Farol da Mãe Luiza

Farol de Mãe Luiza: Tudo o que Você Deve Saber Sobre o Local em Natal

Os imponentes trinta e sete metros de altura fazem do Farol de Mãe Luiza um dos mais famosos cartões postais da cidade de Natal (RN).

A capital potiguar, aliás, está repleta de paisagens, belezas litorâneas e praias paradisíacas.

Além dessas atrações naturais, as construções arquitetônicas, a cultura e a infraestrutura são, também, importantes diferenciais de Natal.

Logo após chegar ao Farol de Mãe Luiza você saberá que o local recebe a visita de turistas interessados, principalmente, na vista panorâmica da cidade e da Praia da Areia Preta – sempre em horários predeterminados.

Em síntese, se está planejando visitar a capital potiguar, esse passeio deve, certamente, integrar o seu roteiro turístico.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais informações e dicas acerca do Farol de Mãe Luíza. Boa leitura!

Localização

Onde fica?

A atração turística está localizada no bairro de Mãe Luiza. Aliás, o bairro fica na cidade do Rio Grande do Norte, na zona leste de Natal, entre Areia Preta e Petrópolis.

Lugares próximos

Estrutura e informações sobre o Farol: Natal tem histórias incríveis

Farol da Mãe Luiza
Fonte: alissongfo (Flickr)

Tanto o bairro quanto o Farol receberam essa denominação como uma forma de homenagear a parteira Mãe Luiza, que se tornou conhecida na cidade pela ajuda prestada às mulheres prestes a dar à luz e, também, pela solidariedade demonstrada com os moradores.

Desse modo, a construção do Farol de Mãe Luiza teve início em 1949, tendo sido concluída no ano de 1951.

Contrariamente a outras construções do tipo, a sua estrutura pode ser descrita como uma torre de tijolos no formato cilíndrico.

O Farol de Mãe Luiza contém lanternas e um ambiente dotado de galeria dupla. Assim, sempre que os turistas buscam conhecer a história, se surpreendem ao saberem que, inicialmente, ele era um bloco armado (de cimento), com cerca de trinta e oito metros de altura.

Quanto à altitude, o Farol de Mãe Luiza está a oitenta e oito metros em relação ao nível do mar.

Seu tamanho também impressiona: são 37 metros de altura.

Toda a construção levou quase um ano para ser finalizada, empregando algo em torno de cento e cinquenta toneladas de ferro (advindas de diversas bitolas) e trinta e cinco mil sacos de cimento!

A parte interna foi construída com poderosas colunas, dispondo de uma escada praticamente interminável em espiral, com nove lances.

Agora, é interessante destacar o fato de que não existe um elevador que facilite o trânsito dos esforçados servidores de permanência.

De acordo com as especificações técnicas, tanto o hall de seu pedestal quanto as escadarias receberam pisos de ladrilhos vermelhos.

A relevância histórica do Farol de Mãe Luiza é destacada, sobretudo, pelo fato de que muitas famílias que se mudavam do interior do estado edificaram suas residências nas proximidades, visando obter luminosidade.

Administração e funcionamento

Farol da Mãe Luiza
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

A lanterna, posicionada no alto do Farol de Luiza, funciona eletricamente, tendo um alcance luminoso de setenta e dois quilômetros (ou trinta e nove milhas náuticas).

Quando ocorre, por algum motivo, a falta de energia, um sistema auxiliar entra em operação.

Este é composto por baterias, sendo manualmente operado. O facho de luz é capaz de emitir 5 lampejos com intervalos de vinte e cinco segundos.

Embora a visitação seja permitida, o acesso a certos espaços, tais como os da Torre do Farol, são coibidos.

Atualmente, é a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte que administra o local.

Visitação

Farol da Mãe Luiza
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

Para o sucesso da visitação, é necessário considerar que o Farol fica no topo de uma das dunas localizadas na Praia de Areia Preta.

Dessa forma, os visitantes são contemplados com uma belíssima vista da totalidade da costa litoral da capital do estado do Rio Grande do Norte.

Essa visão integra, especialmente, as orlas das praias de Ponta Negra e de Genipabu, ambas mais ao sul.

Conforme mencionado, o local está aberto à visitação, porém, apenas aos domingos, entre as 14h e as 17h.

Você pode realizar o acesso pela Rua Camaragibe, junto à Praia de Areia Preta.

Logo, você deve se preparar para subir os cento e cinquenta degraus de uma escada em formato espiral e bem apertada.

As visitas são gratuitas e, felizmente, não há um limite máximo de pessoas que podem ir ao Farol de Mãe Luiza.

Entretanto, ele tende a ser bastante movimentado e bem disputado.

Dessa maneira, caso deseje usufruir da paisagem, registrando essa bela vista, é altamente recomendável chegar o mais cedo possível na atração.

Se, porventura, deseja levar um grupo maior de visitantes, certamente indicamos agendar com antecedência.

Ainda mais importante: por se tratar de uma excelente opção de passeio em Natal, o Farol de Mãe Luiza propicia experiências agradáveis aos turistas que estão passando por lá, permitindo conhecer melhor toda a história dessa região.

Gostou desse conteúdo? Então, leia mais sobre Natal aqui no blog. Até a próxima!