Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Fernando de Noronha em Agosto Vale a Pena? Veja os Prós e Contras!
Ilha de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha em agosto: como aproveitar durante o mês?

Fez as malas, escolheu um dos destinos mais belos do Brasil e bateu a dúvida: o que fazer em Fernando de Noronha em agosto? É uma boa época para se viajar até a famosa ilha de Pernambuco, local de praias incríveis, vistas soberbas e passeios maravilhosos?

Afinal, a dúvida que paira sobre ir a Fernando de Noronha em agosto se deve ao clima, às condições climáticas dessa época do ano. Agosto é o mês que inaugura a estação seca no arquipélago, estação que se estende até fevereiro.

O clima em Fernando de Noronha, aliás, é dividido em 2 estações: a já citada estação de seca e a estação de chuva, que compreende o período de março a julho.

Portanto, a impressão inicial com “estação seca” é de que não se trata da melhor das épocas. O calor é provável que seja intenso e, a qualidade do ar, uma ameaça.

Mas, se parar para pensar, a estação de chuva também não parece um bom negócio, pois ir à praia com chuva é uma furada, certo?

Sendo assim, qual é a melhor época para ir a Fernando de Noronha? Como é, de fato, essa seca – e o que é possível de fazer na ilha diante de um tempo como esse?

A seguir, responderemos todas essas perguntas e indicaremos os melhores passeios e atividades para se fazer na ilha mais famosa do Brasil em agosto. Vamos começar pelas atrações?

O que fazer em Fernando de Noronha em agosto? Os 9 melhores passeios e atrações para você curtir!

Quais são as atrações que melhor combinam com o período de agosto em Noronha e costumam render ótimas experiências na ilha?

Abaixo, fizemos uma lista com os melhores passeios para você curtir o máximo de sua viagem em Fernando de Noronha durante o mês. Vamos lá?

1. Falésias de todas as cores: Baía do Sancho

Baía do Sancho
Fonte: dronepicr (Flickr)

O clima seco é o melhor para desfrutar de todos os prazeres e belezas das praias de Fernando de Noronha. Uma das mais famosas e procuradas é a Baía do Sancho. Um verdadeiro cartão postal, um chama-cliques natural.

A vista aérea dessa praia é para alegrar qualquer agência de turismo e de publicidade. Dessa forma, a faixa de areia é dourada e emoldurada por falésias de diversas cores.

De fato, o mar tem tom azul-claro e repleto de corais que possibilitam a vida marinha de centenas de espécies.

Essa composição de elementos e tons gera um visual arrebatador, que pode ser conferido pelo mirante na praia.

Assim, o visual é considerado um dos mais bonitos não só do Brasil, como do mundo. Aproveite o clima seco para dar um mergulho e registrar em foto essa maravilha.

2. Ilha Tour: conheça o melhor de Fernando de Noronha

Ilha Tour
Fonte: Nathalia Cardoso (Flickr)

Um passeio para conhecer os principais pontos turísticos da ilha. Um passeio de um dia inteiro. Esse é o Ilha Tour.

Embarcando em veículos estilo safári ou buggy, o turista tem uma visão geral da ilha, visitando as suas atrações mais emblemáticas.

O clima sem chuva é perfeito para programar vários passeios ao ar livre em um dia. Prepare-se para ver de perto o Porto de Santo Antônio, a Enseada da Caieira, a Capela de São Pedro, o Museu do Tubarão, a Praia do Leão, entre outros pontos turísticos.

Aproveite as altas temperaturas e o clima seco para conhecer a fundo o paraíso de Fernando de Noronha!

3. Piscinas naturais e maré baixa: Baía dos Porcos

Baía dos Porcos
Fonte: Caroline Corso (Flickr)

É a praia que você não pode deixar de ir. Simples assim. Afinal, se você não for, é capaz de alguém dizer que você não foi a Fernando de Noronha.

A Baía dos Porcos foi eleita por oito vezes consecutivas a praia mais bonita do litoral brasileiro. Isso não é pouca coisa, pois estamos falando da terra do sol e do mar que é o Brasil.

Ela é considerada um paraíso secreto, um tesouro escondido na ilha por ser cercada de pedras vulcânicas, característica que faz a sua maré ser baixa e, com isso, formar diversas piscinas naturais.

O cenário com o qual o turista se depara é um mar verde-turquesa, de águas cristalinas que revelam a areia e as pedras de seu fundo, os peixes e toda vida marinha que o contempla.

Portanto, esquecer-se da vida mergulhado em suas águas, vislumbrando a bela paisagem e esperando a chegada do fantástico pôr-do-sol é uma das melhores sensações do mundo.

Detalhe importante: não há comércio local, restaurantes, quiosques, bares, etc. Você precisa levar a sua comida e bebida e também se responsabilizar pelo lixo.

