Carregando...

Ilha dos Aquários em Porto Seguro: Vale a Pena Visitar?

Está procurando informações e quer ajuda para saber se o passeio até a Ilha dos Aquários em Porto Seguro vale a pena?

Anúncios

Neste artigo, falaremos sobre as atrações do local para que você decida se é interessante ou não incluí-la em seu roteiro de viagem.

Anúncios

A Ilha dos Aquários fica entre Porto Seguro e Arraial D’Ajuda e, para chegar lá, você precisa cruzar o Rio Buranhém de balsa.

Como as balsas circulam o dia todo, o acesso é praticamente ilimitado saindo tanto de Porto Seguro quanto de Arraial D’Ajuda.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



Localização

Onde fica?

A Ilha dos Aquários fica na Foz do Rio Buranhém, em Porto Seguro/Bahia.

Lugares Próximos

  • Passarela do Descobrimento (500m);
  • Parque Marinho de Recife de Fora (1km).

O que é a Ilha dos Aquários?

Ilha dos Aquários
Fonte: martins.torres (Flickr)

Originalmente chamada de Pacuio, a Ilha dos Aquários é um verdadeiro paraíso de área verde preservada com vegetação nativa dos ecossistemas de manguezal e restinga, próprios do litoral nordestino.

Para sua informação, explicamos rapidamente o que são esses ecossistemas!

O manguezal é um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. É característico de regiões como o Brasil, tropicais.

Uma das características que mais se destaca aos olhos são as plantas halófitas, isto é, plantas terrestres que se adaptam ao solo lamacento e salgado do mangue, que é assim devido à proximidade com o mar.

Algumas delas apresentam raízes aéreas, pois elas respiram absorvendo o oxigênio do ar.

Por sua vez, “restinga” é um termo empregado para fazer referência às diferentes vegetações que se estabelecem nos solos arenosos da costa de cidades litorâneas, como é o caso de Porto Seguro.

Quando cidades se formam em locais próximos ao mar, é comum que a vegetação abra espaço para o concreto, já que as pessoas constroem casas, pontos de comércio, ruas, entre várias outras estruturas típicas de um ambiente urbanizado.

Com esse movimento, é importante garantir que algumas áreas com a vegetação nativa do local sejam preservadas.

Ou seja, é importante garantir a integridade de locais como a Ilha dos Aquários.

As motivações para essa preservação são diversas e vão desde a preocupação com a estabilidade geológica da região até a garantia de que a beleza da vegetação nativa seja contemplada por mais tempo pelos habitantes locais e pelos turistas.

Agora que você sabe de tudo isso, vale destacar que além de ser um local de preservação, a Ilha dos Aquários também é um pólo de lazer da cidade de Porto Seguro.

Assim, é sobre essa concentração de atividades ecológicas, gastronômicas e culturais que vamos falar neste artigo.

O que você encontrará no paraíso de área verde que é a Ilha dos Aquários (Porto Seguro): confira!

Ilha dos Aquários
Fonte: Rodrigo Germini das antigas (Flickr)

A Ilha dos Aquários em Porto Seguro é um dos locais mais bem avaliados por turistas do Brasil inteiro.

Trata-se de um local com excelentes opções para a família inteira se divertir e aprender sobre a fauna e a flora do Brasil, especialmente considerando os ecossistemas que comentamos mais acima.

Confira, em seguida, algumas das coisas que você encontrará no espaço quando visitá-lo!

Shows e música ao vivo à noite

Em primeiro lugar, precisamos destacar a quantidade de atrações culturais que você encontrará na Ilha dos Aquários.

Para além de todo o conhecimento sobre os animais exibidos, você pode assistir a apresentações musicais, dançar forró e até participar de shows de pirofagia.

Dessa forma, ainda que você não esteja tão interessado em conhecer as atrações ecológicas da ilha, ainda pode se divertir bastante seja em um programa a dois ou com toda a família em Porto Seguro.

Os shows de pirofagia encantam as crianças, ao passo que adultos e idosos se divertem bastante com a música ao vivo e com a oportunidade de dançar um pouco.

Contato próximo com a natureza

Falando mais especificamente sobre os passeios ecológicos da ilha, há 5 aquários espalhados pelo local. Neles, é possível ver animais marinhos de pelo menos 15 espécies diferentes.

Entre eles estão alguns tubarões, peixes que estão correndo risco de extinção e arraias.

Como boa parte dos animais é noturna, a alimentação deles ocorre no período da noite, mediante o trabalho de mergulhadores profissionais.

Observar o momento em que o profissional alimenta os peixes e tubarões, sem dúvida, é uma das principais atrações do local.

Quem mais gosta desse tipo de passeio são as crianças, que sempre se encantam com a diversidade da fauna marítima. No entanto, a atração agrada adultos e idosos também.

Bares, restaurantes e lanchonetes no local

Por fim, um ponto bastante positivo da Ilha dos Aquários é a ampla gama de opções para se alimentar.

