Flutuação no Rio Sucuri em Bonito Vale a Pena? Tudo o que você Precisa Saber!

Bonito/MS é recheada de nascentes de águas cristalinas, cachoeiras belíssimas e rios de tons azul-esverdeado repletos de peixes das mais variadas espécies e cores, ideais para a prática de banhos.

E, principalmente, para a prática de flutuação no Rio Sucuri, um dos principais rios da região. É também um dos rios mais procurados do país, assim como o Rio Formoso.

De fato, uma das maiores vantagens de se fazer bons passeios por Bonito/MS, município do estado do Mato Grosso do Sul e uma das principais cidades do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, é ter a oportunidade de desfrutar de momentos únicos que só o encanto da natureza da região pode lhe proporcionar.

Bebendo da água do ecoturismo, Bonito possui uma filosofia socioambiental fortíssima.

Assim, com o auxílio de toda a comunidade local interferindo o mínimo possível nas áreas ambientais da região, torna-se assim um dos maiores e mais belos destinos de viagem do Brasil. Além disso, é reconhecido como um excelente destino de viagem por muitos estrangeiros, também.

Hoje, tirarei algumas de suas dúvidas respondendo algumas perguntas importantes que você deve estar fazendo nesse exato momento sobre todo o trajeto do Rio Sucuri, desde a chegada à certas particularidades.

E, talvez assim você possa planejar melhor o seu passeio a fim de aproveitá-lo da melhor forma possível!

Sendo assim, faça seu alongamento, pegue seu equipamento e suprimentos e me acompanhe por um dos rios mais encantadores do mundo.

Mas, afinal de contas, onde se localiza o Rio Sucuri?

Flutuação no Rio Sucuri
Fonte: mrkraposo (Flickr)

A nascente do Rio Sucuri situa-se na fazenda São Geraldo. A fazenda está localizada a cerca de 18 quilômetros de distância do centro de Bonito/MS.

O trajeto é feito por uma estrada de terra que o levará direto à Fazenda São Geraldo.

A fazenda oferece diversos roteiros para que os visitantes possam desfrutar de forma satisfatória de todos os pontos, das trilhas às flutuações. E ,até mesmo das comidas locais repletas de iguarias de dar água na boca.

Posts Relacionados

Equipamentos: é preciso levar ou o local disponibiliza o que for essencial?

Pode ficar tranquilo, jovem aventureiro. Caso você não tenha um equipamento específico, a fazenda São Geraldo disponibilizará um para você.

O conjunto de equipamentos é composto por: uma roupa de neoprene, um colete salva-vidas, um par de sapatilhas, máscara de mergulho e um snorkel.

Caso prefira, você também poderá levar seu próprio equipamento.

Mas, vale lembrar mais uma vez que o equipamento fornecido pelo local é extremamente bem conservado. Assim, não deve em absolutamente nada para equipamentos mais novos.

Não sei nadar muito bem… Há algum tipo de treinamento prévio?

O Rio Sucuri é conhecido por suas correntezas razoavelmente fortes. Por isso, há um breve treinamento feito em uma piscina da fazenda.

Depois de finalizado o treinamento, o instrutor passa mais algumas informações sobre as particularidades do trajeto. Só então, chega a hora de começar a trilha para a flutuação no Rio Sucuri.

Como é feito o trajeto até a nascente do Rio Sucuri?

É bem simples. O deslocamento até a nascente do rio é feito de carro.

Ao longo do caminho é possível ter um vislumbre da fauna e da flora, que abraça esse belíssimo espaço do mundo, narrada de forma magistral pelo motorista da condução.

Dessa forma, isso acaba enriquecendo ainda mais a experiência do seu passeio com informações e observações deveras interessantes sobre o local.

E quando exatamente começa a flutuação no Rio Sucuri?

Flutuação no Rio Sucuri
Fonte: Lucas William Mendes (Flickr)

Calma… Você deve aproveitar toda a experiência, lembra? Mas não se preocupe, pois a flutuação começa agora!

Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristalinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri.

O primeiro vislumbre é simplesmente encantador.

O rio é de um tom cristalino imponente. Isso se deve ao fato da grande intensidade de cálcio no leito do rio.

A flutuação no Rio Sucuri é indicada para qualquer pessoa?

Bem… Isso dependerá da experiência.

Diferente do Rio da Prata, que é considerado um rio de correnteza mais forte e presente, o Rio Sucuri tem correntezas um pouco mais leves. Mas, elas são ainda presentes, sendo capazes de conduzi-lo por todo o trajeto sem que você faça o mínimo esforço.

Portanto, não é recomendada a flutuação de crianças pequenas.

Mas será que existem sucuris no Rio Sucuri?

A resposta para essa pergunta é: depende.

Se você for visitar o Rio Sucuri, deverá ter em mente que, por se tratar de uma reserva natural, a região em torno do rio é frequentemente visitada por diversos tipos de animais, desde macacos, aves e, até mesmo, a cobra sucuri.

Mas não é por esse motivo que o rio leva esse nome. É que, quando visto de cima, ele tem o formato do animal. Legal, não é?

Posso levar uma câmera para a flutuação no Rio Sucuri?

Rio Sucuri (Flickr)

Por ser considerado um dos rios mais lindos e cristalinos do Brasil, e até mesmo do planeta, o Rio Sucuri acaba atraindo o interesse das pessoas ao redor do globo como um dos pontos turísticos mais lindos do país.

E é claro que uma câmera cairia muito bem!

O visitante pode sim fazer uso de uma câmera ao longo da flutuação.

