dos dois melhores pontos de observação do entardecer do Parque Estadual do Jalapão, igualando-se à Pedra Furada.
Seu diferencial, nesse caso, é que os raios solares refletem na areia, deixando sua tonalidade ainda mais dourada.
Além disso, como o sol já está mais no horizonte, ele acaba deixando a temperatura da areia muito mais agradável.
Esse momento é tão especial na região que a grande maioria dos passeios pelas Dunas do Jalapão acontece justamente nas duas horas finais do dia.
Vale lembrar, é claro, que não é possível passar a noite pela região. O horário de visitação segue apenas até as 18 horas, ou seja, depois do pôr do sol, todos precisam deixar o atrativo.
Ah, por fim, não se esqueça de levar o protetor solar.
Tirar belíssimas fotos
Todo esse cenário paradisíaco do Jalapão torna suas dunas um ambiente perfeito também para fotografias.
Por isso, além de aproveitar para apreciar tranquilamente esse paraíso, vale a pena registrar também o passeio e garantir lembranças únicas para relembrar.
Curtir toda a viagem até as dunas
Uma das vantagens de conhecer as Dunas do Jalapão é que a viagem já reserva um contato belíssimo com a natureza, ainda durante o trajeto.
Assim, além de toda a beleza do atrativo final, o próprio caminho também é algo realmente incomparável, tornando o passeio completo uma oportunidade única por esse paraíso natural.
Por ficarem bem próximos ao Deserto do Jalapão (outro nome comum que o local possui), a vista da Serra do Espírito Santo e do Morro do Saca Trapo já é possível desde antes da subida nas dunas.
Por isso, durante a viagem, vale a pena fazer algumas pausas em algum trecho mais alto e registrar a paisagem.
O mesmo vale também para a Lagoa dos Jacarés, que fica um pouco antes do destino, em um ponto onde já é possível observar as dunas.
Por ser uma lagoa belíssima, vale muito a pena parar uns minutinhos e apreciar o local.
Aproveitar as belezas da trilha
A parte final do percurso até as Dunas do Jalapão acontece a pé, em meio a uma belíssima trilha. São cerca de 20 minutos de caminhada, que complementam bastante os benefícios da visita.
Ao longo do trajeto, é possível observar um vasto campo de capim dourado, buritizais e alguns córregos, principalmente em épocas de chuva.
Curiosidades sobre as Dunas do Jalapão
Agora que já foi possível observar melhor o que fazer nas Dunas do Jalapão, nada melhor do que conferir também algumas curiosidades sobre o local.
Acompanhe!
Subida até as dunas
Ao chegar ao destino final, nada de começar a subir pela duna. A subida acontece por uma trilha lateral, o que, além de tornar o acesso menos íngreme e mais fácil, ajuda a evitar qualquer acidente e também a preservar o local.
Por ser uma área de preservação, é comum que existam fiscais pela região, que multam quem não seguir as recomendações corretamente.
Nada de descer pelas dunas
Também por motivos de segurança e preservação, atualmente, é proibido que os visitantes desçam escorregando ou pulem pelas dunas. Ao chegar no topo, a atividade é de observação e contemplação, o que já é algo maravilhoso.
É preciso lembrar que as dunas recebem milhares de visitantes ao longo do ano. Assim, a prática de descer constantemente pelo local levaria a deslizamentos – o que, além de acidentes, iria interferir bastante na própria beleza do lugar.
O local já foi um oceano
A teoria é que, antes da formação das dunas, o local já foi, há milhares de anos, um oceano.
As pistas que levam a esse entendimento são justamente os lagos presentes pela região. Esse fator, aliás, contribuiu para a formação desse cenário.
Muitos artistas visitam o local
As belezas das Dunas do Jalapão chamam a atenção não apenas do grande público. Na verdade, o local é muito visitado por artistas, sendo cenário para a gravação de novelas, filmes e clipes musicais.
Isso ajuda bastante na divulgação e reconhecimento desse paraíso tocantinense.
Preparado para conhecer as Dunas do Jalapão?
Como foi possível observar, não faltam opções do que fazer pelas Dunas do Jalapão. Esse é um cenário paradisíaco do Tocantins e que vale cada minuto dedicado ao passeio.
Além disso, conta com uma viagem maravilhosa, repleta de aventura pelas estradas e com algumas paradas belíssimas também.
Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre o Jalapão e outros destinos nacionais e internacionais? Então, acesse nosso blog para conferir mais conteúdo relacionado e prepare-se para essa viagem inesquecível!
Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.
Até a próxima.
FAQ
Onde ficam as dunas do Jalapão?
As Dunas do Jalapão ficam localizadas dentro do Parque Estadual do Jalapão, a cerca de 37 km de Mateiros, Tocantins. Para chegar nas dunas, é preciso seguir através da TO-255. Como a rodovia é sem calçamento e conta com bastante areia em seu trajeto, é fundamental viajar em um veículo 4 x 4.
Como se formaram as dunas do Jalapão?
As dunas formaram-se pela areia originária da erosão das rochas de arenito que integram a Serra do Espírito Santo. Assim, devido à ação do vento e também de outros fatores, toda essa areia foi se depositando sempre em um mesmo lugar, originando a primeira e única formação de dunas de toda a região do Cerrado brasileiro.