Shopping do Artesanato Potiguar

Feira de Artesanato em Natal: Conheça as 9 Melhores

Já pensou em incluir uma feira de artesanato em Natal no seu roteiro de viagem?

As feiras de artesanato são uma ótima forma de conhecer melhor a cultura e os produtos típicos de uma região. E na capital potiguar isso não é diferente.

Ou seja, lá você encontra várias feiras, galerias e shoppings com produtos artesanais típicos da região, além de pratos da gastronomia regional.

Mas, com tantas opções de feiras de artesanato em Natal, qual visitar? Veja as dicas do Viagem Club.

Feira de Artesanato em Natal, RN: conheça as melhores da capital potiguar

Natal é uma cidade que carrega muita história. Além disso, ela é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Assim, a capital potiguar tem uma cultura rica — algo que podemos observar claramente na gastronomia e no artesanato local.

Então, na sua viagem, separe pelo menos uma parte do seu dia para visitar uma feira de artesanato em Natal. Além de comprar lembrancinhas lindas, você vai poder experimentar algumas delícias da gastronomia nordestina e curtir música ao vivo.

Conheça as melhores feiras de artesanato em Natal.

1. Feira de Artesanato de Ponta Negra

Feira de Artesanato de Ponta Negra
Fonte: Fana Fanii (Flickr)

A Feira de Artesanato de Ponta Negra é permanente e está localizada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, perto da Praia de Ponta Negra e com vista para o Morro do Careca.

Apesar de não ser a maior de Natal, a Feirinha (como é chamada popularmente) é uma das mais procuradas pelos turistas.

Atualmente, a Feira de Artesanato de Ponta Negra possui cerca de 40 lojas, onde encontramos artesanatos típicos, como garrafinhas com areia colorida e bordados, e comidas locais, como castanhas e carne de sol.

Além disso, aos finais de semana, alguns artistas locais tocam forró pé de serra ao vivo. Então, além de garantir suas compras, você ainda vai se divertir muito!

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 08h às 22h.
  • Endereço: Avenida Praia de Tibau – Ponta Negra.

2. Feira do Carrasco

Feira do Carrasco
Fonte: José Agripino Maia (Flickr)

A Feira do Carrasco foi criada em 1967 e é uma das mais tradicionais de Natal. Aliás, ela tem esse nome em homenagem ao caminho de pedras pontiagudas que leva até ela.

Além de ser uma das maiores feiras da capital potiguar, a Feira do Carrasco também é uma das maiores da cidade.

Ela conta com quase 750 bancas, onde encontramos de tudo, desde artesanato, até comidas e animais. Sem dúvida, é uma das feiras com maior variedade de produtos da região.

Embora o foco principal da feira não seja o artesanato, mas sim produtos frescos, lá você vai encontrar ótimos produtos artesanais com preços mais acessíveis. Então, vale a pena conhecer!

Outro ponto positivo da Feira do Carrasco é que ela tem uma ótima localização. Ou seja, ela funciona às quartas-feiras no bairro Quincas, perto de uma parada de ônibus e de uma estação de trem.

  • Horário de funcionamento: quarta-feira, das 05h às 17h.
  • Endereço: Rua dos Paianazes – Quintas.

3. Feira do Alecrim

Feira do Alecrim
Fonte: fernando chiappetta (Flickr)

A Feira do Alecrim é uma das mais antigas de Natal. Apesar de também não ser uma feira exclusiva de artesanato, ela tem uma boa variedade de produtos com preços mais baixos.

Atualmente, a Feira do Alecrim é a maior da capital potiguar. Ela ocupa mais de 500 metros e emprega mais de mil feirantes.

Por isso, lá você encontra absolutamente tudo, como artesanatos, flores, cereais, queijos, carnes, pescados, ferragens, embalagens e muito mais. O melhor é que os produtos são de excelente qualidade.

Por tudo isso, em dezembro de 2020, no seu aniversário de cem anos, a Feira do Alecrim foi eleita pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte como Patrimônio Imaterial.

Para alguns turistas, especialmente os que vêm do Sul e do Sudeste, a forma como os produtos são expostos pode parecer um pouco estranha. Mas fique tranquilo, faz parte da cultura local.

  • Horário de funcionamento: sábado, das 05h às 13h.
  • Endereço: Rua Presidente Quaresma – Alecrim.

4. Centro de Artesanato da Praia dos Artistas: um lugar para comprar arte e carne de sol

Centro de Artesanato da Praia dos Artistas
Fonte: Dicas de Viagens Baratas (Flickr)

O Centro de Artesanato da Praia dos Artistas tem mais de 80 lojas, onde você encontra produtos variados por preços mais acessíveis.

Lá você pode comprar roupas, acessórios e lembrancinhas dos mais variados estilos.

Além disso, o Centro de Artesanato possui uma praça de alimentação bastante completa, com restaurantes, tapiocarias e lanchonetes; além de alguns boxes e quiosques que vendem licores, doces, castanhas e outros alimentos típicos.

Nossa dica é: depois de comprar algumas peças de artesanato, aproveite para recarregar as energias comendo uma deliciosa tapioca recheada com carne de sol.

Certamente, você não vai se arrepender!

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 09h às 22h.
  • Endereço: Avenida Presidente Café Filho, nº 1160 – Praia do Meio.