Mas, tome cuidado, pois é recomendado o uso de um cordão para mantê-la presa ao seu corpo, para que não haja a chance de você perdê-la ao longo do passeio.

O que mais eu posso fazer no meu passeio ao Rio Sucuri?

Com certeza você já deve estar com o seu corpo todo enrugado de tanto curtir aquelas águas maravilhosas. Mas afinal, o que mais você pode fazer?

Se você por acaso decidir reservar umas duas horas a mais no seu passeio, poderá desfrutar de outras atividades na fazenda São Geraldo, como a cavalgada e bikes, além de poder aproveitar o excelente almoço do local.

E quanto tempo dura o passeio pelo Rio Sucuri?

O passeio pelo Rio Sucuri dura, em média, cerca de 1 hora.

O ideal para você aproveitar uma experiência completa é reservar, pelo menos, umas 3 horas para a aventura.

Desse modo, além de completar o passeio de forma mais tranquila, você pode aproveitar certa parte do tempo para se alimentar. E que lugar é melhor para fazer isso do que a Estância Mimosa, hein?

Qual a melhor época para ir ao Rio Sucuri?

Bonito é um município do estado do Mato Grosso do Sul, situado na região Centro-Oeste do país, portanto, o clima tropical é predominante na região.

Apesar do Rio Sucuri ser um deleite para os olhos em qualquer momento do ano, os meses de maio a outubro são os meses mais recomendados para a visitação por serem considerados meses de clima mais seco.

Isso realça a vividez do rio e torna suas flutuações quase como uma imersão a um novo mundo, com tons de um azul-esverdeado que saltam aos olhos.

Inesquecível, de verdade.

Quais os valores para a flutuação no Rio Sucuri?

Bom, chegou a hora de falar sobre um dos pontos mais importantes da viagem.

O valor gira em torno de R$ 180,00 no geral, mas o valor costuma variar de acordo com a época da viagem.

Se por acaso você decidir fazer o seu passeio em uma época de alta temporada, você precisará desembolsar um valor maior para curtir as belezas do Rio Sucuri.

Dicas importantes

Flutuação no Rio Sucuri
Fonte: Pollyana Martins (Flickr)

Tenho certeza de que você viu que, apesar de ser um passeio e tanto, repleto de experiências diversas, existem alguns pontos que você deve se atentar.

Neste tópico, eu pretendo fazer um breve apanhado de pequenas coisas que você deve fazer, a fim de tornar a sua viagem mais tranquila e sem muitos imprevistos.

A primeira coisa que você deve se atentar é levar roupa de banho que você possa usar ao longo de toda a sua estadia na fazenda.

Além disso, sempre leve com você roupas íntimas secas para que você possa se trocar ao fim da experiência na flutuação do Rio Sucuri.

A segunda dica é fazer um planejamento estratégico de pesquisa dos valores de pacotes de viagens e de câmeras que são alugadas pelo local, caso você não possua uma.

A terceira, e talvez a mais importante de todas, é a atenção que você deverá tomar caso viaje com crianças.

Apesar da correnteza do Rio Sucuri não ser uma das mais fortes de Bonito/MS, ainda assim ela possui força o suficiente para levá-lo por todo o percurso sem o menor dos problemas. Porém, se isso pode se tornar um leve risco para os adultos, imagine para as crianças.

Outro ponto interessante de se destacar é: não utilize cremes hidratantes ou óleos corporais.

Como você passará boa parte do passeio dentro da água, os cosméticos não farão quaisquer efeitos em você, mas poderão ser bem prejudiciais à vida marinha que reside no Rio Sucuri.

A flutuação Rio Sucuri vale a pena?

Flutuação no Rio Sucuri
Fonte: Rosanetur (Flickr)

O azul de Bonito tem seus encantos – e o Rio Sucuri, com toda a certeza desse mundo, é um deles.

Portanto, a flutuação no Rio Sucuri vale a pena, sim!

Com nascentes cristalinas e verdadeiros espelhos d’água que nos refletem um mundo cheio de encantos e maravilhas submarinas, o Rio Sucuri nos oferece uma oportunidade incrível de nos aventurarmos por um universo cheio de maravilhas e encantos.

A fauna e a flora que ajudam a compor a beleza da localidade compartilham um relacionamento que transborda sensibilidade e codependência.

Tudo isso transforma o Rio Sucuri em um dos lugares mais lindos, não só de Bonito, mas de todo o Brasil. Talvez até do mundo!

Apesar de possuir correntezas de movimentos consideráveis, o passeio vale a pena para toda a família, você tendo ou não intimidade com as águas. Afinal de contas, haverá um profissional de barco que o acompanhará por todo o percurso do rio.

Isso ajuda a incluir as crianças também, mas com todo o cuidado necessário.

Apesar de citar os períodos mais secos como ideais para se fazer a visitação ao local, você poderá visitar a região do Rio Sucuri e de Bonito a qualquer época do ano, não comprometendo em nada a sua experiência.

A menos que o céu esteja despencando em chuvas fortíssimas, aí não há nada que você possa fazer, a não ser reclamar com o clima.

Bem, por hoje, é só!

Esperamos que você tenha aproveitado esse guia e que, agora, esteja com ainda mais vontade de conhecer Bonito e suas belezas – com o perdão do trocadilho.

Faça as suas malas e boa viagem! Fique de olho em nosso e-book para uma excelente viagem.

Perguntas e respostas

Quanto custa flutuação no Rio Sucuri?

Flutuação no Rio Sucuri custa, em média, R$ 180 por pessoa, mas os valores podem variar dependendo da temporada.