Fernando de Noronha em janeiro: como aproveitar durante o mês?

Fernando de Noronha é uma das mais famosas ilhas oceânicas do Brasil. Impossível negar a beleza do lugar, que oferece um roteiro de ecoturismo bastante diversificado e atrativo aos turistas. Mas, como aproveitar ao máximo Fernando de Noronha em janeiro?

Afinal, você conhecerá animais aquáticos de perto, uma rica fauna e flora e tudo o que há de mais encantador na natureza.

Além disso, Fernando de Noronha oferece atividades durante o ano todo, mas existem períodos de alta e baixa temporada, tudo dependendo do período escolhido.

De março a julho é considerado o período de chuvas, com abril, maio e junho sendo os meses mais chuvosos. Já de agosto a fevereiro, temos o período de seca e a alta temporada. Sol, praia e mar: o paraíso completo.

E então, vamos descobrir como aproveitar Fernando de Noronha em janeiro?

CARACTERÍSTICAPRODUTO
Ilha Tour
  • Conheça várias praias e mirantes ao longo do percurso
  • Explore o fundo da baía dos porcos, onde as pedras se tornam verdadeiras piscinas de peixes coloridos
Verificar Preço →
Mergulho de Batismo
  • Receba todas as instruções necessárias para um mergulho seguro e divertido
  • Acompanhamento do instrutor por todo o percurso, não é necessário nem mesmo saber nadar
Verificar Preço →
Entardecer VIP
  • Você poderá mergulhar sendo puxado por um barco, conferindo tudo debaixo do mar
  • Além disso, você ainda irá curtir um churrascop a bordo, e passear até o Morro Dois Irmãos
Verificar Preço →
Canoa Havaiana
  • Passeio com um capitão experiente nesse tipo de navegação
  • O trajeto passa por várias praias famosas da região, com parada para banho/mergulho
Verificar Preço →
Trilha do Piquinho
  • Trilha através do morro do Piquinho, passando por baixo de grandes rochas e subindo em pedras
  • Tenha acesso a uma vista única de quase 360º de toda a ilha
Verificar Preço →
Mirante dos Golfinhos
  • Trilha suspsensa, fique lado a lado com a copa das árvores
  • Tenha acesso a uma vista única dos golfinhos lá de cima, saltando, se alimentando e reproduzindo
Verificar Preço →


Atenção: Há um pequeno limite de passeios disponíveis por dia na ilha de Noronha. Reserve seus passeios com antecedência para evitar frustrações.

Como curtir Fernando de Noronha em janeiro da melhor maneira possível?

Se você escolheu viajar para Noronha durante a alta temporada, então vai encontrar um lugar totalmente diferente. O arquipélago agita nessa época e o lugar torna-se animado e ganha vida.

Diferente dos meses de abril, com a baixa temporada e ameaças de chuva, Fernando de Noronha em janeiro é o ponto da diversão.

De fato, nesse mês, os passeios e atividades são os mais variados, para todos os gostos. Desde mergulho a trilhas e até surfistas, por exemplo, tem de tudo.

A alta temporada é a época de festas de fim de ano e férias de colégio e universidades. Portanto, a maioria das famílias se programa para uma viagem justamente nesse período.

Nesse caso, você encontrará uma ilha fervilhando de pessoas. Turistas de todo o Brasil e até de partes do mundo vêm conhecer um arquipélago rico em tanta beleza natural.

Dificilmente você ficará no hotel, apenas curtindo a piscina, em um ambiente calmo. A  maioria vem ansioso por um destino agitado, com muito sol, um parque de diversões para crianças e adultos. Em janeiro, o clima de férias está no ar.

1. Réveillon

Reveillon em Fernando de Noronha
Fonte: Brazil Ecotour (Flickr)

Em dezembro, acontecem as tradicionais festas de Natal e de Réveillon. A ilha enlouquece com as festas e os turistas, ansiosos pela virada do ano e uma visão espetacular da queima de fogos rodeados pelo mar.

Apesar de grande parte vir para as festas, muitos começam as férias durantes as festas e estendem a estadia na ilha, aproveitando o mês de janeiro e a estação do verão.

Dessa forma, Fernando de Noronha em janeiro é uma loucura, mas também um lugar para conhecer gente nova, aproveitar cada pedaço do arquipélago e respirar ar puro com uma biodiversidade incrível.