4. Passeio de barco pela ilha do sol

Passeio de barco em Fernando de Noronha
Fonte: Rosanetur (Flickr)

Você pode aproveitar o céu limpo e a temperatura ideal para fazer dois tipos de passeio: por terra, o Ilha Tour, ou pela água com o Passeio de Barco pelo Mar de Dentro.

O nome já diz tudo: visitar os principais pontos do arquipélago por via marítima e ainda ter a oportunidade de fazer altos mergulhos.

Emoção e aventura não faltam nessa viagem.

5. Entardecer VIP: pôr-do-sol e churrasco

Mirante do Boldró
Fonte: Eva Feitosa (Flickr)

Outro roteiro de viagem especial em Fernando de Noronha é o Entardecer VIP.

Trata-se de um roteiro de viagem preparado para aproveitar os melhores locais da ilha para apreciar o fim de tarde. O turista pode esperar por um pôr-de-sol deslumbrante e diferente, mergulho a reboque, carnes de churrasco deliciosas e peixes da ilha.

6. Mirante dos Golfinhos

Mirante dos Golfinhos
Fonte: Hannes Rada (Flickr)

O arquipélago de Fernando de Noronha é conhecido por ser o local de acasalamento dos graciosos golfinhos. Claro que se aproveitou essa oportunidade para entreter a massa de turistas que desembarcam na ilha diariamente.

Foi construído um mirante, o Mirante dos Golfinhos, onde é possível ver, de uma posição privilegiada, a movimentação dos animais marinhos. Também é possível vê-los mais de perto em viagens de barco.

Testemunhar o agito, os saltos e a alegria dos golfinhos torna o passeio muito mais divertido e marcante. As crianças adoram.

7. Altas ondas nas praias do Boldró e Conceição

Praia da Conceição
Fonte: rodrigopaulo (Flickr)

Ondas altas e tubulares fazem parte do dia a dia de Fernando de Noronha nas épocas secas. As melhores praias para se pegar uma onda são as praias do Boldró e Conceição. Elas são procuradas por surfistas não só do Brasil como do mundo inteiro.

A melhor época do ano para surfar suas ondas é entre dezembro e janeiro, época em que as ondas ficam maiores e mais consistentes.

8. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha
Fonte: MMA – Ministério Meio Ambiente (Flickr)

Passeio mais do que recomendado para aqueles que adoram estar em meio a natureza.

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha cuida de toda a biodiversidade terrestre e marinha da ilha. Sua infraestrutura é imensa e abriga vegetação de diversas espécies.

Caminhar por suas trilhas é caminhar por entre a pujança magnífica da natureza e conhecer piscinas naturais fascinantes.

9. Cidade de bela arquitetura: Vila dos Remédios

Vila dos Remédios
Fonte: Gabriela (Flickr)

A Vila dos Remédios é um dos principais núcleos urbanos de Noronha. Antigamente era uma cidade fortaleza inspirada em fortificações portuguesas. A cidade hoje é dona de belíssima arquitetura e conta com serviços essenciais.

Mas o seu melhor atrativo é sua posição privilegiada dentro de Noronha, bem ao centro da ilha habitável. Pelos mirantes instalados no local, é possível ver vários pontos belíssimos do arquipélago e registrar momentos incríveis.

O clima em Fernando de Noronha

Que tal conferir mais detalhes sobre as estações em Fernando de Noronha?

Como é a estação seca em Fernando de Noronha?

Dias ensolarados com temperatura ficando na média de 28 °C. A temperatura da água é agradável: se mantém em 24 °C.

De outubro a março, as ondas são fortes e o mar é agitado, condições perfeitas para os surfistas. Porém, a visibilidade da água diminui com essas condições do mar, o que pode ser um problema para quem curte snorkel, por exemplo.

Como é a estação de chuvas em Fernando de Noronha?

Naturalmente o clima é nublado, com pouca visibilidade do céu e do mar.

As temperaturas são mais amenas, mas as possibilidades de passeios são muito reduzidas. Curtir uma praia fica difícil – mais ainda praticar esportes como o surf, pois pode ser perigoso.

Qual a melhor época para ir a Fernando de Noronha?

Arquipélago de Fernando de Noronha
Fonte: Anne (Flickr)

De fato, a melhor época de ir a Fernando de Noronha é fora da época de chuvas, ou seja, na estação seca, de agosto a fevereiro. Com sol, tudo fica melhor, mesmo sendo forte.

Dessa forma, é possível visitar os principais pontos turísticos, curtir uma praia, o mar, fazer caminhadas, por exemplo. Portanto, só é necessário escolher os melhores horários e se proteger de forma adequada dos efeitos do sol.

Vale a pena visitar Fernando de Noronha em agosto?

A época de seca, de agosto a fevereiro, é a melhor época para visitar Fernando de Noronha, pois a temperatura é alta, o céu é limpo e sem chuva. Dá para curtir todas as atrações da ilha sem problemas.

Perguntas e respostas

Como é o clima de Noronha em agosto?

Céu limpo, média de temperatura de 28 u00b0C e temperatura da água do mar por volta dos 24 u00b0C.