Você pode, por exemplo, curtir todas as atrações e aproveitar a noite para jantar por lá também com a sua família.

Os restaurantes servem comidas de culinárias diferentes, então basta escolher o que deseja comer com seus acompanhantes.

Quais são os prós e contras da Ilha dos Aquários (Porto Seguro)?

Ilha dos Aquários
Fonte: Rodrigo Germini das antigas (Flickr)

Como qualquer atração turística, A Ilha dos Aquários pode agradar algumas pessoas e não cativar a atenção de outras.

Abaixo, então, destacamos alguns prós e contras para você decidir se esse é um passeio para fazer questão de incluir na sua viagem a Porto Seguro!

Pontos positivos da Ilha dos Aquários:

  • opções de passeio e atrações variadas: Na Ilha dos Aquários há muito para fazer e aproveitar. Você pode não gostar de ver animais em aquários ou sendo alimentados, mas pode curtir dançar forró com seu companheiro ou companheira em uma ilha iluminada de Porto Seguro, por exemplo;
  • possibilidade de fazer refeições no local: É também um ponto positivo a possibilidade de fazer refeições entre uma atração e outra, principalmente quando se está viajando para Porto Seguro com crianças;
  • crianças não pagam: Se você está à procura de um passeio interessante e barato para fazer com os seus filhos em Porto Seguro, saiba que se eles têm menos de 12 anos de idade, não precisam pagar para curtir as atrações se comprovarem a idade com um documento.

Pontos negativos da Ilha dos Aquários:

  • as atividades da ilha abrem à noite, apenas: Esse é um ponto negativo porque nem todos os turistas estão com disposição para fazer passeios noturnos, principalmente depois de um dia na praia ou transitando pelas atrações turísticas de Porto Seguro ou Arraial D’Ajuda;
  • horário da alimentação dos peixes e tubarões: Além de a ilha já funcionar no período noturno, a alimentação da vida marinha – uma das atrações favoritas das crianças e dos visitantes em geral – só ocorre depois das 22h, horário em que boa parte dos pais tem a intenção de colocar os filhos na cama;
  • necessidade de checar se o local está funcionando antes de inserir a programação no roteiro: Este talvez seja o ponto negativo mais expressivo da Ilha dos Aquários. É muito difícil saber quando o local está funcionando e com todas as suas atividades em exibição. Sem planejamento prévio, você pode chegar lá e dar de cara com um aviso de que o local está em obras ou fechado por outra razão, o que te custará tempo de viagem perdido. É um imprevisto que pode ser evitado;
  • a ilha não trabalha com meia-entrada, apenas preços cheios: Essa é uma inconveniência que irrita turistas acostumados a pagar metade do preço por alguns serviços. Então, se você contava com um corte pela metade no valor do ingresso para entrar na Ilha dos Aquários, pode planejar o pagamento do preço cheio se for adulto.

Conclusão: Ilha dos Aquários (Porto Seguro) vale a pena?

Ilha dos Aquários
Fonte: Renata Barros (Flickr)

Se você tem a certeza de que o local está funcionando e operando com todas as atrações que encantam os turistas, a Ilha dos Aquários em Porto Seguro é um dos melhores passeios que você poderá fazer em sua viagem.

Seja para ver tubarões, peixes raros ou para dançar forró e comer um acarajé, o espaço é muito bacana e um lugar bonito para se estar.

A iluminação que destaca a vegetação local (bromélias, palmeiras, coqueiros e muito mais) deixa tudo ainda mais encantador. Então, leve isso em conta ao planejar seu passeio.

A recomendação final é: se não tem certeza de que a Ilha dos Aquários está funcionando, não vá.

Faça mais pesquisas, entre em contato com os perfis oficiais do lugar em diferentes redes sociais e se certifique.

Para mais conteúdo relacionado a Porto Seguro, Arraial D’Ajuda e outros destinos nacionais, não deixe de conferir mais dicas e postagens aqui no Viagem Club.

Boa viagem!

Perguntas frequentes

Quanto custa para entrar na Ilha dos Aquários (Porto Seguro)?

Você precisa fazer o investimento de 75 reais para adultos e 50 reais para idosos.u00a0

As crianças até 12 anos não pagam ingresso para entrar na Ilha dos Aquários se comprovarem a idade com documento. É possível comprar ingressos para as atrações da Ilha dos Aquários na bilheteria da Ilha ou em hotéis credenciados em Porto Seguro ou Arraial D'Ajuda.

Como se vestir para ir à Ilha dos Aquários (Porto Seguro)?

Você pode ir para a Ilha dos Aquários com qualquer tipo de vestimenta. Mas é interessante levar um casaco leve para fazer as viagens de balsa à noite e se proteger do vento.

Como chegar até a Ilha dos Aquários (Porto Seguro)?

Você faz o traslado até a Ilha dos Aquários de balsa, saindo tanto de Porto Seguro quanto de Arraial D'Ajuda.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Porto Seguro