2. Vida noturna festiva e badalada

Fernando de Noronha a noite
Fonte: Marco Pimentel (Flickr)

Existem dois tipos de turistas: aqueles que viajam em busca de paz e aqueles que buscam agitação, mar e praia. O mês de janeiro é ideal para o segundo tipo de visitante.

Assim, o centro da ilha possui diversos restaurantes e bares disponíveis por boa parte da noite, além de alguns poucos pontos de boate e festa espalhados pela região.

A gastronomia local é um acontecimento à parte. Quem visita Noronha precisa provar os pratos de fruto do mar do local.

3. Swell e Campeonatos de Surfe

Surf em Fernando de Noronha
Fonte: Bruno Fontes (Flickr)

Janeiro e fevereiro são aqueles meses em que o swell está em alta. Ondas incríveis atraem os surfistas que procuram as melhores oportunidades para fazer manobras em cima da prancha.

É justamente nessa época do ano que você pode apreciar os campeonatos de surfe. Ver de perto manobras radicais em um mar agitado é algo espetacular. Um pouco de adrenalina para quem se interessa pelo esporte? Sim, por favor!

4. Forte Nossa Senhora dos Remédios

Forte dos Remédios
Fonte: Haraldo Albergaria (Flickr)

O Forte Nossa Senhora dos Remédios está localizado na Vila dos Remédios, próxima à parte central do arquipélago. O Forte é maravilhoso para se conhecer mais da história de Noronha, suas influências portuguesas e contemplar as ruínas.

Ainda se pode aproveitar uma vista magnífica do pôr-do-sol no lugar.

5. Mergulho incrível

Mergulhando em Fernando de Noronha
Fonte: Brazil Ecotour (Flickr)

Na baixa temporada, nos meses de abril, maio e junho, principalmente, os mergulhos ficam um pouco comprometidos porque a chuva torna a água cristalina em turva.

Entretanto, Fernando de Noronha em janeiro oferece o melhor da visibilidade para os mergulhadores.

As águas tornam-se cristalinas e a visão fica perfeita. Com certeza, você deve colocar essa atividade na sua lista de passeios.

6. Pôr-do-sol magnífico

Mirante do Boldró
Fonte: Eva Feitosa (Flickr)

Impossível não falar dessa obra de arte pintada pela natureza. O pôr-do-sol em Fernando de Noronha é deslumbrante: você não apenas vê, mas sente na pele tudo o que acontece à sua frente.

Os melhores lugares para se aproveitar o pôr-do-sol são a Praia do Cachorro, Mirante do Boldró, Vila dos Remédios, Praia do Porto, Praia do Meio, Capela São Pedro e Praia do Bode.

7. Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha

Projeto Tamar
Fonte: Amaral Camargo (Flickr)

Esse é um santuário para contemplar a maravilhosa vida marinha. O Museu fica aberto durante todo o ano, mas entre abril e julho é quando ocorre a soltura das tartarugas marinhas na Praia do Leão.

Mesmo que não seja possível acompanhar a soltura em janeiro, é enriquecedor contemplar o local e também o Projeto Tamar.

8. Trilha do Atalaia

Trilha do Atalaia
Fonte: Josadaika Alcântara Marques (Flickr)

Para os amantes da adrenalina, Fernando de Noronha neste mês é perfeito. Sem a ameaça das chuvas, as trilhas e caminhadas estão totalmente disponíveis. A dificuldade aqui é encontrar vaga, por isso, é essencial que você faça todo o seu planejamento antes da época de viajar.

Entre em contato com as agências de turismo da região e garanta sua vaga para não perder nada do que Noronha tem a oferecer.

A trilha mais famosa de Fernando de Noronha é a trilha do Atalaia. Essa trilha oferece dois tipos de opções: trilha curta e trilha longa. Por esse motivo, é necessário verificar o grau de dificuldade de cada trilha.

Uma delas chega a 4 horas de trilha com locais complicados. Verifique com a agência, durante a reserva, para evitar surpresas.

A trilha garante uma visão deslumbrante das piscinas naturais e de pedras vulcânicas no caminho. Lembre-se de andar com protetor solar e água para se hidratar durante todo o caminho. Janeiro é o ponto alto do verão.