5. Shopping do Artesanato Potiguar

Shopping do Artesanato Potiguar
Fonte: Ponta Negra Blog (Flickr)

O Shopping do Artesanato Potiguar é o maior e mais frequentado centro de artesanato de Natal.

O shopping possui quatro pavimentos, sendo o subsolo e o térreo dedicados a casa de câmbio e praça de alimentação, e os dois andares superiores às lojas de artesanato.

Ao todo, o Shopping do Artesanato Potiguar conta com mais de 200 lojas. Além de peças de artesãos locais, lá você também pode comprar doces, castanhas, roupas, licores etc.

Apesar de estar localizado em Ponta Negra, um dos bairros mais caros de Natal, o shopping tem preços competitivos, pois a concorrência é grande.

Então, vale a pena fazer um passeio por lá.

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 21h.
  • Endereço: Avenida Engenheiro Roberto Freire, nº 800 – Ponta Negra.

6. Centro de Turismo de Natal

Centro de Turismo de Natal
Fonte: Daniel (Flickr)

O Centro de Turismo de Natal está localizado no bairro Petrópolis, em um edifício do século 19. Antigamente, o prédio abrigava uma penitenciária.

Hoje, no Patrimônio Histórico, as celas são pequenas lojas de artesanato, galerias de arte, lanchonetes e restaurantes.

Além disso, o Centro de Turismo tem uma lista incrível da Ponte Newton Navarro, do Forte dos Reis Magos e do Rio Potengi.

Entretanto, o evento que mais faz sucesso no Centro de Turismo de Natal é o Forró com Turista. A festa acontece desde 1988 de quinta-feira à noite, no pátio do Centro de Turismo.

Para valorizar a música típica nordestina, o evento conta com autêntico forró pé de serra, além de xaxado, xote, quadrilha e baião.

Quem viaja para Natal não pode deixar de conhecer o Centro de Turismo de Natal!

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 08h às 18h.
  • Endereço: Rua Aderbal Figueiredo, nº 980 – Petrópolis.

7. Mercado de Artesanato de Ponta Negra

Mercado de Artesanato de Ponta Negra
Fonte: Ponta Negra Blog (Flickr)

Outra feira de artesanato em Natal que vale a pena visitar fica no Mercado de Ponta Negra. Ele possui mais de 600 metros quadrados e vende uma variedade enorme de produtos artesanais.

No Mercado de Ponta Negra você pode comprar peças de artesanato, lembrancinhas, cachaças artesanais e castanhas nos mais diversos formatos. Se preferir, você também pode comer alguns pratos típicos no local.

Se quiser levar alguns desses produtos para casa, os comerciantes do Mercado de Artesanato de Ponta Negra embrulham suas compras de acordo com as normas das companhias aéreas.

Então, você pode levar suas compras na bagagem sem nenhum problema.

Contudo, apesar da qualidade, os preços por lá costumam ser um pouco elevados. Prepare o bolso!

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 07h às 22h.
  • Endereço: Avenida Engenheiro Roberto Freire, nº 3111 – Ponta Negra.

8. Shopping do Artesanato Vilarte

Shopping do Artesanato Vilarte
Fonte: Shopping do Artesanato Vilarte (TripAdvisor)

O Shopping do Artesanato Vilarte está localizado na avenida principal do bairro de Ponta Negra, a Avenida Engenheiro Roberto Freire.

Assim, o diferencial desse local é que, diferente das feiras de artesanato de Ponta Negra (Natal, RN), ele possui uma boa infraestrutura.

Lá você tem à sua disposição praça de alimentação, casa de câmbio, lan house, caixa eletrônico 24 horas, bem como outras facilidades.

O Vilarte funciona em um espaço semelhante a uma galeria, onde você encontra cerca de 30 lojas de artesanato com itens de decoração, roupas, bordados, rendas, acessórios, sapatos e artes exclusivas e diferenciadas.

Além disso, o Shopping do Artesanato Vilarte tem restaurantes, lanchonetes e pizzarias, bem como música ao vivo em alguns dias da semana à noite.

Sem dúvida, vale a pena conhecer!

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 09h às 22h.
  • Endereço: Avenida Engenheiro Roberto Freire, nº 4090 – Ponta Negra.

9. Shopping Mãos de Arte

Shopping Mãos de Arte
Fonte: Marcos Morais (TripAdvisor)

Por fim, o Shopping Mãos de Arte, localizado na Praia dos Artistas, também tem boas opções de artesanatos. O prédio possui quatro andares com lojas de roupas, souvenires, lembrancinhas e outros artigos.

O Mãos de Arte também possui praça de alimentação e um mirante com vista para a Praia dos Artistas. Além disso, em alguns dias há música regional ao vivo, como forró, xaxado e frevo.

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 22h.
  • Endereço: Avenida Presidente Café Filho, nº 1750 – Praia dos Artistas.

E então, já sabe qual feira de artesanato visitar?

De fato, se você procura uma boa feira de artesanato em Natal para comprar presentes para família e amigos (ou para você mesmo), você não vai se decepcionar.

Afinal, a capital potiguar tem diversas feiras, galerias e shoppings especializados em artesanatos típicos do nordeste.

Gostou das nossas dicas de feiras de artesanatos para conhecer na capital potiguar? Então, conheça também os 7 melhores lugares para apreciar o pôr do sol em Natal!