9. Caminhada Cacimba do Padre – Baía dos Porcos

Praia Cacimba do Padre
Fonte: Leandro Macedo Gonçalves (Flickr)

A caminhada une duas praias através de uma trilha que começa na Baía dos Porcos. O ideal é conhecer uma praia e aproveitar a trilha para conhecer a segunda em seguida.

A Praia da Baía dos Porcos é maravilhosa e deve entrar na lista de trilhas a fazer quando viajar.

10. Caminhada Vila dos Remédios – Cacimba do Padre

Vila dos Remédios
Fonte: Gabriela (Flickr)

Essa caminhada é feita para quem prefere algo mais calmo, sem perder a beleza e o encanto.

Quando a maré estiver baixa, você poderá caminhar da Vila dos Remédios até a Praia da Cacimba do Padre. Uma caminhada prazerosa e relaxante, oferecida pelo arquipélago.

Posts Relacionados

Praias de Fernando de Noronha para curtir em janeiro

Durante o mês de janeiro não há chuvas, o que permite aproveitar ao máximo as diversas praias do arquipélago. O período de chuva começa apenas em março, então, ainda há mais tempo ainda caso queira estender sua viagem.

Se procura as mais calmas, pesquise antes de viajar, pois nessa época é o momento das grandes ondas, então, o mar agitado pode assustar e colocar os banhistas em perigo.

Confira aqui algumas praias que não podem faltar no seu roteiro de viagem!

1. Praia do Cachorro

Praia do cachorro
Fonte: Josadaika Alcântara Marques (Flickr)

A Praia do Cachorro é muito visitada pelos turistas por estar localizada perto das pousadas e da área central do arquipélago. Além disso, próximo à praia você também encontra o Bar do Cachorro, que oferece toda a comodidade para os banhistas.

Dependendo do nível da maré, você ainda pode ter a chance de conhecer o Buraco do Galego, uma piscina natural famosa na região.

2. Praia da Cacimba do Padre

Praia da Cacimba do Padre
Fonte: Adalberto Cavalcanti Adreani (Flickr)

Considerada uma das melhores praias para a prática do surf, a Praia da Cacimba do Padre está localizada próxima ao Morro Dois Irmãos, considerado cartão postal de Noronha.

Você ainda pode aproveitar algumas trilhas e caminhadas no local.

3. Praia do Leão

Praia do Leão
Fonte: susanklimmek (Flickr)

Quem viajar para Fernando de Noronha, precisa conhecer a praia de areias quase vermelhas. A Praia do Leão possui águas cristalinas e ainda conta com a maior quantidade de desova de tartarugas marinhas.

4. Baía dos Porcos

Baia dos Porcos
Fonte: Tiago Scharfy (Flickr)

A Baía dos Porcos é famosa por todo o Brasil. As águas cristalinas adquirem um tom esverdeado e na maré baixa são formadas piscinas naturais com direito a peixes nadando no local.

Para quem ama praticar snorkel, a Baía dos Porcos é um prato cheio durante a maré baixa. Para ter acesso à praia, você passará por uma escadaria e alguns lances de pedras.

Como é o clima de Noronha no mês de janeiro?

Fernando de Noronha em janeiro é uma estação seca, então o mês começa seco, com quase nenhuma chance de chuva. Você aproveita o sol forte e a brisa fresca que vem do litoral.

Portanto, a temperatura se mantém em torno de 30 °C, considerada a maior temperatura em todo o ano. Talvez você não encontre no arquipélago uma vegetação tão verde – provável que esteja um pouco queimada do sol, mas ainda exuberante.

O que levar na mala durante esse mês?

Para essa época do ano, o recomendado é levar roupas leves, protetor solar, calçados confortáveis – dando preferência a chinelos e rasteirinhas, por exemplo.

Além disso, é importante levar garrafas de águas com você por toda a ilha. Repelentes também são uma boa pedida.

Para saber mais sobre o que levar para Noronha, acesse esse artigo que preparamos.

Preços de Noronha em janeiro

Essa é a parte que dói no bolso. Por ser alta temporada, a procura é enorme e, consequentemente, os preços da viagem e serviços sobem. Passagens aéreas podem ficar mais caras, assim como hospedagem em pousadas, passeios e atividades pelo arquipélago.

Uma dica é buscar passagens e hospedagens com antecedência, assim você garante os preços ainda baixos. Isso vale para passeios também.